O que é o Merchandising
O Merchandising
é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que
proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços,
com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos
consumidores. Também podemos dizer que o merchandising e um conjunto de
atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar,
ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda. Essas
ações são responsáveis pela apresentação destacada dos produtos na loja,
criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
As ações de merchandising tanto podem
usar a propaganda (quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas
(quando se utiliza de preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua
estratégia. A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma
de ações promocionais e materiais de ponto de venda que controla o último
estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.
Explicando o porquê do nome Merchandising.
Em inglês, ‘merchand’ é mercador. Merchandising, portanto, significa
destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um
todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o
merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer
merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de
uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto de venda, que
tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim,
outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são
ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é
merchandising
Aqui no
Brasi,l na TV aberta, o merchandising movimenta cerca de R$ 1,3 bilhão
São Paulo - Dados do Ibope Media
divulgados esta semana revelam que o merchandising na televisão aberta brasileira
movimentou cerca de R$1,3 bilhão de janeiro a março de 2013. No ranking de
investimentos por setor, o de higiene pessoal e beleza aparece como primeiro
colocado, com um total de gastos de R$178 milhões. Foram 4 mil ações ao todo.
Sabendo que o comércio e varejo figuram na sequência, com
investimentos de R$ 139 milhões. Já o setor de bebidas aparece em terceiro com
R$129 milhões investidos. As bebidas lideram em termos de investimentos quando
analisados as categorias de produtos exibidos. Foram R$ 54 milhões gastos em
135 ações.
Vale lembrar que, recentemente, o merchandising foi assunto no
Adnews com uma ação feita pela cachaça 51 no seriado norte-americano "The
Big Bang Theory". O portal entrevistou os responsáveis pela ação. Confira
aqui.
E voltando à lista do Ibope, depois de bebidas aparecem os tônicos
fortificantes e vitaminas, que em 309 ações gastaram R$ 52 milhões. Na terceira
posição do ranking dos produtos estão os móveis residenciais, com R$43 milhões
investidos.
Quando considerados os gêneros televisivos que mais receberam
investimentos de merchandising no trimestre, a novela aparece apenas em quarto
lugar. Quem domina os investimentos são os programas de auditório, com R$674
milhões, seguidos dos reality shows, com R$ 257 milhões, e dos programas femininos,
com R$ 115 milhões investidos.
Merchandising - TV aberta - Jan a
Mar 2013
Ranking
|
Anunciantes
|
Ações
|
Inv (000)
|
1
|
AMBEV
|
101
|
R$
61.892
|
2
|
L'OREAL
|
66
|
R$
51.157
|
3
|
UNILEVER
BRASIL
|
71
|
R$
43.777
|
4
|
DIVCOM
PHARMA
|
213
|
R$
36.467
|
5
|
EMBRATEL
|
97
|
R$
31.705
|
6
|
PANASONIC
DO BRASIL
|
63
|
R$
30.750
|
7
|
TOP
THERM
|
212
|
R$
29.327
|
8
|
MOVEIS
KAPPESBERG
|
47
|
R$
28.601
|
9
|
CARREFOUR
|
26
|
R$
27.596
|
10
|
CLARO
|
93
|
R$
24.569
|
|
OUTROS
|
3011
|
R$
1.002.264
|
|
TOTAL
|
4000
|
R$
1.368.105
|
Ranking
|
Categoria
|
Ações
|
Inv (000)
|
1
|
REFRIGERANTES
|
135
|
R$
54.051
|
2
|
TONICO
FORTIFICANTE E VITAMINA
|
309
|
R$
52.312
|
3
|
MOVEIS
RESIDENCIAIS
|
63
|
R$
43.337
|
4
|
TELECOM
FIXA FISICA
|
138
|
R$
42.471
|
5
|
HIGIENE
E BELEZA CAPILAR
|
105
|
R$
42.078
|
6
|
E
COMMERCE
|
86
|
R$
39.216
|
7
|
VEICULOS
PASSEIO
|
53
|
R$
38.579
|
8
|
LINHA
HIGIENE PESSOAL E BELEZA
|
51
|
R$
36.585
|
9
|
CERVEJAS
|
99
|
R$
36.263
|
10
|
SUPER
HIPERMERCADOS ATACADISTA
|
35
|
R$
35.396
|
|
OUTROS
|
2926
|
R$
947.818
|
|
TOTAL
|
4000
|
R$
1.368.105
|
Ranking
|
Gêneros de programa
|
Ações
|
Inv (000)
|
1
|
Auditório
|
1236
|
R$
674.202
|
2
|
Reality
Show
|
342
|
R$
257.016
|
3
|
Feminino
|
1027
|
R$
115.447
|
4
|
Novela
|
133
|
R$
96.574
|
5
|
Humorístico
|
178
|
R$
75.442
|
|
Outros
|
1084
|
R$
149.425
|
|
TOTAL
|
4000
|
R$
1.368.105
|
Fonte
e Sítios Consultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário