Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

25 de julho de 2013

O que é o Merchandising


O que é o Merchandising

 



O Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Também podemos dizer que o merchandising e um conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda. Essas ações são responsáveis pela apresentação destacada dos produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

 

As ações de merchandising tanto podem usar a propaganda (quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando se utiliza de preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua estratégia. A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de ações promocionais e materiais de ponto de venda que controla o último estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.

 

Explicando o porquê do nome Merchandising. Em inglês, ‘merchand’ é mercador. Merchandising, portanto, significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto de venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising

 


 

Aqui no Brasi,l na TV aberta, o merchandising movimenta cerca de R$ 1,3 bilhão


 

São Paulo - Dados do Ibope Media divulgados esta semana revelam que o merchandising na televisão aberta brasileira movimentou cerca de R$1,3 bilhão de janeiro a março de 2013. No ranking de investimentos por setor, o de higiene pessoal e beleza aparece como primeiro colocado, com um total de gastos de R$178 milhões. Foram 4 mil ações ao todo.

Sabendo que o comércio e varejo figuram na sequência, com investimentos de R$ 139 milhões. Já o setor de bebidas aparece em terceiro com R$129 milhões investidos. As bebidas lideram em termos de investimentos quando analisados as categorias de produtos exibidos. Foram R$ 54 milhões gastos em 135 ações.

Vale lembrar que, recentemente, o merchandising foi assunto no Adnews com uma ação feita pela cachaça 51 no seriado norte-americano "The Big Bang Theory". O portal entrevistou os responsáveis pela ação. Confira aqui.
 
 

E voltando à lista do Ibope, depois de bebidas aparecem os tônicos fortificantes e vitaminas, que em 309 ações gastaram R$ 52 milhões. Na terceira posição do ranking dos produtos estão os móveis residenciais, com R$43 milhões investidos.

Quando considerados os gêneros televisivos que mais receberam investimentos de merchandising no trimestre, a novela aparece apenas em quarto lugar. Quem domina os investimentos são os programas de auditório, com R$674 milhões, seguidos dos reality shows, com R$ 257 milhões, e dos programas femininos, com R$ 115 milhões investidos.

 

Merchandising - TV aberta - Jan a Mar 2013



Ranking

Anunciantes

Ações

Inv (000)

1

AMBEV

101

R$ 61.892

2

L'OREAL

66

R$ 51.157

3

UNILEVER BRASIL

71

R$ 43.777

4

DIVCOM PHARMA

213

R$ 36.467

5

EMBRATEL

97

R$ 31.705

6

PANASONIC DO BRASIL

63

R$ 30.750

7

TOP THERM

212

R$ 29.327

8

MOVEIS KAPPESBERG

47

R$ 28.601

9

CARREFOUR

26

R$ 27.596

10

CLARO

93

R$ 24.569

 

OUTROS

3011

R$ 1.002.264

 

TOTAL

4000

R$ 1.368.105

 



Ranking

Categoria

Ações

Inv (000)

1

REFRIGERANTES

135

R$ 54.051

2

TONICO FORTIFICANTE E VITAMINA

309

R$ 52.312

3

MOVEIS RESIDENCIAIS

63

R$ 43.337

4

TELECOM FIXA FISICA

138

R$ 42.471

5

HIGIENE E BELEZA CAPILAR

105

R$ 42.078

6

E COMMERCE

86

R$ 39.216

7

VEICULOS PASSEIO

53

R$ 38.579

8

LINHA HIGIENE PESSOAL E BELEZA

51

R$ 36.585

9

CERVEJAS

99

R$ 36.263

10

SUPER HIPERMERCADOS ATACADISTA

35

R$ 35.396

 

OUTROS

2926

R$ 947.818

 

TOTAL

4000

R$ 1.368.105

 



Ranking

Gêneros de programa

Ações

Inv (000)

1

Auditório

1236

R$ 674.202

2

Reality Show

342

R$ 257.016

3

Feminino

1027

R$ 115.447

4

Novela

133

R$ 96.574

5

Humorístico

178

R$ 75.442

 

Outros

1084

R$ 149.425

 

TOTAL

4000

R$ 1.368.105

 

 

 

Fonte e Sítios Consultados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog