Teoria da dissonância cognitiva
- A
dissonância é a contradição.
A
teoria da dissonância cognitiva baseia-se na premissa de que a pessoa se
esforça para manter a coerência entre suas cognições (convicções e opiniões).
Quando a pessoa tem uma crença sobre algo e age diferente do que acredita,
ocorre uma situação de dissonância. A dissonância é a contradição e uma das
principais fontes de inconsistência no comportamento. O elemento cognitivo é
uma convicção que o indivíduo tem sobre si mesmo e o ambiente.
Esses três elementos podem estar relacionados de três maneiras:
• Relação Dissonante: Quando a pessoa tem uma opinião sobre algo e age de outra forma. Exemplo: o indivíduo sabe que beber e dirigir são atos perigosos, no entanto mantém essa atitude, mesmo conhecendo os riscos.
• Relação Consonante: Usando o
exemplo anterior: o indivíduo sabe que beber e dirigir são comportamentos
perigosos e então os abandona.
• Relação irrelevante: Quando os elementos da relação não possuem ligação: o indivíduo dirige e joga futebol.
Quando ocorre uma dissonância o indivíduo entra em um conflito íntimo e procura adotar algumas formas para sair deste desconforto.
a) Mudança do Comportamento: tenta reduzir as dissonâncias, mudando suas opiniões pessoais para adequá-las à situação externa conflitante.
b) Mudança do Ambiente: tenta mudar o ambiente e ajustá-lo às suas convicções.
c) Conflito permanente: Caso o
indivíduo não consiga mudar as suas convicções e/ou ambiente externo, passa
então a conviver com o conflito íntimo da relação dissonante.
A partir
dessa teoria podemos entender que o indivíduo se comporta de acordo com as suas
percepções e não de acordo com a realidade, ou seja, reage conforme aquilo que
é confortável ou não com suas cognições.
Vamos
trazer essa discussão sobre dissonância cognitiva para fatos reais.
Creio que todos já ouvimos falar do fato que é
chamado popularmente de remorso do
comprador que se manifesta depois que compramos algo, mas que não
sentíamos a certeza de ter feito a escolha certa. A dissonância cognitiva
pode ocorrer quando:
* Risco de decisão para o comprador – Se o
consumidor comprar uma geladeira ou carro a prazo é um risco de endividamento,
a pessoas pensará no risco da compra;
* Oposição entre produto/serviço – Pensa-se nas compensações da compra, ou seja, vale a pena comprar um carro em promoção, mas de instalações e garantia ruim e limitada?
* Atratividade da escolha – A pessoa gostaria de comprar uma marca, mas em virtude do preço só pode comprar um produto similar;
* Inconsistência lógica – Cria explicações para justificar uma compra errada ou não satisfeita. Por que comprar um celular numa cidade onde não há transmissão de sina?
Como o consumidor arrependido busca diminuir a dissonância:
* Atratividade da escolha aumentada – Através de
envio e apresentação promocional que atraia o consumidor e o faça se sentir
especial;
* Reduzir oposição entre escolhas – Tanto faz
comprar uma marca ou outra;
* Buscar mais informações de reforço – Quando a pessoa reforça a sua escolha com alguém que pensa parecido;
* Revogar a decisão tomada – Atribui a decisão tomada a terceiros; tem a ver com a inconsistência lógica.
A dissonância cognitiva está
envolvida de alguma forma com a percepção e condições de escolha de cada
consumidor. Perceber é um ponto de vista de cada um sobre “coisa” e fato, a
percepção cria simpatia ou antipatia a partir de uma propaganda, vendedor, loja
e condições do produto. Em média uma pessoa consegue guardar na memória até
sete marcas, produtos e promoções; havendo o bombardeio constante de estímulos
que leve o consumidor a comprar.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia
http://www.infoescola.com/psicologia
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