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Administração no Blog

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29 de julho de 2013

Gestão e o que os Gestores fazem


A Gestão
 

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu depois da revolução industrial quando os profissionais decidiram buscar soluções para os problemas que até então não existiam, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.

É bom saber que a gestão é um ramo das ciências humanas porque ela trata com grupos de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.

A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras.
 

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

 

O que é Gestão? O que os Gestores fazem?

Por vezes estas são as perguntas básicas que a maioria das pessoas fazem quando são convidadas a assumir um cargo de gestão, tais como: coordenador, supervisor, gerente ou diretor.

ARTE E CIÊNCIA 

Gestão é a simultaneamente entre a arte e a ciência. É a arte de fazer  as pessoas mais eficazes do que teriam sido sem  você. A ciência está em como você irá fazer isso. Existem quatro  pilares básicos da gestão que devem ser aplicados sempre quando você assumir um cargo de gestão: planejar, organizar, dirigir e controlar. 

 

TORNÁ-LAS MAIS EFICAZES 

Vejamos o exemplo: Quatro trabalhadores podem fazer 6 unidades em um turno de oito horas sem um gestor. Se contratarmos um gestor para administrá-los e eles  ainda fizerem as mesmas 6 unidades por dia qual é o benefício para o negócio? Por outro lado, se  agora alcançam uma produção de 8 unidades por dia,  o gestor tem o seu valor para a empresa. 
 

A mesma analogia aplica-se a serviço, ou varejo, ou  ensino, ou qualquer outro tipo de atividade. Posso lidar com o seu grupo   e conquistar mais clientes do que sem você? Vender mais produtos? Transmitir conhecimentos de forma mais eficaz?   Esse é o valor de gestão – tornando um grupo de  indivíduos mais eficazes. 


VALE A PENA

É bom que saber que gerir pessoas não é fácil. No entanto, pode ser feito  com êxito. E isso pode ser uma experiência muito gratificante.  Lembre-se que a gestão, como qualquer outra habilidade, é  algo que você pode melhorar com o estudo e prática.

 



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