1-
O IDH (índice de desenvolvimento humano) é um
instrumento comparativo e classificatório que discrimina os países de acordo
com seu grau de desenvolvimento. Expectativa de vida, escolaridade e PIB per
capita são indicadores importantes para a elaboração deste documento. Muitas
empresas contribuem para alavancar o nível de escolaridade de seus
funcionários. A OSX, empresa do ramo de construção naval e serviços do
empresário Eike Batista, contratou 52 engenheiros com mais de 25 anos de
experiência para lecionar na escola de operadores em um projeto chamado “ITA da
Indústria Naval”, este programa de desenvolvimento foi consolidado após o
empresário perder alguns bilhões de reais na bolsa, em junho de 2012, com a
queda do valor das ações de suas empresas. Acredita-se que iniciativas como
essa de Eike Batista podem influenciar, a médio e longo prazo, o IDH do país,
pois os funcionários serão submetidos à cerca de 1900 horas de treinamento.
Considere o conteúdo da disciplina Gestão do Conhecimento e leia atentamente as
assertivas abaixo:
I-
Por terem mais de 25 anos de experiência na
área de construção naval, os engenheiros contratados têm um alto nível de
conhecimento tácito.
II-
O projeto ITA da Indústria Naval é um
programa de educação corporativa que tornará as empresas de Eike Batista mais
competitivas no final desse processo.
III-
Apesar de serem submetidos a 1900 horas de
treinamento, os funcionários jamais desenvolverão conhecimento tácito, pois
este tipo de conhecimento não pode ser transmitido.
IV-
O projeto ITA na indústria Naval pouco
contribuirá com a geração, codificação, disseminação e apropriação do
conhecimento, portanto Eike Batista deve canalizar seus investimentos em outras
estratégias, caso queira alavancar o valor de suas ações na bolsa.
V-
O projeto ITA da indústria naval agregará
valores econômicos e sociais, pois as empresas do grupo reverterão os
investimentos iniciais em resultados financeiros e as pessoas envolvidas,
melhor preparadas, passarão a ganhar mais.
Assinale a alternativa que indica
as afirmações corretas:
a)
I, II e V
b)
Apenas III e IV
c)
I, II e IV
d)
Apenas II e V
e)
I, III
e IV
2-
A cultura é aprendida e compartilhada por
membros de uma determinada sociedade, pois corresponde ao estilo de um povo que
expressa seu modo de sentir, pensar e agir. Em 2011, a Netshoes, loja on line de artigos esportivos, passou a contar com
mais de 10 atletas na equipe de marketing e vendas, a empresa então percebeu
que estes profissionais agregariam mais nas equipes de futebol, basquete,
corrida e suplementos. Com base em suas orientações, a empresa alterou a
exposição dos itens do site, bem como ampliou a oferta de produtos. Estas
mudanças desencadearam um crescimento significativo nas vendas e há expectativa
de contratação de ‘entendidos’ em artes marciais, skate e bicicleta.
Leia as proposições abaixo:
I-
Os atletas contribuíram com a melhoria das
vendas porque dispõem de conhecimento tácito na prática de esportes.
II-
Os atletas entendem de tecnologia da
informação e contribuíram com a melhoria do site.
III-
Com a contratação dos atletas a empresa
customizou as vendas, pois passou a ter mais facilidade de entender o modo de
pensar e agir dos clientes.
IV-
Em suas respectivas áreas, os atletas
orientaram os clientes, pois dispõem de muito conhecimento explícito.
V-
A experiência dos atletas não foi
determinante para o crescimento das vendas e sim o fato de o comércio
eletrônico estar aquecido.
Sob a ótica da gestão do conhecimento,
assinale a alternativa que contempla as proposições que explicariam por
que as contratações destes atletas influenciariam o crescimento das vendas:
a)
I, II e IV
b)
Apenas II e V
c)
II, IV e V
d)
Apenas I e III
e)
II, III e V
3-
A Rovena é uma empresa de gestão de
informação e pretende se consolidar no segmento corporativo oferecendo serviços
de gestão eletrônica de documentos. Esta empresa está buscando aprimorar sua
capacidade de inovação por meio de investimentos na área de pesquisa e
desenvolvimento (P&D). Sabendo que a inovação apresenta-se como uma
possibilidade efetiva de sobrevivência para as empresas, por ser uma forma de
buscar o aumento da produtividade, sendo assim, a inovação diz respeito à
capacidade de efetuar mudanças no modelo mental do comportamento de produtores
e consumidores de tecnologia.
Com base nas informações acima,
identifique entre as respostas abaixo aquela que cita uma fonte geradora
de inovação.
a) Por
meio de programas que cuidem do bem estar físico dos funcionários da empresa.
b) Por
meio de ações de responsabilidade social para o desenvolvimento do senso de
ética dos funcionários.
c) Por
meio da multiplicação de benefícios que promovam a qualidade de vida no
trabalho.
d) Reduzindo
o risco de erros de procedimentos, realizando ações punitivas exemplares.
e) Por
meio de uma base de conhecimentos (exemplo banco de patentes) associados a
problemas ou oportunidade.
4-
A inovação tecnológica é o conjunto de
conhecimentos científicos e empíricos, de habilidades, experiências e
organização requeridos para produzir, distribuir, comercializar e utilizar bens
e serviços. Inclui tanto conhecimentos teóricos práticos, meios físicos, ‘know
how’, métodos e procedimentos produtivos, gerenciais e organizacionais, entre
outros. É a busca de aplicações para conhecimentos já existentes. A análise dos
saltos evolutivos tanto econômicos, quanto de inovações tecnológicas das
civilizações humanas nos últimos 30 mil anos, permite constatar uma forte
tendência no uso dos conhecimentos das organizações como um recurso renovável
na empresa. A partir dessas informações é correto afirmar que:
Com base nas informações acima,
identifique a única resposta correta.
a) Houve
uma expansão do papel de ativos tangíveis na formação de vantagens competitivas
das empresas como exemplo o conhecimento.
b) Houve
uma redução no tempo dos ciclos de saltos econômicos e de inovação tecnológica,
com o aumento da relevância do conhecimento como um ativo intangível.
c) Houve
uma redução do papel do conhecimento como um ativo organizacional em comparação
dos recursos físicos das empresas.
d) Houve
uma expansão do papel de recursos físicos para gerar vantagem competitiva,
sobretudo pela impossibilidade atual das empresas em acessar conhecimentos e
tecnologias externas.
e) Houve
uma redução do papel dos mercados para definis a supremacia competitiva das
empresas.
5-
A crise no mercado hipotecário dos EUA é uma
decorrência da crise imobiliária. O principal segmento afetado foi o de
hipotecas chamadas de ‘subprime’ que embute um risco maior de inadimplência. O
mercado imobiliário americano passou por uma fase de expansão acelerada logo
depois da crise das empresas ‘pontocom’, em 2011. Os juros do Federal Reserve
(Fed, o BC americano) vieram caindo para que a economia se recuperasse, e o
setor imobiliário se aproveitou desse momentos de juros baixos. A demanda por
imóveis cresceu, devido ás taxas baixas de juros nos financiamentos
imobiliários e nas hipotecas. Aqui no Brasil, alguns analistas comentaram,
exaustivamente, sobre a possibilidade ou não de uma bolha no setor imobiliário.
Apesar do aumento da inadimplência de algumas carteiras de crédito, pode-se
verificar que o risco de inadimplência no setor imobiliário vem se mantendo
praticamente inalterado no período, de certa forma, isso contribui para a
avaliação positiva do risco país. Uma coisa é certa: o risco Brasil vem
melhorando no após ano.
Dentre as alternativas abaixo, indique aquela
que representa o conceito de risco Brasil.
a)
O risco Brasil é um conceito que busca
expressar, de forma objetiva, o risco de liquidez a que investidores estrangeiros estão submetidos
quando investem no país.
b)
O risco Brasil é um conceito que busca
expressar, de forma objetiva, o risco de crédito a que investidores nacionais
estão submetidos quando investem no país.
c)
O risco Brasil é um conceito que busca expressar,
de forma objetiva, o risco operacional a que investidores estrangeiros estão
submetidos quando investem no país.
d)
O risco Brasil é um conceito que busca
expressar, de forma objetiva, o risco de crédito a que investidores
estrangeiros estão submetidos quando investem no país.
e)
O risco Brasil é um conceito que busca
expressar, de forma objetiva, o risco de mercado a que investidores nacionais
estão submetidos quando investem no país.
6-
A responsabilidade social empresarial é uma
forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com
todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas
empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável na sociedade,
preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras,
respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Quais afirmativas abaixo
corroboram para o entendimento da relação entre ética e responsabilidade Social
Corporativa?
I-
O apoio do desenvolvimento da comunidade e a
preservação do meio ambiente são suficientes para uma empresa ser considerada
“socialmente responsável”.
II-
A empresa, ao assumir uma postura correta,
cultivando e praticando um conjunto de valores éticos, na busca de soluções
para os problemas sociais internos e externos, caminha para transformação de
sua própria cultura interna, tornando-se referência para seus stakeholders.
III-
A conduta ética está vinculada à
sustentabilidade organizacional. As empresas precisam gerir seus processos
eticamente, pois sua postura poderá direcionar sua permanência ou não no
mercado.
IV-
Na disputa acirrada por mais clientes, na
busca incessante por resultados, os meios certamente irão justificar as
decisões em relação aos dilemas éticos.
V-
Os valores estabelecidos por uma organização
definem o que é ou não ético, na postura de seus profissionais, no que tange,
exclusivamente, aos processos internos organizacionais.
É correto apenas o que se afirma em:
a)
I e II
b)
II e III
c)
IV e V
d)
I, II e III
e)
I, III e V
7-
Criar uma rede harmônica entre clientes,
trabalhadores e fornecedores. Pensar no objetivo maior da empresa. Com essas
ideias, o indiano Rajendra Sisodia, 53, defende a implantação do ‘capitalismo
consciente’ nas empresas. Professor de marketing e negócios da Universidade de
Bentley (Boston, EUA), ele virou guru de empresários como Abílio Diniz. Para
Sisodia, a ideia ‘pode soar romântica, mas é bem prática’. O capitalismo
consciente é uma abordagem um pouco diferente da tradicional, que diz que o
capitalismo é apenas sobre fazer dinheiro e ter lucros. É um conceito com
propósitos mais profundos. Por que o seu negócio existe? O que o seu negócio
faz para o mundo ficar melhor? Grandes companhias têm grandes propósitos. É
preciso reconhecer que há interdependência nos negócios. Todos os negócios têm
fornecedores, clientes, empregados, comunidades, mas tendem a vê-los de forma
separada, como forma de meios para um fim. O negócio consciente tenta
reconhecer essa interligação. Se os empregados estão bem, felizes, geralmente
os clientes também estão bem. Se os fornecedores não são bons parceiros, alongo
prazo, a empresa não será capaz de produzir bons produtos. Se qualquer uma
dessas partes está infeliz ou está sendo maltratada, ao longo do tempo isso
pode destruir o negócio inteiro. Precisamos de líderes empresariais que se
importem com o propósito do negócio e com o impacto que ele causa nas pessoas.
Que sejam dirigidos não tanto pelo poder ou pelo dinheiro. Lideres conscientes
devem motivar, inspirar e desenvolver as pessoas. Eles são realmente
apaixonados pelo propósito do negócio, não colocam os empregados no último
nível de importância. É preciso ter a cultura do amor, da preocupação, da
confiança, da transparência e da autenticidade. Uma cultura sustentável à longo
prazo. As pesquisas mostram que as empresas que adotam essa linha têm mais
sucesso ao longo do tempo. Porque criam grande valor para os clientes, os
empregados são altamente engajados no trabalho, altamente produtivos. No longo
prazo, o desempenho da companhia tende a ser muito melhor. As companhias que
agem assim são mais bem sucedidas na média. Se a empresa persegue o lucro como
o primeiro objetivo, faz coisas que machucam sua habilidade de fazer negócios e
ter lucros ao longo do tempo. Se que maximizar os seus lucros e adota uma
orientação de curto prazo espremendo os seus empregados, cortando benefícios,
vai também espremer os seus fornecedores. Tudo isso pode prejudicar o negócio
no longo prazo. Se a empresa tem os piores fornecedores, ou fornecedores de má
qualidade, a qualidade não vai ser alta. Se os empregados não estão engajados e
motivados, a qualidade também não vai ser alta. E os clientes também não vão
ficar satisfeitos. As pessoas querem ser felizes. E são felizes quando fazem
coisas que têm significado para elas. Ao propor um novo modelo de gestão dos
negócios baseado na humanização das relações empresariais envolvendo os stakeholders, visando ao beneficio deles
e à sobrevivência e expansão da organização empresarial, a tese defendida pelo
indiano Rajendra Sisodia se enquadra em qual vertente ético-filosófica?
Escolha
uma alternativa.
a)
Na vertente da Ética dos Bons Relacionamentos
que prega o respeito nas relações empresariais.
b)
Na vertente Deontológica, baseada na ação
prática do individuo em respeito ao que ele considera ‘dever de consciência’;
neste caso em particular, no dever de respeitar a dignidade de todos
independente de qualquer fim.
c)
Na vertente da Ética da Convicção, baseada na
ação prática do indivíduo em respeito à determinada crença ou valor moral
absoluto (mandamentos)
d)
Na vertente Teleológica, baseada na ação
prática (racional), visando atingir determinados fins valendo-se de
determinados meios. Esses fins são considerados bons para todos os envolvidos.
e)
Nenhuma das alternativas
8-
O Utilitarismo é um tipo de ética - com
origem nas obras dos filósofos e economistas ingleses do século XVIII e XIX.
Jeremy Bentham e John Stuart Mill,- segundo a qual uma ação é moralmente
correta se tende a promover a felicidade e condenável se tende a produzir a
infelicidade, considerada não apenas a felicidade do agente da ação, mas também
a de todos afetados por ela. O Utilitarismo rejeita o egoísmo, opondo-se a que
o indivíduo deva perseguir seus próprios interesses, mesmo à custa dos outros,
e se opões também a qualquer teoria ética considere ações ou tipos de atos como
certos ou errados independentemente das consequências que eles possam ter. Ao
longo do tempo, filósofos têm identificado várias formas de encarar o
comportamento ético nas organizações. Entre elas, a visão utilitarista
considera o comportamento ético como aquele que traz o maior bem para o maior
número possível de pessoas. Sob a lógica da visão utilitarista, considere os
itens a seguir:
I-
Fechamento de uma fábrica em uma cidade, para
que a matriz da corporação continue sendo lucrativa e operacional em outras
cidades.
II-
Deslocamento dos habitantes de um vilarejo à
beira-mar, para a construção de um condomínio de alto luxo, pequeno e
reservado.
III-
Suspensão do bônus da alta administração,
apesar de seu ótimo desempenho, para preservar a sobrevivência da empresa.
É
correto apenas o que se afirma em:
a) II
b) III
c) I e
III
d) I
e) II e
III
9-
Cultura são as manifestações comuns das
pessoas no seu cotidiano por meio das suas técnicas de trabalho, das suas
instituições, atitudes diante de algum fato, crenças, motivações e dos sistemas
de valores em que as pessoas acreditam. Diante deste conceito, entende-se a
importância da relação entre Ética e Cultura Organizacional e suas
consequências diante dos dilemas entre posicionamento ético das organizações e
atitudes profissionais. O texto acima provoca uma reflexão diante da
uniformização dos sentimentos de justiça e de honestidade, nos conflitos morais
vividos por funcionário e empregadores. Neste contexto, quais dimensões
tornam-se essenciais nesta vivência?
I-
Definição do perfil ético – O que é certo ou
errado.
II-
Desenvolvimento dos meios para efetivar a
ética – Consciência e Conduta Ética.
III-
Valorização do Coletivo, executando a
condição da dignidade pessoal e realização social.
IV-
Projeção da empresa como boa cidadã, com a
sociedade e com seus valores.
V-
Busca de lideranças éticas para formação de
comunidades éticas.
São pertinentes apenas as dimensões
indicadas em:
a)
I, II e IV
b)
I, III, IV e V
c)
I, II e III
d)
II, III e IV
e)
I, II, IV e V
10- A tomada de decisão estratégica, diante da
complexidade e instabilidade do ambiente das organizações resultante do
processo de globalização, tornaram-se um dos grandes desafios dos CEOs e altos
executivos pelo mundo. Ao analisar a teoria da tomada de decisão, julgue os
itens a seguir:
I-
A característica organizacional, como
descentralização e centralização, representa um dos fatores do processo de
tomada de decisão.
II-
A capacitação e treinamento de todos os
níveis organizacionais influenciam e facilitam o processo de tomada de decisão.
III-
A qualidade de informações apresenta-se como
um dos fatores que influenciam o processo de tomada de decisão.
a)
Apenas a I é correta.
b)
Apenas a I e II são corretas.
c)
I, II e III são corretas.
d)
Apenas a I e III são corretas.
e)
I, II e III são incorretas.
Confira
as Respostas Corretas no gabarito abaixo:
1) A
2) D
3) E
4) B
5) D
6) B
7) D
8) C
9) E
10)C
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