As influências da Administração e suas Teorias
As organizações necessitam de uma prática
administrativa que as orientem na busca de seus objetivos. Ao longo da história
surgiu uma ciência que visa subsidiar o processo de mediação para busca dos
fins estabelecidos. Esta ciência é a Administração, que com o tempo foi se
desenvolvendo lentamente, ao receber influência da filosofia, da igreja e das
organizações militares. O processo de evolução da Administração foi
intensificado após a Revolução Industrial, e principalmente no século XX,
surgindo várias teorias com aspiração de sistematizar o processo
administrativo. Essas teorias atuaram nas mais diversas organizações, embora possam
ser idealizadas em cenários industriais e empresarias, alcançaram à educação
transformando a prática administrativa nas escolas. Este artigo apresenta um
conceito de estudo da Administração e suas influências.
O que é
Administração e sua importância - O termo
administração vem do latim ad (direção, tendência para) e ‘minister’ (subordinação
ou obediência). Com essa tradução do termo em si, não designa algo específico,
existem muitas definições, vários autores definem de diversas formas a
administração. De maneira geral, atualmente, costuma-se considerar a
Administração como o ato de trabalhar com e através de pessoas para
realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, ou
Administração é administrar ações através das pessoas com objetivo bem
definido. Essas são definições que destacam o papel humano nas organizações, em
tempos passados, por exemplo, destacavam-se prioritariamente os objetivos das
organizações, como no caso da definição proposta por Stoner e Freeman, onde a Administração
é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros
da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para
alcançar objetivos estabelecidos. Outros vários autores parecem concordar
com o conceito de Stoner quando diz que a Administração é o processo de
planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar
objetivos, no entanto eles completam essa definição dizendo que a tarefa
básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira
eficiente e eficaz, enfatizando a importância dos seres humanos em um processo
administrativo. O termo administração é tão abrangente e complexo que se torna
complicado definir em tão pouco espaço, sendo nesse caso importante destacar a
necessidade de mudança de conceito conforme a ênfase que se deseja dar ao ato
de administrar.
É verdade
que desde a mais tenra idade todo indivíduo participa de diversas organizações,
como por exemplo, a família, a igreja, a escola, o clube, entre outras. O
principal motivo da existência das organizações é o fato de que certos
objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de
pessoas. Essas organizações precisam seguir uma orientação, e essa orientação é
dada por um indivíduo ou outra organização. Ao orientar uma organização, seja
ela qual for um indivíduo estará usando um processo para tomar e colocar em
prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos, ou seja, esta
a administrando. Portanto a administração está, e sempre esteve presente em
todos os setores da vida humana, mesmo em sociedade da antiguidade ou
medievais, apesar de não existir nesses tempos uma organização formal da
administração.
Até hoje
entendemos a Administração como uma ciência que estuda as organizações e
as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua
evolução, seu crescimento e seu comportamento. Por ser uma ciência, ao passar
do tempo, a administração gera teorias e hipóteses que permitem uma abordagem
prescritiva e normativa intimamente vinculada à técnica de administração, que
trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados.
Sabemos
que muitos dos problemas que a sociedade enfrenta têm sua origem na
inexistência ou ineficiência de algum tipo de organização. Como por exemplo, a
ineficiência do sistema público de saúde, que leva a classe menos favorecida a
enfrentarem filas enormes em hospitais, a baixa qualidade da rede pública de
ensino, que conserva o filho dos mais humildes sempre a margem da sociedade,
entre outros, são reflexos da falta ou da má administração de instituições
públicas. Mas as instituições privadas quando mal administradas também
interferem negativamente na vida das pessoas que com elas estão envolvidas,
como no caso de uma organização bancária que quebra e carrega consigo o
dinheiro dos seus correntistas, o emprego de seus funcionários e a
impossibilidades de recebimentos de uma infinidade de credores, gerando um
ciclo de mazelas.
Assim é a
sociedade contemporânea, com seus complexos organizacionais e suas estruturas
empresariais gigantescas, mais que nunca necessita dessa ciência, para
gerenciar, organizar e controlar todo processo das grandes e também das
pequenas organizações, constituídas formalmente ou não, para que as mesmas
alcancem seus objetivos lucrativos, ou sociais, com eficiência e eficácia.
A
Evolução da Teoria Geral da Administração - Sabemos
que a Administração obteve diversos enfoques e visões através do tempo,
contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração, ela permanece como
forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins.
Em suma,
a administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos
humanos. A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada
por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os
administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de
técnicas para resolvê-los. Como no exemplo bíblico, onde se relata que Moisés
passou o dia cuidando de pequenas causas que o povo lhe trazia. Então Jetro,
seu sogro, recomendou: procure homens capazes para serem líderes de 10, 100 e
1.000. Este conselho foi dado a Moisés cerca de 3.500 anos atrás. Já nessa
época era utilizado um sistema de administração hierarquizada. Mas foi
com a Revolução Industrial do Século XVIII e o surgimento das máquinas a vapor,
fator determinante na mecanização da indústria e da agricultura, com
desenvolvimento do sistema fabril, e substituição da tarefa artesanal pela
atividade da máquina, que se cria uma necessidade de sistematizar um processo
administrativo que atendesse as exigências do novo modelo organizacional.
E foi nesse
contexto que apareceu a Administração Científica, que propõe a substituição do
empirismo das decisões tomadas através da intuição por uma ciência
administrativa, que buscava o rendimento máximo por meio da organização
racional do trabalho proposta pelo americano Frederick Taylor (1856-1915). O
foco nas tarefas e funções, a pouca atenção no humano (teoria da máquina), a
limitação do campo de aplicação e a ausência de comprovação científica foram
algumas das principais críticas a essa teoria.
Não
podemos deixar de citar o americano Henry Ford (1863-1947) que fundou em 1899 a
Detroit Automobile Company, empresa que se dissolveu mais tarde, mas deu
sustentação para anos depois organizar a Ford Motor Company. Através daí Ford
adotou uma abordagem revolucionária na fabricação de automóveis, utilizando
princípios da administração científica. Após muito estudo, máquinas e trabalhadores
foram colocados em sequência na fábrica de modo que um automóvel pudesse ser
montado sem interrupções ao longo de uma linha de produção móvel. Utilizava-se
energia mecânica e uma esteira para extrair o trabalho dos trabalhadores. Do
mesmo modo, a fabricação das partes também foi radicalmente modificada, ou
seja, a organização do trabalho foi racionalizada. Esse modelo de
produção em massa proposto por Ford revolucionou a indústria automobilística
ficando conhecido como Fordismo.
Paralelamente
à Teoria Científica de Taylor e o Fordismo, na Europa surgia a Teoria Clássica
da Administração. Proposta por Henry Fayol (1841-1925) baseado em sua
experiência na alta administração. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura
organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima
eficiência. A Teoria Clássica dá ênfase exagerada na estrutura organizacional,
isto é, visão do todo organizacional (seções, departamentos), e foi criticada
principalmente por não existir fundamentação experimental dos métodos e
técnicas estudados por Fayol, os princípios que a teoria apresenta precisava de
uma efetiva investigação, não resistindo ao teste de aplicação prática.
Foi então
que surgiu a necessidade de humanizar e democratizar a administração. Os
teóricos começam a perceber que a ênfase colocada nos métodos de trabalhos e na
organização formal e os princípios da administração não bastavam dando lugar as
preocupações com as pessoas e os grupos sociais.
Na década
de 30 do século XX em oposição às teorias de Taylor e Fayol surgiu nos EUA a
Abordagem Humanística da Administração, conhecida também como Escola das
Relações Humanas. Ela tinha como objetivo corrigir a forte tendência de
desumanização do trabalho tirando a ênfase na tarefa e na estrutura e passando
para as pessoas. Fundada por Elton Mayo (1880-1949) a Teoria Humanística é
consequência das conclusões da experiência em Hawthorne e fundamentada nas ideias
de John Dewey e da Psicologia Social de Kurt Lewin. Foi criticada pela oposição
cerrada à Teoria Clássica, pela concepção ingênua e romântica do operário, a
limitação do campo experimental e principalmente pela ênfase exagerada nos
grupos informais em detrimento das organizações formais, o que necessitou de
uma reelaboração, a partir da Teoria Comportamental que procurou corrigir as
lacunas deixadas pela Abordagem Humanística da Administração.
Em
conjunto com o desenvolvimento da abordagem humanística, crescia paralelamente
o Modelo Burocrático de Max Weber (1864-1920), com seu estruturalismo
organizacional e princípios comportamentais rígidos. Com ênfase na competência
técnica e meritocracia, nessa teoria a escolha e avaliação das pessoas devem
obedecer ao critério do mérito e competência técnica e não em preferências
pessoais.
Ao mesmo
tempo da Teoria Comportamental que se assentava em novas proposições acerca da
motivação humana, onde o administrador precisava dominar os mecanismos
motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas, surgiu a Teoria
Estruturalista inspirada na abordagem Burocrática de Weber que tentou conciliar
as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os
autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu
ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de
organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
Eis que
então na década de 50 surge uma série de teorias que propõe uma retomada das
abordagens clássica e científica tendo como principal autor Peter Druker
(1909-2005), mas com outros representantes, a Teoria Neoclássica, como ficou
conhecida no Brasil, tem o foco nos resultados organizacionais
(objetivos) e constitui um movimento relativamente heterogênio e não uma escola.
Foi a
partir de Peter Drucker e da Teoria Neoclássica que as teorias passam a ser
chamadas de modernas, pois ele é considerado o pai da administração moderna.
Surgem teorias como a Contingencial, a Teoria Geral dos Sistemas e outras que contribuíram
para avanço da administração como ciência.
Já no século XXI, a administração e as organizações sofrem
grandes transformações, as empresas privadas, em particular, operam dentro de
um contexto extremamente competitivo e precisam aprimorar continuamente sua
eficiência: fazer mais, com menor quantidade de recursos, possibilitando o
surgimento de novas teorias administrativas a qualquer momento.
Fontes Sítios Consultados
Conteúdos da Formação Universitária (2009-2013) Bacharel em Administração
de Empresas
http://www.webartigos.com
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