Varejo: Como Avaliar um Ponto Comercial?
Cada
segmento de negócio no varejo possui peculiaridades que influenciam a sua
melhor localização. Para contribuir nessa análise, seguem alguns aspectos que
podem colaborar para o sucesso ou insucesso da escolha do seu ponto comercial
para esse segmento:
- Posicionamento do sol: evitar que o empreendimento seja localizado com a frente da loja para o poente.
- Trânsito: averiguar fluxo de carros e ônibus quanto à velocidade praticada; congestionamento; origem e destino de ônibus e carros; localização de ponto de ônibus e de taxi; áreas permitidas para estacionamento.
- Vizinhança: pontos comerciais e residências existentes.
- Infraestrutura predial: instalações elétricas e hidráulicas, além do estado de conservação da área de alvenaria.
- Legislação municipal: regras de utilização para ponto comercial, manutenção de área verde, estacionamento.
- Projeto governamental: analisar a existência de algum projeto de intervenção na área, de curto ou de longo prazo, tais como, mudança de transito construção de viadutos, metrô e outras intervenções que venham a interferir na rotina do local.
- Pessoas: o perfil de quem mora, de quem circula e frequenta a localidade.
- Identificar e qualificar barreiras de acesso ao ponto comercial, como degraus, estado de conservação da calçada, quiosques, árvores ou postes que dificultem a visibilidade do ponto comercial.
- Relevo predominante na localidade: plano e/ou acidentado.
Esses
aspectos citados e tantos outros poderão interferir, com maior ou menor
investimento, para instalação de sua empresa, como também a possibilidade de
acesso em potencial. Quanto ao posicionamento do sol no poente, pode interferir no fluxo
de pessoas e na visualização da empresa durante o período da tarde, quando os
clientes podem preferir caminhar no outro lado da calçada e você terá que
colocar algum suporte para proteger a empresa da incidência do sol.
A realidade do trânsito possui vários aspectos:
- Uma parada de ônibus e/ou de táxi impediria a possibilidade de estacionamento de carros. Se o potencial cliente utiliza ônibus, com frequência, ótimo. Caso não utilize, fuja. Reavalie a sua escolha.
- De acordo com o fluxo desse trânsito, precisará de um bom estacionamento, além de placa e fachada que permita boa visibilidade da empresa.
- O sentido do tráfego dos carros poderá ajudar
ou dificultar o acesso, de acordo com a conveniência de seus clientes.
Quando a
vizinhança for composta, principalmente, por pontos comerciais, observar qual a
área que possui maior concentração de pessoas circulando, pois alguns centros
comerciais possuem ruas com muita movimentação e, outras, não. Isso significa
ser arriscado; escolher ruas com pouco circulantes.
Além de
analisar se as empresas vizinhas terão algum tipo relação com o mix de produto
que será comercializado, pois, a vizinhança de empreendimentos poderá
contribuir para atrair mais clientes.
O perfil
das pessoas presentes no ambiente é muito importante para ser observado. Essas
pessoas poderão representar a chave do seu sucesso. Analisar quantidade,
direção, horário e perfil socioeconômico.
Deve-se,
ainda, averiguar a Lei Municipal e projetos de intervenção na localidade. A
partir dessas informações se terá conhecimento de oportunidades ou ameaças para
o bom funcionamento do seu negócio.
As
barreiras de acesso à sua empresa, por incrível que pareça, existem. E, muitas
vezes, passa despercebida na hora de definir sobre o ponto comercial. Calçadas,
iluminação pública, ruas com ladeira (quando isso não fizer parte de toda área
comercial), muro lateral do empreendimento vizinho, obstruções na rua,
posicionamento de placas e árvores – tudo isso poderá facilitar ou prejudicar a
visualização ou o acesso à sua empresa.
Todos
esses pontos citados devem ser observados. Um empreendimento no varejo precisa
ter uma localidade de fácil acesso aos clientes, além de gerar atratividade e
conveniência para seus potenciais clientes. Muitas vezes, as boas negociações
estão na “venda por impulso” e, poucas, nas planejadas. Isso significa
facilidade de localizar e entrar na sua empresa.
Fonte e
Sítios Consultados
http://casosecausos.com/tag/calcular-o-valor-do-ponto-comercial/
Nenhum comentário:
Postar um comentário