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20 de junho de 2013

Forças incontroláveis nos negócios, uma Preocupação de todas as Empresas





  
No mundo corporativo existem muitos pontos que merecem a nossa atenção para que o negócio não corra riscos desnecessários – alguns desses pontos são conhecidos por forças externas incontroláveis. Essas forças podem afetar negativamente qualquer companhia/empresa, quando estas não se preocupam com a sua estratégia de metas em curto prazo e longo prazo.




É importante saber que os novos concorrentes de um negócio não podem ser controlados e todos devem ser tratados como uma ameaça constante aos negócios - mesmo sabendo que algumas forças externas à empresa são incontroláveis, os gestores devem criar planos ‘A’ e planos ‘B’ para lidar com estas forças externas se elas ocorrerem. Se uma empresa não se prepara para a possibilidade de forças incontroláveis na indústria, por exemplo, com certeza os seus competidores irão se aproveitar das oportunidades que irão surgir e poderão tirar vantagens dessa fraqueza.







·        Novos competidores do seu mercado

 Empresas operando em um mercado livre normalmente não podem controlar a entrada de novos competidores na indústria. Os Novos competidores são uma força incontrolável que pode afetar o preço pelo qual as empresas vendem seus produtos. Além disso, novos competidores podem diminuir o lucro de uma empresa já existente e sua parcela de mercado na indústria. A ameaça de novos concorrentes é normalmente maior quando existem poucas barreiras para incorporar uma indústria. Por exemplo, qualquer indústria que não requer um grande investimento para as despesas gerais é susceptível a novos concorrentes.







·        Preocupação constante referente à Negociação com o cliente

O poder de negociação dos clientes é uma força incontrolável que pode afetar a demanda por um produto de uma empresa e seu lucro final. Se os clientes sentem que deveriam conseguir adquirir mais itens com o tanto que gastam ou se acham que a empresa está se aproveitando deles, eles podem reduzir suas compras de produtos ou serviços da empresa. Esse poder de negociação pode forçar uma empresa a baixar seus preços, mudar suas ofertas ou adotar outra estratégia para manter seus consumidores.




·        A Negociação com os fornecedores

A negociação com os fornecedores ocorre quando um fornecedor utiliza da sua influência para conseguir melhores condições de compra ou comprometimento do comprador. Por exemplo, se uma empresa se torna bem sucedida e aumenta seus lucros de forma drástica, seu fornecedor pode enxergar isso com uma oportunidade para aumentar o preço dos bens ou serviços que fornece. Empresas que trabalham com apenas um ou dois fornecedores podem ficar sem saída por não terem outras opções.




·        Os Produtos substitutos

As Empresas normalmente não podem controlar a ameaça oferecida pelos produtos substitutos em sua indústria. Se uma alternativa mais barata, ou melhor, para um produto tradicional ou serviço surge, os clientes migram para o produto alternativo. Por exemplo, o advento da fotografia digital e sua posterior dominação do mercado consumidor de fotos reduziu a capacidade de lucro das empresas tradicionais de filme. Quando uma inovação cria substitutos viáveis​​, as empresas que não conseguem se adaptar rapidamente tornam-se obsoletas e inúteis.


É certo que todo administrador, gestor e ou empresário tem a necessidade e o dever de manterem-se alertas a todas as mudanças de cenário do negócio em que atua e sobre as tecnologias, leis e ao perfil dos públicos alvo do seu negócio.















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