No
mundo corporativo existem muitos pontos que merecem a nossa atenção para que o
negócio não corra riscos desnecessários – alguns desses pontos são conhecidos
por forças
externas incontroláveis. Essas forças podem afetar negativamente
qualquer companhia/empresa, quando estas não se preocupam com a sua estratégia
de metas em curto prazo e longo prazo.
É importante saber que os novos concorrentes de um negócio não podem ser controlados e todos devem ser tratados como uma ameaça constante aos negócios - mesmo sabendo que
algumas forças externas à empresa são incontroláveis, os gestores devem criar planos ‘A’ e planos ‘B’ para lidar com estas forças externas se elas ocorrerem.
Se uma empresa não se prepara para a possibilidade de forças incontroláveis na
indústria, por exemplo, com certeza os seus competidores irão se aproveitar das
oportunidades que irão surgir e poderão tirar vantagens dessa fraqueza.
·
Novos competidores do seu mercado
Empresas operando em um mercado livre normalmente não podem controlar a
entrada de novos competidores na indústria. Os Novos competidores são uma força
incontrolável que pode afetar o preço pelo qual as empresas vendem seus
produtos. Além disso, novos competidores podem diminuir o lucro de uma empresa
já existente e sua parcela de mercado na indústria. A ameaça de novos
concorrentes é normalmente maior quando existem poucas barreiras para
incorporar uma indústria. Por exemplo, qualquer indústria que não requer um
grande investimento para as despesas gerais é susceptível a novos concorrentes.
·
Preocupação constante referente à Negociação com o cliente
O poder
de negociação dos clientes é uma força incontrolável que pode afetar a demanda
por um produto de uma empresa e seu lucro final. Se os clientes sentem que
deveriam conseguir adquirir mais itens com o tanto que gastam ou se acham que a
empresa está se aproveitando deles, eles podem reduzir suas compras de produtos
ou serviços da empresa. Esse poder de negociação pode forçar uma empresa a
baixar seus preços, mudar suas ofertas ou adotar outra estratégia para manter
seus consumidores.
·
A Negociação com os fornecedores
A
negociação com os fornecedores ocorre quando um fornecedor utiliza da sua
influência para conseguir melhores condições de compra ou comprometimento do
comprador. Por exemplo, se uma empresa se torna bem sucedida e aumenta seus
lucros de forma drástica, seu fornecedor pode enxergar isso com uma
oportunidade para aumentar o preço dos bens ou serviços que fornece. Empresas
que trabalham com apenas um ou dois fornecedores podem ficar sem saída por não
terem outras opções.
·
Os Produtos substitutos
As
Empresas normalmente não podem controlar a ameaça oferecida pelos produtos
substitutos em sua indústria. Se uma alternativa mais barata, ou melhor, para
um produto tradicional ou serviço surge, os clientes migram para o produto
alternativo. Por exemplo, o advento da fotografia digital e sua posterior
dominação do mercado consumidor de fotos reduziu a capacidade de lucro das
empresas tradicionais de filme. Quando uma inovação cria substitutos viáveis,
as empresas que não conseguem se adaptar rapidamente tornam-se obsoletas e
inúteis.
É certo que todo administrador, gestor e ou empresário
tem a necessidade e o dever de manterem-se alertas a todas as mudanças de
cenário do negócio em que atua e sobre as tecnologias, leis e ao perfil dos
públicos alvo do seu negócio.
Fonte e
Sítios Consultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário