O Processo de Novos Produtos e Serviços
- desenvolvimento, testes e o lançamento -
- Em razão
da segmentação dos produtos, da expansão do marketing personalizado, desenvolvimento, teste e lançamento dos novos
produtos e serviços estão cada vez mais passando por um processo mais
minucioso.
Então por que criar novos produtos? Se você não inovar, seus concorrentes
inovarão. Além disso, em média 30% dos lucros corporativos são gerados através
de novos produtos (com no máximo cinco anos de vida) sabendo que a empresa que
inova possui mais recursos e menos riscos dentro do mercado competitivo.
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Estágios de desenvolvimento de um novo produto
Quando se deseja lançar um novo produto ou serviço no mercado, há fases
essenciais para que ele seja criado da melhor forma e tenha muito mais chance
de trazer lucros à empresa.
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Os estágios para o
desenvolvimento de um novo produto são:
- Geração de
ideias
Nada melhor do que começar o processo de desenvolvimento de um produto
através da busca de ideias, já que o mercado está muito competitivo e ideias
boas valem ouro.
As grandes empresas trabalham com muitas ideias, mesmo que nem todas
venham a tornar-se realmente um produto. A empresa Gillette é um exemplo de
geração de ideia, onde a cada 45 ideias de produtos novos, somente três são
desenvolvidos e lançados no mercado.
• Fontes de ideias para novos
produtos
As melhores fontes de ideias são os colaboradores, concorrentes,
consumidores, fornecedores e distribuidores. Além disso, a observação dos
clientes e suas necessidades e o uso de pesquisas na internet podem ser ótimas
fontes.
• Técnicas para geração de
ideias
- Existem
técnicas que facilitam a geração de ideias para novos produtos. As principais
são:
- Listagem de atributos:
qual é a descrição atual do produto, o que ele pode ter de novo, quais os
usos complementares dele, adaptações que podem ser feitas, etc.
- Relacionamentos forçados:
vários produtos se juntam com uma funcionalidade.
- Análise morfológica:
busca de uma solução.
- Identificação de um
problema ou necessidade: é quase igual a analise morfológica, mas
necessita da participação do consumidor.
- Braisntorming: várias
ideias juntas até surgir uma viável.
- Sinesia: também é uma tempestade de ideias como o brainstorming, mas com um tom mais critico.
• Triagem de ideias
Depois de utilizar uma ou várias técnicas de geração de ideias para seu
novo produto ou serviço, é o momento de reduzir este numero à ideias que são
realmente atraentes e interessantes para a empresa.
Tome cuidado para não desperdiçar boas ideias que depois serão
aproveitadas pela concorrência.
• Dispositivos para avaliar as
ideias de novos produtos
Mas como avaliar as ideias e saber se estão de acordo com a empresa,
além de ser algo rentável? Há algumas perguntas que podem ajudar:
- É um produto compatível
com os objetivos da empresa?
- A organização possui os
recursos necessários para a criação do mesmo? Se não possui, há como
adquiri estes recursos?
- Desenvolvimento e teste
de novos produtos
Após a avaliação de ideias para novos produtos, é o momento de
desenvolver aquele ou aqueles que foram considerados atraentes para a empresa.
Desta forma, os clientes não comprarão a ideia do produto e sim o conceito.
- Uma forma
de desenvolver o conceito é responder a algumas perguntas como:
• A quem
este produto é direcionado? (crianças, jovens, adultos, idosos, etc.)
• Qual o
principal benefício do produto?
• Onde e
quando ele poderá ser utilizado?
- Teste dos conceitos
Com as respostas sobre o conceito do seu produto é preciso fazer alguns
testes de conceitos e buscar respostas com os consumidores.
Antes de tudo, o produto deve ser descrito de forma que o consumidor
entenda o que ele é e para que serve. Depois disso, uma pesquisa com os
consumidores para saber a aceitação do produto é uma ótima opção de testar o
seu conceito no mercado.
- Alguns
inquéritos que ajudam a colher a informação do consumidor são:
• O uso e
benefícios do produto estão claros?
• Você acha
que ele irá satisfazer uma necessidade sua?
• Existem
produtos que já satisfazem esta necessidade? Quais você utiliza? Está feliz com
os já existentes ou acha que precisa de melhoria?
• Você acha
que o preço proposto está de acordo com o valor percebido?
•
Definitivamente você compraria ou não o produto? Você o indicaria a algum
amigo, parente ou conhecido?
• Se você
comprar este produto, com que frequência irá utilizá-lo?
- Teste de mercado
Tomadas todas essas atitudes, o seu produto está pronto para ser testado
no mercado. Lembre-se que este processo inicial exige paciência e muita
cautela, pois mesmo que todas as pesquisas e previsões tenham sido realizadas,
fatores sazonais e situacionais podem interferir nos resultados previstos.
Cuidado com testes de produtos que podem ser facilmente copiados pela
concorrência e não estão protegidos legalmente. Tome todas as providências
legais e cabíveis antes de colocar o produto em teste.
Caso haja muitas dúvidas quanto a sua eficiência no mercado e ache que o
produto vai fracassar, melhor nem colocá-lo em teste para não denegrir a imagem
da empresa.
Após tomar todas as precauções no desenvolvimento, teste e lançamento de
novos produtos e serviços, é preciso elaborar uma boa técnica de
comercialização dos novos produtos.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.portal-gestao.com/gestao/marketing/item/6638-desenvolvimento-teste-e-lan%C3%A7amento-de-novos-produtos-e-servi%C3%A7os.html
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