Indicadores
de Desempenho
Dentro da análise financeira de uma empresa esta é a etapa mais
importante: o cálculo e o estudo dos índices de desempenho, fornecendo ao
gestor informações que permitem realizar o acompanhamento da situação
financeira e econômica da empresa em qualquer momento.
Por meio destes indicadores financeiros é possível tomar as decisões
gerenciais necessárias, visando corrigir erros que estão prejudicando o
desempenho dos negócios no âmbito financeiro.
Tratamos aqui dos principais indicadores financeiros, os de maior
necessidade, para que você possa implantar na sua empresa, fazendo uma
avaliação dos mesmos e tomando a suas decisões gerenciais de forma adequada,
mantendo a boa saúde econômica e financeira do seu negócio.
Lucratividade sobre as vendas
Indicador que demonstra o poder de ganho da empresa comparando o seu
lucro líquido com relação ao seu resultado total (que pode ser o total de
vendas, de serviços ou ambos), ou seja qual o ganho que a empresa consegue
gerar sobre o trabalho que ela desenvolve.
A fórmula para calcular o lucro líquido é a seguinte:
Fórmula = Resultado Líquido / Receita Total (resultado líquido
dividido pela receita total)
Por exemplo, se a lucratividade da sua empresa é de 8%, isto significa
que de cada R$ 100,00 vendidos, R$ 8,00 são de ganho líquido.
A lucratividade é obtida sob a forma de valor percentual, indicando,
portanto a eficiência operacional da empresa.
Rentabilidade
O indicador de rentabilidade tem por finalidade demonstrar qual o seu
poder de ganho, ou retorno, do seu capital investido na empresa. Este índice
defina a atratividade do negócio pois demonstra ao empresário a velocidade de
retorno do capital investido.
Para termos este índice basta dividirmos o resultado líquido (lucro
líquido) pelo total do Ativo.
Fórmula = Resultado Líquido / Total do Ativo (resultado líquido
dividido pela total ativo)
Por exemplo, se o lucro líquido da empresa é R$ 2.000,00 no ano e ela
fez um investimento de R$ 17.000,00 a sua rentabilidade será 12% ao ano. Isto
significa que 12% de tudo que foi investido no negócio retorna anualmente em
forma de lucro.
Podemos afirmar que para cada R$ 100,00 investidos nos ativos da empresa
ela obteve um retorno de R$ 12,00 aproximadamente.
Índice de Liquidez (Poder de Pagamento
da Empresa)
A análise de liquidez ou da capacidade de solvência de uma empresa é
realizada através do cálculo e interpretação dos índices de liquidez, que
demonstram a capacidade da empresa em cumprir em dia seus compromissos
assumidos com terceiros.
A análise de liquidez (poder de pagamento) pode ser feita através do
relatório gerencial do Fluxo de Caixa,
ou de indicadores financeiros.
O índice de liquidez é obtido da seguinte forma: soma-se o total do
disponível, mais o contas a receber e os estoques, esse total deve ser dividido
pelo total do passivo. Veja fórmula abaixo.
Fórmula: Liquidez = (Disponível + Contas a Receber + Estoques):Total do
Passivo
Exemplo: (R$ 440,00 + R$ 5.000,00 + R$
20.000,00) : R$ 16.250,00 = 1,57
Analisando o indicador acima podemos concluir que o poder de pagamento
da empresa referente ao exemplo acima foi de 1,57, ou seja, para cada R$ 100,00
de dívidas com terceiros a empresa possui R$ 157,00 para cobrir tal
compromisso, através de seus estoques, contas a receber e as disponibilidades.
Quando os estoques possuírem valores significativos (gerando um tempo
maior para transformar-se em dinheiro) é possível adotar outro critério:
calcula-se então a liquidez sem considerar os estoques, para ilustrar melhor
essa situação iremos demonstrar por meio de valores.
O poder de pagamento (liquidez) da empresa sem considerar os estoques:
Disponível+Contas a Receber: Total do Passivo
R$ 440,00 + R$ 5.000,00: R$ 16.250,00 = 0,33
Analisando o indicador acima, verificamos que o poder de pagamento da
empresa sem considerar os estoques para o exemplo de 0,33, ou seja, para cada
R$ 100,00 de dívida a empresa possui apenas R$ 33,00 de disponibilidade e
valores a receber para cobrir os seus compromissos com credores. Nesse caso, a
situação financeira da empresa está bastante complicada, pois o valor dos
estoques está elevado.
Análise da liquidez obtida:
- Maior que 1: Demonstra sobras no
disponível permitindo uma possível liquidação das obrigações.
- Igual a 1: Demonstra que os valores
dos direitos e das obrigações à curto prazo são equivalentes.
- Menor que 1: Não há disponibilidade
suficiente para quitar as obrigações à curto prazo.
Nível de endividamento
Demonstra a dependência da empresa em relação aos recursos obtidos com
terceiros, como bancos, por exemplo. Quanto mais a empresa depender destes
recursos maiores serão as despesas financeiras referentes pagamentos de juros.
Quando o endividamento da empresa está fora de controle, poderá provocar
a quebra da mesma. Portanto, o cálculo e o acompanhamento desse indicador é de
suma importância.
O cálculo do nível de endividamento da empresa, é realizado com base nas
informações obtidas no Balanço:
Fórmula: Nível de endividamento da
empresa = Total do Passivo: Total do Ativo
Exemplo:
Fornecedores + Contas a Pagar + Empréstimos: Total do Ativo
R$ 11.250,00 + R$ 5.000,00 + R$ 0,00: R$ 40.000,00 = 40,63%
Como demonstrado, o nível de endividamento ficou em 40,63%.
Podemos interpretar esse indicador da seguinte forma: 40,63% dos
recursos financeiros aplicados nos ativos da empresa (disponível, contas a
receber, estoques e imobilizado) são financiados com recursos de terceiros
(bancos, fornecedores e demais credores) e os outros 59,37% são recursos
próprios financiando os ativos da empresa. Podemos deduzir que a participação
de capitais próprios na empresa é maior que os recursos de terceiros investidos
nela. Portanto, o nível de endividamento é satisfatório.
Seria importante que a empresa mantivesse esse índice em torno de 50%
no máximo. Pois quando o índice supera os 50% significa que a empresa
tem mais recursos financeiros de terceiros investidos nela do que recursos
próprios.
Margem de contribuição
A margem de contribuição, é a diferença entre o lucro bruto menos as
despesas variáveis. O montante da margem de contribuição deve ser superior às
despesas fixas e financeiras para gerar o lucro.
Pode ser definida também como a diferença entre o preço de venda de um
produto com os seus gastos variáveis (custo da mercadoria mais as despesas
variáveis).
Por exemplo, suponhamos que um produto é vendido por R$ 30,00 a
unidade, sendo que foi adquirido ao custo de R$ 18,00 e as despesas
variáveis (comissões + impostos sobre vendas) são 10% do preço de venda,
ou seja, R$ 3,00.
A Margem de Contribuição desse produto, neste caso, é de valor de R$
9,00, isto é, a cada unidade vendida desse produto, o mesmo contribui com R$
9,00 para cobrir as despesas fixas e financeiras e formar o lucro líquido
da empresa.
Margem de Contribuição = Preço de Venda (-) Gastos Variáveis
Margem de Contribuição = R$ 30,00 - R$ 18,00 - R$ 3,00
Margem de Contribuição = R$ 9,00
Outro forma de cálculo é em percentual, para isso, basta dividir o valor
encontrado da margem de contribuição pelo preço de venda.
Fazendo os cálculos ficaria: R$ 9,00 : R$ 30,00 = 30%.
O conhecimento da Margem de Contribuição permite identificar qual a
participação de cada produto no faturamento da empresa.
Ponto de Equilíbrio
Ponto de equilíbrio é o montante de vendas ou de serviços prestados que
no mínimo possibilitem cobrir todos os custos e despesas para não ter prejuízo.
Portanto, ponto de equilíbrio é quando as vendas igualam-se com os
custos e despesas totais, não gerando lucro e nem prejuízo.
Fórmula: Vendas = Custos + Despesas Totais
O cálculo é simples, basta somar as despesas fixas mais as despesas
financeiras e dividir pela porcentagem da margem de contribuição. Vamos
demonstrar os cálculos com o objetivo de facilitar o entendimento.
O cálculo do Ponto de Equilíbrio pode ser feito em três períodos
diferentes em relação as suas atividades operacionais:
- Antes do início das atividades com o objetivo
de prever o volume necessário de vendas para que a empresa não tenha
prejuízo, auxiliando desta forma no planejamento das vendas.
- Durante as atividades operacionais com a
finalidade de acompanhar a evolução das vendas, dos custos e das despesas
do período.
- Após as atividades operacionais com o objetivo
de comparar o volume de vendas planejado com o realizado e tomar as
decisões necessárias para a correção dos desvios de rota que possam
ocorrer.
Importância da análise financeira
A análise dos indicadores de desempenho, são muito úteis não somente na
gestão da própria empresa, mas também para a obtenção de financiamentos, pois
os bancos, em geral, analisam a capacidade da empresa de arcar com os encargos
de uma eventual a dívida através desses mesmos indicadores.
A análise financeira pode ser usada para fornecer informações
consistentes para convencer os sócios existentes, ou potenciais, de que é um
bom negócio investir mais dinheiro na empresa.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.gestaoempresarial-br.com.br/livre/indicadores_desempenho.php
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