É possível aprender com seus concorrentes?
- Não importa qual é o tipo do negócio que você tem: sempre é preciso ficar de olho no que a concorrência está fazendo. Mas alguns líderes empresariais passam tanto tempo olhando para o que a concorrência está fazendo, que perdem o controle do caminho que suas próprias companhias estão seguindo. Muita atenção despendida para “o que será que eles estão fazendo agora?” pode resultar em uma cultura corporativa estritamente reacionária, em vez de uma cultura na qual os produtos e serviços inovadores apontam o caminho a ser seguido.
A construção de uma
cultura de inovação exige que você encontre o equilíbrio e aprenda com os erros
de seus concorrentes enquanto a avança com suas próprias ideias. Aqui estão
três dicas para forjar esse equilíbrio:
Preste atenção ao que seus concorrentes não estão fazendo
Possivelmente todos vão falar que prestam mais
atenção aos nossos concorrentes quando estamos considerando a possibilidade de
criar um novo empreendimento. Mais especificamente, é importante olhamos para
as fraquezas comuns de determinado setor – por exemplo, perguntar por que os
clientes não estão satisfeitos com o que está disponível nas prateleiras das
lojas. É por isso que muitas vezes é necessário simplesmente dizer “dane-se
– vamos fazer”. Muito do processo de tomada de decisão é, geralmente,
baseado em instinto e experiência, e não em números frios e pesquisas de
mercado. Como nós mesmos também somos clientes, nós sabemos o que estamos
tentando corrigir.
Imitar seus concorrentes os pode deixar lisonjeados, mas aperfeiçoar o modelo deles é o melhor negócio.
De acordo com a experiência, uma das razões mais comuns para que
empresas grandes e já estabelecidas comecem a falhar é a complexidade
desnecessária. À medida que seus negócios se expandem, a burocracia dessas
companhias se torna mais complexa, como também seus processos e procedimentos,
o que afeta diretamente os clientes. Dessa forma, os novos operadores do
mercado não devem se intimidar com o tamanho da concorrência, mas, em vez
disso, eles devem se concentrar em atender as necessidades dos clientes.
Nos Estados Unidos, a frase “é como tentar falar com a companhia
telefônica” é usada quando as pessoas querem descrever qualquer
interação inútil com serviços de atendimento ao cliente. Certamente, quando
olhamos para os telefones ou, mais especificamente, para o negócio de
comunicação via celular, nós vimos esses novos e interessantes aparelhinhos que
todos tinham que ter – mas esse novo serviço também envolvia burocracia e
contratos complexos que ninguém realmente entendia até que tentasse encerrar
sua relação com as empresas de telefonia celular – e, então, já era tarde
demais.
Para saber onde você precisa melhorar, tente
ser seu próprio cliente
O poeta escocês Robbie Burns escreveu que se todos tivessem “o
poder de se ver como os outros nos veem”, todos fariam as coisas de
forma diferente. Aplicada ao mundo dos negócios, essa frase significa que, em
vez de se concentrar no que sua concorrência está fazendo, você deve olhar
frequentemente para o concorrente de seu concorrente (ou seja, para você
mesmo!).
Para ter uma noção do que você poderia melhorar e onde você poderia inovar em sua empresa, tente comprar anonimamente os produtos ou serviços de sua empresa e, em seguida, tente utilizá-los. Se você tiver algum problema, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor – desde que, é claro, que você consiga obter as informações de contato, cujos links geralmente são difíceis de localizar na maioria dos sites. Ao longo desse processo, tome notas e registre os nomes de quem o atendeu.
Para ter uma noção do que você poderia melhorar e onde você poderia inovar em sua empresa, tente comprar anonimamente os produtos ou serviços de sua empresa e, em seguida, tente utilizá-los. Se você tiver algum problema, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor – desde que, é claro, que você consiga obter as informações de contato, cujos links geralmente são difíceis de localizar na maioria dos sites. Ao longo desse processo, tome notas e registre os nomes de quem o atendeu.
Quando estiver pronto, faça o follow
up e analise com sua equipe: que mudanças ou inovações fariam seu
produto ou serviço não apenas mais útil para seus clientes, mas também mais
agradável e memorável? Será que as interações que você teve com os funcionários
do departamento de atendimento ao cliente de sua empresa foram interações do
tipo que você gostaria que seus clientes tivessem? Como essas interações
poderiam ser mais úteis?
Embora sua equipe possa ser rápida em apontar os erros de um
concorrente, seus funcionários estão mais propensos a tentar encobrir os
defeitos de sua própria operação – especialmente se esses defeitos puderem
refletir negativamente sobre o desempenho pessoal de seus empregados. Então,
lembre-se de aproveitar essa oportunidade para também surpreender seus
funcionários fazendo a coisa certa.
Quando você estiver considerando como competir com seus concorrentes,
lembre-se das palavras do livro “Raving Fans: A Revolutionary Approach to
Customer Service” - Fãs Incondicionais: Você
não
é bom o suficiente? Então, não seja pior do que a sua concorrência. Você
precisa trabalhar constantemente para criar fãs incondicionais.
- Essa abordagem certamente irá se mostrar útil para você:
“Aprender com os concorrentes é chave para o sucesso da empresa”
Fonte e Sítios Consultados
http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/richard-branson/2012/aprender-com-os-concorrentes-e-chave-para-o-sucesso-da-empresa.htm
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