O que vem a ser Inovação?
- Inovação
é a exploração com sucesso de novas ideias.
O conceito de inovação é bastante variado,
dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta iremos considerar
que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as
empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos
mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas
que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros
tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de
negócio, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes
de suprimentos.
As pessoas frequentemente confundem inovação e
processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse
tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja
causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de
mercado, na receita da empresa etc.
As melhorias contínuas, normalmente, não são
capazes de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, mas de manter a
competitividade dos produtos em termos de custo.
Tipos de
Inovação
As diferentes formas de inovação podem ser classificadas
de diversas maneiras. Destacamos aqui duas destas visões, quanto ao objeto
focal da inovação e quanto ao seu impacto.
Objetivos focais da inovação
Inovação de produto:
·
Consiste em modificações nos atributos do produto,
com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.
·
Exemplo: automóvel com câmbio automático em
comparação ao “convencional”.
Inovação
de processo:
·
Trata de mudanças no processo de produção do produto
ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz
benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e
redução de custos.
·
Exemplo: automóvel produzido por robôs em
comparação ao produzido por operários humanos.
As diferentes formas de inovação podem ser
classificadas de diversas maneiras.
-
Destacamos duas: "quanto ao objeto focal da inovação
e quanto ao seu impacto.”
Inovação
de modelo de negócio:
·
Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja,
na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica
necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na
forma como que ele é levado ao mercado.
·
Exemplo: automóvel é alugado ao consumidor, que
passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro,
manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de
negócio tradicional, em que o veículo é vendido.
Impacto da inovação
Inovação
Incremental:
·
Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou
em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios
percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o
produto é consumido ou o modelo de negócio.
·
Exemplo: evolução do CD comum para CD duplo, com
capacidade de armazenar o dobro de faixas musicais.
Inovação
Radical:
·
Representa uma mudança drástica na maneira que o
produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento
de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente.
·
Exemplo: evolução do CD de música para os arquivos
digitais em MP3.
A
importância de inovar
Considerando que as inovações são capazes de gerar
vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a
sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.
“Aqueles
que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.”
As inovações são importantes porque permitem que as
empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas
parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.
Obviamente, os benefícios da inovação não se
limitam às empresas. Para os países e regiões, as inovações possibilitam o
aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado. As
inovações oferecem novos produtos, que passam a contar com mais benefícios dos
produtos oferecidos.
Ø
A
dinâmica da inovação
De um modo geral, as empresas são o centro da
inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim,
ideias, chegam ao mercado. A grande maioria das grandes empresas possuem áreas
inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento
(P&D) que contam com diversos pesquisadores. Apesar deste papel central
exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Sem ela, as
inovações são dificultadas.
As
empresas são o centro da inovação. “É por meio delas que as tecnologias,
invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado.”
Esses parceiros têm diversas funções, desde a
realização externa de pesquisa e de desenvolvimento de produtos e processos,
até a aplicação de investimentos ou subsídios, passando por desenvolvimento de
prototipação, de pesquisa de mercado e de escalonamento de produção.
Dessa forma, um conjunto de instituições forma o
que conhecemos como sistema de inovação: universidades, centros de pesquisa,
agências de fomento, investidores, governo e empresas com seus clientes,
fornecedores, concorrentes ou outros parceiros.
Uma tendência que está se tornando cada vez mais
forte é um modelo inovação aberta (ou open innovation), onde as empresas
vão buscar fora de seus centros de P&D ideias e projetos que podem
ajudá-las a agregar diferenciais competitivos.
Como
inovar
Para que as empresas realizem inovações é
necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de
inovar no cenário competitivo vigente. Não há como se tornar uma empresa
inovadora sem dar a devida importância ao tema.
“Não há
como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.”
Em seguida, as empresas devem entender o que é
inovação e qual é a sua dinâmica. A partir daí, elas podem definir uma
estratégia que deve estar alinhada aos objetivos da organização e à sua visão
de futuro. Assim, é possível identificar outro conceito essencial para que as
empresas se tornem inovadoras: a atenção para o futuro é uma premissa para a empresa
inovar.
O próximo passo é desenvolver e internalizar
ferramentas de gestão do processo de inovação. Essas soluções devem ser
customizadas para cada realidade. Para isso, devem ser levados em consideração
o tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e a estrutura
organizacional, o sistema de agentes no qual ela está inserida, a visão de
futuro e suas ambições.
Para ajudar as empresas a desenvolverem modelos de
Gestão da Inovação tecnológica adequados à sua realidade, é necessário a
realização de ações que vão desde seminários de sensibilização sobre a
importância do tema, até análises e estudos complexos que ajudam as
organizações a estruturarem todas as suas ações de inovação.
O tema em torno da inovação é complexo. Permite
interpretações e também adaptações. Inovar envolve uma série de competências
tecnológicas, mercadológicas e gerenciais.
Entender o conceito de inovação e praticá-lo
demanda tempo, dedicação e investimentos. Entretanto, o que se pode perceber é
que as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de
ter tomado esse caminho.
Fonte e
Sítios Consultados
Conteúdos das Disciplinas do Bacharelado em Administração de Empresas
http://inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/
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