Equilíbrio – este é o sucesso
na tomada de decisão
- Nada pode ser mais
difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir.
Uma das formas mais clássicas de avaliar a
competência e a capacidade emocional de um líder é através das decisões que ele
toma e o impacto gerado por elas. Você também pode avaliar o desenvolvimento da
sua carreira pela qualidade e evolução das suas decisões durante o ano. Sem
dúvida que escolher entre alternativas até pode ser fácil, mas uma boa decisão
inclui a seleção e a formulação de hipóteses.
Quanto maior a empresa mais complexa se tornam as
decisões e principalmente, o poder de quem de fato decide. As organizações
utilizam-se dos seus valores, das suas crenças para facilitar que os seus
profissionais da linha de frente possam decidir de forma mais rápida e segura.
Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão valente. É
nos momentos de decisão que o destino da empresa é decidido.
Um ditado popular diz que as reuniões são
indispensáveis quando não se quer decidir nada. Muitas vezes ocorre uma grande
quantidade de dados e informações que até atrapalham a capacidade de julgar e
decidir. Talvez nesse exato momento alguém na sua empresa esta tomando uma
decisão errada com base nas informações que custaram muito para se conseguir.
Uma empresa americana, a Corporate Executive Bord,
desenvolveu um questionário Insight
IQ que mede a capacidade de uma pessoa para encontrar e analisar
informações relevantes para tomar decisões melhores. Os três elementos para uma
boa decisão são: acessibilidade da informação, utilidade de informação e
capacidade e conhecimento do empregado. Entre por esse link, faça o teste e
descubra qual é o seu estilo de decidir http://migre.me/8N0WN
Com base na pesquisa com mais de 5 mil
profissionais de 20 empresas de diferentes países, foram identificadas 3
grupos:
- Os empiristas categóricos, 43% dos funcionários, que
priorizam a análise sobre o critério, prezam o consenso e põem a análise
antes do próprio critério;
- Os tomadores de decisão viscerais, 19% dos funcionários, que
raramente confiam na analise e tomam decisões unilaterais com base apenas
na intuição;
- Os céticos embasados, 38% dos funcionários, que conseguem
equilibrar critério e analise, possuem forte capacidade analítica, ouvem a
opinião dos outros e estão dispostos a divergir. Esse grupo é o mais bem
equipado para tomar boas decisões.
O sucesso na tomada de decisão é um equilíbrio
entre a intuição e a análise, ter boas informações não é garantia que você vai
tomar uma boa decisão. Os céticos embasados conseguem achar esse meio termo
entre a emoção e a razão.
Importante: Toda decisão que você toma – toda decisão – não é uma decisão sobre o
que você faz. É uma decisão sobre quem você é. Quando você vê isso,
quando entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos
os eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para
realizar o que você veio fazer aqui. Lembre-se: Se você
escolhe não decidir, você já tomou uma decisão.
Fonte
e Sítios Consultados
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/mochileiro-corporativo/2012/04/23/e-nos-momentos-de-decisao-que-seu-destino-e-decidido/
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