Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

16 de abril de 2013

Avaliação de Empresas (Valuation)


Avaliação de Empresas (Valuation)

- O Valuation é o termo em inglês para descrever o processo que busca estimar o valor justo de uma organização.



Nesse processo o valor da empresa é decorrente dos resultados futuros da companhia. Assim, é possível projetar esses resultados é uma avaliação aprofundada de todos os aspectos operacionais assim como uma compreensão clara da dinâmica do mercado em que a empresa atua.

Estas atividades de Avaliação de Ativos (Valuation) têm por objetivo atingir à melhor tomada de decisão estratégica na empresa. É importante ressaltar que a avaliação de ativos também prepara as organizações para eventuais transações no mercado, deixando-as mais fortalecidas, o que garante os melhores resultados em seus processos e negociações.

Como foi dito anteriormente essa avaliação é usada principalmente para embasar processos de compra e venda de empresas, seja na sua totalidade ou apenas uma fração das ações. Além disso, o Valuation é um instrumento gerencial para diversos fins como acompanhamento dos sócios sobre o valor de seus investimentos, base para o cálculo da remuneração variável dos executivos entre outros.
 
 

Para realizar essa avaliação das empresas o Valuation permite diversas análises de setor, de estrutura, capital humano, entre outros pontos tangíveis ou intangíveis. Entre os objetivos desta atividade destacam-se a preparação para fusões, aquisições e vendas, definição de melhores estratégias e posicionamento da empresa.

O Fluxo de Caixa Descontado e a Avaliação por Múltiplos.

O Fluxo de Caixa Descontado é o processo mais complexo e detalhado. Todas as áreas da empresa são avaliadas para utilizar como base na projeção de cada uma das linhas do demonstrativo de resultado da empresa, assim como de seus investimentos, empréstimos e captações e capital de giro. Nesse processo é fundamental uma visita a empresa acompanhada de uma série de discussões com os principais executivos sobre os pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças da companhia.
 
 

Essa análise mais detalhista permite que o valor dos ativos intangíveis, como marca, carteira de clientes e tecnologia, estejam devidamente contemplados no valor da companhia.


Fonte e Sítios Consultados
Conteúdo  da Disciplina de Tópicos Avançados em Administração - 8o. Semestre do Curso de Administração de Empresas


http://www.zrconsultoria.com.br/avaliacao-de-empresas-valuation.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog