Avaliação de Empresas (Valuation)
- O Valuation é o termo em inglês para
descrever o processo que busca estimar o
valor justo de uma organização.
Nesse
processo o valor da empresa é decorrente dos resultados futuros da companhia.
Assim, é possível projetar esses resultados é uma avaliação aprofundada de
todos os aspectos operacionais assim como uma compreensão clara da dinâmica do mercado
em que a empresa atua.
Estas
atividades de Avaliação de Ativos (Valuation)
têm por objetivo atingir à melhor tomada de decisão estratégica na empresa. É
importante ressaltar que a avaliação de ativos também prepara as organizações
para eventuais transações no mercado, deixando-as mais fortalecidas, o que
garante os melhores resultados em seus processos e negociações.
Como
foi dito anteriormente essa avaliação é usada principalmente para
embasar processos de compra e venda de empresas, seja na sua totalidade ou
apenas uma fração das ações. Além disso, o Valuation é um instrumento gerencial para diversos fins como acompanhamento
dos sócios sobre o valor de seus investimentos, base para o cálculo da
remuneração variável dos executivos entre outros.
Para
realizar essa avaliação das empresas o Valuation permite diversas análises
de setor, de estrutura, capital humano, entre outros pontos tangíveis ou
intangíveis. Entre os objetivos desta atividade destacam-se a preparação para fusões,
aquisições e vendas, definição de melhores estratégias e posicionamento da
empresa.
O Fluxo
de Caixa Descontado e a Avaliação por Múltiplos.
O Fluxo
de Caixa Descontado é o processo mais complexo e detalhado. Todas as áreas da
empresa são avaliadas para utilizar como base na projeção de cada uma das
linhas do demonstrativo de resultado da empresa, assim como de seus investimentos,
empréstimos e captações e capital de giro. Nesse processo é fundamental uma
visita a empresa acompanhada de uma série de discussões com os principais
executivos sobre os pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças da
companhia.
Essa
análise mais detalhista permite que o valor dos ativos intangíveis, como marca,
carteira de clientes e tecnologia, estejam devidamente contemplados no valor da
companhia.
Fonte
e Sítios Consultados
Conteúdo da Disciplina de Tópicos Avançados em Administração - 8o. Semestre do Curso de Administração de Empresas
http://www.zrconsultoria.com.br/avaliacao-de-empresas-valuation.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário