Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

30 de abril de 2013

Conheça os maiores Fundos da Bolsa brasileira


Conheça os maiores Fundos da Bolsa brasileira
 

 

Quem já investe em ações há muito tempo sabe que o mercado financeiro é cheio de historinha. Um banco de investimentos responsável por uma oferta inicial de ações pode vender o IPO da vez como o melhor de todos os tempos. Um diretor de relações com investidores de uma empresa pode tentar deixar que os gestores de fundos e a imprensa vejam apenas o potencial de um novo negócio – enquanto esconde seus riscos. Já os bancos e as corretoras podem indicar a clientes papéis que ela mesma precisa vender para reduzir o risco da própria carteira.

Nesse ambiente em que é difícil avaliar em quem acreditar, é sempre interessante não apenas ouvir o que os outros estão lhe aconselhando a fazer, mas também observar aonde os grandes investidores – teoricamente, os mais bem-informados – estão colocando o próprio dinheiro. No mercado de ações brasileiro, esse trabalho é facilitado pela instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que obriga qualquer investidor a divulgar a informação ao mercado sempre que passa a deter 5% ou mais das ações preferenciais ou ordinárias de uma companhia aberta.

A EXAME.com fez um levantamento entre as 62 empresas abertas que fazem parte do Ibovespa e descobriu quais se tornaram apostas pesadas de grandes fundos de investimento. O levantamento é interessante porque, ao constituir uma posição tão relevante em cada uma dessas companhias, o investidor revela uma enorme convicção de que aquele papel, em algum momento, vai se valorizar.

Veja a seguir as principais posições de oito dos maiores fundos da bolsa brasileira:

 

- Credit Suisse Hedging-Griffo

A gestora de recursos dirigida por Luis Stuhlberger é bastante conhecida pelo fundo Verde, um dos multimercados mais rentáveis das últimas duas décadas. Na BM&FBovespa, a CSHG possuía, no final do ano passado, três posições relevantes: 5,01% das ações preferenciais da Brasil Telecom, 7,06% da empresa de diagnósticos de saúde Dasa e mais de 5% das ações ordinárias da Lojas Americanas.

 

- Tarpon

A Tarpon é uma das duas únicas gestoras de fundos com o próprio capital aberto na BM&FBovespa – a outra é a GP Investimentos. A empresa fundada por José Carlos Magalhães, o Zeca, ficou conhecida no mercado pela ousadia de seus sócios, que já tentaram comprar o controle de empresas como a Acesita e a Sadia e administram alguns dos fundos de ações mais rentáveis do Brasil nos últimos anos. Atualmente, a gestora possui 8,02% da Brasil Foods, 5% da incorporadora Cyrela e 15,33% das preferenciais da Metalúrgica Gerdau (a holding da família que controla a Gerdau).

 


- BlackRock

A maior gestora de recursos de terceiros do mundo possui participações minoritárias relevantes em nada menos do que 12 companhias abertas brasileiras do Ibovespa. Na lista, estão Bradespar (15,66% das ações preferenciais), BM&FBovespa (5,29%), Cemig (9,40%), Cyrela (5,30%), Dasa (5,11%), Itaúsa (5,08% das preferenciais), Itaú (6,98% das preferenciais), Lojas Renner (7,33%), Pão de Açúcar (5,01% das preferenciais), PDG (7,21%), Petrobras (5,01% das preferenciais) e Rossi (6,33%).

A BlackRock administra 3,3 trilhões de dólares aplicados em ações, renda fixa, imóveis e investimentos alternativos. A empresa possui escritórios em 27 países. Na América Latina, o principal gestor de investimentos é Will Landers.

 


- Templeton Asset Management

A gestora de fundo com sede na Califórnia tem participações relevantes em duas empresas do Ibovespa. Na Bradespar, holding que controla participações relevantes na Vale e na CPFL, a gestora detém 5,08% das ações preferenciais. Já no frigorífico Marfrig, controla 5,02% do capital. A cara mais conhecida da empresa é Mark Mobius, principal gestor para mercados emergentes e blogueiro de EXAME.com.

 


Geração Futuro

Uma das mais tradicionais gestoras de fundos e clubes de investimento do Brasil, a gaúcha Geração Futuro é bastante conhecida por ter como principal cliente o bilionário Lírio Parisotto, gestor de um fundo de ações de mais de 2,2 bilhões de reais que rendeu mais de 5.700% desde sua abertura. A Geração Futuro, no entanto, administra diversos outros fundos de ações com um bom histórico de rentabilidade. Hoje a empresa possui participações relevantes na Bradespar (8,08% das preferenciais) e na Eletropaulo (5,96% das preferenciais).

 


- MassMutual ou Oppenheimer

A Massachusetts Mutual Life Insurance Company (MassMutual) é uma seguradora e gestora de fundos de investimento americana que administra mais de 400 bilhões de dólares aplicados em títulos, ações e outros ativos. Por meio de sua subsidiária Oppenheimer Inc, a empresa possui uma participação de 10,95% na B2W, companhia que engloba os sites de comércio eletrônico Submarino e Americanas.com. A gestora também investe diretamente nas ações da Lojas Americanas, onde detém 7,29% das preferenciais e 0,04% das ordinárias.

Outras três grandes companhias brasileiras têm uma parcela relevante das ações nas mãos das MassMutual: Embraer (8,46%), BM&FBovespa (5,20%) e Dasa (5,23%) – uma aposta e tanto no Brasil, portanto.

 


- Lazard Asset Management

O banco de investimentos americano Lazard também possui uma divisão de gestão de recursos com mais de 120 bilhões de dólares sob administração. No Brasil, o fundo tem forte preferência por ações consideradas defensivas. Possui participações relevantes na Redecard (11,82%), Cielo (9,96% das ações) e Cemig (7,46%). Ao menos no Brasil, a gestora não tem do que se queixar recentemente. Os três papéis estão entre os que mais se valorizaram na Bovespa no ano passado.

 


- T. Rowe Price

A gestora de investimentos americana administra 453 bilhões de dólares ao redor do mundo. No Brasil, a empresa prefere as ações ligadas ao mercado interno. A T. Rowe Price detém participações relevantes na Lojas Renner (5,6%), na TAM (8,51% das preferenciais) e na incorporadora PDG (5,06%).

 
 

Fonte e Sítios Consultados

 

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/acoes/noticias/onde-investem-8-gigantes-da-bovespa?page=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog