O
empresário, como qualquer outra pessoa, está sempre atrás da comodidade, mas a
facilidade da utilização da lenda do número mágico 2 para multiplicar pelo
custo e formar o preço venda, pode se transformar em uma história de suspense
ou até mesmo de terror e levar a empresa à mais complicadas dificuldades
financeiras.
Existem
coisas na vida que não podemos evitar como no momento de elaborar os custos e
formar os preços de venda dos produtos e serviços, usar uma metodologia de
matemática financeira em conjunto com os conhecimentos das necessidades dos
seus clientes.
Somente
isto pode não impedir a sua empresa de se meter em encrencas com o mercado, mas
com certeza será um grande passo para evitá-las.
Mas a
missão aqui é formar o SEU preço de venda, portanto, vamos estabelecer o nosso
Plano de Ação, em fases:
1.
Definir o custo real, considerando o valor de compra, impostos, frete e outros
custos para ter disponível para venda na sua empresa o produto ou serviço.
2.
Reconhecer o percentual de impostos incidentes sobre o faturamento da empresa.
3.
Calcular o percentual de participação dos custos fixos no faturamento médio
mensal anual da empresa, com suporte da planilha do Demonstrativo de Resultados
do Exercício. Vamos utilizar o custo por absorção, na formação dos preços de
venda.
4.
Definir o percentual de comissão sobre as vendas.
5.
Estabelecer o percentual relativo ao frete de entrega ao cliente do produto ou
serviço (transporte de empregados).
6.
Definir a margem de lucro, que acreditamos ser a ideal, para o produto ou
serviço.
7.
Calcular o índice de comercialização para o produto ou serviço.
Vamos conhecer a fórmula:
(100%-(%Imposto+%Custo Fixo+%Comissão+%Frete+%Margem de Lucro))
Dividir o
resultado por 100, para tornar o percentual um número centesimal.
Dividir 1
pelo resultado, para encontrar o índice de comercialização como multiplicador,
o que facilitará a visão do percentual incidente sobre o custo.
Muito
bem, com o índice calculado, basta multiplicar pelo custo e temos o preço de
venda, que muitas vezes precisa ser ajustado à realidade de mercado, mas de
forma calculada e não chutada.
Se houver
a necessidade, você pode calcular o custo alvo, para pressionar os fornecedores
a oferecerem os produtos ou serviços, que atendam os desejos dos seus clientes,
com custos ajustados, para isto basta dividir, o preço de venda solicitado
pelos clientes pelo índice de comercialização que você calculou.
Fonte e
Sítios Consultados
http://www.mundosebrae.com.br/2010/05/como-calcular-o-preco-de-venda/
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