Avaliação do Cliente Misterioso
O Cliente oculto ou Cliente
misterioso é uma ferramenta utilizada por empresas de pesquisa de mercado para
medir a qualidade do atendimento de empresas, ou para levantar informações
específicas sobre produtos e serviços. Os avaliadores (shoppers)
se passam por clientes comuns para realizar tarefas específicas como
comprar um produto, realizar perguntas, fazer reclamações ou se comportar, no
estabelecimento, de determinada maneira - depois eles fornecem detalhados
relatórios sobre como foi a experiência do cliente.
O cliente oculto começou a ser
utilizado, nos Estados Unidos, na década de 40, como uma medida para verificar
a integridade dos funcionários. Com a criação da internet o uso da ferramenta
se difundiu mundialmente, pois os custos abaixaram consideravelmente. As
ferramentas para as avaliações com clientes ocultos variam entre simples
questionários até gravações completas em áudio e vídeo. Muitas empresas que
utilizam esta ferramenta são completamente administradas pela internet,
permitindo aos shoppers utilizarem a internet para demonstrar interesse
em participar de pesquisas, encontrar trabalhos, preencher pesquisas e receber
remuneração.
Os estabelecimentos onde as pesquisas
com clientes ocultos são mais utilizadas, atualmente são: varejo, hotéis, restaurantes,
cinemas, bancos, concessionárias de veículos e redes de franquias.
Quem São os Clientes Misteriosos
Um Cliente
Misterioso é um profissional autônomo (freelancer), uma pessoa comum com determinadas
características socioeconômicas e culturais que atendam aos objetivos da
avaliação a ser realizada.
A
cada pesquisa contratada, os avaliadores são selecionados pelas características
do perfil de clientes da organização contratante do projeto. Antes de serem
enviados a campo para conduzir as avaliações, os avaliadores selecionados são
treinados nos procedimentos de avaliação, recebendo um Manual do Cliente
Misterioso - elaborado especificamente para o projeto em questão, com todas as
orientações sobre o que verificar e como proceder - e o Checklist de
avaliação - com todos os itens a serem avaliados e observações a serem
registradas. Após o estudo minucioso desses documentos, são contatados por
empresas especializadas neste setor para
a confirmação de que tudo está bem entendido e esclarecimentos de eventuais
dúvidas sobre a pesquisa.
O
Cliente Misterioso deve possuir atitudes e comportamentos altamente
profissionais, incluindo-se aí discrição e sigilo sobre suas atividades e
estabelecimentos avaliados, cumprimento dos prazos contratados para a
realização das avaliações e entrega dos relatórios, atenção extrema aos
detalhes quando realizando avaliações, honestidade e imparcialidade em suas
observações. Também deve possuir correta expressão escrita.
Ao
encerramento de cada avaliação o Cliente Misterioso deve preencher e encaminhar
o relatório de avaliação, conforme orientação recebida. Ao cumprir o que foi
contratado com a empresa especializada, apresentando todos os relatórios de
avaliação para os quais foi escalado, recebe a remuneração combinada.
Os Clientes
Misteriosos cadastrados e/ou contratados não são funcionários das empresas
especializadas neste setor, mas sim profissionais autônomos (independentes
- freelancer).
Casos
Reais de Clientes Misteriosos
- A Visita
Trata-se
de uma visita do cliente misterioso a uma ‘hamburgueria’. O cliente oculto tem
o perfil dos consumidores da lanchonete. No caso: jovem, com bom poder
aquisitivo e que faz questão de qualidade. A hamburgueria é monitorada por
clientes ocultos desde 2007. Por mês, as 14 lojas da rede são visitadas em
média 36 vezes.
O
cliente oculto se senta, avalia o ambiente, olha o cardápio, repara em tudo.
Vai ao toalete, verifica as instalações, volta e faz o pedido. E marca o tempo
de espera. Quando o hambúrguer chega à mesa, discretamente ele tira uma foto com
o celular, para fazer uma avaliação visual do prato. O cliente misterioso prova
o sanduíche, e faz uma confidência. “Podia estar um pouco mais bem passado”,
diz. A visita dura 40 minutos.
Graças
a essas avaliações, a empresa já providenciou várias mudanças. A gerente de
operações aprova o serviço. “É
muito barato o custo que nós temos pelo benefício que pode gerar. Nós
precisamos de uma ferramenta que nos ajude ouvir o cliente”, diz a gerente da hamburgueria.
Com
as sugestões, a hamburgueria já trocou a luz da mesa, que estava muito forte. Colocaram-se
poltronas mais confortáveis e criou porções menores de fritas e Milk shake.
Enquanto
a lanchonete melhora o atendimento, a tarefa do cliente oculto continua. Ele faz
um minucioso relatório sobre tudo o que viu, aprovou ou não gostou. “São abordados diversos detalhes que um
cliente normal às vezes não estaria observando, mas a gente busca captar todos
esses detalhes”.
Esse trabalho reforça a imagem da empresa. E vira propaganda gratuita no boca a boca dos consumidores.
Antigamente,
não há muito tempo atrás, um cliente satisfeito falava pra três pessoas da sua
boa experiência e um não satisfeito falava pra dez a 12. Recentemente, tiveram vários casos no Brasil e
nos Estados Unidos em que a imagem da empresa ficou bastante danificada com
relação a más experiências de clientes que expuseram estas experiências através
de mídias sociais.
Fonte e Sítios Consultados
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cliente_oculto
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/09/empresasusamclienteocultoparaavaliar-qualidadedo-atendimento.html
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