As etapas que levam a empresa
até o sucesso
Depois de fazer o plano de negócios, obter financiamento, contratar funcionários, comprar estoques, você está finalmente pronto para abrir as portas. E agora?
Depois de fazer o plano de negócios, obter financiamento, contratar funcionários, comprar estoques, você está finalmente pronto para abrir as portas. E agora?
- As seguintes etapas são o mapa para colocá-lo no caminho do sucesso.
Reveja o seu plano
O primeira etapa para fazer
crescer a sua empresa é compreendê-la bem, e a melhor maneira de fazer isso é
rever o seu plano de negócios. Qual é a missão da sua empresa? Quais são seus
valores fundamentais? Quais são suas metas de curto e longo prazo? Elas estão
alinhadas com a missão? Para ser bem sucedida, a missão da sua empresa deve
orientar o crescimento.
Qual a posição atual
financeira e de mercado da sua empresa? Como os seus produtos e serviços se
diferenciam de outros no mercado? Quais as suas margens de lucro e prejuízo?
Elas desencadeiam problemas de fluxo de caixa? Quais ciclos o seu mercado
exibe, e que tipo de crescimento se pode esperar? Existem tendências que se
sobressaem no comportamento dos clientes? Manter a capacidade de sua empresa a
toda prova vai ajudar a posicioná-lo para o sucesso.
Conheça a concorrência
Identifique as melhores
empresas do seu setor. O que as faz sobressair? Como a sua empresa se compara a
elas? Ao examinar os pontos fortes dos concorrentes, você pode identificar o
que os diferencia. Procure maneiras de incorporar as suas melhores práticas.
Você também deve olhar para as
fraquezas da concorrência. Eles estão ignorando mercados ou negligenciando as
necessidades dos clientes? Encontre oportunidades que eles não estão vendo e
tire proveito delas.
Cultive uma cultura positiva
Para atrair clientes e
funcionários, cultive uma paixão pela sua empresa nas outras pessoas. Por
exemplo, demonstre que a sua empresa é um membro responsável da comunidade,
doando recursos para a caridade ou fabricando produtos que respeitem o
meio-ambiente. Se a sua empresa está comprometida em servir a comunidade além
de apenas fornecer um produto ou serviço, seus clientes e funcionários ficarão
comprometidos com a sua empresa. Apenas certifique-se que a sua agenda social
está alinhada com a sua missão.
Cerque-se continuamente de
talentos e incentive-os a inovar. Peça a sua colaboração e atue quando
oferecerem sugestões. Defina metas específicas para o crescimento – não só para
a empresa como um todo, mas também para os funcionários individualmente. Isso
aumenta a responsabilidade, incentiva os funcionários a desenvolver suas
habilidades e destaca as realizações individuais. Estabeleça um horário regular
para monitorar o progresso no que se refere às metas globais da sua empresa e
aquelas de cada funcionário, para se assegurar de que todos se mantenham no
caminho traçado. E recompense as realizações quando metas são atingidas.
Cultive a lealdade do cliente
Porque o cliente mais fácil de
convencer é aquele que você já tem, a próxima etapa para fazer a sua empresa
crescer é melhorar a experiência do cliente.
Trate os seus clientes como o
seu ativo mais importante. Ouça-os. Comprando na loja ou pelo telefone, peça
para avaliarem a sua experiência. Essa avaliação não só fornecerá um retorno
valioso, mas também fará o cliente se sentir ouvido.
Finalmente, dê aos clientes
incentivos para que permaneçam fieis. Ofereça descontos, mercadoria gratuitas
ou programas de recompensas. Se você tiver um café, por exemplo, dê aos seus
clientes uma xícara de café grátis para cada dez consumidas. Este gesto simples
vai fazê-los voltar e aumentar a probabilidade de eles falarem para os amigos
sobre a sua empresa.
Cultive relações de negócio
O crescimento da sua empresa
depende totalmente de cultivar relacionamentos. Manter boas relações com seus
fornecedores torna mais fácil a obtenção de condições de pagamento vantajosas.
Você pode requerer prorrogações, prazos mais curtos ou descontos nas compras
volumosas. Isso melhora o fluxo de caixa e libera capital para expansão.
Relações positivas com os fornecedores também podem lhe dar acesso a
informações privilegiadas ao conhecimento do mercado. Converse com seus
fornecedores sobre o seu mix de produtos ou serviços, discuta as tendências do
setor e do mercado, e pergunte onde estão as oportunidades.
Os relacionamentos com os
investidores também são críticos. Estabeleça relações sólidas com várias fontes
de financiamento, tais como emprestadores, investidores privados e empresas de
“private equity”(fundos que compram participações em empresas). Reúna-se com
eles antes de precisar de dinheiro a fim de falar sobre sua missão, suas metas
e sua programação. Peça seus comentários e atualize-os sobre o seu progresso.
Isso cria uma base de confiança que você pode acessar quando sua empresa
precisa de capital para crescer.
Expanda seus horizontes
Quando tiver construído
relacionamentos sólidos, considere expandir.
É possível acrescentar um
produto ou serviço que complemente aqueles que você oferece hoje? Ele vai
atrair os clientes atuais? Você pode usar a receita e os recursos atuais para
fazer ou oferecer esse novo produto ou serviço? Será necessário um pouco de
capital ou risco financeiro? Se a resposta for sim, expandir seus produtos ou
serviços pode ser a opção certa para você.
Caso haja um segmento de
mercado ou necessidade do cliente diferente que você possa enfocar, explorar um
novo nicho pode ser o seu caminho rumo ao crescimento. Você também pode
expandir seus canais de distribuição com um site na Internet, um novo local ou
uma aliança com uma empresa complementar.
Lembre-se que a expansão o
recoloca no modo inicial; é melhor se concentrar em uma única oportunidade de
expansão de cada vez. Assegure-se de informar seus clientes atuais do seu novo
produto ou serviço, enquanto você também trabalha para atrair novos clientes.
Aumentar a notoriedade da marca
Agora que tudo está no lugar,
aumente a notoriedade através de promoções, propaganda e trabalho em rede.
Antes de começar uma promoção
ou veicular uma propaganda, defina claramente as suas metas. Você está tentando
melhorar a notoriedade de uma marca ou impulsionar as vendas trimestrais? Você
está enfocando clientes novos ou os atuais? Qual a melhor forma de alcançá-los?
A resposta dessas questões pode ajudá-lo a criar melhores promoções e
selecionar a melhor mídia e mensagens para propagandas.
Você é o melhor embaixador da
sua empresa, então tente criar uma rede de relacionamentos, o que representa
uma maneira de baixo custo e alto impacto para aumentar a notoriedade de sua
marca. Organize ou participe de eventos e una-se a organizações com pessoas de
dentro e de fora do seu setor. Existem pessoas na sua comunidade que conhecem a
todos, que são os primeiros a saber sobre tudo ou que sempre têm a última
novidade em produtos? Cultive relacionamentos com essas pessoas e deixe-as
saber sobre a sua expansão nesse novo nicho. Mas lembre-se de fazer a sua lição
de casa, se quiser impressioná-los com o seu conhecimento.
Envolva a comunidade
A mídia social oferece uma
variedade de ferramentas para ajudá-los a informar e a se conectar com os
clientes novos e já existentes. Para estender o alcance da sua empresa, envolva
a sua comunidade on-line através da mídia social.
Quais redes sociais são mais
populares com o seu público alvo? Elas oferecem acesso a segmentos que você não
considerou anteriormente? Cada plataforma é diferente; familiarize-se com seus
benefícios e desvantagens antes de adotá-la.
Finalmente, lembre-se que
mídia social significa envolver seus clientes em uma conversa sobre sua empresa
e seus produtos. Responda as mensagens e comentários. Não tema as críticas –
reconheça-as e tome providências para resolver os problemas indicados. Envolva
os seguidores questionando-os, organizando concursos e oferecendo promoções
exclusivas. Por exemplo, se você tiver uma lanchonete, tente organizar um
concurso para dar nome a um item no menu. Use imagens e vídeos para agregar o
máximo de atenção, e não se esqueça de incluir links para o seu site.
Trabalhe com inteligência
Você construiu relacionamentos
sólidos com seus funcionários, clientes, fornecedores, investidores e membros
da comunidade. Use esses relacionamentos para impulsionar a receita. Apele para
o conhecimento deles para otimizar os seus processos comerciais. Encoraje os
clientes atuais a atualizar os produtos com outro melhor ou comprar um novo,
complementar. Convença os parceiros comerciais a acrescentar seu produto ou
serviço ao esforço de vendas que exercem.
Outra forma de trabalhar mais
eficientemente é adotando uma nova tecnologia. Fale com o fornecedor e com
outras pessoas da sua comunidade para descobrir se há ferramentas que podem
ajudá-lo a otimizar suas operações. Por exemplo, talvez haja um software para
ajudá-lo a manter o controle do seu estoque ou dos hábitos de compra dos
clientes. Contraponha o custo da nova tecnologia ante o possível ganho de
produtividade. Embora possa ser oneroso adotar uma nova tecnologia no início,
pode valer a pena a longo prazo.
Fonte e Sítios Consultados
http://iipdigital.usembassy.gov/st/portuguese/pamphlet/2013/03/20130312143966.html#axzz2ROiJYpCk
Nenhum comentário:
Postar um comentário