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Administração no Blog

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17 de março de 2013

Causar uma Boa Impressão no Mundo Corporativo é Fundamental


 Saiba causar boa impressão  no mundo corporativo
 
 



 

São admiráveis aquelas pessoas que por onde passam causam boa impressão e são agradáveis pela sua simplicidade, elegância, prontidão e educação.

Existem muitos manuais de boas maneiras que ditam regras de comportamento e vestimentas, sendo eles, sem dúvida, uma importante referência para quem não teve a oportunidade de aprender, por meio de sua família ou do convívio social.

A etiqueta no mundo corporativa é algo a ser refletida, pois vai além dos livros sobre como se vestir, onde, quando e como cumprimentar pessoas e como se comportar adequadamente à mesa em um ambiente mais sofisticado. É a maneira de como respeitar a si mesmo e estar aberto a aceitar e respeitar as outras pessoas como são, em fazer valer a sua palavra como um dos bens mais preciosos que possui e em ter uma atitude atenta e positiva diante dos cenários que pedem sua atuação.

 

Para você causar uma boa impressão no mundo corporativo, selecionamos abaixo, algumas sugestões:

- Esteja consciente de seus limites; em outras palavras, saiba o que está sob o seu poder como a sua vontade, seus impulsos e as suas ações. Assim, dominar a ansiedade, seus comportamentos sob a égide do equilíbrio, conhecer seus limites e expor suas competências, mostrarão muito mais de você do que falar sobre o que é capaz ou não de fazer.


- Realizar suas ações com consciência e foco. Ao participar de uma reunião, por exemplo, coloque em sua mente tudo o que acontece ou pode acontecer: alguns falando demais, outros de menos, outros se desculpando, outros reclamando ou resmungando. Diga a você mesmo: estou consciente, em equilíbrio com todas essas situações e manterei firme a minha vontade e o meu controle emocional, nada irá tirar o meu bom humor e assim conseguirei o meu intento. Com isso, você ficará mais seguro e disposto a enfrentar qualquer barreira que possa surgir.

 

- Seja assertivo. Isso significa que sua fala deve ser firme e corajosa, além de educada e positiva. Olhe nos olhos, mantenha uma postura aberta e receptiva, de forma que deve evitar uma fala submissa ou agressiva. Assertividade não tem a ver com acertar, mas com afirmar-se diante das mais diversas situações. Se tiver de dizer não, rejeitar algo, dizer que algo o desagradou, diga. Se tiver que se desculpar e reconhecer um erro, faça-o. Assim conseguirá respeito e compreensão.




- Lembre-se que ninguém é superior a ninguém. Se alguém tiver mais posses ou mais dinheiro não poderá dizer: "tenho mais dinheiro por isso sou superior a você". Cada um tem seus dons, seus talentos, suas habilidades exercendo-os de maneiras diferentes.





- Saiba ouvir. Quando alguém disser algo, ouça com atenção. Escutar é complicado e sutil. Alberto Caeiro (um dos heterônimos de Fernando Pessoa), diz: 

"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito, é preciso também que haja silêncio dentro da alma". Por isso, evite pensar no que vai dizer enquanto o outro fala. Ao fazer isso, ouça comprometidamente, mesmo que aquilo que o outro diz lhe soa familiar. Evite julgar ou rotular, exercite o silêncio dentro de si abrindo vazios de silêncio, expulsando todas as ideias estranhas. Essa atitude, quanto mais exercitada causará boa impressão.
 


- Saiba falar com calma, fluidez, segurança, elegância, técnica e naturalidade. Aprenda a organizar seus pensamentos, saiba como utilizar de maneira encantadora a sua voz e o seu corpo, expressando no seu semblante e na fala as suas emoções. Saiba fazer gestos congruentes e comedidos. Tenha coragem para enfrentar a timidez e o medo de se expor. Olhe nos olhos do seu interlocutor e evite falar além do necessário.

- Cuide da sua aparência. Seja você de baixa ou alta estatura, gordo ou magro, não importa. Não precisa usar uma roupa cara ou de marca renomada, mas que lhe sirva bem, esteja limpa, asseada e bem passada. Os sapatos não precisam ser novos, mas devem estar engraxados e bem cuidados. Cuide dos seus dentes, alimente-se bem, tenha o hábito de praticar algum esporte ou apenas uma simples caminhada para irradiar energia e disposição. Acima de tudo sorria francamente e com sinceridade. Mais do que o impacto do seu corpo, a melhor impressão virá da transparência da sua alma.



- O tenha em mente e paute sua vida por valores. Defina o seu código de honra e não negocie. Saiba o valor da sua palavra e empenhe-a somente quando tiver a certeza de que poderá cumpri-la, senão não faça isso. Lembre-se de comportar-se na vida como se estivesse em um banquete para desfrutar todas as oportunidades que a própria vida lhe oferece e lembre-se, ainda, que, da mesma maneira que observa como as outras pessoas agem e respondem aos estímulos, todas as outras pessoas, simultaneamente, estão fazendo o mesmo com você.


Dessa forma, agindo com consciência, você com certeza causará uma boa impressão por onde passar.

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Novas regras de etiqueta no mundo corporativo

 

Se no cotidiano a boa educação recomenda que, por exemplo, se bata na porta antes de entrar, aos poucos o ambiente digital também revela as suas próprias regras de comportamento e etiqueta.

O envio errado de e-mail ou um comentário maldoso sobre o chefe ou a empresa publicado no Twitter ou no Facebook, por exemplo, podem deixar a pessoa numa situação constrangedora, comprometer a reputação e a carreira e até gerar demissões.


E para ajudar as pessoas a tirar melhor proveito das novas tecnologias e evitar erros muitas vezes banais, reuni aqui dicas de como se comportar no ambiente digital. Confira abaixo alguns exemplos:

Redes sociais como o Facebook

- Você usa redes sociais, como Facebook, por exemplo, para uso pessoal ou profissional? Se você decidir adicionar colegas de trabalho, chefes e clientes mantenha uma abordagem inteiramente profissional. Evite colocar, por exemplo, o que você comeu hoje ou qual bar você vai à noite. Avalie se não é o caso de usar um perfil apenas profissional e outro apenas pessoal.


  • Comentários:

Em muitas redes sociais, o que você escreve pode ser lido por outros usuários. Portanto, qualquer um de seus “amigos” (incluindo colegas de trabalho, chefes etc.) pode ver seus comentários, fotos e links do YouTube, gostar ou não gostar. Opte por mandar um e-mail ou use o sistema de mensagens privadas, caso o assunto seja mais profissional ou muito informal;

Sites de networking profissional, como LinkedIn:

Se o uso de redes sociais pessoais no ambiente corporativo já alerta para a necessidade de cuidados, a atenção deve ser ainda maior quando se trata de redes de natureza profissionais. Evite postar assuntos triviais. Seu objetivo deve ser tornar-se uma referência e não um chato na rede.

  • Perfil:

O perfil é seu cartão de visitas para a sua rede de relacionamento e futuros contatos. Para deixá-lo mais atrativo, evite lacunas de informações. Complete o perfil com seu resumo profissional, histórico profissional e formação acadêmica. Acrescente realizações importantes de sua carreira para que seus contatos possam ter uma clara ideia de suas qualificações.

  • Solicitações:

A demora em responder convites para ampliar a rede de relacionamento pode afetar sua imagem. Paciência é uma virtude, mas nem todos a possuem. Responda os pedidos prontamente – em menos de 24 horas, se possível.
 

Aparelhos de celular:

Celulares e smartphones são ferramentas praticamente indispensáveis no ambiente corporativo. Porém, a maneira como são utilizados dizem bastante quanto à sua postura profissional. Em reuniões, é importante mostrar que está focado, e olhar o celular constantemente ou ficar escrevendo mensagens mostra aos outros que o seu foco está em outro lugar. Em situações urgentes, saia da sala para responder uma mensagem ou fazer uma ligação.
 

 

Fonte e Sítios Consultados



http://www.dicasprofissionais.com.br/novas-regras-de-etiqueta-no-mundo-corporativo/

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