São admiráveis aquelas pessoas
que por onde passam causam boa impressão e são agradáveis pela sua
simplicidade, elegância, prontidão e educação.
Existem muitos manuais de boas
maneiras que ditam regras de comportamento e vestimentas, sendo eles, sem
dúvida, uma importante referência para quem não teve a oportunidade de
aprender, por meio de sua família ou do convívio social.
A etiqueta no mundo
corporativa é algo a ser refletida, pois vai além dos livros sobre como se
vestir, onde, quando e como cumprimentar pessoas e como se comportar
adequadamente à mesa em um ambiente mais sofisticado. É a maneira de como
respeitar a si mesmo e estar aberto a aceitar e respeitar as outras pessoas
como são, em fazer valer a sua palavra como um dos bens mais preciosos que possui
e em ter uma atitude atenta e positiva diante dos cenários que pedem sua
atuação.
Para você causar uma boa impressão no mundo corporativo, selecionamos
abaixo, algumas sugestões:
- Esteja consciente de seus limites; em outras palavras, saiba o que está sob o seu poder como a sua vontade, seus impulsos e as suas ações. Assim, dominar a ansiedade, seus comportamentos sob a égide do equilíbrio, conhecer seus limites e expor suas competências, mostrarão muito mais de você do que falar sobre o que é capaz ou não de fazer.
- Esteja consciente de seus limites; em outras palavras, saiba o que está sob o seu poder como a sua vontade, seus impulsos e as suas ações. Assim, dominar a ansiedade, seus comportamentos sob a égide do equilíbrio, conhecer seus limites e expor suas competências, mostrarão muito mais de você do que falar sobre o que é capaz ou não de fazer.
- Realizar suas ações com consciência e foco. Ao participar de uma reunião, por exemplo, coloque em sua mente tudo o que acontece ou pode acontecer: alguns falando demais, outros de menos, outros se desculpando, outros reclamando ou resmungando. Diga a você mesmo: estou consciente, em equilíbrio com todas essas situações e manterei firme a minha vontade e o meu controle emocional, nada irá tirar o meu bom humor e assim conseguirei o meu intento. Com isso, você ficará mais seguro e disposto a enfrentar qualquer barreira que possa surgir.
- Seja assertivo. Isso
significa que sua fala deve ser firme e corajosa, além de educada e positiva.
Olhe nos olhos, mantenha uma postura aberta e receptiva, de forma que deve
evitar uma fala submissa ou agressiva. Assertividade não tem a ver com acertar,
mas com afirmar-se diante das mais diversas situações. Se tiver de dizer não,
rejeitar algo, dizer que algo o desagradou, diga. Se tiver que se desculpar e
reconhecer um erro, faça-o. Assim conseguirá respeito e compreensão.
- Lembre-se que ninguém é superior a ninguém. Se alguém tiver mais posses ou mais dinheiro não poderá dizer: "tenho mais dinheiro por isso sou superior a você". Cada um tem seus dons, seus talentos, suas habilidades exercendo-os de maneiras diferentes.
- Saiba ouvir. Quando alguém disser algo, ouça com atenção. Escutar é complicado e sutil. Alberto Caeiro (um dos heterônimos de Fernando Pessoa), diz:
"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito, é
preciso também que haja silêncio dentro da alma". Por isso, evite pensar
no que vai dizer enquanto o outro fala. Ao fazer isso, ouça comprometidamente,
mesmo que aquilo que o outro diz lhe soa familiar. Evite julgar ou rotular,
exercite o silêncio dentro de si abrindo vazios de silêncio, expulsando todas
as ideias estranhas. Essa atitude, quanto mais exercitada causará boa
impressão.
- Saiba falar com calma, fluidez, segurança, elegância, técnica e naturalidade. Aprenda a organizar seus pensamentos, saiba como utilizar de maneira encantadora a sua voz e o seu corpo, expressando no seu semblante e na fala as suas emoções. Saiba fazer gestos congruentes e comedidos. Tenha coragem para enfrentar a timidez e o medo de se expor. Olhe nos olhos do seu interlocutor e evite falar além do necessário.
- Cuide da sua aparência. Seja você de baixa ou alta estatura, gordo ou magro, não importa. Não precisa usar uma roupa cara ou de marca renomada, mas que lhe sirva bem, esteja limpa, asseada e bem passada. Os sapatos não precisam ser novos, mas devem estar engraxados e bem cuidados. Cuide dos seus dentes, alimente-se bem, tenha o hábito de praticar algum esporte ou apenas uma simples caminhada para irradiar energia e disposição. Acima de tudo sorria francamente e com sinceridade. Mais do que o impacto do seu corpo, a melhor impressão virá da transparência da sua alma.
- O tenha em mente e paute sua vida por valores. Defina o seu código de honra e não negocie. Saiba o valor da sua palavra e empenhe-a somente quando tiver a certeza de que poderá cumpri-la, senão não faça isso. Lembre-se de comportar-se na vida como se estivesse em um banquete para desfrutar todas as oportunidades que a própria vida lhe oferece e lembre-se, ainda, que, da mesma maneira que observa como as outras pessoas agem e respondem aos estímulos, todas as outras pessoas, simultaneamente, estão fazendo o mesmo com você.
Dessa forma, agindo com consciência, você com certeza causará uma boa impressão por onde passar.
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Novas regras de etiqueta no
mundo corporativo
Se no cotidiano a boa educação
recomenda que, por exemplo, se bata na porta antes de entrar, aos poucos o
ambiente digital também revela as suas próprias regras de comportamento e
etiqueta.
O envio errado de e-mail ou um
comentário maldoso sobre o chefe ou a empresa publicado no Twitter ou no
Facebook, por exemplo, podem deixar a pessoa numa situação constrangedora,
comprometer a reputação e a carreira e até gerar demissões.
E para ajudar as pessoas a tirar
melhor proveito das novas tecnologias e evitar erros muitas vezes banais, reuni
aqui dicas de como se comportar no ambiente digital. Confira abaixo alguns
exemplos:
Redes
sociais como o Facebook
- Você usa redes sociais, como Facebook, por
exemplo, para uso pessoal ou profissional? Se você decidir adicionar colegas de
trabalho, chefes e clientes mantenha uma abordagem inteiramente profissional.
Evite colocar, por exemplo, o que você comeu hoje ou qual bar você vai à noite.
Avalie se não é o caso de usar um perfil apenas profissional e outro apenas
pessoal.
- Comentários:
Em muitas redes sociais, o que
você escreve pode ser lido por outros usuários. Portanto, qualquer um de seus
“amigos” (incluindo colegas de trabalho, chefes etc.) pode ver seus
comentários, fotos e links do YouTube, gostar ou não gostar. Opte por mandar um
e-mail ou use o sistema de mensagens privadas, caso o assunto seja mais
profissional ou muito informal;
Sites de
networking profissional, como LinkedIn:
Se o uso de redes sociais
pessoais no ambiente corporativo já alerta para a necessidade de cuidados, a
atenção deve ser ainda maior quando se trata de redes de natureza
profissionais. Evite postar assuntos triviais. Seu objetivo deve ser tornar-se
uma referência e não um chato na rede.
- Perfil:
O perfil é seu cartão de visitas
para a sua rede de relacionamento e futuros contatos. Para deixá-lo mais
atrativo, evite lacunas de informações. Complete o perfil com seu resumo
profissional, histórico profissional e formação acadêmica. Acrescente
realizações importantes de sua carreira para que seus contatos possam ter uma
clara ideia de suas qualificações.
- Solicitações:
A demora em responder convites
para ampliar a rede de relacionamento pode afetar sua imagem. Paciência é uma
virtude, mas nem todos a possuem. Responda os pedidos prontamente – em menos de
24 horas, se possível.
Aparelhos
de celular:
Celulares e smartphones são
ferramentas praticamente indispensáveis no ambiente corporativo. Porém, a
maneira como são utilizados dizem bastante quanto à sua postura profissional.
Em reuniões, é importante mostrar que está focado, e olhar o celular constantemente
ou ficar escrevendo mensagens mostra aos outros que o seu foco está em outro
lugar. Em situações urgentes, saia da sala para responder uma mensagem ou fazer
uma ligação.
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Fonte e Sítios Consultados
http://www.dicasprofissionais.com.br/novas-regras-de-etiqueta-no-mundo-corporativo/
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