- O que é Marketing de Guerrilha?
Sabendo que o Marketing é cada contato, por menor
que possa ser que a empresa tem com qualquer pessoa no mundo exterior. Cada
tipo de contato, por menor que seja isso representa um grande número de
oportunidades de marketing. Afinal o significado é bem claro: o marketing
envolve antes de tudo, a marca, o nome da sua empresa. E isso representa uma
decisão de como se pretende vender um produto ou serviço, o modo de fabricação sustentável
ou não, tamanhos, formatos, embalagem, etc. O marketing envolve a ideia que você
tem da sua marca, de seu serviço, da sua atitude e da paixão que você tem pelo
seu negócio.
O Marketing é a arte de fazer com que as pessoas mudem
de ideia – ou fazer com que essas pessoas mantenham a mesma mentalidade com uma
influencia mais direcionada a fazer negócio com você. Afinal, as pessoas ou
precisam trocar de marca ou comprar um novo tipo de produto ou serviço que não
existia. E convenhamos isso é pedir muito destas pessoas. Por outro lado, tudo
o que é dito ou executado pela sua empresa, por menor que seja (não só através
de publicidade ou site), vai influenciar a percepção que as pessoas têm do seu
produto.
E isso pode acontecer em um mês, talvez em um ano.
Por este motivo é bom que você entenda que o Marketing não é um processo, nem
um evento. O marketing deve ser entendido como uma série de eventos, porém, se
for Marketing de Guerrilha, ele tem começo e meio, mas não pode ter fim. Isso
porque o Marketing, se você fizer tudo direito, também deve ser visto como um
círculo. Afinal o marketing passa a ser um círculo quando você conta com uma clientela
de fregueses que sempre voltam a fazer negócio com você ou o recomendam para
outras pessoas e empresas.
Quanto mais enxergar-se o marketing como um ciclo,
mais você se concentrará nos clientes que voltam e o recomendam aos outros. Um ótimo
efeito dessa perspectiva será a diminuição de investimentos em marketing e os
seus lucros estarão aumento com consistência.
Para muitos o marketing é uma ciência ou uma arte.
Sabe-se que o marketing é um negócio, e assim como todo negócio o seu objetivo
é dar lucro. Também é verdade que se a ciência e a arte influenciam na obtenção
de lucro, muito provavelmente foram arquitetadas por um marqueteiro de guerrilha
– e este guerrilheiro pode ser o dono de um negócio que sai em busca de
objetivos convencionais, como lucros e diversão, mas os consegue utilizando
métodos não convencionais de marketing.
- Casos de Marketing de Guerrilha –
Um dono de uma livraria sem muita sorte viu abrir
duas enormes livrarias próximas a sua, para ser mais exato, uma de cada lado da
sua. Um dia chegando cedo para abrir a sua livraria, viu que o concorrente da
direita esticou uma imensa faixa: “Liquidação de 50% do nosso aniversário”, e
está faixa era maior do que toda a frente da sua loja. O pior estaria por vir:
o outro concorrente, o do lado esquerdo, abriu uma faixa gigante, dizendo: “Queima
total dos estoques, até 60%”. E mais uma vez, a loja central desapareceu entre
as gigantes. Foi aí que o dono da pequena e ‘engolida’ livraria do meio
pendurou uma faixa com os dizeres: “Entrada Principal”.
O Marketing de Guerrilha devido a sua fórmula que
inclui resultados reais a baixíssimo custo tem atraído diversas empresas ao
longo do tempo. Chegado ao Brasil na década de 90, ele é usado em capitais do
Brasil onde existem diversas agências especializadas nessa alternativa de
marketing.
Mas, o que é MARKETING
DE GUERRILHA? Este termo foi criado pelo publicitário americano Jay
Conrad Levinson, criador da célebre campanha Homem Marlboro, uma das campanhas
publicitárias mais conhecidas e bem sucedidas da história. O termo Marketing de
Guerrilha e seu modo tático se inspiram na modalidade de guerra de guerrilha,
um tipo de conflito que se caracteriza pela desproporcionalidade das partes
envolvidas, mais especificamente pelas táticas de combate usadas por uma parte
mais fraca contra uma mais forte. As guerrilhas se caracterizam por resistir a
exércitos mais fortes usando como principal artifício a criatividade, a
surpresa, independência, ocultação e o uso de armas improvisadas ou uso
alternativo de armas convencionais. Isso trazido para o universo do Marketing
nos permite “combater” as grandes marcas e penetrar no ceticismo vigente em
relação à propaganda e/ou superar o ruído de informações em que vivemos, com
ações não convencionais e usando mídias alternativas. O ponto central da
Guerrilha e do Marketing de Guerrilha, resultados a baixíssimo custo. Isso é
possível através do planejamento, inovação e uso racional, porém agressivo, da
verba de comunicação do cliente.
Características do:
MARKETING DE GUERRILHA
Características do:
MARKETING DE GUERRILHA
Como já foi dito, o Marketing de Guerrilha não tem
ainda alcançada toda sua potencialidade. Porém, algumas das características,
observadas a partir da prática, já podem ser descritas e explicadas de forma
teórica.
Afinal, os marqueteiros de guerrilha não acreditam
na força bruta de um orçamento de marketing gigantesco, eles confiam na força bruta
de uma imaginação borbulhante e fértil. Vamos ver algumas diferenças do velho
marketing para o marketing de guerrilha.
ü Os marqueteiros
tradicionais contam dinheiro. Os guerrilheiros contam novos relacionamentos.
ü O
marqueteiro tradicional quase nunca coloca em primeiro lugar a tecnologia. O
marketing de guerrilha requer que você aprecie a tecnologia.
ü O
marketing tradicional é um monólogo. O marketing de guerrilha é um diálogo,
existe a interatividade a todo o momento.
ü O
marketing tradicional identifica as grandes armas do marketing: rádio, TV, jornal,
revista, mala direta e Internet. O marketing de guerrilha identifica duzentas
armas de marketing, muitas delas gratuitas.
Os empreendedores precisam do marketing de guerrilha, isso porque a
competição está cada vez mais inteligente, mais sofisticada e ainda mais
agressiva do que ontem E isso não é um problema para os guerrilheiros. Esse
modelo de marketing envolve o reconhecimento da ampla gama de oportunidades
existentes no mundo e a exploração de cada uma delas. Quando de coloca qualquer
tipo de produto no mercado, com certeza surgirão problemas. O ideal é resolver
estes problemas e continuar procurando outros para resolver. Afinal, os
negócios que resolvem os seus problemas têm muito mais chance de alcançar
sucesso do que aqueles que não resolvem.
O importante é agarrar as oportunidades importantes, mas não pode perder
de vista as oportunidades menores ou não prestar atenção aos pequenos
problemas. Afinal, um dos fundamentos do marketing de guerrilha bem sucedido é
ir com tudo, sabendo que só energia não é o suficiente. A energia tem que ser
dirigida pela inteligência.
Fonte e Sítios Consultados
http://pt.scribd.com/doc/38918165/Marketing-de-Guerrilha-Melhor-definicao-e-exemplos
Marketing de Guerrilha, Jay Conrad Levinson, 2010, editora Best Seller
Ltda. RJ
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