Web Marketing
Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web.
Mesmo que você possua o melhor e mais interessante site do mundo, você vai
precisar fazer algum esforço para dizer aos internautas que você existe e está
aguardando visitas. É ai que entra a promoção através da Web Marketing. É claro
que existem outros canais como a TV, Rádio, Revistas, Outdoors... Mas como
nosso canal de atuação é a Web, e, portanto é lá que o nosso público está, é
natural que os meios mais eficazes de geração de tráfego sejam aqueles
realizados por meio da web marketing.
O quadro abaixo resume as cinco estratégias de web marketing mais utilizadas:
Estratégias de Web Marketing
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Custo
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Retorno a Longo Prazo
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Trabalho de gerenciamento
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Baixo
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Alto
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Médio
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Médio
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Médio
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Alto
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Médio
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Alto
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Alto
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Alto
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Médio
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Baixo
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Alto
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Baixo
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Baixo
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REDES SOCIAIS
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Baixo
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Médio
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Alto
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MARKETING DE PERMISSÃO (viral)
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Baixo
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Alto
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Médio
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Baixo
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Médio
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Baixo
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Fonte: www.e-commerce.org.br
Os Sites de busca são de longe a forma mais popular de localização de
informações e produtos na Web. Justamente por isso ocupa um lugar de grande
destaque entre as estratégias de web marketing. Pesquisa realizada pelo
Forrester Institute entre 8.600 residências com acesso a Web, mostra que quase
60% dos internautas se utilizam dos Sites de busca. Em segundo lugar vem o
e-mail com cerca de 38%. Sem dúvida, o ponto forte dessa estratégia é o fato
que a maior parte dos sites de busca são gratuitos, embora haja uma tendência
muito forte de cobrança por parte dos grandes sites que prestam esse serviço. O
Gerenciamento dessa estratégia é bem trabalhoso no início, na fase de montagem
e registro do site. Após esse período, o trabalho consiste de acompanhamento da
classificação e eventuais atualizações.
As pesquisas de comportamento do usuário indicam que receber e enviar
e-mails é disparado a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de
longe pela leitura de notícias e diversão. Isso indica que não dá para imaginar
um site bem sucedido que não tenha sistemas e canais de comunicação muito bem
arejados com seus visitantes. Quando se fala em e-Mail Marketing, as pessoas
pensam imediatamente em mala-direta eletrônica, não autorizada (spam). Prática
que não deve ser seguida por empresas sérias. Na verdade, a grande força do e-Mail
Marketing é sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que autorizou
a abertura desse canal (opt-in). A comunicação autorizada possibilita o
conhecimento e o melhor atendimento das necessidades do cliente.
Um programa de afiliados é a montagem de rede de sites que divulgam o
negócio e enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de
comissões sobre as vendas. Para implantar e gerenciar um programa de afiliados
o comerciante precisa adquirir uma solução (software) que faça o rastreamento
dos afiliados e possibilite o controle das vendas pelo comerciante e também
pelo afiliado. Programas de afiliados ainda são novidade no Brasil, com poucas
empresas utilizando essa estratégia de web marketing. No entanto, é certo que,
da mesma forma que ocorreu nos Estados Unidos, os programas de afiliados se
tornarão uma das formas mais eficientes de geração de tráfego.
Na economia tradicional, os anúncios são peça fundamental na disputa
pelo cliente e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos em
anúncios na TV, Rádio e mídia impressa. A WEB é um novo canal com
características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda uma
comunicação de mais alto nível. É o que muita gente chama de Soft-Marketing. A
grande novidade são os links patrocinados - anúncios pagos em sites de busca --
que estão ganhando fatias expressivas dos recursos destinados à publicidade
on-line. É importante, além da geração de tráfego levar também em consideração
o “Mind-share”, ou seja, a presença da marca na mente do consumidor. Se 100
pessoas clicaram em determinado anúncio, muito provavelmente milhares de
pessoas viram a marca.
O sistema de divulção através da compra coletiva é a mais nova forma de
divulgação da Internet. Trata-se de uma parceria entre o comerciante e o site
de compra coletiva para a divulgação de uma oferta com grande taxa de desconto
( geralmente em torno de 60%) . As ofertas duram um período curto de tempo, mas
o suficiente para trazer uma grande quantidade de novos visitantes para o
comércio. O site de compra coletiva cobra cerca de 30% da receita de vendas e o
principal retorno do comerciante são os clientes que retornam ao
estabelecimento após conhecê-lo.
Conclusão:
Todas as estratégias de
Web Marketing citadas aqui, com certeza vão gerar retorno para o seu site. O
ideal seria utilizar todas e avaliar aquelas que melhor se enquadram nas
características de sua empresa e, principalmente, nos objetivos
estabelecidos. Para isso, é fundamental a observação de duas regras:
Isso pode ser feito sem
grandes dificuldades com a tecnologia disponível e representa uma das grandes
vantagens do Web Marketing; a possibilidade de mensurar com precisão o
desempenho e os resultados obtidos nos esforços promocionais.
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Fonte e Sítios Consultados
http://www.e-commerce.org.br/webmarketing.php
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