O que é Social Commerce?
Por Guilherme
Gavioli
O Social Commerce, ou Comércio
Social, é a integração do e-commerce com as mídias sociais. As empresas
imersas no Social Commerce devem incorporar em suas filosofias
determinadas características
inerentes sociais, tais como a disponibilização de classificações e comentários
sobre os produtos compartilhados pelos consumidores. Alguns dos objetivos do
Social Commerce são permitir que os consumidores compartilhem suas compras
on-line, acessem conselhos e conhecimentos sobre os produtos de indivíduos que
confiem, ou que apresentam preferências de consumo semelhantes, para ajudarem a
outrem ou a si próprios na tomada de decisão de compra.
As empresas, muitas vezes,
alcançam estes objetivos adicionando funções que permitem os usuários
comentarem e avaliarem nas páginas com informações sobre o produto. Além disso,
botões como o “Like” do Facebook mostram o número de recomendações de tais
mercadorias, servindo como um índice de qualidade para os potenciais consumidores.
Uma das vantagens do Social
Commerce é que ele cria um ambiente favorável aos compradores para
compartilharem informações e recomendarem produtos e serviços entre seus
contatos sociais. Isto não se trata apenas de uma propaganda gratuita para as
empresas, mas também uma forma de aumentar a propensão de vendas, uma vez que
são os próprios consumidores que compartilham informações positivas. O Social
Commerce também requer que os comerciantes interajam com os consumidores da
mesma forma como se estivessem interagindo pessoalmente, no sentido de
construir e aprofundar relacionamentos. O sucesso deste comércio está atrelado
diretamente ao gerenciamento desta relação, que quando bem administrada,
aumenta a probabilidade dos produtos e serviços receberem avaliações positivas,
influenciando potenciais clientes.
Quando mal geridas, entretanto,
os resultados são desastrosos e a imagem da empresa pode ficar seriamente
comprometida. A lógica em que os consumidores disseminam uma avaliação positiva
se inverte, e numa proporção ainda maior, uma vez que eles possuem uma
propensão mais elevada em compartilhar experiências negativas de compras
on-line.
O Social Commerce está em
constante evolução, e parte disso é resultado do surgimento de novas
tecnologias que permitem aos comerciantes obterem acesso a ferramentas que
auxiliam neste processo. Por exemplo, diversas empresas estão desenvolvendo
aplicativos para o Facebook de forma que quando seu produto é anunciado no
site, os consumidores em potencial não necessitam deixar a rede social para
fazer a compra. Estes tipos de aplicações podem fazer com que empresas
transformem suas referências positivas em vendas, aproveitando todo o potencial
das redes sociais. O futuro do Social Commerce é promissor. A tendência é que
este mercado movimente até 30 bilhões de dólares no ano de 2015 no mundo,
segundo uma pesquisa realizada pela Booz & Company no ano de 2010. Do
total, 14 bilhões de dólares serão movimentados nos Estados Unidos, país em que
este tipo de e-commerce está mais evoluído.
Fonte e
Sítios Consultados
http://ecommercenews.com.br/glossario/social-commerce
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