O que é Buzz Marketing?
O
que é Marketing Viral?
O que é Buzz Marketing? e Marketing
Viral? Para responder a estas perguntas vamos começar esta jornada buscando
definições que encontramos pela Internet para vocês analisarem diversos pontos
de vista, e terminaremos com uma definição criada por todos nós.
A primeira parada é no site da WOMMA (Word of Mouth
Marketing Association) onde encontramos uma ótima definição de buzz
marketing e como podemos aplicá-lo.
Buzz ou word
of mouth em português podem ser traduzidos como buxixo, boca-a-boca.
Portanto Buzz Marketing é focado em dar um motivo para que as pessoas falem de
seus produtos e serviços, e facilitar a iniciação deste tipo de conversas.
Todas as técnicas de word of
mouth marketing são baseadas em conceitos de satisfação de clientes,
diálogos em duas vias, e comunicação transparente. Os elementos básicos são:
- Educar pessoas sobre seus produtos e serviços.
- Identificar pessoas que compartilham bastante
suas opiniões.
- Providenciar ferramentas para que a informação
seja facilmente compartilhada.
- Para estudar como, onde, e quando opiniões são
compartilhadas.
- Para escutar e responder a colaboradores,
inimigos ou neutros.
Quando uma dona de casa experimenta determinada
marca de sabão em pó e o indica para as vizinhas, ou quando um tênis é indicado
e comentado entre amigos, isso pode ser considerado “Buzz Marketing”. Em
seu conceito de mercado, buzz marketing, exprime o fator de consumidores
gostarem de um produto ou serviço e comentarem positivamente para outras
pessoas de seu circulo pessoal e profissional de relacionamentos.
No buzz marketing o desafio é
identificar quando e como esses comentários surgem e em qual ocasião, sendo uma
ação factível que ocorre no mercado e em locais diversos. O buzz marketing
busca sistematizar as condições que incitam as pessoas que usam determinado
produto a levar esta experiência a outras pessoas.
Popularmente conhecido como
“boca- a- boca”, o comentário sobre um determinado produto e serviço
transmitido de uma pessoa para outra é, na maioria das vezes, mais eficaz do
que uma peça ou campanha publicitária para atestar as condições, benefícios e
qualidade do produto ofertado no mercado.
Quando você compra um aparelho de
televisão, por exemplo, há vários fatores que podem influenciar na decisão de
compra, entre eles: preço, marca, modelo (tecnologia), orientações do vendedor
e orientações de amigos e familiares. Quando você observa algum amigo seu de
longa data usando uma marca de tênis que nunca o deixou na mão, ou melhor, com
os pés no chão, a experiência positiva de seu amigo com aquele produto pesará
bastante na sua escolha.
No mundo do marketing, o “boca-a-boca”
é designado como marketing viral, no qual pessoas espalham notícias no formato
de vídeos e textos sobre determinado produto e conteúdo de promoção para diversas
pessoas via e-mail ou através de mídias sociais. O princípio do “boca-a-boca” e
do viral é o mesmo, só diferem no mecanismo e na velocidade de transmissão.
Portanto, o buzz marketing possui
características similares ao marketing viral e torna-se mais presente e forte
em ações na internet, na missão de atingir o maior número possível de pessoas.
Para dar certo, as ações de buzz marketing devem interagir e conquistar o
interesse do internauta / consumidor de repassar determinada mensagem a outras
pessoas.
Exemplo: No início de 2010, uma importante marca de
cerveja brasileira lançou o slogan “cervejão” rimando como “praião”, “abração”
, “biquinão” e outros artefatos prazerosos que rimassem com “verão”, na semana
de lançamento da campanha, várias pessoas elogiavam e criticavam os excessos de
“ão” no texto publicitário no Twitter e em outros portais, mas seguindo o
antigo ditado falem bem ou mal, mas falem de mim , os comentários nas
mídias sociais e nos mensageiros da internet despertaram a curiosidade pela
campanha e pela marca até em quem ainda não tinha visto o comercial na TV.
Nesse caso foi um comentário que partiu sobre observações a respeito do
comercial da cerveja na televisão.
O buzz marketing quando busca
reforçar o “boca-a-boca”, principalmente na internet, é considerado uma
estratégia de marketing para conquistar o interesse dos consumidores a repassar
uma mensagem de um produto a outras pessoas de forma multiplicadora para
dezenas e até milhares de pessoas.
A Womma também listou vários
tipos de word of mouth marketing e deixou claro que alguns profissionais podem
querer argumentar em algum ou outro ponto. A lista é a seguinte:
- Buzz
Marketing: Utilização de eventos high-profile(que atrai
atenção e publicidade) ou alguma notícia para fazer as pessoas falarem de
sua marca.
- Viral
Marketing: Criando mensagens divertidas ou informativas
que são feitas para serem passadas adiante de modo exponencial, por email
ou eletronicamente.
- Community
Marketing: Formando ou apoiando comunidades que possam
criar interesse sobre a marca (como fan clubes, fórum de discussões)
providenciando ferramentas, conteúdo, e informação para apoiar estas
comunidades.
- Grassroots
Marketing: Organizando e motivando voluntários a
participarem em projetos pessoais ou de alcance local.
- Evangelist
Marketing: Cultivando evangelistas, voluntários que são
incentivados a tomarem um papel de liderança ativamente espalhando mensagens
no seu nome.
- Product
Seeding: Colocando o produto certo, nas mãos certas,
na hora certa. Providenciando informações e amostras a pessoas influentes.
- Influencer
Marketing: Identificando comunidades chave e lideres de
opinião que podem se interessar em falar sobre sua marca e tem habilidade
de influenciar outras pessoas.
- Cause
Marketing: Apoiando causas socias para ganhar respeito e
apoio daqueles que se identificam com a causa.
- Conversation
Creation: Anúncios interessantes ou engraçados, emails,
jingles, entretenimento ou promoções feitas para começar a atividade de
boca a boca.
- Brand
Blogging: Criando blogs e participando na blogosfera,
no espírito de comunicação aberta e transparente compartilhando conteúdo
de valor que a comunidade de blogueiros possa querer falar a respeito.
- Referral
Programs: Criando ferramentas que permitem clientes
satisfeitos indicarem você aos amigos deles.
——————————————————————————-
Já o site www.buzzmarketing.com
administrado por Mark Hughes, autor do livro Buzzmarketing publicado
pela editora Penguin diz o seguinte sobre buzz marketing.
Na definição deles, Buzz
Marketing é capturar a atenção dos consumidores e da mídia até o ponto em que
falar sobre sua marca torna-se divertido, fascinante, digna de ser notícia. É
uma maneira de iniciar conversas. O site também salienta que ninguém gosta de
marketing intrusivo e que buzz marketing é completamente o oposto.
No blog Buzzoodle.com,
encontramos outra definição que está mais atrelada aos funcionários de uma
empresa.
“Buzz
Marketing é boca-a-boca em esteroides. Buzz Marketing é quando algo grande
acontece, ou quando coisas pequenas acontecem numa quantia suficiente fazendo
com que o boca-a-boca comece a crescer. “
“O
crescimento contínuo do buzz vem do treinamento dos empregados para aprenderem
a divulgar a empresa. Ferramentas existem para pessoas de uma empresa criar
mais buzz mesmo que ela não seja do departamento de marketing ou vendas.“
Também é ressaltado no final que
os melhores resultados de buzz marketing virão por você ser excepcional, e não
por seguir fórmulas certas e outros clichês de marketing.
A definição de marketing viral
retirada do Answers.com, e diz
o seguinte:
“É um
método de publicidade utilizado online que é similar ao boca-a-boca”. O “viral”
se refere à rapidez com que a mensagem se propaga, e seu propósito não tem nada
a ver com danificar nenhum PC, é apenas fazer uma oferta disponível para as
massas. O anúncio é disseminado através de links que são incluídos em e-mails,
blogs, websites que apontam para um produto ou serviço que este público possa
querer, seja ele gratuito ou não.
O termo
foi atribuído à empresa Draper Fisher Jurvetson (www.venture-capital.com), depois que seu
investimento no Hotmail cresceu dramaticamente. Hotmail automaticamente
adiciona um anúncio no fim de todos os e-mails sugerindo que outras pessoas
também assinem o serviço. Em 1 ano e meio mais que 12 milhões de pessoas
tornaram-se usuários Hotmail.”.
A empresa Viral Factory demonstra
as etapas de uma campanha de marketing viral que são:
·
Estratégia
·
Criatividade
·
Produção
·
Propagação
·
Monitoramento
O site Answers.com nos traz ainda informações
das possibilidades de transmissão de uma campanha viral, que incluem: Word
of Web(links do tipo “envie para seu amigo”), Word of Email(Mensagens,
fotos, vídeos retransmitidos), Word of IM(Utilizando mensageiros como
MSN, Yahoo, GoogleTalk), Reward for Referrals( incentivos e prêmios para
aqueles que trouxerem seus amigos), Bluetooth(possibilitando a troca de
arquivos de vídeo, fotos, texto entre aparelhos móveis) e claro, o Word of
Mouth que é o boca-a-boca.
Analisando as informações
coletadas até o momento, percebe-se que marketing viral é diferente de buzz
marketing, porque marketing viral é focado na transmissão de mensagens através
de meios como email, celular, MSN Messenger entre outras novas tecnologias que
fazem com que uma mensagem seja redistribuída numa velocidade que outrora não
seria possível. É o Buzz Marketing ficando viral com a ajuda da tecnologia.
Fonte e
Sítios Visitados
http://buzztutorial.wordpress.com/2006/12/04/o-que-e-buzz-marketing-o-que-e-marketing-viral/
http://www.infoescola.com/marketing/buzz-marketing/
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