COMPRA COLETIVA - tendências para 2013
Compra Coletiva é uma modalidade
de e-commerce que tem como objetivo vender produtos e serviços para um número
mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta.
Por meio deste comércio os
compradores geralmente usufruem da mercadoria após um determinado número de
interessados aderirem à oferta, para compensar os descontos oferecidos que em
média vão até 90% de seu preço habitual. Por padrão deste mercado os
consumidores dispõem de um tempo limite para adquirir a oferta, que varia entre
24 horas e 48 horas após seu lançamento. Caso não atinja o número mínimo de
pedidos dentro deste intervalo a oferta é cancelada.
Este modelo de negócio foi criado
nos Estados Unidos por Andrew Mason, quando lançou o primeiro site do gênero em
novembro de 2008, o Groupon. Aqui no Brasil o pioneiro foi o Peixe Urbano,
iniciando suas atividades em março de 2010.
Desde então, a Compra Coletiva se
consolidou entre os brasileiros, beneficiando tanto as empresas que podem
vender suas mercadorias em maior volume por conta de seu baixo preço, assim
como os consumidores, que poderão adquirir bens com generosos descontos por
estarem realizando uma Compra Coletiva.
O Buzz Marketing é uma ferramenta
vital para este setor, que conta com a ajuda dos próprios consumidores para
propagarem as ofertas destas empresas, com o intuito de obter ao menos o número
mínimo necessário de pedidos para que a oferta seja validada. Para isso,
utilizam principalmente as redes sociais como canal de divulgação.
O atual dinamismo do mercado de
Compra Coletiva incentiva a constante inovação entre as empresas participantes,
principalmente quando o assunto é promoção. Uma tática interessante, e muito
utilizada neste sentido, é a disponibilização gratuita de uma determinada
quantia em dinheiro aos usuários cadastrados no site. Com isso, promove o
consumo de seus produtos e serviços e mantém sua base de consumidores sempre
ativa. Também são oferecidas bonificações para aqueles usuários já cadastrados
que indicarem o engajamento de outros que ainda não possuem vínculo com a
companhia.
Atualmente o segmento de Compra
Coletiva é composto de fornecedores de pequeno e médio porte, comercializando
em sua maior parte bens de consumo não duráveis, como serviços de estética,
fotografia, academia, hospedagem, pet shop, refeições, além de tantos outros
que até pouco tempo não possuíam presença expressiva no e-commerce.
No entanto, analistas preveem que
o mercado de Compra Coletiva, por meio de sua evolução, também incorporará bens
de consumo duráveis com a entrada de grandes fornecedores, apesar dos
exorbitantes descontos que marcam este setor se tornarem impossíveis de serem
aplicados, pois estes produtos já são comercializados com uma margem mínima de
lucro.
Esta tendência já está se
consolidando desde o ano de 2011, passou por 2012 e agora em 2013 é que o
e-commerce de Compra Coletiva brasileiro irá passar por uma série de fusões,
transformando muitas destas pequenas empresas que surgem a cada dia em gigantes
do comércio eletrônico. Para os demais países do mundo é esperada uma evolução
semelhante, principalmente em mercados onde a Compra Coletiva vem evoluindo
rapidamente, como nos Estados Unidos e China.
Fonte e
Sítios Visitados
Guilherme Gavioli
- E-Commerce News
http://ecommercenews.com.br/glossario/o-que-e-compra-coletiva
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