Netshoes
abre o jogo
A maior loja virtual de
material esportivo do Brasil busca o seu espaço no Mundo.
“Essa
história começou a ser escrita numa loja no bairro da Vila Buarque em São
Paulo, mas atender a um público
restrito era pouco ainda para a empresa, que em 2002 entrou na web para
facilitar o esporte de milhões de brasileiros”. A iniciativa deu tão certo que
a partir de 2007, a loja concentrou-se totalmente no mundo virtual, e ao longo
dos últimos anos foi agregando novos membros para a família Netshoes, a qual
hoje se denomina Grupo Netshoes.
Ao começar um empreendimento na garagem de casa, nem sempre pode ser um
presságio de que o negócio irá decolar. Porém, em algum momento, isso pode
acontecer. Afinal, companhias como a HP e a Apple, para citar dois exemplos,
iniciaram suas operações exatamente nesse local. A HP é a maior empresa de
tecnologia dos Estados Unidos em faturamento; e a Apple, a marca mais valiosa
do mundo. No caso da loja virtual de material esportivo Netshoes, houve uma
pequena adaptação nesse primeiro capítulo. Fundada pelo paulistano de origem
armênia Márcio Kumruian em 2000, a Netshoes surgiu em um estacionamento, na rua
Maria Antônia, no centro de São Paulo, ali, em frente a Universidade do
Mackenzie. Onze anos depois, a lojinha, que vendia calçados, transformou-se na
maior operação online de material esportivo do Brasil. Com faturamento de R$
400 milhões em 2010 – e previsão de receita de R$ 600 milhões para este ano –,
a Netshoes já realizou mais de 10 milhões de entregas e mantém mais de 20 mil
itens em sua vitrine digital. Ela também administra mais de 15 lojas virtuais,
de marcas como Havaianas e Puma. Quatro dos principais times de futebol do
País, os paulistas Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, vendem seus
itens oficiais por meio da plataforma de comércio eletrônico da empresa.
Consolidada
no Brasil, a empresa já iniciou o seu processo de internacionalização. O país
de estréia é a Argentina. O modelo de negócios a ser implementado em terras
platinas será uma réplica da bem-sucedida experiência da companhia por aqui. Numa
época em que o comércio eletrônico entrou na mira dos órgãos de defesa do
consumidor – a Americanas.com chegou a ser proibida de vender no Rio de Janeiro
enquanto não regularizasse a entrega de todos os produtos vendidos –, a
Netshoes orgulha-se de ter apenas um registro entre as 31,5 mil reclamações
recebidas pelo Procon de São Paulo ao longo de 2010. “Não somos uma varejista”,
diz Roni Bueno, diretor de marketing da empresa. “Somos uma empresa de
serviços.”
Inspirada no
modelo da americana Amazon, a maior loja online do planeta, a companhia teve de
vencer a resistência dos consumidores brasileiros a comprar roupas e calçados
pela internet. Kumruian, um empresário discreto que não dá entrevistas e não
gosta de abrir o jogo sobre suas estratégias de negócios, desenhou pessoalmente
uma planilha com tamanhos de tênis que serviam de referência aos clientes a
cada compra. Além disso, a companhia se comprometeu a receber os produtos de
volta, caso o consumidor não ficasse satisfeito. Foi o caso do assessor de
comunicação Fernando Antunes, de São Paulo. Ele comprou uma chuteira que não
serviu. Dois dias depois, um agente dos Correios estava em sua casa para
retirar o produto. “O reembolso ainda não aconteceu, mas estou tranquilo porque
eles parecem eficientes”, diz Antunes.
Nos
bastidores da Netshoes, o negócio precisa funcionar com a precisão de um
relógio suíço. A partir do instante em que o consumidor finaliza a compra, a
equipe da Netshoes tem duas horas para aprovar o crédito, embalar e despachar o
produto. A promessa é de entrega em até 48 horas, dependendo da região onde o
consumidor esteja. No início deste ano, uma agência dos Correios foi instalada
no Centro de Distribuição da empresa – um galpão com 18 mil metros quadrados em
Barueri, na Grande São Paulo. Para quem não é do ramo, pode parecer uma
providência sem importância. Mas, para quem despacha uma média de 2,5 milhões
de produtos por ano, faz uma enorme diferença. “Conseguimos reduzir o tempo de
entrega em até 24 horas”, afirma Bueno. Embora seja a única parte da operação
entregue a terceiros, a logística de entrega é controlada com lupa pela
Netshoes para evitar imprevistos que possam comprometer sua imagem. A empresa tem
17 transportadores cadastrados. “O comércio eletrônico brasileiro é muito
competitivo, mas pouco sofisticado”, diz Alexandre Umberti, diretor da
consultoria em comércio eletrônico e-bit. “Todo mundo se preocupa em reduzir
custos e acaba sacrificando a prestação do serviço.”
Ø Das artes marciais ao futebol: as novas
modalidades de esportes, como as artes marciais estão vitaminando a receita da
Netshoes.
Ø O futebol, patrocinado pela empresa, continua sendo o carro-chefe.
A
personalização de sua página principal é também outro recurso que contribui
para o desempenho financeiro da Netshoes. Em 2010, a companhia comprou a
ferramenta ATG, da Oracle, que reconhece o cliente, com informações sobre seu
time de coração e o esporte favorito. “Quando o internauta entra na loja, já
encontra de cara os artigos que têm a ver com suas preferências”, explica
Walter Hildebrandi Filho, diretor de tecnologia da Netshoes. Esse software
teria custado cerca de US$ 1 milhão. A bonança da Netshoes começou então a despertar
a cobiça dos concorrêntes. Segundo fontes do segmento esportivo, a Centauro, a
maior rede nacional de material esportivo com 120 lojas, controlada pela
mineira SBF reforçou os investimentos no comércio virtual. A reação da Netshoes,
porém, já começou. Em 2010, o fundo americano Tiger Global, que investiu no
Mercado Livre, aportou um valor, não revelado, na empresa desde então, se
preparava para abrir capital. Em 2011, a Netshoes partiria para voos mais
altos.
A Estrela do mercado de materiais esportivos no Brasil
O mercado de materiais esportivos no Brasil
tem uma estrela na Internet que atende pelo nome de NETSHOES. Em pouco mais
de uma década a empresa já mostrou que seu esporte preferido é lucrar na web.
Vendendo uma enorme variedade de equipamentos esportivos a NETSHOES se
transformou em um dos gigantes do varejo eletrônico brasileiro e da América
Latina, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para levar artigos de
esporte e lazer para todos os cantos do Brasil. Para a NETSHOES, não basta
bater metas. É preciso quebrar recordes.
A história ‘com detalhes’
O caminho de sucesso da NETSHOES teve início
exatamente no dia 5 de fevereiro de 2000, quando o jovem empresário de origem
armênia Márcio Kumruian resolveu investir aproximadamente R$ 70 mil para
inaugurar uma pequena loja na Rua Maria Antonia em Higienópolis, tradicional
bairro da capital paulistana. Inicialmente a loja comercializava sapatos masculinos
e aos poucos ingressou para o segmento de tênis, tomando o caminho natural do
mercado esportivo. Foi com esse foco que o negócio se expandiu, com a abertura
de oito lojas na cidade de São Paulo. Os rumos da empresa começariam a mudar
logo no ano seguinte, quando Márcio e sua equipe passaram a comercializar
artigos pelo MercadoLivre, popular plataforma online de compra e venda de
produtos.
Mas a loja virtual somente se consolidaria em
2002 com o lançamento de seu comércio eletrônico, unindo a opção de oferecer
mais comodidade aos clientes a uma abrangência de vendas em todo o território
nacional, facilitando assim a prática esportiva de milhões de brasileiros. No
início, a NETSHOES deu seus primeiros passos no e-commerce sob o guarda-chuva
de um projeto pioneiro de shopping virtual, mantido pelo Banco Real, na época em
que começavam a surgir os grandes players do comércio eletrônico nacional. O
sucesso da loja virtual, que garantia agilidade, qualidade e segurança na
prestação de serviços, e a perspectiva de crescimento levaram a empresa a atuar
exclusivamente na Internet, encerrando todas as suas atividades com lojas
físicas no ano de 2007. Desde então, o crescimento da empresa segue a um ritmo
superior ao da média de mercado, de 40% ao ano. No mercado, há expectativa de
crescimento ainda maior da NETSHOES nos próximos anos, em especial pela
aproximação da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, que serão
realizadas no país. Em virtude disso, no mês de novembro de 2010, a empresa
recebeu um aporte de valor não divulgado do fundo americano Tiger Global, que
tem investimentos em empresas como LinkedIn e MercadoLivre.
O enorme sucesso da empresa está estritamente
relacionado aos seus feitos de pioneirismo digital. Afinal, a NETSHOES foi uma
das primeiras empresas brasileiras a adotar sistemas de personalização de dados
para recomendação de produtos. Atualmente, o site recebe aproximadamente 1.000
avaliações de produtos por dia, um prato cheio para aprimorar indicações para
diferentes perfis de clientes — e, consequentemente, para aumentar vendas. A
empresa também inovou ao dedicar atenção especial à apresentação e à
visualização dos produtos no site, uma questão crítica para a venda online de
itens de uso pessoal, como roupas ou tênis, em geral mais suscetíveis a
devoluções do que artigos de outras categorias. Em 2011, a empresa iniciou sua
internacionalização com o começo das operações na Argentina e no México. No
mesmo período lançou sua plataforma móvel, passando a ser a primeira empresa de
artigos esportivos do país a ter comércio pelo celular. Além do site móvel,
lançou também uma versão para tablets.
Nos bastidores da NETSHOES, a empresa
despacha uma média de 2.5 milhões de produtos por ano, o negócio precisa
funcionar com a precisão de um relógio suíço. A partir do instante em que o
consumidor finaliza a compra, a empresa tem duas horas para aprovar o crédito,
embalar e despachar o produto. A promessa é de entrega em até 48 horas,
dependendo da região onde o consumidor esteja.
Visando fomentar o esporte nacional, a
NETSHOES vem investindo para atingir este objetivo. A empresa foi patrocinadora
do Santo André de 2009 até a final do Campeonato Paulista em 2010; realizou
patrocínio pontual com a equipe do Santos na reestreia de Robinho, equipe da
qual é a atual patrocinadora, assim como do Atlético-PR, Bahia e dos jogos da
Seleção Brasileira de Futebol. Ainda é patrocinadora do Novo Basquete Brasil
(NBB), do Torneio 5x5 da NBA no país, do Corpore de Corridas de Rua e da
Academia de MMA (Mixed Martial Arts) do Corinthians.
A
evolução visual
O
logotipo da marca NETSHOES passou por algumas modificações ao longo dos anos.
Os
slogans
Sem
limites entre você e o esporte.
Todo
mundo tem um esporte. O nosso é facilitar o seu.
A
sua loja de esportes na Internet.
Dados
corporativos
●
Origem: Brasil
●
Fundação: 5 de fevereiro de 2000
●
Fundador: Márcio Kumruian
●
Sede mundial: São Paulo, Brasil
●
Proprietário da marca: Grupo Netshoes
●
Capital aberto: Não
●
Presidente: Márcio Kumruian
●
Faturamento: R$ 600 milhões (2011)
●
Lucro: Não divulgado
●
Presença global: 3 países
●
Presença no Brasil: Sim
●
Funcionários: 2.100
●
Segmento: Comércio eletrônico
●
Principais produtos: Materiais esportivos
●
Principais concorrentes: Centauro e Submarino
●
Slogan: Sem limites entre você e o esporte.
●
Website: www.netshoes.com.br
A
marca no Brasil
Hoje em dia a NETSHOES oferece mais de 25 mil
itens e equipamentos para os mais variados esportes, incluindo futebol, tênis,
basquete, vôlei, handebol, ciclismo, corrida, skate, artes marciais e
automobilismo, que são entregues em todo território nacional, Argentina e
México, onde mantém operações próprias. Para completar o mix, ainda oferece uma
variedade de artigos de moda casual e administra a operação virtual das lojas
oficiais dos clubes Atlético-PR, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Palmeiras,
Santos, São Paulo, Vasco, Chivas, Pumas, Monterrey e América do México, sendo
também representante oficial de produtos da NBA na América Latina e, no Brasil,
e responsável pela administração das lojas virtuais das marcas Puma, Havaianas,
Globo Esporte, Saraiva Esportes, Timberland, Topper, Mizuno e Fascar. Para dar
respaldo operacional a toda essa operação, a empresa conta com um centro de
distribuição (com mais de 16.000 m²) em Barueri (SP) totalmente automatizado
para garantir a entrega dos produtos com agilidade e segurança. Para garantir a
satisfação dos clientes, todos os produtos vendidos no site podem ser trocados
caso o tamanho escolhido de uma peça não seja o ideal. Para isso, a NETSHOES
conta com uma central de relacionamento formada por uma equipe de atendentes
disponíveis 24 horas por dia, treinados para atender a uma média de 65 mil
solicitações por mês. Desde sua fundação a empresa já realizou mais de 15
milhões de entregas.
Você
sabia?
● A
NETSHOES atingiu o status de loja virtual mais visitada do país, sendo líder no
segmento puramente esportivo, de acordo com o estudo desenvolvido pela
comScore.
Fonte e Sítios Consultados
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