29 de dezembro de 2012

INFORMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO





A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO

A importância de saber a história da tecnologia, da informação digital e dos computadores deve ser atribuída inevitavelmente a todos, por sua invasão na vida de quem trabalha, estuda, busca lazer, conhecimento de alguma coisa, resgate de alguma notícia, aproximação com pessoas do outro lado do mundo, etc. Hoje é uma arma poderosa para quem deseja acompanhar a evolução da comunicação, da eficiência, da mordomia; para quem deseja “penetrar” no mercado de trabalho; para quem deseja atualizar-se nas informações do cotidiano e do mundo. Antes, era quase impossível ter um computador em casa, por causa do tamanho grande, do custo, da forma complexa de operar e dos motivos vagos para seu uso. Hoje em dia, o computador está acessível a todos, e podemos encontrar até mesmo em tribos indígenas.

 
A primeira máquina com capacidade de somar, subtrair, multiplicar e dividir foi construída por Ediin em 1895, e foi perdida durante a Guerra dos Trinta Anos. Anos mais tarde, o físico e matemático Blaise Pascal (1623-1662) reconstruiu outra, atribuindo a ele o título de Criador da Primeira Máquina Calculadora. Com o intuito de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França, o projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfriend Wilhelm Leibniz (1646-1726), que acreditava que no futuro todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.

 

Essas calculadoras ainda precisavam ser desenvolvidas cada vez mais, para serem considerados computadores, porque não eram programáveis, o que inspirou Charles Babbage (1792-1871), matemático de Cambridge, a desenvolver uma máquina de “tecer números”, cuja forma de calcular pudesse ser controlada por cartões. Na tentativa de desenvolver uma máquina mais complexa, Babbage criou o Calculador Analítico, semelhante ao computador atual, com capacidade de somar com precisão cinqüenta dígitos. Junto com Babbage, trabalhou a jovem Ada Augusta, conhecida como Ada Lovelace, a primeira programadora da história, projetando programas para uma máquina que não vingou a criação por falta de verbas. Ambos estavam tão avançados para a época, que até 1940 nada se inventou parecido com seu computador analítico. Baseada na separações de cartões perfurados, o americano Herman Hollerith (1860-1929) avançou a tecnologia de Babbage, que inventou uma máquina capaz de processar dados, mais tarde usando o auxílio da eletricidade para seu progresso. A empresa fundada por Hollerith é hoje conhecida como IBM (International Business Machines).

 

Então que o primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuze (1910-1995), em 1936, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha Americana, associada a Universidade de Harvard, desenvolveu o Harvard Mark I, que ocupava 120m² aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Em segredo, ao mesmo tempo o Exército Americando desenvolvia um projeto de computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator(ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo, que foi revelado ao mundo após a guerra. John Von Neumann propôs a idéia de transformar os calculadores eletrônicos em “cérebros eletrônicos”, modelando a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central. Para isso, haveria três características:

 
·       Codificar as instruções de forma possível de ser armazenada na memória do computador, sugerindo o uso dos números 1 e 0 (um e zero);

 ·       Armazenar as instruções e as informações necessárias a execução da tarefa na memória;

 ·       Buscar as instruções diretamente da memória quando fosse processar o programa, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.

 

          As principais vantagens do programa armazenado eram: rapidez, versatilidade e automodificação. Graças a esse avanço de armazenamento de dados e programa na memória, o computador programável que conhecemos hoje é chamado de Arquitetura de Von Neumann. A partir disso notamos a necessidade do homem em buscar novos horizontes, nova forma de economizar espaço, custo, aumentar benefícios e produtividade, de transformar um simples objeto ou máquina em um aliado, em uma parceria válida. Notamos claramente como um conceito mudou a nova era.

  

 EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

 
Em 1947, a invenção dos transistores substituiu progressivamente as válvulas, que tinham dimensões gigantescas, aumentando a velocidade das máquinas. A partir de 1975, podemos dizer que os computadores entraram na sua quarta geração, que estão até os dias de hoje, e se caracterizam por circuitos integrados em longa escala, produzidos pela Intel.

 
Abaixo o resumo dessa evolução, por ano:
 

1975 - Em Fevereiro, Bill Gates e Paul Allen desenvolvem a versão mais aperfeiçoada da linguagem Basic (criada em 1963, no Darthmouth College) para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas somente aos grandes e médios computadores. Mais tarde, a dupla funda a Microsoft, que se torna a maior e a mais importante companhia de software do mundo. Neste mesmo ando a Intel lança o microprocessador Intel 8080.

 
1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs terminam o projeto do micro Apple I, o primeiro microcomputador feito para ser vendido em grande escala, e fundam a Apple Computer Company.

1977 - Foi anunciado o Commodore PET (Personal Eletronic Transactor), um dos primeiros computadores pessoais lançado. A Apple II, para não ficar para traz, lança computadores com circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos. Mas a maior vendagem foi o Tandy Radio Shack’s(TRS-80), com 10 mil unidades. O Telejogo surge pela Philco. Iniciou-se a era áurea dos videogames com o lançamento do Atari 2600, que causou uma verdadeira revolução no até então misterioso e desconhecido mundo do entretenimento digital.

 
1979 - A Motorola lança o microprocessador 68000, mais veloz que os concorrentes.

 
1981 - A IBM lança o seu PC (Personal Computer), o PC-5150, que se torna um sucesso comercial. Tinha 64Kbytes de momória e velocidade de 4,77 Mhz. O sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares Microsoft. Na época, Bill Gates, o dono da Microsoft, convence a IBM e as demais companhias a adotarem o sistema operacional de sua empresa. Isso permite que um mesmo programa funcione em micros de diversos fabricantes.

 
1983 - A Compac lança seu primeiro PC com software da IBM. A Microsoft anuncia o Windows e o Word.
 

1984 - A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com interface gráfica e mouse, favorecendo o crescimento e utilização do disquete de 3¹/2.

 
1989 - A Intel e a Motorola lançam novos processadores com mais de um milhão de transistores. Chega ao mercado o vídeo-game de 8 bits lançado pela SEGA, o Master System.

 
1993 - O Pentium, da Intel, é lançado, com 3,1 milhões de transistores, memória de 4 Gigabytes e velocidade de 66 megahertz. Já o PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1 lançado no ano anterior.

 
1995 - A Microsoft anuncia o novo Windows 95. A linguagem Java é descoberta. A AMD supera os concorrentes e disputa com a Intel, propondo melhoras e rapidez de resposta na interface gráfica.
 

1999 - O Linux é lançado, pelo finlandês Linus Torevald, para concorrer gratuitamente com a Microsoft Windows.

 

2001 - A Intel apresenta o novo Pentium 4, com 3.0Ghz. Seu concorrente, a AMD, lança o AMD Athlon. Ao mesmo tempo, o Linux Kernel também é anunciado. No mesmo ano a Microsoft Corporationdivulga seu primeiro console de vídeo-games, o Xbox, para competir com o Sony Playstation e o Nitendo GameCube.

 
2006 - É lançado a Intel Core 2 Duo e o AMD 64, composto por dois processadores num único chip de silício, com capacidade de rodar os programas com 64 bits. Em sociedade com a AMD, a ATI Randeon e a EVGA, a Microsoft Corporation anuncia o novo Xbox 360, console de vídeo-game de última geração, derivado de um processamento paralelo sincronizado com memória partilhada, ou seja, permite partilhar um programa em várias tarefas individuais e executá-las ao mesmo tempo em processadores separados, otimizando o desempenho do aplicativo, como no lançamento dos novos computadores de duplo processadores. Em parceria com Intel e a nVidea, um ano mais tarde a Sony lança o Playstation 3, com mesma tecnologia para concorrer com a Microsoft.

 
 

 CONCEITOS BÁSICOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 
A palavra “Informática” vem de INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA, que significa, portanto, tratamento da informação por meios automáticos, nomeadamente de computador. A Sigla TI significa Tecnologia e Informação, respectivamente trata-se da palavra “tecnologia” o conhecimento que se tem das técnicas, dos meios, instrumentos, processos e métodos para resolver problemas; e a palavra “informação” é tudo o que aprendemos a organizar e a gerir no computador. Os computadores foram aperfeiçoados no decorrer do tempo, com uma velocidade incrivelmente rápida, melhorando a capacidade de suas funcionalidades, com sistemas avançados de inteligência artificial, nomeadamente comunicação verbal. Daí a necessidade de fazer com que uma simples máquina pudesse passar informações a partir de dados.

 
  1. Dados são designações de entidades, letras, números, etc.
 Ex: Nome: Antônio; Cor dos olhos: castanhos; Altura: 1,80m; etc.

  

  1. Informação é um conjunto de dados com determinado significado.
Ex: Antônio é um rapaz de olhos castanhos e que mede 1,80m de altura.

 

          A informação é transportável, armazenável na memória humana, em livros, em HDs de computadores, em pen-drives, pode ser traduzível ou convertida noutra linguagem para ser entendida pelo receptor e pode ser reciclável ou usada para criar nova informação.      A Informação Digital é aquela que se encontra sob forma de dígitos (Zero e Uns) e que é processada, em particular, nos computadores, cujo armazenamento encontra-se nas memórias dos mesmos sob forma de bits e bytes.

 
          Um byte é um conjunto de 8 bits. Cada caractere (letra ou símbolo do teclado) ocupa 1 byte quando é guardado na memória.

                              

SIGNIFICADOS E APLICAÇÕES

 

  1. Comunicação:

ü  Telecomunicação: consiste na comunicação à distância.

 Ex: Televisão, vídeos, linhas telefônicas, satélites, etc.

  

ü  Telemática: Soma de Telecomunicações + Automáticas, caracteriza-se pela conjunção de meios informáticos com os meios de comunicação à distância.

Ex: Videoconferência

  

Controle e Automação:
 

o   Robótica: é a ciência que faz projeção e construção de robôs, nos quais intervêm meios e processos informáticos.

Ex: Aplicação em linha de montagem de automóveis

  

o   CAD-CAM: (Computer Aid Design / Computer Aided Manufacturing) consiste no sistema de fábrica controlado por computador.

Ex: Aplicação em desenho e fábricas de peças.

 

   Computador:


É um sistema informativo constituído pelos Hardwaree Software.
 

  Hardware: é a parte física do computador, isto é, todo o equipamento informático.

 Ex: processador, dispositivos de entrada e de saída, memórias, etc.

 
 

 Software: é a parte lógica dos programas e comandos do computador. É o software que permite o funcionamento do hardware.

 Ex.: Windows, jogos, MSN, AutoCAD, RM, Corel Drawn, anti-vírus, etc.

 

HARDWARES PRINCIPAIS

 
CPU (Central Prossessing Unit) é a Unidade Central de Processamento, o “cérebro” do computador, responsável por controlar e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores. Quanto maior a freqüência e a velocidade da memória cache, melhor o desempenho.

  

MEMÓRIA é um suporte com capacidade de armazenar qualquer tipo de informação, como dados e programas. Existem dois tipos: as primárias e as secundárias.

 

     Memórias Primárias

 ROM (Read Only Memory) é um tipo de dispositivo que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem mais ser alteradas ou apagadas, somente acessadas.

 RAM (Random Access Memory) é o que conhecemos como “Penti de Memória”. Elas ajudam ao processador gerar a informação com rapidez e eficiência. Dependendo de sua freqüência em Megahertz, quanto maior ela pode influenciar ao processador abrir programas e gerar informações através de dados cada vez mais rápido. Dependendo da placa mãe, elas podem ser subdivididas em formatos (PC, DDR, DDR2 e DDR3), frequências (100, 133, 400, 800 ou 1200Mhz) e Capacidade de armazenamento (64Mb, 512Mb, 1Gb, 2Gb, etc.).

 CACHE é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede, o qual evita o acesso ao dispositivo de armazenamento, agilizando seu desempenho, sem precisar passar por aquele dado já acessado anteriormente, deixando guardado a ultima trilha para ser reutilizado. A memória cachê já vem acoplada nas novas CPU, HD e Memória RAM.

 
Memórias Secundárias
 

É a parte do suporte e armazenamento que serve para guardar os trabalhos de forma permanente. Ela é um hardware removível, porém na maioria dos computadores são encontradas fixas na parte interna do gabinete, porque seu uso é um dos fatores principais para a execução de softwares e dispositivos de entrada e saída, é o que chamamos de HD (Hard Disk). Lá ficam armazenadas as pastas, os arquivos, os programas instalados e não instalados, ou seja, tudo que podemos utilizar mais tarde e visualizar em um dispositivo de saída.


Algumas marcas: HP, Samsung, Seagate, Philips, Westem Digital, Maxtor, etc.


Foram criadas também as memórias de armazenamento portáteis, como pequenos HDs externos, pen-drivers e cartões de leitura que chegam a ser do tamanho de uma unha.

 

PLACA MÃE– (Motherboard) é a base onde se encontram circuitos eletrônicos impressos e as memórias ROM e onde são instalados todos os componentes internos do computador: processador, memória RAM, HD, placa de vídeo, placa de som, placa de rede, unidade de CD/DVD-ROM, unidade de disquete, placa de captura de vídeo, placa de fax-modem, coolers, etc. É a placa-mãe que serve como intermédio de comunicação entre todos os hardwares.

 

PERIFÉRICOS

          São dispositivos que permitem a comunicação entre o computador e o operador.

       Existem três tipos:

     a.     Entrada (input): Teclado, mouse, scanner, etc.

b.     Saída (output): Caixas de som, monitor, impressora, etc.

c.     Entrada e Saída (input/output): Placas de som, placas de vídeo, etc.

 

      A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA


O desenvolvimento da informática exerce um grande impacto no modo de produção da sociedade. O computador tornou-se uma importante ferramenta de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos. Vários setores da economia estão informatizados, entre os quais a indústria, a pesquisa científica, a educação, o sistema financeiro, as comunicações, a administração e a astronáutica. Nas fábricas, os robôs substituem rapidamente a mão de obra humana em trabalhos que envolvem risco em atividades mecânicas, como às linhas de produção e montagem. Essa automação progressiva é a causa da eliminação de vários postos de trabalho como caixas de banco, telefonistas e datilógrafos, tendência que é conhecida por desemprego estrutural. Por outro lado, a informática também cria novas categorias de profissionais, cuja principal característica é o domínio das tecnologias da atualidade. Na área das comunicações, a inovação é a interligação dos computadores de todo o mundo numa grande rede, a Internet. Em um primeiro instante, com uma visão simplória, percebemos que ela auxilia nas contas, nos arquivos de dados e informações dos funcionários, do cotidiano, da emissão de boletos, no preenchimento de cheques, na comunicação on-line com os bancos, nos cadastros de produtos e controle de entrada e saída de funcionários, materiais e despesas, etc.

 

Com um olhar mais abrangente e observador podemos enxergar o horizonte da Administração de Tecnologia da Informação:     

 

- informação = é o conjunto de dados corretos que satisfaçam alguém.

- dado = é a menor parte de uma informação.

- conhecimento = é um conjunto de informações sobre algo em especial.

- registro = é um conjunto de dados organizados previamente e armazenados em um local específico.

- arquivos = é um conjunto de registros armazenados em um local específico.

- banco de dados = é um conjunto de arquivos armazenados.

- sistema = é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.

- subsistema = é um sistema subordinado a outro.

 

Pergunta:

 Um dado pode ser uma informação?
Resposta: Sim, quando ele satisfaz plenamente a sua necessidade.

 

        Retroalimentação

Todo processo precisa de uma entrada que trabalhada, modificada, irá para a saída.

Um sistema é um conjunto de subsistemas que interagem entre si em busca do resultado.

Subsistema é uma parte do sistema que tem um fim específico, onde o resultado de saída do seu processamento contribuiu para a entrada e o funcionamento do processo de outros subsistemas.

 

Infraestrutura de TI

Tangíveis (Hardware) à Consiste em toda parte física (tangível) que compõe um equipamento computacional.   

 

Os Hardwares são classificados das seguintes maneiras:

 1-    Hardware ou periférico de entrada: são representados pelos periféricos que tem como função fornecer entradas (imputs) aos equipamentos computacionais: ex: teclado, webcam, scanner, leitor de barras, monitor (tubo que faz a entrada de dados), mouse.

 
2-    Hardware ou periférico de processamento

1 Byte é um conjunto de 8 Bit´s
      Bit = é a menor parte de 1 processamento.

       Curiosidade: código binário  0 (Nce)  /   1 (Sce)

 

     Periféricos de processamento = Processador

 

·       Hardware ou periférico de saída: são periféricos responsáveis pela apresentação dos resultados de entrada processados. Ex: impressora, monitor, caixa de som, fone de ouvidos, data show, projetor.

 
·       Hardware ou periférico de armazenamento: são responsáveis por salvar dados de modo interno ou externo, podendo inclusive ser um salvamento temporário. Ex: disco rígido, memória RAM, pen-drive, cd.

 

 

Curiosidades: Memória RAM , ROM

 
R andomic     R ead
A cess           O ncy
M emory        M emory

  

Teoria dos Sistemas

 Sistema é um conjunto de elementos em constante interação com vista à consecução de um ou mais objetivos.

 

Tipos de sistema.

 Fechado à Não há interação com o meio externo.

Aberto à está em constante troca com o meio externo.

 

Software

- SAE – Sistema de apoio ao executivo.

Age com a razão – o SAE analisa todas as possibilidades e cria cenários – cria simulações – fatores macroeconômicos, ambientais, globais, políticos.

Auxiliam os executivos a tomarem decisões econômicas, políticas, sociais, ambientais, globais, e além de auxiliar e considerar as questões e resultados internos, através dos indicadores da macroeconomia é possível obter cenários e realizar simulações.

- SIG – Sistema de Apoio a Decisão. Estes sistemas são muito parecidos com o SAE, porém os cenários identificados relacionam-se mais aos stakehoolders do que no macroambiente, ainda assim verificam e analisam os resultados internos, o planejamento estratégico e geram simulações em busca desses objetivos estratégicos (clientes, funcionários, acionistas).

Operacionais                    

Software: linguagem de programação

São Programas destinados a desenvolver programas

Ex: DELPHI, C++, Visual Basic, Cobol, Java, HTML, Pascal, ASP NET

 Estrutura organizacional

SIG = Sistemas de Informações gerenciais

Este sistema tem como função especifica criar relatórios gerenciais em relação aos acontecimentos envolvidos na empresa. Isto é possível através do acesso à base de dados organizacional.

SEG – Sistemas especialistas

São dedicados a profissionais que possuem grandes conhecimentos técnicos e científicos, da área de atuação. Há necessidade de ser um profissional regulamentado para manuseio. Através deles tomam-se decisões técnicas do negócio, podendo aprovar, desaprovar e autenticar.

Ex: AutoCAD, sistemas de intervenções cirúrgicas, sistemas de identificação laboratoriais, sistemas jurídicos contábeis.

SPT – Sistemas de Processo e Transações ou ST – Sistemas Transacionais, ou só sistemas operacionais.

SPT – O sistema só alimenta – Só imput.

Fornece entrada de dados nas bases da empresa. Ex: contabilidade, contas a receber ou a pagar.

Tudo o que o sistema operacional faz, vai para uma base de dados.

 Software

Um software consiste em toda a parte lógica necessária ao funcionamento dos Hardwares. Um software também pode ser chamado de programa. Alguns softwares são disponibilizados para utilização gratuita, porém em sua grande maioria são comercializados.

Quanto a classificação dos softwares:

Software ou programa (sistema operacional)

Inicialização do hardware – a função do sistema operacional.

SO – tem como função principal realizar a inicialização de hardwares, reconhecer e identificar periféricos conectados, além de permitir ou não a instalação de outros softwares.

Ex: Windons, Linox, OS2

 

Softwares Aplicativos

São Programas desenvolvidos para atender necessidades especificas de modo geral, como: não são desenvolvidos por encomenda, pelo contrário, são disponibilizados e comercializados em prateleiras. Ex: pacote Office, corel draw, photoshop, Google chrome.

 

Software especial

São aqueles desenvolvidos sob encomenda para atender necessidades especificas de clientes específicos, Ex: totus, protheus, Datasul, esl.

 

Sistemas de chão de fábrica (SAT, SO, ST)

O sistema operacional é o mais importante.

Os sistemas operacionais enviam os dados para o DW (Data Web House)

1.     Característica  - após os dados serem consolidados no DW, só podem ser consultados os seus dados.

2.     Possuem grande capacidade de armazenamento, possuem alto grau de segurança.

Bases de dados segmentadas – DATA MART – Não alteram, só consultam.

É mais rápido e seguro – essa divisão do Data Web House

CRM – Ferramenta de gerenciar estratégias, necessidades especificas dos clientes. (DATA MART)

Data-Mining = É uma base de dados só de consulta – ele surge de:

Exemplo do cartão de crédito de viagem (limite baixo, uso pequeno, foi barrado durante a viagem)

Data Mining = Consegue minerar os dados para identificar perfis.

 Em 1995 surge o E-commerce, de 1994 para cá vieram muitas inovações.

A internet abreviou os caminhos até o cliente.

Através do Amazon foi possível abrir um comércio eletrônico – comercio virtual

Existem 3 tipos de comercio eletrônicos

 

COMERCIO ELETRONICO – E-Commerce

No inicio da década de 90, a net começou a popularizar como o surgimento das 1º. Lojas virtuais.

A evolução continuou numa velocidade 100 precedentes, bancos, fundos de investimentos, fundos de renda, grandes magazines, ojas de varejo. Investiram bilhões em projetos baseados na WEB, dando origem a crença de que a organização que não estivesse representada na NET estaria fadada a desaparecer.  Sendo assim surgiram algumas denominações em relação aos modelos de negócio e a área de atuação. Os modelos mais conhecidos são:

B2B = Business to Business  = Este tipo de modalidade representa o comercio eletrônico de transações comerciais entre empresas. O principal objetivo dessa modalidade é minimizar os custos para o comprador, além de integrar todos os participantes da cadeia comercial e disponibilizar informações atualizadas sobre os produtos.

- Neste momento ainda não há a participação do consumidor final – contato virtual = portal

Ex. o CERASA faz o B2B

Exemplo de B2B, comprar e pagar com o cartão de crédito (por trás da operação co cartão de crédito tem um B2B atuando).

 

B2C = Business to Consumer = uma empresa vendendo ao consumidor final.

 B2C = é um comércio eletrônico, esta entre uma empresa e o consumidor final.

Exemplo de B2W: Submarino, Americanas, Saraiva

 

C2C = Cosumer to Consumer

O próprio consumidor vende para o próprio consumidor.

Ex: Mercado livre, web motor, arremate.com, Jornal 1º.mão

 

Fonte e Sítios consultados


Material do 6o. Semestre das aulas de TI de Administração.

 

 

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