Os grandes aplicativos de
2012
Relembre onze aplicações que fizeram a diferença ao longo do ano e que
podem influenciar as tendências na área de software em 2013
Olhando para o ano
de 2012, fica claro que houve diversos lançamentos de softwares – mais do que
qualquer pessoa possa avaliar. Assim, fazem parte desta pequena avaliação onze
aplicações, mas, não é possível dizer que elas foram os principais lançamentos
deste ano, já que isso é uma tarefa extremamente complexa. Mas, ainda assim,
fizemos este exercício e criamos uma lista com representantes que fizeram a
diferença e colocamos nossas justificativas. Neste grupo, algumas aplicações
trazem sinais do que pode vir, mas, em geral, são porções de códigos que
escondem significantes tendências.
1 – Mozilla Popcorn Maker
A Mozilla é mais
conhecida por seu navegador FireFox,
mas seu lançamento mais importante de 2012 foi o Popcorn Maker, uma
ferramenta que agrega interatividade ao webvídeo. Trata-se de algo importante
por trabalhar no sentido de democratizar o vídeo enquanto ferramenta de
comunicação. Outro ponto positivo é o fato de ser open source. Serviços como
YouTube, Vimeo, entre outros, são legais, mas são altamente complexos quando há
a necessidade de editar ou alterar conteúdos existentes. Com o Popcorn Maker,
essa tarefa é tão simples quanto comentar ou criticar um vídeo. Certamente é
uma ferramenta que pode ajudar a enriquecer o vocabulário visual para os que
não são profissionais multimídia.
Lançado como parte
do Android 4.1, o Google Now representa um exemplo de trabalho dos agentes de
inteligência que os cientistas da computação vêm prevendo por décadas. O
software traz informações relevantes para o usuário com base em suas atividades
e localização. Pense nisso como algo que navega por sugestões de busca e um
serviço como a Siri. Ele pode, por exemplo, te informar quando deixar sua
localização atual com base em dados de trânsito para o destino final. Claro que
está longe de ser perfeito, mas funciona bem para se ter um pouco de noção de
um software inteligente. E como o Google contratou o futurista Ray Kurzweil,
podemos esperar muito mais.
3 – Apple iTunes 11
Com uma evolução
estética em relação às versões anteriores, a aplicação da Apple para venda e
gerenciamento de conteúdo segue gerando controvérsias. Alguns odeiam a app
store, outros gostam, mas não há dúvida de que ela é algo que remete à era
desktop. Ela se coloca como uma aplicação que dá poder ao usuário ao ajudá-lo
na gestão de conteúdo entre computadores Mac e dispositivos iOS. Mas ela é, ao
mesmo tempo, uma supervisora que limita a quantidade de vezes que você pode
colocar a música em um cd e controla a instalação de aplicativos. Com o serviço
iCloud, a loja se tornou redundante. A Apple poderia separar o serviço de
e-commerce e as funções de gerenciamento do iTunes em dois aplicativos
distintos ou prover uma API para comércio eletrônica que permita a qualquer
loja online criar um plug-in para compra de conteúdo dentro das aplicações.
4 – Windows 8
O futuro da
Microsoft depende em grande escala do Windows 8 e em como seu sistema
operacional seja bem aceito por usuários móveis. A adesão inicial parece ser
menor que a antecipada, mas os clientes corporativos da Microsoft tendem a
esperar um pouco antes de partir para uma atualização e os consumidores parecem
estar intimidados com a curva de aprendizado estimada em duas semanas. Mas cedo
ou tarde eles devem partir para o Windows 8. A Apple e o Google terão ganhos
pequenos, mas a Microsoft ainda tem muito tempo até que sua hegemonia em
desktop comece a ruir. A maior parte dos computadores ainda roda Windows e,
provavelmente, continuarão.
Muitos mais games
foram lançados do que qualquer um pudesse testar e jogar. Mas são poucos
aqueles maravilhosos, provocativos e bons de jogar. O Incredipede é um desses
games. A exemplo de Braid, Super Meat Boy e World of Goo, o Incredipede está
numa intersecção de entretenimento e arte. Em contraste com a proposta
comercial de alguns sites e de famosos social games, o Incredipede oferece uma
diversão autêntica.
O sistema de
controle e captura de movimento da Microsoft para computadores Windows consiste
em hardware e software. Embora aberto aos desenvolvedores inicialmente, a
solução oferece uma visão de onde a computação está encabeçada. O Kinect para
Windows tem ajudado a definir a interação com devices indo muito além do
desktop dominado por mouses.
O discurso da Apple
afirma que a companhia “reinventou o telefone móvel com seus revolucionários
iPhone e App Store e está definindo o futuro da mídia móvel e dos aparelhos
computacionais com o iPad”. Mas a marca em software e serviços em nuvem tem
sido muito menos impressiva ultimamente. A aplicação de Mapas proprietária, que
substituiu o Google como fornecedores de dados, foi embaraçosa. Quando o Google
lançou o aplicativo Maps para iOS em dezembro, cerca de 10 milhões de usuários
iOS baixaram a aplicação em apenas dois dias. O Google Maps para iOS é
importante porque demonstra que a qualidade do dado impera sobre o controle da
plataforma. Ele também oferece uma esperança de que os atuais gigantes da
tecnologia continuarão competindo nas bases da qualidade do produto em vez de
levar em conta apenas a vantagem da plataforma.
Enquanto a Apple
sofre para manter a liderança no mercado de smartphones, a Mozilla planeja
entrar na briga pelo mercado de sistemas operacionais com o seu Firefox OS.
Embora não deva causar grandes impactos nas vendas nos Estados Unidos em 2013,
o Firefox OS deve ter grande importância no mercado de smartphones como uma
alternativa às plataformas proprietárias. Com Google e Microsoft traçando
estratégias de integração vertical na seara móvel, seguindo o exemplo da Apple,
existe um risco de que os líderes limitem as inovações para concorrentes como o
Mozilla. Assim, a companhia precisa de uma plataforma que seja forte e baseada
em tecnologias da web aberta. Os usuários de internet precisam dessa plataforma
também.
Publicidade é bom
por pagar todos os formatos de conteúdo online. Publicidade é ruim por consumir
banda, apresentar riscos de seguranças, degradar o desempenho, demandar
atenção, entre outros. Mas as agências não querem que você bloqueie os
anúncios, mas forçam os usuários a se autodefenderem de comportamentos
inadequados. Quando o mercado demanda muito – como o Instagram fez quando
anunciou que teria o direito de fazer dinheiro com as fotos – os usuários têm a
obrigação de tomar conhecimento das regras de privacidade e evitar problemas
pelo uso inadequado das informações. A disponibilidade de um software para
bloqueio de publicidade no sistema Android não é a única opção, mas ela abraça
a causa de que alguns serviços móveis terão que atrair clientes pagantes em vez
de depender apenas de publicidade e uso de dados. E clientes pagantes podem
demandar e exigir mais respeito.
Brackets é um editor
para a web de código aberto. Isso é importante porque mostra que a Adobe ainda
pode produzir software inovador e relevante – a versão comercial do Brackets é
conhecida como Adobe Edge Code – e porque a web enquanto plataforma precisa de
ferramentas mais ricas. Apple, Google e Microsoft expressam o entusiasmo para a
Web, mas cada uma dessas empresas tem mostrado mais interesse em código nativo
para suas plataformas móveis. A Adobe tem tido que se reinventar como uma
companhia de marketing corporativo e, também, para trabalhar nessa transição de
softwares para a nuvem.
Muitos governos prefeririam poder monitorar todas as comunicações ao
mesmo tempo, fazendo uso da necessidade de melhorar a segurança. Na prática,
muitos governantes têm algo muito próximo dessa habilidade, mas,
frequentemente, eles abusam dos poderes. A habilidade de comunicar com
segurança importa para a segurança pessoas, para a privacidade e é uma
necessidade de negócio. O Silent Circle oferece uma tecnologia para tornar
possível uma comunicação segura, no formato de iOS app.
Fonte e Sítios consultados
http://itweb.com.br/90597/11-grandes-aplicativos-de-2012/
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