28 de dezembro de 2012

Influencias e as possíveis tendências de software para 2.013


Os grandes aplicativos de 2012


Relembre onze aplicações que fizeram a diferença ao longo do ano e que podem influenciar as tendências na área de software em 2013

 

Olhando para o ano de 2012, fica claro que houve diversos lançamentos de softwares – mais do que qualquer pessoa possa avaliar. Assim, fazem parte desta pequena avaliação onze aplicações, mas, não é possível dizer que elas foram os principais lançamentos deste ano, já que isso é uma tarefa extremamente complexa. Mas, ainda assim, fizemos este exercício e criamos uma lista com representantes que fizeram a diferença e colocamos nossas justificativas. Neste grupo, algumas aplicações trazem sinais do que pode vir, mas, em geral, são porções de códigos que escondem significantes tendências.
 
 
1 – Mozilla Popcorn Maker

A Mozilla é mais conhecida por seu navegador FireFox, mas seu lançamento mais importante de 2012 foi o Popcorn Maker, uma ferramenta que agrega interatividade ao webvídeo. Trata-se de algo importante por trabalhar no sentido de democratizar o vídeo enquanto ferramenta de comunicação. Outro ponto positivo é o fato de ser open source. Serviços como YouTube, Vimeo, entre outros, são legais, mas são altamente complexos quando há a necessidade de editar ou alterar conteúdos existentes. Com o Popcorn Maker, essa tarefa é tão simples quanto comentar ou criticar um vídeo. Certamente é uma ferramenta que pode ajudar a enriquecer o vocabulário visual para os que não são profissionais multimídia.

 2 – Google Now

Lançado como parte do Android 4.1, o Google Now representa um exemplo de trabalho dos agentes de inteligência que os cientistas da computação vêm prevendo por décadas. O software traz informações relevantes para o usuário com base em suas atividades e localização. Pense nisso como algo que navega por sugestões de busca e um serviço como a Siri. Ele pode, por exemplo, te informar quando deixar sua localização atual com base em dados de trânsito para o destino final. Claro que está longe de ser perfeito, mas funciona bem para se ter um pouco de noção de um software inteligente. E como o Google contratou o futurista Ray Kurzweil, podemos esperar muito mais.

3 – Apple iTunes 11

Com uma evolução estética em relação às versões anteriores, a aplicação da Apple para venda e gerenciamento de conteúdo segue gerando controvérsias. Alguns odeiam a app store, outros gostam, mas não há dúvida de que ela é algo que remete à era desktop. Ela se coloca como uma aplicação que dá poder ao usuário ao ajudá-lo na gestão de conteúdo entre computadores Mac e dispositivos iOS. Mas ela é, ao mesmo tempo, uma supervisora que limita a quantidade de vezes que você pode colocar a música em um cd e controla a instalação de aplicativos. Com o serviço iCloud, a loja se tornou redundante. A Apple poderia separar o serviço de e-commerce e as funções de gerenciamento do iTunes em dois aplicativos distintos ou prover uma API para comércio eletrônica que permita a qualquer loja online criar um plug-in para compra de conteúdo dentro das aplicações.

 
4 – Windows 8

O futuro da Microsoft depende em grande escala do Windows 8 e em como seu sistema operacional seja bem aceito por usuários móveis. A adesão inicial parece ser menor que a antecipada, mas os clientes corporativos da Microsoft tendem a esperar um pouco antes de partir para uma atualização e os consumidores parecem estar intimidados com a curva de aprendizado estimada em duas semanas. Mas cedo ou tarde eles devem partir para o Windows 8. A Apple e o Google terão ganhos pequenos, mas a Microsoft ainda tem muito tempo até que sua hegemonia em desktop comece a ruir. A maior parte dos computadores ainda roda Windows e, provavelmente, continuarão.

 
5 – Incredipede

Muitos mais games foram lançados do que qualquer um pudesse testar e jogar. Mas são poucos aqueles maravilhosos, provocativos e bons de jogar. O Incredipede é um desses games. A exemplo de Braid, Super Meat Boy e World of Goo, o Incredipede está numa intersecção de entretenimento e arte. Em contraste com a proposta comercial de alguns sites e de famosos social games, o Incredipede oferece uma diversão autêntica.

 
6 – Kinect para Windows

O sistema de controle e captura de movimento da Microsoft para computadores Windows consiste em hardware e software. Embora aberto aos desenvolvedores inicialmente, a solução oferece uma visão de onde a computação está encabeçada. O Kinect para Windows tem ajudado a definir a interação com devices indo muito além do desktop dominado por mouses.

 
7 – Google Maps para iOS

O discurso da Apple afirma que a companhia “reinventou o telefone móvel com seus revolucionários iPhone e App Store e está definindo o futuro da mídia móvel e dos aparelhos computacionais com o iPad”. Mas a marca em software e serviços em nuvem tem sido muito menos impressiva ultimamente. A aplicação de Mapas proprietária, que substituiu o Google como fornecedores de dados, foi embaraçosa. Quando o Google lançou o aplicativo Maps para iOS em dezembro, cerca de 10 milhões de usuários iOS baixaram a aplicação em apenas dois dias. O Google Maps para iOS é importante porque demonstra que a qualidade do dado impera sobre o controle da plataforma. Ele também oferece uma esperança de que os atuais gigantes da tecnologia continuarão competindo nas bases da qualidade do produto em vez de levar em conta apenas a vantagem da plataforma.

 8 – Firefox OS

Enquanto a Apple sofre para manter a liderança no mercado de smartphones, a Mozilla planeja entrar na briga pelo mercado de sistemas operacionais com o seu Firefox OS. Embora não deva causar grandes impactos nas vendas nos Estados Unidos em 2013, o Firefox OS deve ter grande importância no mercado de smartphones como uma alternativa às plataformas proprietárias. Com Google e Microsoft traçando estratégias de integração vertical na seara móvel, seguindo o exemplo da Apple, existe um risco de que os líderes limitem as inovações para concorrentes como o Mozilla. Assim, a companhia precisa de uma plataforma que seja forte e baseada em tecnologias da web aberta. Os usuários de internet precisam dessa plataforma também.


 9 – AdBlock Plus para Android

Publicidade é bom por pagar todos os formatos de conteúdo online. Publicidade é ruim por consumir banda, apresentar riscos de seguranças, degradar o desempenho, demandar atenção, entre outros. Mas as agências não querem que você bloqueie os anúncios, mas forçam os usuários a se autodefenderem de comportamentos inadequados. Quando o mercado demanda muito – como o Instagram fez quando anunciou que teria o direito de fazer dinheiro com as fotos – os usuários têm a obrigação de tomar conhecimento das regras de privacidade e evitar problemas pelo uso inadequado das informações. A disponibilidade de um software para bloqueio de publicidade no sistema Android não é a única opção, mas ela abraça a causa de que alguns serviços móveis terão que atrair clientes pagantes em vez de depender apenas de publicidade e uso de dados. E clientes pagantes podem demandar e exigir mais respeito.

 10. Brackets

Brackets é um editor para a web de código aberto. Isso é importante porque mostra que a Adobe ainda pode produzir software inovador e relevante – a versão comercial do Brackets é conhecida como Adobe Edge Code – e porque a web enquanto plataforma precisa de ferramentas mais ricas. Apple, Google e Microsoft expressam o entusiasmo para a Web, mas cada uma dessas empresas tem mostrado mais interesse em código nativo para suas plataformas móveis. A Adobe tem tido que se reinventar como uma companhia de marketing corporativo e, também, para trabalhar nessa transição de softwares para a nuvem.

 11 – Silent Circle

Muitos governos prefeririam poder monitorar todas as comunicações ao mesmo tempo, fazendo uso da necessidade de melhorar a segurança. Na prática, muitos governantes têm algo muito próximo dessa habilidade, mas, frequentemente, eles abusam dos poderes. A habilidade de comunicar com segurança importa para a segurança pessoas, para a privacidade e é uma necessidade de negócio. O Silent Circle oferece uma tecnologia para tornar possível uma comunicação segura, no formato de iOS app.

 

  

Fonte e Sítios consultados
http://itweb.com.br/90597/11-grandes-aplicativos-de-2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário