Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

1 de dezembro de 2016

AIDS e os Brasileiros



Muitos jovens brasileiros deste século 21 desconhecem os perigos da AIDS e por essa razão não se protegem da Síndrome da imunodeficiência adquirida (a AIDS)essa é uma doença do sistema imunológico humano. Na data de 30/11/2016 o Ministério da Saúde havia divulgado dados sobre os casos de AIDS do ano de 2015, esses dados eram praticamente iguais aos números de casos de infecções e mortes do ano de 2005, ou seja, mesmo com todo o avanço cientifico que houve em 10 anos os brasileiros continuam morrendo como no passado. 



Os dados do Ministério da Saúde divulgados no dia de 27 de novembro de 2018 demostraram uma redução de 16% dos casos e óbitos devido a  aids no país nos últimos quatro anos. Ainda segundo esse dados, os fatores como a garantia do tratamento para todos, a melhora do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem e a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento contribuíram para a queda.


Os números revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de aids no Brasil – um registro anual de 40 mil novos casos. Em 2012, a taxa de detecção da doença era de 21,7 casos para cada 100 mil habitantes enquanto, em 2017, o índice era de 18,3 casos. No mesmo período, a taxa de mortalidade por aids passou de 5,7 óbitos para cada 100 habitantes para 4,8 óbitos. O boletim também aponta redução significativa da transmissão vertical do HIV – quando o bebê é infectado durante a gestação – entre 2007 e 2017. A taxa caiu 43%, passando de 3,5 casos para cada 100 mil habitantes para 2 ‘dois’ casos. 


Autoteste - o ministério anunciou que, a partir de janeiro de 2019, a rede pública de saúde passa a oferecer o auto teste de HIV para populações-chave e pessoas em uso de medicamento de pré-exposição ao HIV. A previsão é que sejam distribuídas, ao todo, 400 mil unidades do teste, inicialmente nas cidades de São Paulo, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus.



Tratamento - Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, desde 2013, quando os antirretrovirais passaram a ser distribuídos a todos os pacientes soropositivos, independentemente da carga viral, até setembro deste ano, 585 mil pessoas com HIV estavam em tratamento no Brasil. A maioria – 87% – faz uso do ‘dolutegravir’, que aumenta em 42% a chance de supressão viral (diminuição da carga de HIV no sangue) em relação ao tratamento anterior. A resposta, neste caso, também é mais rápida: no terceiro mês, mais de 87% dos usuários já apresentam supressão viral.



AIDS – descoberta e estudos
A AIDS só foi reconhecida no ano de 1981 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, mas a sua causa (o HIV) só foi identificado na primeira metade dessa década – sabe-se que desde a sua descoberta até o ano de 2009, esse vírus causou a morte de aproximadamente 30 milhões de pessoas no mundo - pesquisas genéticas apontam que o HIV surgiu no centro-oeste da África no inicio do século XX e também sabemos que no ano de 2010 cerca de 34 milhões de pessoas no mundo eram portadoras desse vírus, ou seja, a AIDS é considerada uma pandemia, um surto de doença que continua presente em uma grande área e que continua se espalhando ativamente.

O grande problema no tratamento da AIDS vem do comportamento da sociedade atual (contemporânea), isso porque muitos tratam a AIDS com discriminação.  – existem muitos equívocos sobre o HIV/AIDS, tais como a crença de que ela pode ser transmitida pelo contato casual não sexual. A doença também se tornou sujeita a muitas controvérsias envolvendo as religiões, além de ter atraído a atenção médica e política internacional (e um financiamento de larga escala) desde que foi identificada no ano de 1980.


Transmissão do Vírus HIV
O HIV é transmitido principalmente através de relações sexuais sem o uso de proteção (preservativo/camisinha) e isso inclui a relação anal e o sexo oral, também ocorre nas transfusões de sangue contaminado, por agulhas hipodérmicas e de mãe para filho, durante a gravidez, o parto ou amamentação. O virus HIV não é transmitido através de fluidos corporais, como saliva e lágrimas.

Prenvenção
 A melhor e mais eficaz prevenção da contaminação pelo HIV se dá através de programas de sexo seguro e de troca de agulhas - essa é uma estratégia fundamental para controlar a propagação da doença. Apesar de ainda não existir uma cura ou uma vacina, o tratamento antirretroviral pode retardar o desenvolvimento da doença e elevar a expectativa de vida do portador do vírus. Enquanto o tratamento antirretroviral reduz o risco de morte e de complicações da doença, estes medicamentos são caros e podem estar associados a efeitos colaterais.

O problema é que mesmo com todo esse conhecimento que temos atualmente, as taxas de mortalidade só crescem nas regiões Norte e Nordeste, enquanto que no Sudeste elas caíram, entre 2005 e 2015 – com este quadro, a estatística nacional permaneceu inalterada, continuam acontecendo 5,6 óbitos em um grupo com 100 mil habitantes. De acordo com a diretora do departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, atribuiu o problema, sobretudo a falhas de atendimento em determinadas regiões e ao diagnóstico tardio. Atualmente, acredita-se que cerca de 112 mil pessoas no Brasil vivem com o HIV e desconhecem essa condição. Pelos cálculos do Ministério da Saúde, outras 260 mil sabem que têm o vírus, mas não querem iniciar o tratamento.

                                                                      HIV em ação

Esse é outro problema, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, “pessoas que resistem ao tratamento merecem apoio psicológico e espiritual”. Ele afirmou haver ainda preconceito em relação à doença. “Muitos jovens temem o bullying dos colegas.”  Segundo o coordenador de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Juan Raxach, o problema é fruto, sobretudo das lacunas de informação relacionadas à aids. “Um exemplo emblemático é o Rio Grande do Sul, que concentra dados epidemiológicos alarmantes. No Estado mais afetado, praticamente não existem campanhas de conscientização, ações educativas, distribuição de preservativos, nada.” 


Homens com homens.

         Um dos pontos que mais provocam preocupação é o aumento de casos de AIDS entre a população jovem masculina. Na faixa de 20 a 24 anos, a taxa de detecção dobrou entre 2005 e 2015, passando de 16,2 casos por 100 mil habitantes para 33 casos por 100 mil. Entre homens, a redução de casos novos ocorreu apenas na faixa etária entre 35 e 49 anos. No grupo feminino, a tendência foi inversa, com redução do número de casos na faixa etária de 20 a 49 anos.

O maior avanço da doença ocorre entre homens que fazem sexo com homens - esse é considerado como um dos grupos mais vulneráveis à infecção. O problema não vem de hoje e há tempos vem sendo alvo de alertas por representantes de organizações não governamentais e especialistas em HIV-Aids. Em 2015, a forma de contágio homossexual representava 22,6% dos casos novos da doença identificados entre a população masculina. Esse porcentual subiu de forma expressiva durante esse período - ano passado, essa forma de contágio representava 36,5%.


A triste constatação desde, é que existe muita desinformação sobre este tema atualmente e não adianta mais aquela história de ‘use camisinha e faça o teste’, isso não funciona nos dias atuais. As novas gerações têm uma individualização das suas regras e normas - o fato é que houve uma banalização da AIDS, muitos acreditam que ela faz parte do passado e que com a descoberta de novos remédios a AIDS tem cura, e isso não é verdade! Além do fato de muitos jovens do século 21 acreditar que são super-heróis e que não precisam se preocupar com a saúde.














Fonte e Sítios Consultados


http://saude.estadao.com.br

https://pt.wikipedia.org

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/mais-de-36-milhoes-de-pessoas-no-mundo-e-827-mil-no-brasil-tem-hiv/5486603/#utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=gnews

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/06/em-sp-1-a-cada-4-homens-que-transam-com-homens-tem-hiv-revela-estudo.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social-media&utm_campaign=noticias&utm_content=geral

https://istoe.com.br/aids-casos-e-obitos-caem-16-nos-ultimos-quatro-anos-no-brasil/?fbclid=IwAR1eL_EKaHtIGdyf9wpfAGaRyNd1ghBt0ddsT5TDtJEnaET4g0beVtt8_9s


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog