Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

18 de outubro de 2016

Condições socioeconômicas e qualidade de vida - saiba como avaliar


Todos sabem que a saúde é um direito universal, e isso independe de raça ou gênero. Juntamente com outros direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, como liberdade, educação, nacionalidade, dentre outros. Já é fato seu reconhecimento como um dos maiores e melhores recursos para o desenvolvimento pessoal e socioeconômico, assim como um dos mais relevantes fatores de qualidade de vida (este conceito de promoção nasceu em 1986, na primeira Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde em Ottawa, Canadá).
Estes dois temas são muito próximos, algo que podemos relacionar com nosso cotidiano e que não apenas pesquisadores, mas cientistas também concordam plenamente.
De acordo com a Carta de Ottawa, a qual diz que paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos sustentáveis, equidade e justiça social são recursos indispensáveis para se conseguir ter saúde - fica implícito então, que o fato da sua existência não é uma vitória individual, mas sim uma conquista de todas as nações, sendo estas de diferentes culturas e religiões. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (com sede em Genebra, na Suíça), diversos fatores (políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos) podem tanto favorecer como prejudicar a saúde, o que reflete nas atuais condições precárias nas quais vivem países em desenvolvimento.
Para que seja possível se obter melhorias nas condições de saúde de uma população – um objetivo social fundamental em todas as sociedades – são necessárias políticas públicas eficientes e adequadas para determinada população, sempre nos três níveis: Municipal, Estadual e Federal. Por exemplo, campanhas de saúde têm diferentes focos no sudeste ou no norte do Brasil. Cada região tem suas prioridades, diferentemente também dos países desenvolvidos, que também têm seus problemas, como violência, doenças específicas, etc.
Além dos fatores citados, é importante salientar que a saúde também é decorrência dos fatores chamados comportamentais, isto é, de acordo com elementos culturais, as pessoas desenvolvem padrões alimentares, de comportamento sexual, de atividade física, de maior ou menor estresse, uso de drogas lícitas e/ou ilícitas, além de outros itens específicos de cada comunidade/país.

O Brasil é um país com extrema disparidade em relação ao item saúde.  Algumas regiões são mais privilegiadas devido à maior verba para programas de infraestrutura e de saúde, como novos hospitais e postos de saúde, o que já eleva em muito o nível de saúde do local.

Uma das principais ferramentas para se medir o padrão de qualidade de vida de um determinado local é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O cálculo é obtido a partir dos seguintes critérios avaliados: conhecimento (obtido por meio dos anos de estudo da população adulta e o número esperado de anos de estudos), saúde (medida pela esperança de vida ao nascer) e renda (Renda Nacional Bruta per capita).

Embora os números absolutos em relação à queda de doenças tenha sido significativo, o Brasil ainda está muito atrás de países desenvolvidos no que diz respeito a doenças infectocontagiosas consideradas inteiramente preveníveis.


Desemprego - O Brasil havia diminuído o seu nível de desemprego, mas, neste ano de 2016 alcançamos o número de mais de 12 milhões de desempregados, afinal, a soma da crise mundial mais a crise politica/econômica brasileira só agravaram ainda mais os problemas brasileiros. E mesmo sob um novo governo após o período do Impeachment de 2016, o crescimento econômico ainda não é 'palpável', e  isso afeta diretamente a milhões de desempregados espalhados pela população economicamente Ativa (PEA). Existe, ainda, uma boa formação educacional e qualificação profissional, fato comprovado pela sobra de vagas em inúmeras empresas. Muitos brasileiros optaram pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois deste modo não se possui acesso aos direitos trabalhistas.
Violência e criminalidade - A violência está todos os dias nos noticiários, seja em grande ou em pequenas cidades do Brasil inteiro. Infelizmente, os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano do país. Nos jornais, rádios e TVs, presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas - no Brasil, a impunidade já existe há muito tempo, e o grande problema sempre foi a falta de rigor no cumprimento das leis, aliada às injustiças sociais também presentes no território brasileiro podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.
Poluição - A poluição está ao redor de todos os brasileiros, seja ela sonora ou visual, e os seus males são enormes. Outro fator preocupante é que os rios das grandes metrópoles são constantemente poluídos pelo lixo doméstico e pelo despejo irregular dos dejetos industriais, aumentando incidência de doenças não só na cidade, mas também nas regiões ao redor. As queimas irresponsáveis e ilegais de lixo e combustíveis só agravam os problemas de saúde de toda essa população e cada vez mais trazem enfermidades como, intoxicação por monóxido de carbono, especialmente em crianças e idosos.

Educação - A educação no Brasil sempre foi e ainda continua sendo de baixo nível - o desempenho dos alunos, aliado aos baixos salários dos professores reflete nesse sucateado e pobre sistema de ensino brasileiro. São inúmeros os empecilhos: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. De algum modo, os responsáveis pela educação não parecem enxergá-la como prioridade para o presente e futuro do nosso país.
Desigualdade social - O Brasil é um país de imensa desigualdade social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto a maioria vive na pobreza e miséria. Apesar da distribuição de renda ter sido mais igualitária nos últimos anos, mais de 90% da riqueza está concentrada na mão de, aproximadamente, 10% da população nacional.
Habitação - As condições de moradia no Brasil são extremamente pobres. Favelas e cortiços são comuns em grandes e médias cidades. Moradores de rua e trabalhadores com salários baixos vivem em precárias condições de vida, muitas vezes apelando para o furto/roubo como modo de se sustentar.






Fonte e sítios consultados

https://www3.uninove.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog