Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

19 de setembro de 2016

Inteligência das Empresas no Século 21


São muitas as mudanças e oportunidades que este século 21 vêm oferecendo diariamente para o mercado empresarial, porém, tanto a entrada como a permanência dos produtos e serviços nesse mercado depende muito de como as empresas os inserem, isso porque já faz tempo que os consumidores deixaram de só avaliar a qualidade, o preço e o custo-benefício – atualmente existe a procura pelo comprometimento, pela atitude das empresas e pela boa comunicação em todas as plataformas.  Estes são os pontos cruciais para conseguir atender de maneira satisfatória os desejos e as necessidades desses clientes.

Neste mundo competitivo do século 21, só consegue sobreviver quem realmente for competitivo - entenda-se por competitividade o fato de estar à frente da concorrência, e para isso é preciso estar sempre criando e desenvolvendo novos mercados, em vez de ficar esperando o que irá acontecer para só a partir disso se movimentar. É comum que as grandes empresas continuem a se movimentar para cima, mesmo depois de atingirem o topo - essas empresas reiniciam a competição saltando para outros cenários que ainda não estejam saturados.

Segundo Porter (1989), “as empresas constroem suas vantagens competitivas através da aplicação das cadeias de valores de forma estrategicamente importantes de uma forma mais barata ou melhor do que a concorrência”.


  Essas competições acontecem em fases:

·  Primeiro a competição se dá em ambientes estáveis, onde a movimentação acima é normalmente lenta, devido ao fato das grandes empresas terem como objetivo principal o de manter as suas vantagens frente aos concorrentes de menos escala, assegurando assim, a sua permanência de liderança no mercado.

·        Em segundo plano, existe a possibilidade de assumir uma posição de marca secundária – muitas empresas assumem esse status por terem medo de não sobreviverem às concorrências demasiadamente grandes.

Em ambientes muito competitivos as empresas são muitas vezes reféns de fatores externos e internos, bem como das estratégias para aniquilar a concorrência. Neste cenário, as empresas estão sempre buscando subir de nível - quando elas percebem que o seu produto ou serviço está perdendo mercado, logo elas procuram por outros nichos e novas vantagens competitivas, movimentando assim esse mercado.


O fato é que vivemos um tempo em que o mercado corporativo é caracterizado por movimentos rápidos, intensos e competitivos no qual os concorrentes têm que se movimentar rapidamente para construir vantagens e tentar aniquilar com as vantagens dos rivais. Para que isso seja possível é necessário que as empresas ditem o ritmo e acelerem a sua velocidade em relação aos seus concorrentes, caso contrário, pode não ser possível mais alcança-los, se eles saírem muito na frente.

A verdade é que desde o início do século XX é possível assistir ao mercado se erguendo, o mercado se superaquecendo e tudo isso com um único objetivo; o de barganhar um maior número de clientes possíveis. Aumentando assim seu market share - que é a participação de mercado que uma empresa possui em seu segmento, deixando para trás a forte concorrência entre as empresas. Concorrência essa, que pode levar qualquer organização a falência, ainda mais, se essa empresa não possuir uma estratégia bem desenvolvida que a permita ser competitiva.

Essa é a principal razão que faz com que os gestores estejam sempre atentos às demandas e tendências do mercado em que eles atuam – afinal, procurar se antecipar aos futuros movimentos dos concorrentes é de fundamental importância para a vida empresarial, além de estar sempre desenvolvendo a prática da inteligência dentro da organização. E isso tem uma explicação bem simples: toda empresa inteligente é aquela que pratica a inteligência.












Fonte e Sítios Consultados
https://sites.google.com/site/executivointeligente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog