Segundo
os últimos dados do IBGE do ano de 2014, mais de 54,4%
da população brasileira acessavam à internet naquela data, isso quer dizer que mais de 100 milhões de pessoas se conectam a internet – ou seja, atualmente é difícil encontrar alguém que
não tenha um perfil em alguma rede social ou que não efetue os pagamentos das suas
contas via internet ou ainda, que não tenha o hábito de efetuar compras on-line.
E é claro, que além de utilizá-la para compartilhar informações, muitos também a
utilizam como plataforma para fazer negócios, isso porque de uns tempos para cá,
as pequenas e médias empresas foram, talvez, as que mais vêm se beneficiando
dessa ferramenta.
É
importante saber que para que os empreendedores, os empresários e os
profissionais independentes darem os primeiros passos na internet e potencializar
as oportunidades do seu negócio não é tão difícil assim – o importante é ter um
plano de negócios/ação para começar.
Vamos acompanhar alguns passos importantes para que
o negócio possa atingir bons resultados com a utilização da internet:
·
Antes de começar: pense no público que pretende
atingir, isso é saber qual o alcance do seu negócio. Se os seus consumidores são
só os brasileiros ou também em outros países? Como pretende se comunicar com este
público? Sabendo que a comunicação deve ser coerente e lógica e certamente, a
qual será a linguagem visual e conteúdo do site.
· Estabelecer sua presença na internet: crie
uma página na internet e não esqueça, ao montar as páginas não deixe de
apresentar as informações de maneira atraente, clara e organizada. Utilize
imagens, vídeos, mapas e descrições de produtos; destaque ofertas especiais e
promoções para que a experiência dos usuários no seu site seja positiva - isso
ampliará as possibilidades de transformar visitas em vendas. Existem programas
que oferecem hospedagem e registro de páginas na web gratuitamente.
·
Coloque-se no mapa: ninguém
gosta de se perder, muito menos seus clientes. Ligue seus pontos de venda à
plataforma de mapas como o Google Maps para
que os usuários tenham acesso à página de sua empresa com informações úteis
como endereço, horário de atendimento, fotos e promoções.
·
Atraia mais clientes: atualmente,
é comum que de 7 em cada 10 usuários
consultem a internet regularmente para avaliar as opções de compra – ou seja, é
preciso abraçar a publicidade online para poder aproveitar essas pesquisas
relacionadas ao seu produto ou serviço. Você pode criar uma campanha de Google AdWords e
aparecer nos resultados de busca, pagando apenas quando os usuários clicam em
um anúncio e visitam sua página. Quando pensar em sua campanha, considere que
os seus clientes podem acessar a internet no celular. Por exemplo, se você tem
uma loja de doces no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo, é provável
que muitos vizinhos e moradores procurem por "bolo de festa" enquanto
estão na rua ou se deslocando. Basta ativar a opção para que seus anúncios
passem a ser exibidos também em aparelhos de celular.
·
Saiba tirar proveito das redes sociais: elas
são ferramentas eficientes para atingir um público-alvo segmentado e muito
ativo. No Brasil, 90% dos usuários de internet usam redes sociais. Aproveite
que o diálogo da internet gira em torno das redes sociais e crie o perfil da
sua empresa em plataformas como o Google+, Facebook e Twitter.
·
Apostar em vídeos: quem
nunca ouviu dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras, e atualmente,
ter sua própria estratégia de vídeo online é simples de fazer e tem baixo
custo. No YouTube você pode criar seu próprio
canal de vídeo para divulgar seu negócio e integrar a sua campanha de
publicidade online para aparecer quando os usuários estiverem assistindo aos
seus vídeos favoritos.
·
Medição dos resultados: é a
melhor maneira de testar se a sua estratégia junto da internet está no caminho
certo ou se é preciso fazer alguns ajustes. É possível utilizar ferramentas de
medição para saber como os usuários acessam e interagem com seu site - o Google Analytics permite monitorar esses
comportamentos e, em seguida, fazer alterações no site para melhorar o
desempenho aumentando o número de visitas, contatos e vendas. Na Comunidade do AdWords,
os colaboradores trocam experiência e melhores práticas sobre como medir
resultados.
Esses são apenas os primeiros passos e as primeiras experiências na
internet, mas lembre-se sempre, o mais importante é manter o foco e seguir os
objetivos traçados passo a passo, esse foi apenas o começo. A cada dia que
passa, milhares de novos usuários se conectam a web, e cada um deles é uma
oportunidade de um novo cliente.
Fonte
e Sítios Consultados
http://revistapegn.globo.com
http://www.valor.com.br
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