O
significado da palavra Contingência é
algo como incerto ou eventual, que pode acontecer ou não. Considerando um
aspecto mais amplo, a Abordagem Contingencial reforça que
não se obtém a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional,
ou seja, não existe uma forma única que seja melhor para organizar no sentido
de alcançar os objetivos altamente variados das organizações dentro de um ambiente
também altamente variado - vários estudos atuais sobre as organizações
complexas nos conduzem até uma nova perspectiva teórica: a estrutura de uma organização e seu funcionamento depende da interface
com o ambiente externo.
A mais evidente contribuição
dos autores da abordagem contingencial se encontra na identificação das
variáveis que produzem maior impacto sobre a organização, como ambiente e tecnologia, para então predizer as diferenças na estrutura e no
funcionamento das organizações devidas às diferenças nestas variáveis.
A
Abordagem Contingencial marcou uma nova etapa no estudo da Teoria Geral da
Administração, assumindo uma abordagem eclética, comparando as demais teorias
administrativas existentes à luz dessas variáveis, aplicando seus diversos
princípios em cada situação distinta de cada organização.
Isso
significa dizer que a Teoria da Contingência é um passo
além da Teoria de Sistemas em Administração - a visão contingencial da
organização e de sua administração sugere que uma organização é um sistema
composto de subsistemas e delineado por limites identificáveis em relação ao
seu supra sistema ambiental.
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
A Teoria da Contingência surgiu
a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar os modelos de
estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias.
Os pesquisadores, cada qual isoladamente, procuraram confirmar se as
organizações eficazes de determinados tipos de indústrias seguiam os
pressupostos da Teoria Clássica, como a divisão do trabalho, a amplitude de
controle, a hierarquia de autoridade etc. Os resultados surpreendentemente
conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura de uma organização
e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Em
outros termos, não há uma única e melhor forma de organizar (the
best way).
Foram apresentadas pelos
autores da escola contingencial, duas variáveis principais que determinam toda
a organização da empresa e os relacionamentos entre suas partes: o ambiente
e a tecnologia.
· Ambiente - Ambiente
é tudo aquilo que envolve externamente uma organização (ou um sistema). É o
contexto dentro do qual uma organização está inserida. Como a organização é um
sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isto faz
com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar
internamente o que ocorre na organização.
Como o ambiente é vasto,
complexo, envolvendo tudo o mais ao redor da organização, ele pode ser
analisado em dois segmentos:
o
Ambiente Geral: é
o macro ambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações.
O ambiente geral é constituído de um conjunto de condições semelhantes para
todas as organizações. As principais dessas condições são:
Condições
tecnológicas
Condições
econômicas
Condições
políticas
Condições
legais
Condições
demográficas
Condições
ecológicas
Condições
culturais
o
Ambiente de Tarefa: é
o ambiente mais próximo e imediato de cada organização, é o segmento do
ambiente geral do qual uma determinada organização extrai as suas entradas e
deposita suas saídas. Esse ambiente tarefa é constituído por:
Fornecedores
de entradas
Clientes
ou usuários
Concorrentes
Entidades
reguladoras
O grande problema com que as organizações
atuais se defrontam é a incerteza - aliás, a incerteza sempre
será um grande desafio para a Administração. Contudo, a incerteza não está no
ambiente. A incerteza está na percepção e na interpretação das organizações e
não na realidade ambiental percebida. Parece mais adequado falar-se em
incerteza na organização, pois o mesmo ambiente pode ser percebido de maneiras
diferentes por duas organizações.
· Tecnologia - Sob
um ponto de vista administrativo, consideraremos a tecnologia como algo que se desenvolve predominantemente nas
organizações, em geral, e nas empresas, em particular, através de conhecimentos
acumulados e desenvolvidos sobre o significado e execução de tarefas - know-how - e pelas suas manifestações
físicas decorrentes - máquinas, equipamentos, instalações - constituindo um
enorme complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela
empresa em resultados, isto é, em produtos e serviços. A tecnologia pode estar
ou não incorporada a bens físicos. A tecnologia incorporada está contida
em bens de capital, matérias-primas intermediárias e componentes etc.
(hardware). A tecnologia não incorporada
encontra-se nas pessoas - como técnicos, peritos, especialistas, engenheiros,
pesquisadores - sob formas de conhecimentos intelectuais ou operacionais,
facilidade mental ou manual para executar as operações, ou em documentos que a
registram e visa assegurar sua conservação e transmissão - como mapas, plantas,
desenhos, projetos, patentes, relatórios (software).
Em suma, tecnologia é o conhecimento que pode
ser utilizado para transformar elementos materiais em bens ou serviços, modificando
sua natureza ou suas características. A tecnologia tem a propriedade de
determinar a natureza da estrutura e do comportamento organizacional. Existe um
forte impacto da tecnologia sobre a vida, natureza e funcionamento das
organizações - a tecnologia, em nome do progresso, cria incentivos em todos os
tipos de empresas, para levar os administradores a melhorarem cada vez mais a
eficácia, mas sempre dentro do critério normativo de produzir eficiência.
Encerramos
este post afirmando que a Abordagem Contingencial é
eminentemente eclética, manifestando uma tendência a absorver os conceitos das
diversas teorias administrativas - cada qual criticando as demais - no sentido
de alargar os horizontes e mostrar que
nada é absoluto. A tese central da abordagem contingencial é: Não há um método ou técnica geralmente
válidos, ótimos ou ideais para todas as situações - o que existe é um leque
com várias alternativas de métodos e
técnicas que são proporcionadas pelas diversas teorias administrativas, o
que significa dizer que algum desses métodos poderá ser apropriado para uma
situação específica. A abordagem contingencial vem sendo aplicada em quase
todos os campos da teoria administrativa com resultados animadores.
Fonte e Sítios Consultados
www.cin.ufpe.br
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