Conceito de Liderança – Liderança é a arte de comandar
pessoas, de atrair seguidores e influenciar de forma positiva -
a liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel
de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de
liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a
assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal. Um líder é uma
pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido em vários contextos
– mas, o líder sempre terá a função de unir os elementos para que juntos
possam alcançar os objetivos desse grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um
líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.
Geralmente, algumas características são encontradas
no líder, como:
·
Confiança,
·
Solidez,
·
Sensatez,
·
Sobriedade,
·
Ética
e mais alguns outros.
A liderança influencia, motiva e conduz - É comum encontrar no interior das organizações funcionários
trabalhando em tarefas divididas de acordo com os respectivos cargos que
exercem - entretanto, alguns contratempos que fogem do conhecimento deles podem
surgir no cotidiano empresarial, sendo necessária, para tanto, a figura de um
líder para direcionar a equipe, buscando soluções para o problema, com
eficiência e agilidade nos processos.
“A liderança não é como a Direção que se preocupa
com o cumprimento de normas e com a racionalidade. Direção é formal,
burocrática e está fundamentada na estrutura organizacional”, Reinaldo Silva.
Tipos de Liderança
Baseados em estudos, verificou-se que outros
modelos de liderança eficazes foram surgindo e com isso fizeram com que os
líderes buscassem, por meio de treinamentos, adquirir tais habilidades – é possível
identificar a capacidade de liderança em uma pessoa pela combinação de algumas
de suas características pessoais e para tanto, existem alguns tipos de
liderança conhecidos, como:
·
Liderança
Coercitiva - Baseada no temor,
esse tipo de liderança é caracterizada pela influência por coerção, ou seja, o
poder de influenciar através de uma punição, ou também pelo cargo exercido pelo
líder.
·
Liderança
Controladora - Periodicamente, esse tipo de
liderança utiliza do poder de coerção, mas o que realmente prepondera no
estilo, é a capacidade de se apoiar no poder de posição e de recompensa, de
maneira sutil, manipulando materialmente ou emocionalmente o subordinado.
·
Liderança
baseada na especialização - A capacidade técnica do líder
é o que mais influencia nesse estilo, pois o grupo aceita tal liderança, porque
a mesma serve de guia para seus membros.
·
Liderança
referencial - Os traços da personalidade do
líder é o diferencial nesse tipo de liderança. O indivíduo é admirando por seus
seguidores pelo seu “carisma”, conferindo-lhe capacidade de influência sobre os
mesmos.
Objetivos da Liderança
São muitos os aspectos, mas talvez um dos mais
importantes no processo de liderança
seja a comunicação, isso significa, que a capacidade de transmitir uma mensagem
com clareza e exatidão aos liderados é primordial. Para se identificar um bom
nível de eficiência nesse processo, vale medir a consecução de metas executadas
pelo líder, a partir do ponto de vista organizacional, ou do próprio grupo.
Para que haja uma percepção acentuada do que
acontece no grupo, é necessário que a liderança seja potente e aja de maneira
apropriada. Para que a liderança seja bem sucedida, não existem fórmulas ou
segredo do sucesso.
Para tanto, existem alguns objetivos a serem
alcançados por esse processo, permitindo uma influência sobre a produtividade,
rotatividade e, principalmente, satisfação com o trabalho executado.
As lideranças
nas organizações pretendem:
· Apresentar a
importância que cada funcionário tem dentro da empresa, para que os objetivos
sejam alcançados;
·
Promover
satisfação pessoal e profissional ao funcionário;
· O líder deve
estimular os funcionários a buscarem o desempenho dentro de suas funções;
·
Gerar um
cumprimento das normas da organização;
· As opiniões
contraditórias devem ser levadas em consideração, trabalhadas, para que se
obtenha compromisso com as metas da própria organização;
· Criar um sistema
de recompensas e incentivos pelas tarefas bem executadas.
Um líder não é capaz, por si só, de determinar o
andamento dos eventos dentro de uma empresa - para isso, é necessário que haja interatividade com as reações dos
liderados, com a natureza das atividades e, consequentemente, de seus
objetivos, além da estrutura organizacional.
Teorias da Liderança
Vamos
conferir as principais teorias da liderança:
· Traços de
Personalidade - Conjunto de características pessoais que fazem um
líder: vigor, postura, inteligência, empatia, persistência, motivação.
· Estilo de
Liderança - Estilos comportamentais: autoritária , liberal e
democrática (White e Lippit).
· Situacionais
de Liderança - Existem vários
tipos de liderança que ocorrem em momentos distintos e circunstanciais.
· Grid
Gerencial - Combina orientação
para produção e para pessoas e é a sinergia de interesses entre a tarefa e o
relacionamento.
· Teoria 3D - Orientação para eficácia gerencial, na medida em
que soluciona problemas.
Sistema de Administração de Pessoas - São as
variáveis internas, aliadas à visão paterna. Composto por tomada de decisão,
comunicações, sistema de interação e sistema de recompensas e punições aliada
ao relacionamento interpessoal.
Liderança Situacional - É
a visão polivalente, com base na gestão por competência. Inclui o saber e o
querer.
As teorias X e Y (McGregor)
também se aplicam a liderança.
Métodos de Liderança
·
Coação: baseia-se na disciplina;
·
Sugestão: baseia-se no sentimento;
·
Persuasão: baseia-se na razão.
Estilos de Liderança
Para cada tipo de organização, existe um conjunto
de características ideais esperadas do grupo de funcionários, de acordo com os
objetivos propostos.
· Liderança
Autocrática - Ênfase apenas no líder, onde ele toma todas as
decisões. O foco está voltado totalmente para o trabalho, cumprimento de metas
e responsabilidades individuais, de acordo com a distribuição de tarefas.
· Liderança
Democrática - Ênfase nos subordinados e no líder, em que o grupo
participa ativamente das decisões. O foco, neste caso, está voltado para os
relacionamentos entre os indivíduos da organização, para suas opiniões.
· Liderança
Liberal ou Laissez-faire - Ênfase nos
subordinados, pois as decisões são transferidas para o grupo.
De acordo com as pesquisas de Blake e Mounton,
existem 5 tipos de líder, como:
· Líder-Tarefa
- Esse tipo de líder age com o intuito de controlar e
centralizar as suas preocupações somente com a produção, não dando importância
às pessoas. Ele utiliza a autoridade para alcançar resultados satisfatórios.
· Líder-Pessoas
- Preocupação do líder direcionada às pessoas,
buscando sempre harmonia entre os relacionamentos, por vezes, sacrificando a
eficiência e a eficácia do trabalho realizado.
· Líder
Negligente - Esse tipo de líder
não se preocupa nem com as pessoas, nem com o trabalho. Ele revela uma postura
passiva, provavelmente não garantindo sua permanência na organização.
· Líder
Meio-Termo - O líder meio-termo
tem preocupação média, tanto com as pessoas, tanto com a produção. Ele busca um
equilíbrio entre a disposição dos funcionários e os resultados obtidos.
·
Líder- Equipe
- O líder-equipe tem máxima preocupação tanto com a
produção, quanto com as pessoas. Ele enxerga o trabalho em equipe como a única
maneira de se alcançar os objetivos. A participação e a interação entre os
subordinados, com objetivos comuns, são estimuladas.
Baseado nos teóricos, esse estilo (Líder-Equipe)
de compatibilidade seria o mais ideal para que os objetivos das organizações
fossem cumpridos - porém, na prática, o que se revela é que não são em todos os
casos que esse estilo de liderança é indicado para que os resultados sejam
atingidos de maneira eficiente e eficaz.
Fonte
e Sítios Consultados
http://www.okconcursos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário