Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

24 de abril de 2016

Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)

 

Será que já perguntamos a nós mesmos se estamos com dificuldade em relaxar a nossa mente e acalmar os pensamentos? Será que estamos sempre em busca de estímulos e informações para satisfazer essa vontade?  As vezes esse tipo de comportamento pode estar indicando que não se trata apenas de mais um caso de uma pessoa agitada, mas sim, a representação de sintomas da síndrome do pensamento acelerado - afinal, o excesso de informações satura o córtex cerebral e isso pode produzir uma mente hiper pensante, agitada, com baixo nível de tolerância, impaciente e sem criatividade.

Estes são os Sintomas:

– Acordar cansado;
– Dificuldade para acalmar os pensamentos;
– Dificuldade para relaxar, desacelerar;
– Sofrer por antecipação;
– Apreensão;
– Déficit de atenção, dificuldade de concentração;
– Irritabilidade;
– Memória prejudicada;
– Sono alterado;
– Humor instável;
– Esgotamento/ cansaço mental e físico;
– Sensação de que 24 horas não são suficientes para tudo o que se propõe a fazer;
– Dores de cabeça ou muscular;
– Excesso de estímulo sonoro e visual.

As causas podem ser:

– O ritmo alucinado dos grandes centros urbanos;
– Excesso de estimulação
(uso de celular, redes sociais, rapidez de informação);
– Excesso de brinquedos;
– Excesso de atividades;
– Excesso de informação;
– Ansiedade devido à pressão escolar ou profissional.
É fato que a sociedade deste século 21 convive com muitos excessos, isso significa dizer que nunca a mente dos seres humanos esteve tão estressada e agitada. Na nossa sociedade tudo acontece em um ritmo rápido e ansioso. A modernidade alterou o ritmo de construção dos pensamentos e isso gerou sérias consequências para nossa saúde mental. Nós adoecemos coletivamente. Este transtorno é algo novo. Ele ainda nem consta nos manuais de psiquiatria de transtornos mentais que usamos atualmente (CID 10 e DSM IV). É uma síndrome e há os que digam que é um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade - o excesso de informações que recebemos das mídias no dia a dia está dificultando a absorção e interiorização das mesmas. E tudo isso interfere no gerenciamento dos pensamentos.
A psicologia pode nos ajudar a desacelerar - o tratamento consiste em tratar a ansiedade e estresse, devemos tentar ficar mais no presente. Atualmente ficamos demais no futuro. Na ansiedade estamos sempre temendo um futuro, sempre nos preocupando e pensando na frente.


Uma das abordagens da psicologia de maior eficácia comprovada é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela trabalha bastante com a relação entre situação, pensamentos, sentimentos e comportamentos. Todos estes fatores estão relacionados e um influencia o outro. Qualquer mudança que fazemos em algum deles vai automaticamente influenciar os outros.
Essa é uma condição moderna que tem origem com o ritmo alucinante das grandes cidades, com overdoses diárias de informações e obrigações que afetam a saúde emocional de uma boa quantidade de gente. Depressão, estresse, síndrome do pânico e ‘nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas.
Os especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. As pessoas mais vulneráveis geralmente são aquelas que são avaliadas constantemente por conta das suas obrigações profissionais, não podendo desligar um minuto sequer, caso contrário o trabalho é comprometido. Bons exemplos são executivos, jornalistas, escritores, publicitários, professores e profissionais da saúde.
As possíveis causas são, além dessa ansiedade devido à pressão profissional, o excesso de informações às quais somos submetidos durante o dia, condição considerada normal nos dias de hoje - quem lê livros não só é mais inteligente como também é o melhor tipo de pessoa para se apaixonar.
Vamos mais uma vez falar sobre os sintomas da síndrome do pensamento acelerado - é comum entre quem tem a síndrome do pensamento acelerado ter a sensação de estar sendo esmagado pela rotina, com aquela impressão de que 24 horas são insuficientes para cumprir tudo o que você tem planejado para o dia. Há o sentimento persistente de apreensão, falta de memória, déficit de atenção, irritabilidade e sono alterado. O humor flutuante é outra característica bem comum.
esgotamento mental da pessoa que não consegue desacelerar o seu pensamento normalmente se converte em cansaço físico também. Isso porque o córtex cerebral, a camada mais evoluída do cérebro, “rouba” energia que deveria ser utilizada em músculos e outros órgãos.

Tecnologia
Um componente que colabora muito para o aumento nos casos de síndrome do pensamento acelerado e para a piora no quadro é a tecnologia. Primeiro, com a popularização da televisão, há décadas, as crianças começaram a ter menos atenção na escola e os educadores mais dificuldade para influenciar o universo psíquico dos jovens.
Depois, vieram os computadores e videogames. Hoje, as redes sociais são um mundo que oferece um excesso de estímulos e informações. Passar uma noite inteira no Facebook significa uma quantidade absurda de textos (lidos e escritos) e imagens passando pelo nosso cérebro em um tempo curto. Além disso, ser usuário de uma rede social colabora para a ansiedade – cria-se o costume de consultá-las o tempo todo para checar se há novas mensagens.
A Síndrome do Pensamento Acelerado foi denominada e vem sendo estudada pelo psiquiatra, pesquisador e escritor, Dr.Augusto Cury. Um de seus livros mais lidos é Ansiedade, o mal do século. Ele também é autor da Teoria da Inteligência Multifocal e descobriu a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), ao estudar o pensamento como ciência.




Tratamento
Quem se enquadrar no que foi dito acima é provável que tenha a síndrome do pensamento acelerado e nesse caso, é recomendável buscar a ajuda profissional de um especialista.

Algumas dicas para viver melhor
·        Treine sua mente para admirar algo que o dinheiro não compre, como observar seu filho a desenhar ou pintar, abraçar mais, beijar mais, trocar experiências com os filhos, dar carinho a quem se ama.
·       Tenha mais contato com a natureza. Caminhe ao ar livre, admire as árvores e os animais, aprecie o silêncio e o vento no rosto…
   Faça alguma atividade lúdica. Vale praticar um esporte, ler um livro e contar histórias.

·           Proteja a sua emoção. Não cobre demais os outros (seja marido, sejam filhos ou amigos) nem a si mesma, isso torna a vida angustiante. Não exija demais das pessoas. Ao contrário, elogie mais, aponte as características boas, os pontos fortes de quem está ao seu lado.
      Aprenda a relaxar. Pare um momento do dia, esqueça tudo ao redor, respire fundo, solte o corpo e esvazie a mente.

    Procure aprender a perdoar o outro e se auto perdoe também.

·              Dê mais risada, não leve a vida tão a ferro e fogo. 
       Sorria nais para a vida!

Fonte e Sítios Consultados 

http://www.contioutra.com/sindrome-do-pensamento-acelerado-conheca-o-problema-e-saiba-como-contorna-lo/

http://www.psiconlinews.com/2015/09/sindrome-do-pensamento-acelerado-spa.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog