Como adquirir Reconhecimento no trabalho?
A palavra reconhecimento vem
do Latim Recognoscere: relembrar, trazer novamente à memória, examinar. O
prefixo RE, que significa de novo, trazer novamente à memória, é o indício
indubitável de que reconhecimento é uma reação e não uma ação voluntariosa de
quem reconhece. Para ter o reconhecimento é necessário que o sujeito faça algo digno de ser lembrado para que haja o reconhecimento.
A inimiga número um do
reconhecimento é a frustração, mas quem define isso é a identidade empresarial.
A partir dela devem fluir os paradigmas, as crenças e o norte para os
objetivos, incluindo a comunicação, cuja função é criar o fluxo de influências
que levarão aos objetivos.
Temos algo a aprender com
isso? Muito. Pois ao fazer as suas obrigações como forma de obter
reconhecimento o resultado pode ser a frustração, própria e dos seus superiores
que esperavam o resultado de suas atividades como parte dos resultados
planejados para o fim a que você é pago, como resultado de sua obrigação.
No entanto, há dois aliados
importantes do reconhecimento: o tempo e a eficiência. Empenhando-se em ser
eficiente e fazer isso num espaço de tempo menor do que a maioria o
reconhecimento acontece. Porém, o reconhecimento não é eterno, ele dura pouco,
por isso é fundamental fazer mais e mais para acumular reconhecimento.
No filme Uma mente brilhante
Russell Crowe, dirigido por Ron Howard, vive o matemático John Nash que está
prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa
misteriosa conspiração. Há duas cenas sobre reconhecimento, uma em que Nash
pede por reconhecimento e outra em que o reconhecimento vem até ele. É uma das
mais ricas representações que conheço sobre reconhecimento. A imagem que
ilustra este artigo mostra a cena das canetas do reconhecimento.
Algumas culturas corporativas
possuem no reconhecimento uma das maneiras mais eficientes de reconhecimento e
incentivo à eficiência. Outras nem tanto assim. Para mudar uma cultura que não
pratica o reconhecimento é fundamental utilizar sabiamente o tempo e o
reconhecimento como instrumentos.
O que fazer para reverter uma
cultura de não reconhecimento?
O melhor caminho é usar o
conhecimento próprio para criar referencial na memória das pessoas que
importam, lideranças, clientes, pares e subordinados. Usar o marketing pessoal
e o tempo como aliados para reconhecer e ser reconhecido.
O preço do reconhecimento é o
investimento numa cultura focada em valores e no objetivo comum
Fonte e
Sítios Consultados
http://www.administradores.com.br
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