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18 de fevereiro de 2013

Os dez maiores erros das empresas em sustentabilidade



 
- Os dez maiores erros das empresas em sustentabilidade -

 

Consultorias analisaram 350 empresas e constataram as principais falhas das iniciativas verdes.

"As empresas devem incorporar a sustentabilidade nas práticas, processos, produtos e serviços".

Ser sustentável é um atributo que valoriza a imagem de uma empresa. Mas não basta ser sustentável. “Uma empresa só tem valor se é percebida pelo público que precisa impactar”, é o que afirmam os especialistas em estratégia corporativa.

Segundo especialistas, com a intenção de realizar ações sustentáveis nas empresas, têm-se cometido diversos erros, que podem prejudicar seriamente a imagem dessas empresas, ou melhor, a sua reputação. “Não importa a imagem e sim a reputação. E reputação é a capacidade de manter sempre a confiança do cliente. É uma conta corrente diária e não uma fotografia como antigamente”, se pensava.

Além de trazer benefícios para a sociedade, as ações sustentáveis são um diferencial competitivo essencial para as companhias. Mas muitas têm cometidos erros em suas estratégias, que podem colocam em xeque qualquer iniciativa verde.



 - Os 10 principais erros corporativos em sustentabilidade -

 1) Não inseri-la no Core Business
A sustentabilidade deve estar incorporada nas práticas, processos, produtos e serviços centrais da empresa. Não apenas como investimento colateral e derivado.


2) Ausência de realismo
As causas devem estar alinhadas às dimensões, perspectivas e demanda do mercado.

 3) Inconsistência e priorização
É preciso pensar no futuro e não ser imediatista.



4) Viés unidimensional
Escolher ações sustentáveis que pouco têm a ver com a empresa. Isso não agrega valor. Uma empresa de TI, por exemplo, tem que pensar mais em iniciativas relacionadas à sua área, como reciclagem de eletrônicos ou redução de consumo de energia, e menos em plantar árvores.

 5) Baixa percepção de impacto sistêmico no entorno
Não compreender o impacto bilateral das iniciativas de sustentabilidade, ou seja, o que ela vai gerar para a sociedade.


6) Inconsistência de governança
Sustentabilidade não pode ser prática “solta” na empresa. As responsabilidades das ações precisam estar claras e o conhecimento não pode estar disperso. A sustentabilidade deve ser tratada como ativo de valor e não como uma paixão de um diretor ou presidente.



7) Mensuração inexistente
Não ter métricas de avaliação para entender qual valor que as ações geram para a empresa.

 8) Comunicação oportunista e inexistente
Saber comunicar é essencial. Há empresas que têm como pilar a sustentabilidade e ninguém sabe disso.

 9) Visão e valores dispersos e desalinhados
Saber comunicar é essencial. Há empresas que têm como pilar a sustentabilidade e ninguém sabe disso.


10) Miopia de inserção nos negócios
Alinhamento deve vir do alto escalão. Deve ser uma prioridade. E vale lembrar: não se deve fazer só porque todos estão fazendo.



        



Fonte e Sítios Consultados


 

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