Vamos acompanhar como está a situação do descaso da Educação Brasileira, acompanhem alguns artigos que estão postados aqui neste espaço: http://www.administracaonoblog.blogspot.com/, eles falam sobre este assunto tão importante para o futuro da Nação Brasileira.
As Penumbras da Cortina Burra da
Educação Brasileira
Mais uma vez estávamos efetuando a leitura diária dos meios de comunicação da Cidade de São Paulo, hoje dia 16/06/2011, quando de repente nos deparamos com a seguinte matéria: “Sem professor, aluno tem aula vaga todo dia.” A reportagem do Jornal Folha de São Paulo e do Jornal Agora SP, ambos do Grupo Folha SP relatam que algumas Unidades de ensino da Cidade de São Paulo sofrem com a falta de docentes desde o início do ano de 2011, e isso acontece todas as seis disciplinas. “O alunos relatam que são dispensados e obrigados a ir mais cedo para casa.” Estes, por exemplo, são os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olinda Leite, na Vila Penteado (zona norte da cidade de São Paulo). Para a reportagem esse problema continua se repetindo entre outras unidades da Rede Estadual de Ensino, vejam: Diz a matéria – Os estudantes da Escola Estadual Olinda Leite, na Vila Penteado (zona norte de SP), não são os únicos a reclamarem do excesso de aulas vagas na rede. A Reportagem do Jornal Agora mostrou, recentemente, que na Escola Estadual Padre Anchieta, no Brás (bairro da região central da cidade de SP), 16 “alunos” entre 14 e 18 anos passaram a dar aulas para suprir a ausência dos professores que sempre faltavam. Os alunos dessas escolas foram ouvidos pela reportagem e disseram isso: “Estudando aqui, não tenho nenhuma chance de entrar em uma Universidade pública”, outra aluna disse mais: “Tem gente que não pode ir para casa, pois não tem como entrar. Tenho que ficar na Rua, pois não deixam ficar dentro da escola”.
Segundo a Secretária de Estado da Educação de São Paulo, estão sendo contratados professores para lecionar matemática e física no período matutino, e que as aulas devem ser normalizadas nos próximos dias. E quanto às demais disciplinas, todas estão com docentes, afirmou a Educação, e as faltas “esporádicas” serão supridas por professores eventuais dentro do calendário escolar. Além da falta de professores, as escolas como a citada acima, também enfrentam problemas de violência. “Todos os dias há pessoas na porta da escola usando drogas, fumando. Raramente tem segurança. Estou no trabalho e fico pensando com estará minha filha”, conta um empreiteiro, pai de uma aluna da oitava série. Outro problema que já vem de tempos se refere aos uniformes da rede municipal. A Secretária Municipal de SP confirmou que os estudantes novos terão de esperar mais tempo para receber o kit escolar, aquele “KIT”, tão prometido durante a última campanha eleitoral à Prefeitura da Cidade de São Paulo. Vamos apelar agora para a memória: já faz algum tempo que todos estes problemas se repetem diariamente, em todas as instâncias, municipal, estadual e pela imensidão desse nosso Brasil, se fizermos um esforço, iremos perceber que há muito tempo já discutimos sobre estes assuntos, a Cortina da Educação Burra do nosso País, a incapacidade dos políticos brasileiros. Leiam o próximo parágrafo com atenção.
Nestes mesmos Jornais, Folha de São Paulo e Agora São Paulo, ambos do Grupo Folha de SP do dia 16/06/2011, encontra-se estampada a seguinte chamada: Prefeitura é usada para criar Partido do “atual prefeito da cidade de São Paulo.” Segundo estas matérias destes jornais, a estrutura da prefeitura de São Paulo está sendo usada para coletar assinaturas de apoio ao partido que será criado pelo prefeito da cidade de São Paulo. Segundo esta mesma reportagem, ontem, na entrada da Subprefeitura da Freguesia do Ó, um bairro aqui da cidade de São Paulo, identificando-se apenas como eleitor, a reportagem do Jornal Agora perguntou se poderia assinar a lista de apoio ao novo partido do prefeito. Um funcionário indicou um Gabinete, onde estava um assessor que se identificou e disse: “É para a lista?”, questionou o assessor, que pouco depois trouxe um bloco de fichas com o logo do novo partido do prefeito da cidade de São Paulo. Após a assinatura do documento, o assessor ressaltou: “Isso aí não é filiação, não viu? É só apoio”. Já que para obter o registro da nova sigla na Justiça Eleitoral, os mentores desse novo partido são obrigados a apresentar cerca de 490 mil assinaturas de eleitores. Que servirão como uma declaração de apoio à fundação da sigla, e devem ser colhidas em pelo menos noves estados da União. Em resposta que está nesta mesma reportagem, a Prefeitura de São Paulo disse desconhecer o uso da estrutura da administração pública para coleta de apoio a criação de novos partidos. A Subprefeitura em questão, disse que vai apurar o episódio envolvendo o chefe de gabinete.
O mais triste disso tudo, é que amanhã, ou até hoje mesmo, vem outro escândalo e esse que acabamos de mencionar caíra no mais absoluto esquecimento. Estamos há muito tempo batendo nesta mesma tecla e compartilhado os nossos pensamentos sobre grande parte da classe política desse nosso País. Mas, infelizmente tudo sempre continua do mesmo jeito, até parece que se tem a certeza que o povo nunca irá entender o que realmente está acontecendo, já que esse mesmo povo se manter inerte, e sem força para cobrar as melhorias no ensino nacional. “Isso parece assustador”, pois se trata de um Direito Constitucional. Mais assustadores são os artigos que estão logo abaixo, neles demonstramos toda a nossa indignação com essas atitudes do poder público, e dos representantes legítimos do povo. Inclusive neste último artigo.
- Vejam abaixo alguns dos artigos que estão postados aqui neste espaço.
----------------
“Cortina Burra da Educação Brasileira”.
Cortina Burra – mais um triste capitulo da tragédia nacional.
Já faz algum tempo não sei bem ao certo, que li um artigo sobre a educação brasileira em alguma revista de circulação nacional aqui do nosso Brasil, e não é que estava eu realizando o mesmo roteiro hoje, numa sexta-feira, primeiro de abril de 2011 e mais uma vez me deparei com notícias alarmantes sobre a qualidade da educação pública que é oferecida aos Brasileiros. A matéria desse grande jornal de circulação nacional dizia algo assim: - as poucas escolas estaduais paulistas com bom nível de ensino estão fora da capital de São Paulo, aponta o IDESP, (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo). Entre os mais de 3.500 colégios com o nono ano de ensino fundamental, por exemplo, apenas cinco do interior tiraram ao menos nota seis (o mínimo ideal considerado pela Educação). E tem mais, no ensino médio, somente quatro escolas atingiram o índice ideal (cinco ou mais), nenhuma na capital paulista. A cidade também fica fora no Grupo das 20 melhores escolas do Estado em cada nível. Mesmo que eu esteja estarrecido (e estou) com essas informações, prometo não cair na tentação de criticar o modelo da educação em nosso País. O que a meu ver é algo muito fácil de ser feito, haja vista que o Brasil não possuiu e nem prima por ter uma educação de base capaz de inicializar os brasileiros com o mínimo necessário para conseguir uma formação acadêmica satisfatória.
- Seria talvez porque os Políticos deste País não desejam formar cidadãos questionadores? Será?
Mas o que é o IDESP?
É o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, que combina os resultados obtidos pelos alunos nas provas de matemática e português do Saresp, o sistema de avaliação da rede, com dados de aprovação, reprovação ou abandono.
As Médias por Série são estas:
3,86 = IDESP 2009
3,96 = IDESP 2010
7,00 = Meta até o ano de 2030
- Estes dados são do 5º. Ano do ensino fundamental (antiga 4º.série)
O Índice varia de Zero a Dez
2,84 = IDESP 2009
2,52 = IDESP 2010
6,00 = Meta até o ano de 2030
- Estes dados são do 9º. Ano do Ensino Fundamental (antiga 8º.série)
O Índice varia de Zero a Dez
1,98 = IDESP 2009
1,81 = IDESP 2010
5,00 = Meta até o ano de 2030
- Estes dados são do 3º. Ano do Ensino Médio
O Índice varia de Zero a Dez
Segundo a matéria (FSP e AdF) – a meta do governo estadual é que até o ano de 2030 a rede atinja as metas e seja equivalente aos países desenvolvidos. Esse objetivo já foi alcançado por uma escola, a Escola Estadual R.P., em Cândido Rodrigues, a 352 Km de São Paulo. Esta Unidade é considerada a melhor do ensino médio no Estado de São Paulo. Agora vamos até a pior escola no desempenho do IDESP 2010, que obteve o pior desempenho no terceiro ano do ensino médio. Lá os funcionários dizem que a má avaliação não se deve exclusivamente à qualidade do ensino, mas, sim à postura da direção da escola em reprovar os alunos. Para chegar ao IDESP também é calculado o número de reprovação dos alunos. O índice desta escola segundo o IDESP é de: 0,52, o pior do ranking.
Neste espaço (WWW.administraçãonoBlog.blogspot.com) existem alguns artigos que tratam deste assunto mais a fundo, de todo o descaso que o Povo desse nosso País é obrigado a receber calado, mesmo sendo um fiel contribuinte dos impostos mais altos do mundo, ele (o povo) não recebe NADA de boa qualidade, somente as migalhas destinadas ao povo trabalhador. Não estenderei mais este artigo, afinal, nós já sabemos o que está errado, só nos falta à união e o interesse em fazer valer os nossos direitos de cidadãos.
------ ---------- ---------
A Cortina Burra da Educação Brasileira parte 2
Neste artigo iremos discutir sobre a má situação da educação pública em nosso País, entre outras tantas péssimas prestações de serviços públicos que tanto atormentam a vida do povo brasileiro. Mas neste caso em questão, iremos verificar quais são os objetivos pretendidos pelo Ministério da Educação Brasileira com o seu método de administração do ensino público, e o que efetivamente essa pasta tão importante do nosso Governo consegue obter de resultado, e ainda, quais os ganhos culturais que um povo consegue obter quando este tem acesso a uma educação de qualidade. Para ser possível chegarmos a uma conclusão satisfatória teremos de falar que já faz algum tempo que estamos empenhados em encontrar explicações para o péssimo resultado da educação brasileira. É bem verdade que acreditamos que existam muitos serviços essenciais que também são indispensáveis para um povo, como: saúde de qualidade, infra-estrutura básica, segurança, moradia, transporte público e outros muitos. Mas, porque será que citamos todas essas necessidades primárias de um povo, neste artigo sobre a educação? A resposta é bem simples. Outra noite, durante uma aula de Economia lá na Universidade, foi levantada a seguinte questão: O povo Brasileiro tem muita sorte, pois vivem num País que não é um alvo de constantes desgraças naturais, como vulcões, terremotos, furacões e outros. Sim, isso é uma verdade, concordou a maioria dos alunos da sala de aula, mas foi exatamente neste momento que uma questão foi levantada por este que escreve agora: “E os números sem fim de desgraças que acontecem todos os dias em silêncio com milhões de brasileiros?” Isso pode ser resumido no “silencio de todo um povo!” Povo esse, que convive com o desprezo diário dos seus governantes. Governantes esses, que não se cansam de demonstrar uma total incapacidade de administrar com competência a máquina pública brasileira, e com isso eles nunca dão um retorno satisfatório a toda aquela confiança e credibilidade que lhes foi dada pelo povo. Sem contar na falta de dignidade e de respeito que todo o povo brasileiro recebe diariamente, seja ela no seu trajeto até o trabalho utilizando o péssimo transporte público que lhe é oferecido a um preço desmedido, na falta de um atendimento digno numa unidade de saúde pública, ou então na segurança pública dos cidadãos, segurança essa, a que todos nós temos o Direito Constitucional. Mas, como este assunto é extenso e muito complexo, e agora não conseguiremos abordá-lo com a devida atenção que ele merece, pois não se trata apenas de criticar os políticos, mas sim de apontar melhores caminhos como: a profissionalização e a cobrança por melhores resultados dos funcionários públicos. Sabemos que este é um assunto difícil, porém não deve ser evitado por muito mais tempo, afinal nem toda a sociedade brasileira é funcionária pública, e por isso é que deixaremos para um próximo artigo este assunto tão importante, agora voltaremos ao nosso tema central: A Cortina Burra da Educação Brasileira.
Podemos visualizar logo abaixo a meta do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), para os alunos do 9º.ano do ensino fundamental das escolas estaduais da capital:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Língua Portuguesa: Matemática e ciências da natureza
Abaixo do Básico até 199 Abaixo do Básico até 199
Básico de 200 a 274 Básico de 200 a 274
Adequado 275 a 324 Adequado 275 a 324
Avançado a partir de 325 Avançado a partir de 325
Fontes: Secretária de Estado da Educação e da reportagem (28.05.2011) do Jornal São Paulo Agora (Grupo Folha) WWW.agora.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Abaixo está uma parte do Ranking do 9º. Ano das escolas estaduais da Capital-SP
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Estas são as 5 “melhores” notas que as Escolas Estaduais alcançaram:
Língua Portuguesa Matemática Ciências e Ciências da Natureza
267,4 287,2 295,9
263,3 279,6 282,1
258,3 278,8 279,1
257,7 268,7 275,9
255,7 266,0 275,4
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Compare e perceba o Panorama do Ensino Público do nosso País -
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Língua Portuguesa: Matemática e ciências da natureza
Abaixo do Básico até 199 Abaixo do Básico até 199
Básico de 200 a 274 Básico de 200 a 274
Adequado 275 a 324 Adequado 275 a 324
Avançado a partir de 325 Avançado a partir de 325
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Saresp - (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estas são as 5 piores notas que as Escolas Estaduais obtiveram:
Língua Portuguesa Matemática Ciências e Ciências da Natureza
161,7 214,1 178,7
192,1 218,0 180,4
193,8 220,5 183,1
197,2 220,8 199,3
198,5 221,2 200,3
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O panorama exposto logo acima, deixa claro que nenhuma escola estadual da capital-SP alcançou uma nota considerada adequada para o 9º. ano, isso quer dizer que: todas as escolas Públicas do Estado de São Paulo ficaram nos níveis básicos e abaixo do nível básico. Em outras palavras isso quer dizer que: o aluno chegando ao primeiro ano do ensino médio terá grande dificuldade em fazer uma conta de multiplicação simples, já que ele não aprendeu bem as contas básicas, e este mesmo aluno terá dificilmente em conseguir resolver uma simples equação do segundo grau.
Após mais essa triste comprovação de incapacidade administrativa dos gestores públicos do “nosso” Brasil, mesmo assim eles insistem em atuar com total incompetência na administração das ferramentas da Máquina Pública, acredito que isso sirva para deixar um alerta para o próximo ato de cidadania que todos nós teremos de cumprir, que são as próximas eleições obrigatórias. E se depender da qualidade do ensino público deste nosso País chamado Brasil, creio que muitos outros gestores públicos sem capacidade administrativa serão eleitos por nós brasileiros, que somos cada vez reféns dessa Cortina Burra da Educação Brasileira. Agora, mesmo sob este imenso clima de frustração que invade a nossa pessoa de cidadão, vamos acompanhar agora, o que uma educação de qualidade é capaz de trazer para todo um povo.
A história nos mostra que quando os primeiros navios trouxeram da Europa algumas noticias e os primeiros livros com algumas idéias do iluminismo sobre a Liberdade e à igualdade entre os homens, isso lá no século XVIII, já encontraram aqui no Brasil alguns defensores desses pensamentos. Muitos já lutavam contra a escravidão que aprisionava vidas, contra a manutenção do então sistema colonial que inibia a liberdade econômica e oficializava a exploração das riquezas brasileiras pelas nações européias. E, será que temos algum desses fatos que ainda continuam nos dias de hoje? Bem, vamos continuar esta viagem sobre a educação de qualidade e verificar o que um povo com educação pode alcançar. Veremos agora que Cipriano Barata era um dos homens que defendiam algumas idéias de liberdade naquela época aqui no Brasil e que ele lutava contra a escravidão, defendia o regime republicano e participou de alguns movimentos rebeldes contestando a ordem vigente: a Conjuração Baiana, de 1798, e a Confederação do Equador, de 1824. E esse é só um exemplo de uma lista enorme de pessoas que lutavam pelos ideais divulgados pelo mundo fundamentos pela Revolução Francesa, e talvez essa lista aqui no Brasil chegasse a ocupar todas as páginas de um jornal de domingo. Ao mesmo tempo, já se vão mais de 500 anos desde a chegada dos portugueses e da conquista das terras brasileiras, e será que já conseguimos realmente conquistar maior igualdade de direitos entre os cidadãos? Igualdade política? Igualdade econômica? Igualdade racial? Igualdade de gênero? O respeito dos nossos Governantes? Será que alcançamos alguma delas realmente? Será que a igualdade pregada pela Revolução Francesa há mais de 200 anos ainda produz algum eco em nossa sociedade? Ou será que a nossa sociedade atual só se interessa em atualizar o seu perfil na internet e/ou bisbilhotar a vida alheia?
Mesmo com todas as mudanças comportamentais acontecendo sem parar e impulsionadas pelo mundo digital em que vivemos, as pessoas continuam falando muito sobre cidadania e a necessidade da ampliação dos direitos dos cidadãos em um país que já viveu por muitas crises políticas e institucionais, e que há bem pouco tempo saiu de um Regime Militar (1964 até 1984). É certo que essas conquistas só aconteceram movidas pelas muitas lutas sociais que exigiam todos esses direitos. Mas você já parou para perguntar em que ponto dessa trajetória estamos? O que ainda falta? E os nossos governantes? Será que eles defendem realmente a ampliação dos Direitos Sociais e das igualdades? (...pelo menos em época de eleição é dito isso). Será que os nossos Políticos atuais realmente se esforçam para isso? Será que os antigos e os atuais privilégios desses políticos, alguns herdados desde os tempos do Brasil colonial, foram rompidos em nome dessa igualdade tão pregada por eles em época de eleição?
“- Quantas perguntas sem respostas!”
Mas, por que será que um adolescente do terceiro milênio irá ater-se a essas questões em pleno mundo digitalizado? Mundo esse que só busca a diversão e o rápido sucesso individual a qualquer preço! O que podemos constatar é que mesmo com o grande avanço tecnológico a que o mundo globalizado se submeteu, e com a grande velocidade atual das informações e das comunicações, isso por si só não consegue garantir qualquer conquista social e, menos ainda, uma maior igualdade econômica. Realmente percebemos que falta uma participação mais efetiva da sociedade, uma busca pela conscientização política, uma crítica abalizada e uma reinvidicação permanente dos direitos e do respeito a que todas as pessoas merecem. E é neste sentido, que o “estudo” de qualidade, o ato de ensinar, de discutir idéias, a possibilidade de ter acesso a fatos importantes da história humana podem se transformar em um momento de reflexão e de tomada de posição diante das muitas possibilidades e projetos de organização social que o nosso país e o mundo apresentam. Podendo também contribuir para a formação de um povo mais lúcido e esclarecido durante o seu estágio de crescimento, para que ele saiba decidir de qual mundo adulto ele pretende fazer parte. Então, para finalizarmos este, é preciso que além do desejo de transformar o Brasil num País de pessoas com acesso a uma educação de qualidade, é necessário que façamos uma reflexão acerca do mundo em que estamos mergulhados atualmente, ou será que já não deixamos de viver efetivamente as nossas vidas, só para manter um “perfil” com mais de 1 (um) milhão de seguidores do mundo digital? Será?
-------------- --------------------
Quem ganha com a má qualidade da educação
do Povo Brasileiro?
Outro dia durante a leitura de algumas revistas formadoras de opinião aqui do Brasil, me deparei com um assunto deveras interessante, nesta reportagem se especulava sobre os assuntos da educação de um modo em geral (porém visualizei outro assunto muito mais interessante...), mas que deixava bem claro a sua intenção de criticar o modelo da educação superior em nosso País. O que a meu ver é algo muito fácil de ser feito, haja vista que o Brasil não possuiu e nem prima por ter uma educação de base capaz de inicializar os brasileiros com o mínimo necessário para conseguir uma formação acadêmica satisfatória. Mas voltando ao artigo que li, nele comentava-se sobre a Revolução Russa de tempos atrás que propôs a criação de um paraíso socialista, e que os mentores dessas idéias seriam alguns “intelectuais europeus”. Indo ou saindo (ainda iremos decidir isso) um pouco do campo teórico, todos teriam direito a uma habitação, emprego, comida, escola e ópera aos finais de semana, mas essa dieta era pouco e transformou-se em um grande problema. A partir daí surgiu a tão comentada “Cortina de Ferro”, que nada mais era do que proibir que os Russos tivessem acesso às “coisas” que o mundo possuía. Era um meio de impedir a “bisbilhotagem” Russa sobre o que era consumido pelo mundo capitalista decadente, e saibam, as punições eram duras para quem cismasse em “xeretar” o mundo capitalista. Agora, para muitos o erro dos lideres russos foi criar um estupendo sistema educativo para todos, o que veio a causar em pouco tempo um problemão sem solução; como impedir um povo educado de ver e de se interessar pelo que acontecia do lado de fora. E agora o melhor, os Governantes Brasileiros “fizeram e ainda fazem” muito melhor, já que abriram tudo, escancararam as fronteiras brasileiras, pode-se viajar a vontade. E sabe qual a garantia que os governantes brasileiros tem de que o seu povo não se revolte com os altos impostos, a falta de respeito que os governantes têm com o povo e mais uma lista sem fim de desrespeitos que são destinados ao povo brasileiro? Pois é, foi à criação de uma cortina burra. Sim, Cortina Burra. Mas o que vem a ser essa cortina burra? A cortina burra que falamos é a garantia de isolamento do nosso País. Ela tem por essência oferecer uma educação de péssima qualidade ao povo, do modo conta-gotas. Como assim? Inibir o povo Brasileiro de conhecer o Mundo? Afinal se aventurar a ir para o exterior e ir até a Disneylândia ou a Miami, mesmo que essa seja uma sucursal do Brasil, não é estar vivenciando o Primeiro Mundo? Muitos brasileiros acham que sim, que estão vivenciando o primeiro mundo.
Mas, então vamos caminhar um pouco mais longe. Em uma Universidade de elite aqui do Brasil foi pedido que levantassem as mãos os que confortavelmente liam inglês, e saibam, não foram levantadas nem um quinto das mãos presentes na sala: Isso sim é que é uma Cortina de Burrice! Já na Europa, a mesma pergunta faria com que se levantassem todas as mãos, pois é um fato que os europeus já passaram do bilinguismo para o trilinguismo. Países como a Islândia tem como base quatro idiomas. O resultado do nosso isolamento pode ser percebido no mundo industrial, já que existe um isolamento provinciano que não toma conhecimento dos avanços alhures, sim, existem exceções, mas são exceções. A propósito, muito se pode aprender indo até o primeiro mundo, não que eles sejam divinos, mas temos a chance de aprender sobre outra cultura por lá, vejamos alguns exemplos:
. O valor do futuro, de pensar no amanhã, ao invés do só hoje (a essência da sustentabilidade do meio ambiente).
. O sentido de economia, de não esbanjar, de não se exibir.
. O hábito automático de cumprir o prometido.
. Trabalho manual não é humilhante. Usar as mãos educa.
. O cumprimento das leis.
. Respeito ao próximo, no transito, no silencio e em tudo mais.
. Quem vigia tudo é a sociedade, mais do que a policia.
. Profissionalismo. Há uma maneira melhor de fazer as coisas. O profissional a conhece e a aplica.
Deveríamos reavaliar melhor e parar com alguns hábitos tolos, que são muitos: - Mas será mesmo que para dar uma simples volta no quarteirão, precisamos levar uma garrafinha de água nas mãos, e se acaso não a levássemos, seriamos atingidos por uma súbita e fatal crise de sede? Com o final desse texto se aproximando estou com uma dúvida martelando em minha cabeça – Essa tal Cortina de Burrice é uma ótima idéia para se manter um povo inteiro sob o controle, podendo assim se manter perpetua uma alta taxa de juros, a maior carga de impostos do mundo, criar-se-ia meios para se manter um modelo político repleto de políticos irresponsáveis e a continuação da história da nossa colonização. Afinal, como enxergar? Se a cortina esta impedindo a visão? E como percebemos isso é feito em massa. Não adianta uma dúzia de pessoas que conseguem enxergar além da cortina gritar, elas não conseguiriam que os demais brasileiros percebessem o que se esconde por trás dessa cortina. É notório que com os intermináveis avanços tecnológicos recebamos uma enxurrada de informações advindas de todos os lados e com vários interesses, mas também sabemos que mais de 90% do conteúdo disponível no mundo virtual é totalmente desprezível e todos tem a possibilidade de fazer algum ruído, como o que estamos tentando produzir aqui neste espaço: Lançando pensamentos e idéias. Voltemos até o inicio, para assim poder encerrar este artigo. Vamos até o estudo de base deficitária, que sem ele fica impossível de adquirirmos os parâmetros necessários para enxergar além da Cortina Burra. E é com essa visão embaçada que encerramos este texto.
--------- ------------------- -------------------
Outro dia após a leitura de algumas revistas formadoras de opinião aqui do Brasil, me deparei com um assunto deveras interessante, nesta reportagem se especulava sobre os assuntos da educação de um modo em geral (porém visualizei outro assunto muito mais interessante...), mas que deixava bem claro a sua intenção de criticar o modelo da educação superior em nosso País. O que a meu ver é algo muito fácil de ser feito, haja vista que o Brasil não possuiu e nem prima por ter uma educação de base capaz de inicializar os brasileiros com o mínimo necessário para conseguir uma formação acadêmica satisfatória. Mas voltando ao artigo que li, nele comentava-se sobre a Revolução Russa de tempos atrás que propôs a criação de um paraíso socialista, e que os mentores dessas idéias seriam alguns “intelectuais europeus”. Indo ou saindo (ainda iremos decidir isso) um pouco do campo teórico, todos teriam direito a uma habitação, emprego, comida, escola e ópera aos finais de semana, mas essa dieta era pouco e transformou-se em um grande problema. A partir daí surgiu a tão comentada “Cortina de Ferro”, que nada mais era do que proibir que os Russos tivessem acesso às “coisas” que o mundo possuía. Era um meio de impedir a bisbilhotagem russa sobre o que era consumido pelo mundo capitalista decadente, e saibam, as punições eram duras para quem cismasse em “xeretar” o mundo capitalista. Agora, para muitos o erro dos lideres russos foi criar um estupendo sistema educativo para todos, o que veio a causar em pouco tempo um problemão sem solução; como impedir um povo educado de ver e de se interessar pelo que acontecia do lado de fora. E agora o melhor, os Governantes Brasileiros “fizeram e ainda fazem” muito melhor, já que abriram tudo, escancararam as fronteiras brasileiras, pode-se viajar a vontade. E sabe qual a garantia que os governantes brasileiros tem de que o seu povo não se revolte com os altos impostos, a falta de respeito que os governantes têm com o povo e mais uma lista sem fim de desrespeitos que são destinados ao povo brasileiro? Pois é, foi à criação de uma cortina burra. Sim, Cortina Burra. Mas o que vem a ser essa cortina burra? A cortina burra que falamos é a garantia de isolamento do nosso País. Ela tem por essência oferecer uma educação de péssima qualidade ao povo, do modo conta-gotas. Como assim? Inibir o povo Brasileiro de conhecer o Mundo? Afinal se aventurar a ir para o exterior e ir até a Disneylândia ou a Miami, mesmo que essa seja uma sucursal do Brasil, não é estar vivenciando o Primeiro Mundo? Muitos brasileiros acham que sim, que estão vivenciando o primeiro mundo. Mas, então vamos caminhar um pouco mais longe. Em uma Universidade de elite aqui do Brasil foi pedido que levantassem as mãos os que confortavelmente liam inglês, e saibam, não foram levantadas nem um quinto das mãos presentes na sala: Isso sim é que é uma Cortina de Burrice! Já na Europa, a mesma pergunta faria com que se levantassem todas as mãos, pois é um fato que os europeus já passaram do bilinguismo para o trilinguismo. Países como a Islândia tem como base quatro idiomas. O resultado do nosso isolamento pode ser percebido no mundo industrial, já que existe um isolamento provinciano que não toma conhecimento dos avanços alhures, sim, existem exceções, mas são exceções. A propósito, muito se pode aprender indo até o primeiro mundo, não que eles sejam divinos, mas temos a chance de aprender sobre uma outra cultura por lá, vejamos alguns exemplos:
. O valor do futuro, de pensar no amanhã, ao invés do só hoje (a essência da sustentabilidade do meio ambiente).
. O sentido de economia, de não esbanjar, de não se exibir.
. O hábito automático de cumprir o prometido.
. Trabalho manual não é humilhante. Usar as mãos educa.
. O cumprimento das leis.
. Respeito ao próximo, no transito, no silencio e em tudo mais.
. Quem vigia tudo é a sociedade, mais do que a policia.
. Profissionalismo. Há uma maneira melhor de fazer as coisas. O profissional a conhece e a aplica.
Deveríamos reavaliar melhor e parar com alguns hábitos tolos, que são muitos: - Mas será mesmo que para dar uma simples volta no quarteirão, precisamos levar uma garrafinha de água nas mãos, e se acaso não a levássemos, seriamos atingidos por uma súbita e fatal crise de sede? Com o final desse texto se aproximando estou com uma dúvida martelando em minha cabeça – Essa tal Cortina de Burrice é uma ótima idéia para se manter um povo inteiro sob o controle, podendo assim se manter perpetua uma alta taxa de juros, a maior carga de impostos do mundo, criar-se-ia meios para se manter um modelo político repleto de políticos irresponsáveis e a continuação da história da nossa colonização. Afinal, como enxergar? Se a cortina esta impedindo a visão? E como percebemos isso é feito em massa. Não adianta uma dúzia de pessoas que conseguem enxergar além da cortina gritar, elas não conseguiriam que os demais brasileiros percebessem o que se esconde por trás dessa cortina. É notório que com os intermináveis avanços tecnológicos recebamos uma enxurrada de informações advindas de todos os lados e com vários interesses, mas também sabemos que mais de 90% do conteúdo disponível no mundo virtual é totalmente desprezível e todos tem a possibilidade de fazer algum ruído, como o que estamos tentando produzir aqui neste espaço: Lançando pensamentos e idéias. Voltemos até o inicio, para assim poder encerrar este artigo. Vamos até o estudo de base deficitária, que sem ele fica impossível de adquirirmos os parâmetros necessários para enxergar além da Cortina Burra. E é com essa visão embaçada que finalizamos este artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário