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24 de fevereiro de 2011

Psicologia Científica



Os antigos gregos entendiam a alma como:

·        Fonte da vida - elemento que fornece vida ao corpo
·         Princípio imaterial que do movimento da vida
·         Centro da consciência, das emoções, dos desejos


A Psicologia se origina na Grécia Antiga

Etimologicamente:
                        ψυχη = (psykhe): alma
                        λογος =  (logos) : estudo


Assim, sob o ponto de vista da origem da palavra, Psicologia significa: estudo da alma.



      Dentre alguns dos nomes de destaque preocupados com as questões que envolviam a alma encontramos:

·        Hipócrates (460 – 377 a.C.),

·        Platão (428 - 347 a.C.) e

·        Aristóteles (384 - 322 a.C.).


     Estes estudiosos preocupavam-se em estudar a natureza humana e voltavam sua atenção para: A consciência – a capacidade humana de perceber as coisas, o intelecto – a capacidade de pensamento e raciocínio e a ética e a moral que diferenciavam o homem dos animais.



“A psicologia se manteve ligada a filosofia desde o tempo dos antigos gregos e assim atravessou os séculos até o século XIX.”



      Foi Wilhelm wundt - médico, filósofo e psicólogo quem fundou na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o 1º. Laboratório de PSICOLOGIA Experimental (em 1859). WUNDT tinha como AMBIÇÃO estabelecer uma identidade DIFERENTE para a PSICOLOGIA e para tanto fez uso do Método Científico.


      E em que consiste um Método? Resposta: “Um Método consiste em um conjunto, racionalmente ordenado, de regras ou de princípios, tendo em vista obter determinado resultado”. (Comte-Sponville, Dicionário Filosófico, 2003)


     O Método Científico se caracteriza pela experimentação.


     E o que vem a ser experimentação?
Resposta: A experimentação científica consiste em uma experiência ativa e deliberada de interrogação sobre o Real. A experimentação científica visa testar hipóteses sob determinadas condições (geralmente em laboratórios), as quais devem ser possíveis de serem reprodutíveis.


      Não há experimentação sem uma hipótese prévia. Para um espírito científico, todo conhecimento é uma resposta a uma perguntaSe não houve uma pergunta, não pode haver conhecimento científico. A experimentação é, pois, algo que se vincula necessariamente à intencionalidade.




       Partindo-se destas premissas iniciais, o Cientista segue alguns passos para a construção do conhecimento:


1.   Identificação do problema a estudar
2.   Observação dos dados – experimentos
3.   Descrição dos fenômenos observados
4.   Repetição e Confirmação das experiências
5.   Teorização – Estabelecimento de Leis



O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA



     Com sua iniciativaportanto, WUNDT obteve para a psicologia o Status de Ciência.


    E para nós, a prioridade de um Administrador não estará nas salas, nos computadores, nos cálculos, nas marcas, nos produtos ou somente nos processos de uma empresa/organização. A prioridade do administrador será as pessoas desta empresa.


      Quanto mais o Administrador for conhecedor dos processos que regem os Processos Psíquicos, o que motiva, o que rege o comportamento das pessoas, maior será a probabilidade de atuar com competência e sucesso. E neste contexto, os elementos proporcionados pela Ciência, tais como o estabelecimento de causa e efeito, ou do antecedente-consequente permitirão a realização de previsões passíveis de fornecer resultados mais favoráveis.



      E os Resultados são muitos:

1.    Objetividade
2.    Competência
3.    Competitividade
4.    Lucratividade
5.    Sucesso



Em termos gerais, é possível afirmar que são objetos de estudo da psicologia:

÷  Processos Mentais

÷  Processos de Comportamentos


Mesmo que este seja o enfoque principal da psicologia, algumas escolas se destacam por estudarem a Identidade Funcional entre corpo e mente, ou seja, a influência recíproca que exercem entre si. Isso que dizer: os estados da mente podem influenciar o corpo, assim como os estados do corpo podem atuar sobre a mente. Em alguns casos esta influência se torna crônica a tal ponto de alguns especialistas em psicologia serem capazes de identificar por meio do corpo (posturas, tensões, etc.) quais os padrões mentais e de comportamento daquele indivíduo.




              Outros focos de estudo da psicologia:

÷  Indivíduos especiais (fora da média)
÷  Personalidade (diferenças individuais)
÷  Psicopatologia (desvios de padrões de comportamento)
÷  Grupos (dinâmica dos relacionamentos)



Todos estes aspectos visam a um objetivo comum:

Por qual motivo as pessoas se comportam de uma determinada maneira e não de outra?



O profissional de Psicologia pode atuar em algumas áreas, dentre as quais se destacam:


1.   Clínica
2.   Educação
3.   Saúde
4.   Organizacional
5.   Esportiva
6.   Marketing
         


           PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE.


A partir do impulso dado ao estudo do ser humano no século XIX, muitos progressos foram obtidos no entendimento dos processos mentais e dos comportamentos. O esforço de muitos estudiosos acabou por gerar olhares distintos e algumas diferenças no modo de entender e abordar as questões relativas ao ser humano.


 Neste contexto, surgem três grandes linhas dentro do eixo central que consiste no estudo da psicologia:


1.   Psicologia (Analítica, Behaviorismo, Gestalt, etc.)
2.   Psiquiatria
3.   Psicanálise



As semelhanças entre as três vertentes são:

· Concentração no estudo dos processos mentais e dos comportamentos destes decorrentes.

·    As três tendências atribuem a si mesmas o status de ciência.



As diferenças mais elementares envolvem:
           
·        Formação profissional

·        Método de trabalho



       Formação profissional:

·   Psicólogo Clínico – Graduação em Psicologia – Especializações em Psicologia Clínica.

· Psiquiatra – Graduação em Medicina – Especializações em Saúde Mental.

·       Psicanalista – Graduação em Psicologia ou Medicina – Especialização em Institutos de Psicanálise.




                           Método de trabalho:

·        Psicólogo Clínico – Observação, escuta, intervenções verbais.

·        Psiquiatra – Observação escuta, intervenções verbais, além da prescrição de medicamentos.

· Psicanalista – Estímulo à associação-livre do paciente, utilização da atenção flutuante, análise e interpretação de sonhos, análise da transferência e das resistências.




       A PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Qual o interesse da Psicologia para as Organizações?

     A Psicologia deve gerar um interesse para as Organizações na medida em que consiste na ciência que busca o entendimento das variáveis que determinam o comportamento humano. Neste sentido, a psicologia é a ciência que pode contribuir para dar rumos mais adequados à vida das pessoas, às suas relações e, como consequência, trazendo reflexos no interior das organizações.

      A psicologia pode ser vista como um instrumento à disposição do Administrador para apoiá-lo na busca do contínuo aumento da eficácia dos processos organizacionais através das pessoas, promovendo melhoria na qualidade de vida, dos produtos e dos serviços proporcionados pela organização.

         
Aplicações Práticas da PSICOLOGIA nas ORGANIZAÇÕES

1.   Seleção de pessoas.
2.   Conciliação de perfis às especificidades das tarefas.
3.   Desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacidades (treinamento).
4.   Acompanhamento de desempenho (mudanças de rotina).
5.   Análise das condições de trabalho.
6.   Administração das relações interpessoais (alteração de pessoal).











Fonte e Sítios Consultados

Conteúdo aula Psicólogia da Graduação do 2o. Semestre Curso de Administração de Empresas





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