Administração Estratégica – Aula dia 16/02/2011
SEGUNDA AULA de Administração Estratégica
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É o processo pelo qual se procura determinar como a organização deve atuar em relação ao ambiente, definindo-se os objetivos e as estratégias para alcançá-los.
- Pensamento Estratégico
Como ponto de partida - o pensamento estratégico envolve a colocação de duas questões críticas:
1) Qual é a estrutura da sua indústria e,
2) Qual a sua tendência de evolução com o passar do tempo?
Mas o pensamento estratégico foca a necessidade de entender comportamentos futuros do setor, dos clientes e da concorrência.
- VISÃO
A visão é um destino específico, uma imagem desejada para se alcançar o sucesso.
É uma percepção não só das necessidades do mercado, mas de como a organização vai poder atendê-las. Deve ser coerente e criar uma imagem clara do futuro e gerar compromisso com o desempenho.
A visão corporativa é composta pela ideologia central e pela visão
- Visão Estratégica
Todo o processo de administração estratégica que parte de um pensamento estratégico sobre o futuro da empresa e forma uma visão de futuro de longo prazo, geralmente acima de cinco anos.
- Questões – Visão –
Em que negócio estamos?
Que negócios pretendemos ter?
Quais são as expectativas dos acionistas?
Quais são os cenários ambientais possíveis?
Como a tecnologia vai afetar nossa empresa?
Qual deve ser nosso perfil competitivo?
O que seremos no futuro? Fornecedores? Parceiros?
Quando inclui a estratégia, a visão identifica quais atividades a empresa pretende perseguir, estabelece sua direção a longo prazo e apresenta um panorama mais amplo de quem somos, o que fazemos e para onde vamos.
É importante que a visão seja compartilhada com todos os colaboradores da empresa.
Uma visão largamente difundida é como um imã.
Quando todos estão comprometidos com a direção a longo prazo da empresa é mais provável que as opções de negócios sejam otimizadas, fazendo com que a execução diária da estratégia seja melhorada.
Para que serve o Planejamento Estratégico?
Tem como propósito a direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.
Vantagens do Planejamento Estratégico.
a) Define os objetivos da organização.
b) Identifica os pontos fortes e fracos da organização.
c) Visualiza as oportunidades e ameaças presentes no ambiente.
d) Ajuda a organização a refletir sobre o futuro.
e) Facilita o processo de tomada de decisão.
f) Estabelece os cenários em que a organização poderá atuar.
g) Permite a organização alocar adequadamente seus recursos.
h) Cria um ambiente de participação e comprometimento da força de trabalho.
i) Estabelece indicadores de avaliação e controle.
j) Define atribuições e responsabilidades.
k) Fixa o orçamento para o alcance de sua missão.
- GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO –
Atividade que dá coerência e direção às ações e decisões de uma organização.
Estabelecer uma estratégia, portanto, é definir qual a diretriz básica que vai conduzir o trabalho até atingir o que foi planejado.
MISSÃO
Missão organizacional é a declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produto e de mercado. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa a razão de ser e de existir.
A missão está alinhada com os seguintes aspectos:
• Qual é a razão de ser da organização.
• Qual é o papel da organização na sociedade.
• Qual é a natureza do negócio da organização.
• Quais os tipos de atividades em que a organização deve concentrar seus esforços no futuro.
- A missão é um chamamento genérico para a ação e deve partir do pressuposto de que a organização como um todo compartilha uma visão de negócios.
- A missão deve enunciar em que ponto ela está e onde pretende estar posicionada no mercado.
A formulação da missão é eficaz quando consegue definir uma individualidade da organização ou uma personalidade própria para o negócio, e quando é estimulante, inspiradora e revitalizante para todos os seus stakeholders.
NIKE – experimentar a emoção da competição, da vitória e de vencer adversários.
SONY – experimentar a satisfação de progredir e aplicar a tecnologia em benefício da população.
3M – resolver problemas não solucionados de forma inovadora.
HP – oferecer contribuições técnicas para o progresso e bem estar da humanidade.
PHILIPS – fazendo cada vez melhor.
WALT DISNEY – fazer as pessoas felizes.
FORD - ser a empresa líder mundial na oferta de serviços e produtos automobilísticos.
Por que a declaração da missão é importante?
Fonte
Material Universitário do 4º.Semestre do Curso: Administração de Empresas - Disciplina de Administração Estratégica - 2º.Aula
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