Administração Estratégica – Aula dia 09/02/2011
PRIMEIRA AULA de Administração Estratégica
Administração Estratégica
Foco no: Planejamento Estratégico
Título da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Objetivos: Fornecer aos alunos conhecimentos sobre: conceitos básicos sobre administração estratégica; pensamento estratégico; visão e missão estratégicas; planejamento estratégico; as principais técnicas da gestão estratégica; os principais agentes do ambiente e dos Estudos de Futuro, projeção e prospecção, as principais técnicas para construção de cenários para tomada de decisão e definição das estratégias; a necessidade de entender o comportamento dos Stakeholders, condições para montar e organizar uma empresa. Capacitar os discentes para o desenvolvimento de um negócio considerando a Administração Estratégica como base para o sucesso.
Conteúdo Programático:
Conceitos e Definições de Estratégia e Administração Estratégica.
Planejamento Estratégico, seus passos e suas implicações.
Ferramentas da Gestão Estratégica.
Ferramentas Acessórias,
Avaliação de desempenho (BSC)
Análise da Cadeia de Valor
Criação de Valor
Administração Estratégica – Recursos e Relacionamentos
Análise de Stakeholders.
Metodologias e Técnicas de construção de Cenários
TRABALHO (Grupal de 5 Membros)
Formato de TC.
Capa – Título em negrito e caixa alta (arial 14) – nome dos componentes do grupo e nome da Universidade.
– Arial 12
- Todos os tópicos e subtópicos deverão estar em negrito e caixa alta e baixa.
- - As figuras, tabelas e gráficos deverão ser desenhadas.
– espaço simples entre linhas.
- O trabalho deverá ter os sumários de identificação e executivo.
- Encadernação com espiral no final do trabalho + eletrônico.
- Os prazos de entrega deverão ser cumpridos rigorosamente.
- Não serão aceitos trabalhos após a data determinada
TRABALHO – Formato TC
1) Apresentação da empresa
2) Plano de Negócio - resumido ***slide 9
3) Planejamento Estratégico
a) Histórico / Introdução – 20 linhas
b) Visão da empresa , Missão e Valores.
c) Diagnóstico Interno - detalhado
d) Diagnóstico Externo - Amplo
e) Definir o tempo do planejamento (5-10-15 ...)
f) Hierarquia dos objetivos
g) Hierarquia das Estratégias
h) Plano de Ação, completo – Plano de MKT, Plano Comercial, Plano de Inovação e Plano de Investimentos.
4) BSC – Balanced Scorecard
5) Matrizes de Análise de Produtos.
6) Matriz BCG
7) Stakeholders Analysis – primeira, segunda e terceira gerações
8) Plano Financeiro
*Mão de Obra,
*Despesas Administrativa,
*Produtos, Serviços, Insumos,
*Prev. de Faturamento, Impostos, Financiamentos,
*Origem e Aplicação de Recursos,
*Projeção dos resultados,
*Projeção de Fluxo de Caixa,
*Previsão de Vendas,
*Ponto de Equilíbrio,
*Análise dos Investimentos – VPL e TIR
9) Estruturar o Cronograma Estratégico
10) Apresentar as ferramentas para tomadas de decisões
11) Estabelecer o valor de venda do projeto.
12) Considerações finais.
13) Referências
* Cada passo tem seu desdobramento orientado pelo professor.
PLANO DE NEGÓCIO
- Ramo de atividade: Por que escolheu este negócio?
- Mercado consumidor: Quem são os clientes? O que tem valor para os clientes?
- Mercado fornecedor: Quem são os fornecedores de insumos e serviços?
- Mercado concorrente: Quem são os concorrentes?
- Produtos/Serviços a serem ofertados: Quais são as características dos produtos/serviços? Quais são os seus usos menos evidentes? Quais são as suas vantagens diante dos concorrentes? Como criar valor para o cliente por meio dos produtos/serviços?
- Localização: Quais são os critérios para avaliação do local ou do “ponto”?
- Processo operacional: Como sua empresa vai operar etapa por etapa? (Como fazer?) Como fabricar? Como vender? Como fazer o serviço? Qual trabalho será feito? Quem o fará? Com que material? Com que equipamento? Quem tem conhecimento e experiência no ramo? Como fazem os concorrentes?
- Previsão de produção, previsão de vendas ou previsão de serviços: Qual é a necessidade e a procura do mercado? Qual é a sua provável capacidade de produção? Qual é a disponibilidade de matérias-primas e de insumos básicos? Qual é o volume de produção/vendas/serviços que você planeja para seu negócio?
- Análise financeira: Qual é a estimativa da receita da empresa? Qual é o capital inicial necessário? Quais são os gastos com materiais? Quais são os gastos com pessoal de produção? Quais são os gastos gerais de produção? Quais são as despesas administrativas? Quais são as despesas de vendas? Qual é a margem de lucro desejada?
- Recursos humanos: Qual é a estrutura funcional necessária? Quais os níveis de conhecimento desta estrutura? Quantas são as funções da empresa? Quantos colaboradores são necessários em cada função? Qual o salário e seus custos para cada colaborador?
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO
ADMINISTRADOR ESTRATÉGICO
TER VISÃO DE FUTURO.
ENTENDER O COMPORTAMENTO DO SEU MERCADO NO FUTURO.
TER HABILIDADE DE CRIAR CAMINHOS.
Administração Estratégica
Processo sistemático, planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderança da alta administração da organização, envolvendo o comprometimento de todos os gerentes responsáveis e colaboradores.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
É uma série de passos em que a alta administração deve realizar as tarefas a seguir:
a) Analisar Oportunidades e Ameaças ou limitações que existem no ambiente externo.
b) Analisar os Pontos Fortes e Fracos de seu ambiente interno.
c) Estabelecer a Missão e os Objetivos gerais.
d) Formular Estratégias nos três níveis: empresarial, unidades de negócios e funcional, que permitam à organização combinar os pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças do ambiente.
e) Implementar as estratégias.
Realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.
- Definições
A palavra strategía, em grego antigo, significa a qualidade e a habilidade do general.
Desse conceito tem origem a palavra estratégia,
relacionada com situações políticas, guerras ou jogos.
A Arte da Guerra – 32ed. Sun Tzu – Record,2004
Em resumo, freqüentemente a estratégia está ligada a dois ou mais competidores disputando o mesmo objetivo. Essa disputa ocorre também no mundo dos negócios, e como na versão militar, a estratégia empresarial sofre forte influência de quem a lidera.
O que é Estratégia?
É o conjunto dos meios que uma organização utiliza para alcançar seus objetivos.
São os caminhos, direções, preceitos e padrões (Objetivos) que a organização observa nas suas relações com os ambientes interno e externo.
ESTRATÉGIA
Regras e diretrizes para decisão, que orientam o processo de desenvolvimento de uma organização. (ANSOFF,H.Igor A nova estratégia empresarial. SP:Atlas, 1990)
Refere-se aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. (WRIGHT,Peter L. et al. Administração estratégica: conceitos. SP: Atlas,2000)
Os objetivos e metas a longo prazo de uma empresa, a alocação de recursos e a adoção de cursos apropriados de ação. (MONTANA,Patrick J.;CHARNOV,Bruce H. Administração. SP: Saraiva,1998)
Estratégias são planos para a realização da visão. (GUNS, P. F. A organização que aprende rápido. SP: Futura,1998)
Estratégia é a determinação dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção das ações adequadas e os recursos para atingir esses objetivos. (CHANDLER, 1962)
Estratégia é o padrão de objetivos, fins ou metas e principais políticas e planos para atingir esses objetivos, estabelecidos de forma a definir qual o negócio em que a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai ser. (LEARNED, CHRISTENSEN, ANDREWS, GUTH 1965 e Andrews 1971)
Estratégia refere-se à relação entre a empresa e o seu meio envolvente: relação atual (situação estratégica) e relação futura (plano estratégico, que é um conjunto de objetivos e ações a tomar para atingir esses objetivos). (KATZ 1970)
PROCESSO DE PLANEJAMENTO
REFLEXÕES – DEFINIÇÃO – TIPOS DE PLANEJAMENTO
É Possível Planejar no Brasil?
• 05 congelamentos de preços
• 05 moedas com cortes de 12 zeros
• 11 índices oficiais para medir inflação
• 11 programas de estabilização
• 25 propostas de renegociação da dívida externa
• 54 controles de preços
• Em 164 anos, de 1829 à setembro de 1993, a inflação foi de 9.018.006.445.190.841.344% Nove quinquilhões (Fonte: Veja abr/93)
Desafios do Cenário Atual
Empreendedor sem administrador
Tecnologia e inovação disseminadas
Ciclo de vida dos produtos (cada vez mais curto)
Muitas opções de escolha
Consumidor mais consciente e informado
Competitividade crescente
Fornecedores seletivos na escolha dos clientes
Stakeholders cada vez mais exigentes
Rentabilidade cada vez menor
PLANEJAMENTO
Processo de longo prazo através do qual uma organização estabelece aonde quer chegar e como quer chegar para o cumprimento de sua missão.
Planejamento: As Escolas
1. Escola do Design: estratégia como um processo de concepção
2. Escola do Planejamento: estratégia como um processo formal
3. Escola do Posicionamento: estratégia como um processo analítico
4. Escola Empreendedora: estratégia como um processo visionário
5. Escola Cognitiva: estratégia como um processo mental
6. Escola de Aprendizado: estratégia como um processo emergente
7. Escola do Poder: estratégia como um processo de negociação
8. Escola Cultural: estratégia como um processo coletivo
9. Escola Ambiental: estratégia como um processo reativo
10. Escola de Configuração: estratégia como um processo de transformação
Dez Escolas = Três agrupamentos
1. Escola do Design
2. Escola do Planejamento
3. Escola do Posicionamento
= natureza prescritiva: mais preocupadas em como as estratégias devem ser formuladas do que em como o são.
4. Escola Empreendedora
5. Escola Cognitiva
6. Escola de Aprendizado
7. Escola do Poder
8. Escola Cultural
9. Escola Ambiental
= preocupam-se mais com a descrição de como as estratégias são, de fato, formuladas, do que com a prescrição.
10. Escola de Configuração
= combina elementos de todas as outras. Busca a integração da formulação de estratégias, o conteúdo das mesmas, as estruturas organizacionais e seus contextos.
Classificação do Planejamento, segundo sua amplitude no tempo:
1 –Estratégico – Estabelece os objetivos gerais da empresa, de modo agregado e a um prazo mais longo.
2 – Tático – Implementa atividades de alocação de recursos.
3 – Operacional – Estabelece padrões e programas.
Fonte
Material Universitário do 4º.Semestre do Curso: Administração de Empresas - Disciplina de Administração Estratégica - 1º.Aula
B
ibliografia Básica:
ibliografia Básica:
Administração Estratégica (Samuel C. Certo, J.P.Peter)
A Arte da Guerra - Sun tzu – 32 ed. Recod, 2004
DEFINIÇÃO ESTRATÉGIA:
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