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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

10 de junho de 2010

Sociologia e o Trabalho...








TRABALHO HUMANO E ASSALARIADO



   O trabalho integra os valores da cultura dominante de modo a ser considerado um fenômeno natural e necessário. O processo socializador faz com que os indivíduos tomem consciência da necessidade de luta pela sobrevivência e autodesenvolvimento. A integração social consiste na interiorização dos valores, padrão, normas e símbolos sociais que afetam o indivíduo como membro da sociedade, pessoa social, ‘socius’.

   O capitalismo define duas categorias sociais: os que dispõem dos meios de produção e os que deles não dispõem. Tomando-se como referência Karl Marx, tem-se os empregadores e os assalariados, como forças contrárias.


Sindicato e Sindicalismo    ...“Vieram para corrigir injustiças...”


   Sindicato deriva de síndico, denominação dada ao Diretor da corporação medieval. Dos radicais gregos, síndico significa: “aquele que age com justiça ou aquele que defende alguém com justiça”.


   Sindicato é uma associação profissional de pessoas com a mesma atividade, cujos interesses visam defender.


   Sindicalismo implica ação Política, isto é, mobilização do sindicato com base em uma ideologia política. Na Roma antiga, têm-se traços de associação de classe, nos Collegía. Consiste no agrupamento de pessoas, com contribuições regulares que se solidarizavam nos funerais.


   Na idade média, surgiram as corporações de ofício que agregavam os artesãos da cidade, categoria que se dividia em: Mestre, companheiros e aprendizes.


Obs... Só o Mestre dominava o processo todo...





CONCEITO DE TRABALHO


   INTELECTO deriva de intelligere que implica leitura interna, significando escolher alguma coisa entre várias. Trata-se de processo realizado pelo intelecto, atingindo conceitos universais.


   Podendo significar “LER ENTRE VÁRIAS COISAS”, ou seja, perceber relações que existem entre diversos objetos. Existem dois tipos de conhecimentos: ESPECULATIVOS, significando contemplação dos objetos, na realização do conhecimento. E o PRÁTICO que ordena que seja realizada uma ação, conduta ou obra com base ao que foi elaborado pela mente.



  "O conhecimento prático fundamenta-se em valores e concretiza-se em dois domínios".



AGIR = O resultado da ação reverte-se em benefício ou prejuízo do próprio sujeito.


FAZER = É o resultado da ação incorporando no objeto a boa ou a má concretização. Executada a obra, se for boa ou má o sujeito receberá crítica enquanto “produtor de um objetivo” e não como pessoa.


   O trabalho é uma ação cujo resultado se “incorpora” ao objetivo, no entanto, ressalte-se que até as tarefas simples mecânicas e repetitivas são produtos da inteligência.


   O conceito de trabalho sofreu influencia do desenvolvimento do capitalismo advindo da Revolução Industrial... na INGLATERRA (séc. XVIII) “18”


   O trabalho foi considerado um castigo, um meio de sobrevivência e se encontra na origem bíblica. Quando “DEUS” condenou a Adão a “tirar da Terra o seu sustento pela vida, com fadiga.”





Burocracia – Weber

   Weber é considerado o pai da Burocracia, destaca das seguintes características:



1- Princípio das Atribuições oficiais

   Compreende o alto grau de especialização e uma bem definida divisão do trabalho entre funcionários. As atribuições são estabelecidas e ordenadas por meio de normas e regulamentos.

   Há uma distribuição das atividades – consideradas como deveres oficiais -necessárias para atingir os fins da organização.



2- Princípio da Hierarquia Funcional

   É um sistema racionalmente organizado de mando e subordinados mediante um controle dos inferiores pelos superiores.



3- Uniformidade na organização das Tarefas

   A administração baseia-se num conjunto específico de regras para a tomada de decisão. A administração utiliza-se de documentos escritos e de um corpo de funcionários. Os funcionários sob as ordens de um chefe – juntamente com seus arquivos e documentos – constituem uma repartição publica, um escritório particular. Existe uma estrita separação entre os negócios oficiais e negócios pessoais.



4- Formação Profissional Exemplo: área de RH (treinam.)

   A atividade burocrática, exige uma formação profissional consciente.

   O recrutamento de funcionários efetua-se com base no conhecimento técnico e perícia estabelecendo um plano de carreira.

Obs. "Isso vai desenvolver a perícia e a técnica"



5- Eficiência dos Funcionários

   A organização exige que o funcionário permaneça no local de trabalho cumprindo suas obrigações.



* Críticas

- Este sistema burocrático é visto como inadequado e incompleto.

- Gera uma despersonalização* do indivíduo. (* Vê o homem como sombra)

Sombra – O sistema burocrático permite que se fique na sombra.
















Fonte e Sítios consultados

Material de aula do curso Universitário de Administração do 1o. Semestre.


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