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19 de maio de 2010

Identificando uma Oportunidade




Trabalho: Identificando uma Oportunidade



Disciplina de Empreendedorismo


 * Esta atividade foi desenvolvida sob a idéia de uma Oportunidade de negócio.






             SUMÁRIO

1. A Oportunidade
2. Análise do Mercado
2.1. Estágio de Demanda
2.2. Sazonalidade
3. Público Alvo
3.1. Desejos e Necessidades
4. Benefícios
5. Recursos
5.1. Conhecimentos
5.2. Operações
6. Bibliografia

1. A Oportunidade
          - Agência de Turismo Receptivo
     Turismo Receptivo é o conjunto de bens, serviços, infra-estrutura, atrativos, e outros, prontos para atender as expectativas das pessoas que adquirem este produto turístico ou que viajam a negócios e precisam de apoio em seus deslocamentos tanto de cidade para cidade, quanto em seus destinos. A nossa Agência de Turismo Receptivo irá atuar junto dessa oferta turística e tratará da localidade receptora e de seus respectivos atrativos, bens e serviços a serem oferecidos aos turistas, bem como a apresentação de novas opções, possibilitando com isso a atuação no Turismo de Negócios Corporativos. Inclusive, a nossa Agência de Turismo está preparada e equipada para atuar junto desse segmento Corporativo, visando levar facilidades em todos os estágios da operação. Iremos prestar os nossos serviços, desde os translados entre as localidades, na oferta do Turismo de Incentivo aos colaboradores das empresas, nos eventos empresariais, nas diversas feiras, simpósios, congressos, fóruns do setor, nos importantes encontros corporativos e nos grandes eventos nacionais de fixação da marca corporativa. Prestaremos nossos serviços inclusive durante a execução dos projetos desse setor que necessitem de deslocamento físico da equipe envolvida nestes projetos.
    A idéia principal da nossa agência de turismo receptivo é criar facilidades de locomoção, de hospedagem, de agilidade junto dos processos burocráticos do setor sempre visando proporcionar aos nossos clientes corporativos que estejam atuando em seus afazeres de trabalho todo o respaldo e as facilidades durante a realização dos seus compromissos de trabalho. Já nos momentos de intervalo das suas atividades empresariais, iremos disponibilizar a esses clientes a sua inserção junto das melhores atrações do circuito turístico da região.


2. Análise do Mercado

    A prestação de serviços de turismo receptivo é hoje uma das atividades mais atrativas do setor terciário. Há uma procura crescente por esse tipo de serviço, que se mostra cada vez mais sofisticado e exige uma maior atenção aos detalhes. O mercado está vivendo um período de transição e muitas empresas ainda não se deram conta de que precisam fazer mais do que emitir passagens. Segundo a OMT - Organização Mundial de Turismo – está previsto até o ano de 2020, se atingir o número de até 2 Trilhões de dólares de faturamento por ano neste setor de Turismo ao redor do Mundo. Nada mal para um setor que na década de 50 era incipiente. Esse “boom” no turismo está acontecendo também, porque as pessoas principalmente as que moram nos países em desenvolvimento, resolveram sair do seu dia-a-dia e conhecer o mundo, ou ainda, “conhecer o seu próprio país”, principalmente em referência ao Brasil. O crescimento deste mercado é uma excelente notícia não só para quem está ligado diretamente ao negócio, como os hotéis e as empresas de transporte, mas também para outros tantos setores da economia que estão indiretamente envolvidos. Por todo esse impacto, o turismo está sendo considerado o maior empregador mundial da atualidade. De cada dez trabalhadores no mundo, pelo menos um está ligado a esse segmento. A Globalização fez com que as Corporações atuem cada vez mais em outras localidades, o que está sendo um fator importante no Turismo Corporativo, pois aumentou consideravelmente o volume desse segmento.

    Os fatores mais importantes que definem as características desse mercado são vários, entre eles podemos citar o forte crescimento das viagens destinadas à participação de eventos empresariais ou na realização de projetos. Com isso o mercado corporativo se tornou uma fatia importante do mercado de Turismo, já que o cliente que busca apoio de uma agência de turismo corporativo para viabilizar sua viagem procura uma agência que resolva todos os detalhes para ele. Com a velocidade rápida do momento atual e com a Internet, as notícias do mercado corporativo são muitas e muito velozes, não permitindo que se perca tempo em tramites burocráticos, então, é preciso a criação de condições que venham a atender aos anseios desses clientes corporativos, já que esses clientes não dispõem de muito tempo. Os principais fatores que caracterizam este mercado são bem simples, pelo menos a principio, a idéia principal é criar facilidades de locomoção aos turistas, agilizando os translados e oferecendo a eles preços convidativos, criando roteiros acessíveis até as atrações e incluí-los no circuito turístico da região, tudo isso nos momentos de folga das atividades corporativas.

    O turismo ocupa hoje um importante papel no panorama econômico mundial, já que os seus negócios pelo mundo sobem entre 4% a 5% anualmente, isso faz com que este setor figure como um dos mais importantes e relevantes setores econômicos, ao lado inclusive, da indústria mundial de petróleo. Essa é uma das informações veiculada pela Organização Mundial de Turismo, a OMT, que revela que o turismo gera anualmente algo em torno de 4 trilhões de dólares no mundo e mais de 280 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo considerado um setor em expansão em todo o mundo. Ainda segundo a OMT nas últimas 5 décadas o mercado do turismo triplicou de tamanho e consequentemente triplicou seu impacto econômico. O turismo não é um setor novo e existe desde a idade média, entretanto ganhou forma e organização a partir do século XIX, e é responsável pela geração de renda, de empregos e pelo enriquecimento de muitas pessoas em diversos setores.

    No Brasil, em 2009, o setor do turismo sofreu uma pequena queda e se recuperou rapidamente. O turismo interno cresceu cerca de 5%, compensando a queda em torno de 5% na recepção de turistas estrangeiros. Ou seja, foi um empate, graças ao mercado interno. Somente no setor de hospedagem, entre 65% a 70% dos empreendimentos são micro e pequenas empresas, segundo cálculos do SEBRAE. A prestação de serviços de turismo receptivo é hoje uma das atividades mais atrativas do setor terciário. Há uma procura crescente por esse tipo de serviço, que se mostra cada vez mais sofisticado e exige muita atenção aos detalhes.

    O mercado turístico promete ser um dos mais promissores para 2010. É o que revela a 6ª. Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa aponta que o turismo está em quinto lugar na pauta de exportações brasileiras e é o primeiro item na balança comercial do país no segmento de prestação de serviços. Comparados ao ano de 2009, o resultado da pesquisa indica que a expectativa do setor turístico é de um aumento de 14,6% no faturamento para 2010.

    A atual imagem positiva do Brasil no exterior, o aumento da demanda por viagens de lazer e negócios, a expectativa de um bom desempenho econômico do país e a recuperação da economia internacional foram os principais responsáveis pelo otimismo desse segmento. Entre os que contribuem para um aumento mais significativo no faturamento do setor de turismo estão as feiras, as locadoras de automóveis, as operadoras de turismo, o setor de transporte aéreo e de turismo receptivo. Quanto à criação de postos de trabalho, o turismo receptivo e o ramo da hospedagem são os setores que devem contratar mais em 2010: 11% e 7,8%, respectivamente.




2.1. Estágio de Demanda

    Este mercado encontra-se num estágio de crescimento, pois o Brasil é um País com diversos atrativos Turísticos Naturais e esta se preparando para sediar a segunda Copa do Mundo de Futebol de 2014 e em 2016 seremos o País sede das Olimpíadas, isso só vem a aumentar mais o interesse pelo Turismo em nosso País. Sabemos que aconteceram diversas mudanças desde a primeira Copa do Mundo de Futebol aqui no Brasil e agora com as especificações do órgão responsável pelo futebol no mundo que é a FIFA, o Brasil terá de cumprir todas as etapas do que foi acordado para a realização deste evento, o que irá nos colocar em melhor posição no roteiro do Turismo Mundial.

    Vale a pena salientar que o Turismo Receptivo é um setor altamente organizado, pois atua com um público em sua maioria bastante exigente, assim o mercado do turismo precisa estar constantemente se reciclando e aperfeiçoando suas técnicas, os serviços prestados e principalmente os recursos humanos para o atendimento de sua clientela. Atualmente o turismo se divide em vários setores, com destaque para os setores do turismo ecológico ou o ecoturismo e o turismo de negócios. Esses dois ramos de turismo têm atraído turistas do mundo inteiro e também os turistas internos. O Brasil, contemplado com um espaço de natureza exuberante é destaque no eco turismo mundial, com as expedições à Amazônia, às fazendas no interior de Minas Gerais revelam-se alguns, entre tantos pontos fortes desse tipo de turismo, onde os turistas sentem a emoção dos antigos desbravadores e tem a oportunidade de conhecerem a fauna e a flora rica do nosso país.

    Existem vários pontos que atraem turistas ao Brasil e o turismo de negócios também ganhou um grande incentivo com a construção de grandes centros de eventos junto a hotéis em cidades turísticas de grande porte, onde se podem agregar todas as necessidades tecnológicas e opções de lazer, que fazem essa uma opção cada dia mais procurada por grandes e médias empresas do mundo inteiro. O Brasil ainda tem muito a evoluir no setor de turismo, mas seu povo hospitaleiro, sua natureza exuberante, suas magníficas festas como os cruzeiros de carnaval atraem turistas de todo o mundo.



2.2 Sazonalidade

    Segundo dados do SEBRAE a expectativa para 2010 é muito boa, quem deixou de viajar por algum motivo no ano passado vai viajar quando puder este ano. A melhor condição socioeconômica do brasileiro é fator de confiança para o turismo nacional. As pessoas estão sem medo de perder seus empregos. O comércio e a indústria estão vendendo mais e também está sobrando dinheiro para o turismo.

    A última pesquisa publicada no dia 13/05/2010, afirma que o Brasil é o país latino-americano que mais eventos e congressos internacionais recebeu em 2009, segundo uma classificação da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês), informou esta fonte oficial. "Trata-se de um dado muito positivo", declarou a Agência Efe, a presidente da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Jeanine Pires, que destacou que este é o quarto ano consecutivo em que o Brasil, sétimo na lista, fica entre os dez primeiros países do ranking da ICCA, liderado pelos Estados Unidos.

    Segundo o estudo, o Brasil recebeu no ano passado 293 eventos internacionais, 39 mais que em 2008, o que deixa na quinta posição de países que aumentaram o número de eventos realizados. O número de cidades brasileiras que recebem convenções internacionais passou de 22 em 2003 para 49 no ano passado, dado que a presidente da EMBRATUR atribui a uma "estratégia de descentralização". Em seis anos, o Brasil subiu 12 posições na classificação internacional da ICCA, que contabiliza a realização de eventos itinerantes com uma periodicidade definida e um mínimo de 50 participantes por evento.

    São Paulo, a 18ª cidade do mundo em organização de eventos, é a principal localidade brasileira a receber este tipo de atos internacionais (79), seguida do Rio de Janeiro (62), que ocupa a posição número 26ª. do ranking mundial. "Trata-se de uma estratégia ligada não só à realização de eventos, mas também ao turismo", afirmou Pires, quem ressaltou a importância do impacto econômico deste tipo de eventos. Calcula-se que os 254 eventos internacionais organizados em 2008 no Brasil geraram um lucro de US$ 122 milhões, derivados das despesas dos participantes.

    Além disso, como a nossa agência de Turismo Receptivo está preparada para atuar junto do setor empresarial, dando todo o suporte necessário para os diversos eventos empresariais em todo o território nacional e ao mesmo tempo possibilitando o Turismo Empresarial, fato esse, muito bem recebido pelas empresas em geral.




3. Público Alvo

    No primeiro momento, a idéia de se abrir uma agência de viagens está ao alcance de pequenos empreendedores, principalmente aqueles que têm cerca de R$ 60 mil disponíveis e apostam no crescimento do turismo brasileiro. A forte concorrência no ramo, entretanto, é um obstáculo. Para enfrentá-la e vencê-la, a nossa idéia foi construída e baseada em pesquisas do setor de turismo. Pesquisas essas, indicam que a tendência tem sido a busca pela segmentação, apostando em serviços e públicos-alvo específicos. De acordo com a vice-presidente da Abav/RJ, a especialização de serviços e atendimento é exigência dos turistas. "A indústria do turismo aumentou, se profissionalizou e o consumidor está mais exigente", explica Vera. A especialização pode ser tanto oferecer determinado serviço para as operadoras, como vender pacotes específicos para o público final.


    Baseados em estudos realizados sobre o setor, iremos trabalhar como nosso Público alvo principal, o Mercado Corporativo. Este mercado vive em constante movimento e é responsável pela realização de diversos eventos em várias localidades de atuação das corporações e são nessas situações em que o nosso serviço será necessário, para agilizar os tramites burocráticos e com isso, evitar possíveis atrasos e erros na contratação dos serviços e roteiros das viagens. Já que o perfil do nosso maior público será formado por executivos das grandes empresas e das corporações, que necessitam se locomover com agilidade e comodidade sem perder o foco nas suas atividades, daremos todo o suporte necessário para que eles possam atuar em seu negócio sem perder a qualidade, sabendo que estaremos atuando com um público de perfil cultural elevado e de boa condição econômica. Embora a nossa empresa venha a trabalhar com departamentos segmentados que atenderão aos outros públicos, ou seja, manteremos equipes distintas para o público corporativo e para os outros segmentos de público.



3.1 Desejos e Necessidades


- Está satisfeito com o produto?


    Como já descrevemos acima, o público desse produto cresceu tanto em quantidade, como na exigência da prestação de bons serviços. Ainda existem algumas falhas nestes detalhes do produto, o que não deixa o consumidor plenamente satisfeito com esse produto, já que a maioria das agências de Turismo, somente emitem as passagens e reservam estádias em hotéis para os seus clientes e como vimos, é preciso que se ofereça qualidade nos serviços prestados aos clientes. Por esse motivo, se faz necessária à melhoria continua deste produto e é com essa idéia que estamos entrando neste mercado.

- Do que mais gosta no produto?

    Sabendo que o mercado oferece esse produto aos clientes que procuram passar por momentos de descontração, momentos alegres e de celebração, certamente, o cliente irá criar um vinculo junto da equipe de turismo que estiver atendendo as suas necessidades em alto padrão. E é isso que o público espera desse produto, ter a possibilidade de vivenciar bons momentos, conhecer pontos turísticos do nosso País e ter um atendimento de primeira classe.


- Do que menos gosta no Produto?


    Os clientes, em geral, não gostam de receber um tratamento abaixo do esperado. E muitas vezes, é o que acontece durante a prestação destes serviços turísticos, não existe uma preocupação com os detalhes, que são tão importantes aos clientes. A maioria das queixas dos clientes, que pudemos aferir junto ao site da EMBRATUR, são a falta de comunicação da empresa responsável pelo pacote de viagens, a troca de itinerários sem aviso prévio e o não agendamento de algumas atrações turísticas.

- Por que o consumidor consome o produto?


    O nosso atrativo é muito forte, afinal o Brasil é um País com diversos atributos naturais e oferece uma gama muito extensa de atrações regionais. Além do mais, com a nossa economia se mantendo estável se tornou possível a realização das viagens, até então só sonhadas. Não esquecendo, que a globalização uniu rapidamente todos os segmentos corporativos, com isso se tornou necessário os deslocamentos de equipes corporativas, de uma região para outra com mais freguência.



4. Benefício

    Devido a nossa boa relação e a parceria em contratos de prestação mútua de serviços com as demais empresas do ramo de hotelaria, gastronomia, parques temáticos, espaços de eventos, centros culturais, casas de espetáculos, transportes em táxi especial, transportes náuticos, aviação e transporte rodoviário estamos credenciados a oferecer uma imensa lista de benfeitorias e roteiros turísticos com várias atrações da região. Como é de praxe neste segmento, todos os serviços de infra-estrutura e de apoio em outras necessidades estarão sempre sendo alvos da nossa atuação e nos manteremos empenhados e sempre prontos a atender as expectativas dos nossos clientes que venham a adquirir os nossos produtos turísticos ou que viajam a negócios e precisem de apoio durante a viagem. Como estaremos atuando no mercado corporativo teremos um grande atrativo junto às corporações, que é o produto do Turismo de Incentivo, que visa premiar os funcionários das corporações. Criaremos e ofereceremos pacotes especiais para estes clientes, possibilitando a eles incentivar todos os seus colaboradores com atraentes pacotes turísticos pelo Brasil.


5. Recursos

    Todo pessoal capacitado da nossa equipe tem bom nível cultural e falam mais de um idioma, sendo o Português, o inglês e o espanhol.


  Relação dos Funcionários da Agência.


1 Administrador e Gestor da Agência.

2 Atendentes para recepção e telefonia, estagiários da área de Turismo.
2 agentes de turismo Nacional segmentado, com formação na área de turismo.
2 agentes de turismo Nacional Corporativo, com formação na área de turismo.
2 assistentes administrativos financeiros.




5.1 Conhecimentos


    Na área de tecnologia adotaremos o software BPO (Business Process Outsourcing). Trata-se de uma ferramenta de outsourcing administrativo para gestão de viagens e consiste na oferta de serviços, o que inclui sistemas customizados, infraestrutura e equipes especializadas no atendimento corporativo. Assim, teremos a capacidade de atendimento automatizado aos clientes, tanto externo quanto interno, que passa pelo processo de emissão de bilhetes/e-ticket de passagens, de notas fiscais, de comprovante eletrônico de pacotes turísticos, da contratação da Hospedagem e no agendamento de roteiros culturais, sabendo que o sistema estará interligado na Internet. Todos os funcionários da agência estarão interligados através do sistema mais moderno de comunicação via satélite, o que possibilitará o contato permanente em todo o território nacional.


5.2 Operações


    O investimento inicial será de R$ 120 mil, onde estarão alocadas as despesas de aluguel, montagem da Agência, divulgação, equipamentos da Agência e Capital de Giro.



6. Bibliografia


TOMELLIN, Carlos. Mercado de Agências de viagens. São Paulo: Aleph, 2001.
PETROCCHI, Mário. BONA, André. Agências de Turismo, planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2003.



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