Weber é considerado o pai da Burocracia, destaca das seguintes características:
1- Princípio das Atribuições oficiais
Compreende o alto grau de especialização e uma bem definida divisão do trabalho entre funcionários. As atribuições são estabelecidas e ordenadas por meio de normas e regulamentos.
Há uma distribuição das atividades – consideradas como deveres oficiais -necessárias para atingir os fins da organização.
2- Princípio da Hierarquia Funcional
3- Uniformidade na organização das Tarefas
4- Formação Profissional Exemplo: área de RH (treinamentos)
A atividade burocrática, exige uma formação profissional consciente.
O recrutamento de funcionários efetua-se com base no conhecimento técnico e perícia estabelecendo um plano de carreira.
“Obs. Isso vai desenvolver a perícia e a técnica”
A organização exige que o funcionário permaneça no local de trabalho cumprindo suas obrigações.
* Críticas
- Este sistema burocrático é visto como inadequado e incompleto.
- Gera uma despersonalização* do indivíduo. (* Vê o homem como sombra)
Sombra – O sistema burocrático permite que se fique na sombra.
A residência atual de Max Weber e sua esposa Mariane
Principais Obras
Weber publicou muitas obras que foram de suma importância para as ditas ciências sociais (e só para elas...). Dentre elas se destacam as principais obras:
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
A residência atual de Max Weber e sua esposa Mariane
Principais Obras
Weber publicou muitas obras que foram de suma importância para as ditas ciências sociais (e só para elas...). Dentre elas se destacam as principais obras:
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
Nesta obra Weber pesquisa o sucesso do capitalismo e seus pontos de atraso. Constata que o capitalismo surge em países protestantes, onde estes se matam de trabalhar para pagar os dízimos e oferendas. Já os países católicos são atrasados devido o grau de vagabundagem de seus praticantes. Um católico, via de regra, é um vagabundo extraviado que tem como meta viver as custas do Estado e da Igreja. Já a Igreja Católica tem como meta mamar nas tetas do Estado Nação onde está situada....
Neste livro, baseado em conferências, Weber mostra os pontos de tangência e divergência entre o cientista e o político. Para ele ambos os agentes procuram estas profissões visando não trabalhar, vivendo assim as custas do contribuinte por intermédio do Estado. A primeira diferença é que o cientista acha que seu ócio produtivo pode, um dia, servir para algo. Já o político acha que nem isso. Por fim ele aconselha ambos a não interferirem em suas esferas. O cientista não deve interferir na esfera política, pois um dia ele pode perder a eleição para um partido rival e assim perder suas mamatas nas pesquisas para o Estado. Já o político não deve perder seu tempo com algo que dá muito pouco dinheiro.
As rejeições religiosas do mundo
Dando continuidade aos seus estudos teológicos, que fizeram dos sociólogos posteriores a ele acharem que são deuses na terra, Weber relacionou a esfera religiosa com outras esferas em conflito. Entre elas estava a esfera econômica (rejeição ao trabalho e ao dízimo), a esfera intelectual (rejeição do intelectual em ir a igreja no domingo), a esfera artística (afinal, fazer santinhos não dá mais dinheiro), e a esfera erótica (pela proibição do sexo com criancinhas, sodomazoquista, sexo entre gays, e antes do casamento).
Economia e Sociedade
Este livro é uma coletânea feita por ex-alunos de Max Weber. Nele há uma séria de artigos que tratam dos mais variados gêneros. Uma das suas principais teorias foi a de que o estudo da sociedade não traria ao pesquisador uma recompensa econômica para os agentes que a estudam. Esta tese foi corroborada ao longo do desenvolvimento das ciências sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário