Moral e Ética
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto,
cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os
outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser
respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética - essa confusão
pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é
um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e
estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior à
própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Sabe-se que Motta (1984), definiu a palavra Ética como
um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos
outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar
social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio
social. E Vásquez (1998) apontou que a
Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma
completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação
humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a
consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive.
Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é,
surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos.
A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior
grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a
agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção
e inteligência.
O termo ‘ética’ deriva
do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa).
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta
humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom
funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste
sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada
com o sentimento de justiça social.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num
país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.
Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.
Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada
bioética.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social,
existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste
sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial,
ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política
etc. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de
antiético, assim como o ato praticado.
A Ética nas Empresas
Possuir um código de ética não terá nenhum valor se empregados,
gerentes, clientela, interna e externa, fornecedores não tiverem aceitação,
conhecimento do seu conteúdo. A ética não deve ficar no plano de intenções, mas
ser refletida nos comportamentos.
No Brasil um código de ética é particularmente importante, pois a
confiança do público, em geral, nas instituições públicas e privadas é muito
pequena. A ética é um instrumento de geração de confiança; portanto, geradora
de novos negócios. O "levar vantagem em tudo" é algo bastante
entranhado na cultura brasileira e potencial gerador de desconfiança.
Alguns indicadores da empresa que têm
problemas de ética:
· Posterga deliberadamente pagamentos,
fazendo pagamentos errados, fornecendo datas e não cumprindo etc.
· Vende o que não tem ou o que não pode
entregar.
· Tem apenas preocupação com sua
necessidade de vender, não se preocupando em saber do cliente o que ele tem
necessidade de comprar.
· Sempre se lembra das pessoas de fora na
hora de preencher qualquer posição, não se importando em procurar, primeiro,
identificar internamente se há alguém para aquela posição.
· Embeleza balanços e demonstrativos
financeiros etc.
Ser ético nos negócios significa:
· A necessidade de obedecer a regras
relativas à ocupação territorial e costumes.
· Expectativas da comunidade, princípios
de moralidade, políticas da organização, atender à necessidade de todos por um
tratamento adequado e justo.
· Entender como os produtos e serviços de
uma organização e as ações de seus membros podem afetar seus empregados, a
comunidade e a sociedade como um todo (positiva ou negativamente).
Comportamento Ético
De acordo com o professor da USP, Robert Henry Srour, ser ético nada
mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser
altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal.
Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto
de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e
continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais; conforme ARRUDA (2002):
· Ser honesto em qualquer situação: a
honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios, afinal, a credibilidade
é resultado de uma relação franca.
· Ter coragem para assumir as decisões:
mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.
· Ser tolerante e flexível: muitas ideias
aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir
isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
· Ser íntegro: significa agir de acordo
com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos.
· Ser humilde: só assim se consegue ouvir
o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado
do trabalho da equipe.
Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a empresa.
A ética nos negócios inclui desde o respeito com que os clientes são tratados
ao estilo de gestão do líder da equipe. O fato, porém, é que cada vez mais essa
é uma qualidade fundamental para quem se preocupa em ter uma carreira longa,
respeitada e sólida.
Erros éticos mais comuns nas relações interpessoais no trabalho:
· Mentir sobre as atividades que
administramos.
· Culpar meu superior por meus
erros ou de meus subordinados.
· Divulgar informações pessoais ou
confidenciais para meus pares, empregados, gerentes seniores, clientes
competidores, público em geral.
· Não reportar violações à legislação.
· Não reportar desempenho inferior às
metas estabelecidas ou algo referente a roubos ou utilização inadequada de algo
que é propriedade da empresa.
· Não atender a queixas e reclamações.
· Encobrir acidentes no trabalho ou
problemas relativos à saúde ou segurança dos empregados.
· Usar ideias de empregados como se
fossem suas.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.ldapolivalente.seed.pr.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário