O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de
organizações - todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos)
ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas,
coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. As organizações
são constituídas de pessoas e de recursos não humanos (como recursos físicos
e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc.). A vida
das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho daquelas.
Nascemos, vivemos e morremos dentro de organizações.
As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos, características, estruturas e objetivos diferentes.
Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações
não lucrativas (como o Exército, Igreja, Serviços públicos,
entidades filantrópicas, organizações não governamentais, etc.).
A Administração trata do planejamento da organização (estruturação), da
direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de
trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, a Administração é
imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das
organizações. TGA é o campo do conhecimento humano que se
ocupa do estudo da Administração em gera, não se preocupando onde ela seja
aplicada, se nas organizações não lucrativas.
A Administração revela-se nos dias de hoje como uma área do conhecimento
humano impregnado de complexidades e de desafios. O profissional que utiliza a
Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma
organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de
dirigente máximo da organização. Pode trabalhar em Administração da
Produção, Adm. Financeira, Rec. Humanos, Marketing, Empreendedor ou ainda na Administração geral. – Cada
área de Administração é diversa e diferenciada.
O profissional de Administração não é julgado somente pelo que sabe, mas
como aplica o que sabe na organização e pelos resultados que consegue com os
recursos disponíveis.
Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa
trabalhar com sucesso: A Habilidade Técnica, a Humana e Conceitual.
Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e
equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da
experiência e educação. É muito importante para o nível operacional.
Habilidade Humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas,
comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
Para o nível gerencial.
Habilidade Conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da
organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa
habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da
organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de
seu departamento ou grupo imediato. É muito importante para o nível
institucional. A combinação dessas habilidades é importante para o
administrador.
A TGA se propõe a desenvolver a habilidade
conceitual, embora não deixe de lado as habilidades humanas e técnicas. Em
outros termos, se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir
situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções.
A
Administração e suas Perspectivas
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que
atravessamos hoje, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da
atividade humana. E, a tarefa básica da Administração é faze as coisas por meio
das pessoas de maneira eficiente e eficaz.
Peter Drucker, autor
neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos e países
subdesenvolvidos, e sim países que sabem administrar a tecnologia e os
recursos disponíveis e potenciais e países que ainda não o sabem. Em outros
termos, existem países administrados e países sub-administrados. O
mesmo ocorre com as organizações.
O trabalho do administrador em qualquer organização – seja ele um supervisor de primeira linha ou o dirigente máximo
da organização – é essencialmente o mesmo. Nesse sentido, não
há uma distinção básica. Qualquer que seja a posição ou o nível que ocupe, o
administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos
subordinados. (O Aprendiz).
Neste sentido a Administração tem a função de conseguir fazer as coisas
por meio das pessoas, com os melhores resultados. Com o aumento do tamanho das
organizações e a complexidade é que a TGA surgiu, permitindo oferecer aos
dirigentes das organizações os modelos e estratégias adequadas para a solução
de seus problemas empresariais.
O significado e o conteúdo da Administração sofreram uma formidável
ampliação e aprofundamento através das diferentes teorias que abordaremos nesta
disciplina.
O conteúdo do estudo da Administração tende a abordar as variáveis e
assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria. – Pretendemos
abordar uma visão mais ampla, comparativa e sobre tudo, crítica de cada teoria
da Administração.
A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas
tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica),
através da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de Taylor. A seguir, a preocupação básica
passou para a ênfase na estrutura com a TEORIA CLÁSSICA de
Fayol e com a TEORIA DA BUROCRACIA de Max Weber, seguindo-se mais tarde a
TEORIA ESTRUTURALISTA. A reação Humanista surgiu com a ênfase nas
pessoas, por meio da TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, mais tarde
desenvolvida pela TEORIA COMPORTAMENTAL e pela TEORIA DO DESENVOLVIMENTO
ORGANIZACIONAL. A Ênfase no ambiente surgiu com a TEORIA DOS
SISTEMAS, sendo completada pela TEORIA DA CONTINGÊNCIA. Esta, posteriormente,
desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis: tarefas,
estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia – provocou a seu tempo uma
diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento
da TGA.
Cada teoria
administrativa privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas cinco variáveis.
1903 - Administração Científica
Homo Economicus
1909 - Teoria da
Burocracia
“ “
1916 - Teoria
Clássica
“
“
1932 - Teoria Relações
Humanas Homo Social
1947 - Teoria
Estruturalista
Homem Organizacional
1951 - Teoria dos
Sistemas
Homem Funcional
1953 - Abordagem
Sociotécnica “ “
1954 - Teoria
Neoclássica “ “
1957 - Teoria
Comportamental
Homem Administrativo
1962 - Desenvolvimento Organizacional “ “
1972 - Teoria da Contingência
“ “
A TGA estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de
vista da interação e interdependência entre as seis variáveis
principais: Tarefas, Estruturas, Pessoas, Tecnologia, Ambiente e
Competitividade. O comportamento desses componentes é sistêmico
e complexo: cada um influencia e é influenciado pelos outros. Modificações
em um componente provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. A
adequação e integração entre essas seis variáveis constitui o desafio da
Administração. O Objeto de estudo da Administração é a atividade
Organizacional.
O Futuro da Administração:
O mundo vem acompanhando o fim de uma forma organizacional, aquela
organização burocrática - e estamos a viver com as novas arquiteturas
organizacionais adequadas às novas demandas da era pós-industrial - as
fraquezas da organização burocrática serão os germes dos futuros sistemas
organizacionais, devido a:
1. Mudanças rápidas e inesperadas - tanto
tecnológicas, como no campo do conhecimento e da explosão populacional, o que
impôs novas e crescentes necessidades atuais para as organizações, que não
tinham condições de atendê-las.
2. Crescimento em tamanho das organizações (não
necessariamente físico), que se tornaram complexas e internacionais.
3. Atividades dos dias de hoje, que exigem pessoas com
diversas competências e altamente especializadas – que envolvem problemas de
coordenação, rápidas soluções com problemas digitais de comunicação e,
principalmente, de acompanhamento dessas rápidas mudanças.
A tarefa administrativa das próximas décadas será incerta e desafiadora,
pois deverá ser atingida por uma infinidade de variáveis, mudanças e
transformações carregadas de ambiguidades e de incertezas.
Vários fatores estão provocando
profundos impactos sobre as organizações e empresas, como:
1 – Crescimento das organizações: Na medida em que cresce ocorre uma subdivisão interna e
especialização dos órgãos e, em decorrência, maior necessidade de coordenação e
integração das partes envolvidas para garantir a eficiência e eficácia.
2 – Concorrência mais aguda: À medida que aumentam os mercados e os negócios, crescem também os
riscos da atividade empresarial. Os produtos ou serviços que demonstrem serem
superiores ou melhores serão os mais procurados. Quem manda é o mercado!
3 – Taxas elevadas de inflação: Os custos de energia, matérias primas, mão de obra e do dinheiro
estão se elevando continuamente. A inflação imporá novas pressões e ameaças
sobre as organizações lucrativas: estas deverão lutar pelo lucro e
sobrevivência através de maior produtividade.
4 – Globalização da economia e
internacionalização dos negócios: O esforço de exportação, a
criação de novas subsidiárias para fixar raízes em outros territórios
estrangeiros - é o fenômeno das organizações competindo por um espaço mundial.
5 – Visibilidade maior das
organizações: Enquanto crescem, as organizações
tornam-se competitivas, mais sofisticadas, internacionalizam-se mais e, com
isso aumentam sua influência ambiental, ou seja, as organizações chamam mais a
atenção do ambiente e do público e passam a ser mais visíveis e percebidas pela
opinião pública. Isso pode ser positivo ou negativo.
Algumas influências na História da Administração
A influência da Filosofia:
Sócrates (400 a.C. na Grécia) em sua discussão com 'Nicomaquides' expõe
seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada
do conhecimento técnico e da experiência. Também foi o primeiro a afirmar a
Universalidade da Administração.
Platão (370 a.C. na Grécia) discípulo de Sócrates, analisou os problemas
políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo
grego. Em sua obra, a República, expõe a forma democrática de governo e de
administração dos negócios públicos.
Aristóteles (300 a.C. Grécia) discípulo de Platão, deu o impulso inicial à
filosofia, Cosmologia, Lógica e Ciências naturais, abrindo as perspectivas do
conhecimento humano. No livro Política, sobre a organização do Estado,
distingue as três formas de administração pública:
1. Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania);
2. Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar para
oligarquia);
3. Democracia ou governo
do povo (que pode degenerar em anarquia).
Idade das Trevas - Período silencioso em produção e criatividade científico
administrativo – Domínio católico romano até a reforma protestante e início da
Renascença. (325 à 1520 d.C.)
Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista inglês e fundador da Lógica
Moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática
de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou
acessório. Bacon antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como
princípio da prevalência do principal sobre o acessório.
René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o
fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à
Matemática e a Geometria da época. Na Filosofia, celebrizou-se pelo livro O
Discurso do Método, no qual descreve seu método filosófico denominado “Método
Cartesiano”. Sob sua influência outros filósofos aumentaram a abrangência
na ordem e no controle do trabalho pelos princípios cartesianos.
Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo político inglês, no livro Leviatã, assinala
que o povo renuncia a seus direitos naturais em favor de um governo que,
investido do poder a ele conferido, impõe a ordem, organiza a vida social e
garante a paz, porém o mesmo (estado) ao crescer alcança as dimensões de um
dinossauro, ameaçando a liberdade de todos.
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) grande pensador e político; desenvolveu a teoria do
Contrato Social. Contrato social é um acordo entre os membros de uma sociedade
pelo qual reconhecem a autoridade igual sobre todos de um regime político,
governante através de regras.
Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), propõem uma
teoria da origem econômica do Estado. O poder político e do Estado nada mais é
do que o fruto da dominação econômica do homem pelo homem. No Manifesto
Comunista, afirmam que a história da humanidade é uma história da luta de classes.
A influência da Organização da Igreja
Católica:
Durante vários séculos, as normas administrativas e os princípios de
organização pública foram se transferindo das instituições das instituições dos
Estados (como Atenas e Roma) para as instituições da Igreja Católica. À medida
que o cristianismo se espalhava e surgiam diferentes seitas, ela precisava
definir com mais clareza sua missão, fins objetivos, diretrizes, regras e
regulamentos, assim como sua hierarquia organizacional. Desenvolveu-se um
relacionamento altamente centralizado de autoridade e responsabilidade.
Entretanto o conflito entre a autoridade centralizada e descentralizada
continua até hoje. Este ponto é um dos principais fatores de diferenciação das
seitas cristãs; além do grau de imposição de diretrizes, procedimentos,
doutrinas, regras e regulamentos.
A influência da Ética protestante (do
trabalho)
Vários ministros protestantes, liderados por Martinho Lutero (Alemanha)
e João Calvino (Inglaterra), começaram a desafiar algumas doutrinas católicas.
Embora eles não fossem capitalistas, seus ensinamentos levaram a mudanças
radicais – até no mundo dos negócios. Lutero e Calvino desenvolveram a crença
de que “Deus ajuda a quem se ajuda”, o que passou a ser chamado de Ética
Protestante ou Ética do Trabalho.
Max Weber, sociólogo, mais tarde afirma que a Ética Protestante teve grande
impacto no desenvolvimento do capitalismo, pois liberou as pessoas do estigma
de fazer negócios e de lidar com o comercio. Inúmeros corolários apareceram,
apoiando a Ética Protestante, com, por exemplo: “Perda de tempo é um pecado
mortal” e “Quem não quiser trabalhar, também não deve comer”.
A influência da Organização Militar
A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da
Administração. A organização linear. O princípio da unidade de comando.
A Escala hierárquica. Como o crescimento das guerras, cresceu a
necessidade de se delegar autoridade ara os níveis mais baixos da organização
militar. Outra contribuição foi o princípio de direção, que
preceitua que todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e
aquilo que ele deve fazer. O general prussiano Karl von Clausewitz, é
considerado o pai do pensamento estratégico. Clausewitz considerava a
disciplina um requisito básico para uma boa organização. Para ele, a organização
requer um cuidadoso planejamento, no qual as decisões devem ser científicas e
não apenas intuitivas. O administrador deve aceitar a incerteza e planejar de
maneira a minimizar seus efeitos.
A influência da Primeira Revolução
Industrial
Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e sua
aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou
completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e
rápidas mudanças de ordem econômica, política e social que, em um lapso de um
século, foram maiores do que as mudanças, ocorridas em todo o milênio anterior.
Foram 4 fases até alcançar o século XIX
e acelerar com ímpeto.
1ª fase: Mecanização da indústria e da agricultura, em fins do
século XVIII, com a máquina de fiar (Hargreaves – Inglaterra/1767), do tear
hidráulico (Arkwright – Inglaterra/1769), do tear mecânico (Cartwright –
Inglaterra/1785) e do descaroçador de algodão (Whitney – Inglaterra/1792). O
descaroçador de algodão trabalhava mil libras de algodão, enquanto, no mesmo
tempo, um escravo conseguia trabalhar apenas cinco libras.
2ª fase: Aplicação da força motriz a indústria. Com a aplicação
do vapor às máquinas, iniciam-se grandes transformações nas oficinas (que se
converteram em fábricas), nos transportes, nas comunicações e na agricultura.
3ª fase: O desenvolvimento do sistema fabril. Fábricas e usinas
baseadas na divisão do trabalho. A migração de grandes massas das áreas
agrícolas para as proximidades das fábricas. Urbanização.
4ª fase: Um espetacular aceleramento dos transportes e das comunicações. Navegação
a vapor (1807). A locomotiva a vapor foi aperfeiçoada por Stephenson, surgindo
a primeira estrada de ferro na Inglaterra (1825) e logo depois nos EUA (1829) e
no Japão (1832). Graham Bell inventa o telefone (1876).
A influência da Segunda Revolução
Industrial
Foi provocada por três fatos importantes: O aparecimento do processo de
fabricação do Aço (1856); o aperfeiçoamento do dínamo (1873) e a invenção do
motor a combustão interna (1873).
As características da 2ª. Revolução
Industrial são as seguintes:
1. Substituição do ferro pelo aço como
material industrial básico.
2. Substituição do vapor pela eletricidade
e derivados do petróleo como fontes de energia.
3. Desenvolvimento da maquinaria
automática e da especialização do trabalho.
4. Crescente domínio da indústria pela
ciência.
5. Transformações radicais nos transportes
e nas comunicações.
6. Desenvolvimento de novas formas de
organização capitalista.
7. Expansão da industrialização desde a
Europa até o Extremo Oriente.
a. Transferência da habilidade do artesão
para a máquina.
b. Substituição da força do animal ou do
músculo humano pela potencial da máquina a vapor e depois pelo motor elétrico,
permitindo maior produção e economia.
· A organização e a empresa moderna nasceram graças a vários fatores,
como:
1. A ruptura das estruturas corporativas
da Idade Média.
2. O avanço tecnológico e a aplicação dos
progressos científicos à produção, a descoberta de novas formas de energias e a
enorme ampliação de mercados.
3. A substituição do tipo artesanal por um
tipo industrial de produção.
A influência dos Economistas Liberais:
As ideias básicas dos economistas clássicos liberais constituem os
germes iniciais do pensamento administrativo de nossos dias. O novo sistema era
baseado no conceito econômico francês da livre empresa. Adam Smith, um
professor escocês de filosofia moral – e o primeiro economista do mundo – usou
essa expressão em seu livro: “A Riqueza das Nações”, para enfatizar que o
governo não deveria interferir no comércio. Ele achava que se os empresários
tivessem liberdade de procurar seu próprio interesse, seriam guiados por uma
“mão invisível” que os faria agir “no interesse da sociedade total”.
Smith reforçou a importância do planejamento e da organização dentro das
funções da Administração. A partir da metade do século XIX, o liberalismo
econômico começou a perder sua influência, enfraquecendo na medida em que o
capitalismo se agigantou com o despontar dos Dupont, Rockefeller, Morgan,
Krupp, etc.
O novo capitalismo se inicia com a produção em larga
escala de grandes concentrações de maquinaria e de mão de obra, criando
situações problemáticas de organização de trabalho, de concorrência econômica,
de padrão de vida, etc.
Karl Marx com o conceito de “Mais valia” exerceu enorme influência tanto por
sua obra como por sua intensa militância política. O Socialismo e o sindicalismo
obrigaram o capitalismo no início do século XX a enveredar pelo caminho do
aperfeiçoamento de todos os fatores de produção envolvidos e sua adequada
remuneração. Dentro dessa situação, surgem os primeiros esforços nas empresas
capitalistas para a implantação de métodos e processos de racionalização do
trabalho, cujo estudo metódico e exposição teórica coincidiram com o início do
século XX.
A influência dos Pioneiros e
Empreendedores:
O início do século XIX nos EUA os maiores negócios empresariais foram as
estradas de ferro. Antes de 1850, poucas empresas tinham uma estrutura
administrativa que exigisse os serviços de um administrador em tempo integral,
pois, em geral, as empresas industriais eram pequenas e familiares. Ex: O
presidente era o tesoureiro, o comprador ou o vendedor e atendia aos agentes
comissionados. Se o negócio crescia, os agentes se tornavam sócios da firma,
integrando produção e distribuição. Em 1871, a Inglaterra era a maior
potencia econômica mundial. Em 1865, John D. Rockefeller fundou a Standard Oil,
Carnegie funda o truste de aço, ultrapassando rapidamente a produção de toda a
Inglaterra. Swift e Armour formam o truste das conservas. Guggenheim do cobre e
Melo, o truste do alumínio. Logo a seguir, teve o início a integração vertical
nas empresas. Os “criadores de impérios” passaram a comprar e a integrar
concorrentes, fornecedores ou distribuidores para garantir seus interesses.
Na época de 1880, a Westinghouse e a General Eletric dominaval
o ramo de bens duráveis e criaram organizações próprias de vendas com
vendedores treinados, dando início ao que hoje denominamos “marketing”. Ambas
assumiram a organização do tipo funcional que seria adotada pela maioria das
empresas americanas, a saber:
1. Um Deptº de Produção para cuidar da
manufatura de fábricas isoladas;
2. Um Deptº de Vendas para administrar um
sistema nacional de escritórios distritais;
3. Um Deptº Financeiro.
Por volta de 1889, o capital da Westinghouse Electric e da General
Electric já ultrapassava a marca dos 40 milhões de dólares em cada uma delas. (O
Brasil ainda se livrando da Monarquia e da influência portuguesa
para proclamar a República). Os grandes capitães de indústrias – como
Rockefeller, Westinghouse Daimler e Bens, Henry Ford e outros – não tinham
condições de sistematizar seus vastos negócios com eficiência, pois eram
empreendedores e não organizadores. A organização era um desafio em fase da
magnitude dos recursos que conseguiram reunir.
Estava chegando à era da competição e da concorrência como decorrência
de fatores como:
1. Desenvolvimento tecnológico, que
proporcionou um crescente número de empresas e nações concorrendo nos mercados
mundiais;
2. Livre comércio;
3. Mudança dos mercados vendedores para
mercados compradores;
4. Aumento da capacidade de investimento
de capital e elevação dos níveis de ponto de equilíbrio;
5. Rapidez do ritmo de mudança tecnológica
que rapidamente torna obsoleto um produto ou reduz drasticamente seus custos de
produção.
Estes fatores propiciaram uma busca de
bases científicas para a melhoria da prática empresarial e pra o surgimento da
teoria administrativa.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.novosolhos.com.br
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