- Comércio.
Esse modelo pode ser a saída mais em conta para comercializar produtos e
serviços.
Um
dos modelos de negócios que não param de crescer no Brasil é o marketplace
- ele funciona como um shopping virtual, onde diferentes empresas anunciam seus
produtos para milhares de clientes. É importante saber que marktplace é diferente do e-commerce. O e-commerce é uma loja virtual que
oferece produtos ou serviços de apenas um fornecedor ou empresa, já que ela
trabalha com estoque próprio. E o marketplace
nada mais é do que um shopping virtual que oferece várias opções de vendedores
ou prestadores de serviço. Por exemplo, o Mercado Livre e o Enjoei são
marketplaces com produtos de diferentes lojas.
Conhecendo as vantagens do e-commerce e
do marketplace.
No
e-commerce, o empreendedor precisa
cuidar do estoque e da logística, pois está oferecendo seus próprios produtos
ou serviços. Já no marketplace, não
é necessário que o dono se preocupe com essas atividades. Isso porque ele
estará ofertando produtos e serviços de outras empresas em um só canal. O
marketplace possui três tipos de acesso:
· os vendedores ou profissionais têm um acesso
na plataforma para poder cadastrar seus produtos ou serviços.
· o administrador do marketplace possui um
acesso que permite gerenciar todos os vendedores.
· os clientes conseguem acessar o marketplace
para fazer compras e contratar serviços.
No ano de 2019, o comércio online teve um faturamento de R$ 75 bi, o que representou um
crescimento de 22,5% em relação a 2018.
O
marketplace disponibiliza para os seus
usuários um tipo de plataforma com a praticidade de várias ofertas em um único
site, para os vendedores é disponibilizado um sistema integrado de gestão das
vendas que simplifica o pagamento e entrega dos produtos, em troca de uma
comissão por venda realizada. Alguns especialistas em varejo consideram ser
preciso observar algumas cautelas para não “morrer na largada” nesse tipo de negócio. Atento às necessidades
dos empresários que querem potencializar as vendas utilizando o comércio eletrônico.
Vamos
acompanhar cinco dicas do SEBRAE para
os donos de pequenos negócios interessados em atuar em marketplaces.
- CINCO DICAS PARA NÃO ‘MORRER NA LARGADA’
Conheça
alguns cuidados que devem ser observados antes de entrar nesse negócio
1. ESCOLHA BEM OS PRODUTOS QUE VOCÊ VAI
VENDER. É necessário
fazer uma boa seleção dos produtos a serem anunciados. Escolha um nicho de
atuação, pois quanto mais especializado você for, mais conseguirá se
diferenciar dos demais anunciantes. Foque em produtos que você conhece bem e
anuncie aqueles que você sabe que tem mais saída. Dessa forma, você também
consegue atrair o público que mais se encaixa no perfil da sua loja. Também
fique de olho nas tendências e observe o que a concorrência está oferecendo
para que consiga refletir sobre seus diferenciais.
2. CAPRICHE NO ANÚNCIO. Antes
de tudo, pesquise como seus concorrentes anunciam e quais são as dúvidas mais
comuns dos consumidores. É importante ficar atento ao título, que precisa
conter o nome, a marca, o modelo e a especificação técnica do produto. Tenha
certeza de inserir seu produto na categoria correta, pois muitos compradores
utilizam a busca por categoria. Garanta mais relevância colocando as
informações técnicas do produto e vincule o número do código de barras (Código
EAN) ao anúncio para que ele apareça melhor nos sites de
busca. Se seu produto possui variações de cor, tamanho ou voltagem preenchendo corretamente
os campos específicos e coloque uma foto para cada produto diferente. Quanto às
fotos, elas devem ser nítidas. O tamanho ideal é 1.200 x 1.900 pixels.
Mostre o produto real e apenas um por foto. Um bom vídeo também pode ajudar nas
vendas, mostrando como o produto funciona de forma objetiva e simples. O vídeo
não deve ultrapassar 60 segundos.
3. TENHA OS PRODUTOS EM ESTOQUE. É
fundamental ter o produto para entrega quando se trata de uma venda online. Se
seu estoque for muito pequeno ou esgotar, encerre seu anúncio ou interrompa a
divulgação até que tenha novamente o produto para vender. Evite encerrar ou
interromper anúncios por falta de estoque para não perder visibilidade para os
clientes.
4. PRECIFIQUE BEM SEUS PRODUTOS. Um dos grandes desafios para os pequenos
negócios é colocar o preço correto nos produtos. E saiba que oferecer frete
grátis, por exemplo, pode destacar seu anúncio, mas avalie bem se esse custo
está dentro das suas possibilidades. Alguns ‘marketplaces’ dividem o custo do
frete grátis com o vendedor para produtos acima de um valor específico – é importante
verificar as condições da plataforma para definir a sua estratégia de frete e
de preços.
5. ATENDA AOS COMPRADORES COM ATENÇÃO E RAPIDEZ. No mundo digital, na internet, a
sua loja ficará aberta 24h por dia, e os compradores querem atenção imediata.
Por isso é preciso responder rapidamente aos questionamentos, pois respostas em
até 2 minutos podem fazer diferença para concluir a venda ou não. Então é
preciso ter alguém de plantão mesmo à noite, finais de semana ou feriados para
não deixar seu potencial comprador esperando. Crie respostas automáticas para
as perguntas mais frequentes, e mesmo que o comprador solicite algo que você
não tem, ofereça algo semelhante com o link do anúncio. O pós-venda também é
muito importante. Verifique com atenção o produto a ser enviado e poste-o o
mais rapidamente possível. Em caso de problemas, tenha uma postura amigável e
resolutiva.
Boa sorte!
Boa sorte!
Fonte
e Sítios Consultados
https://mcusercontent.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário