ÉTICA PROFISSIONAL
ÉTICA
- A
ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras,
princípios ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de
origem grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de
caráter.
SOBRE SER ÉTICO
- Ser
Ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os
outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal.
"É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora,
trabalha, estuda, etc."
A
ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter
coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser
humilde - todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal
para o seu próximo. É ter a consciência “limpa".
É o que se chama de
ética profissional, existente em praticamente todas as profissões e resultado
dos usos e costumes que prevalecem na sociedade. Dessa forma, surgiram os
Códigos de Ética; eles oferecem orientações, estabelecem diretrizes para um
nível digno de conduta profissional. A ética profissional é o conjunto de
princípios que regem a conduta funcional de uma profissão - entende-se por
princípios éticos as ideias básicas que devem nortear o comportamento das
pessoas na sociedade.
· Todos os Códigos de
Ética Profissional trazem em seu texto a maioria dos seguintes princípios, e o
código de ética do auxiliar administrativo se insere no seguinte contexto: honestidade
no trabalho;
·
lealdade para com a empresa;
·
formação de uma consciência profissional;
·
execução do trabalho no mais alto nível de
rendimento;
·
respeito à dignidade da pessoa humana;
·
segredo profissional;
·
discrição no exercício da profissão;
·
prestação de contas ao chefe hierárquico;
·
observação das normas administrativas da
empresa;
· tratamento respeitoso aos superiores, colegas
e subordinados hierárquicos.
Consideram-se faltas contra
a dignidade do trabalho:
· · utilizar informações e influências obtidas na
posição para conseguir vantagens pessoais;
· · fazer declaração que constitua perigo de
divulgação;
· · oferecer serviços ou prestá-los a preço menor
para impedir que se encarregue dele outra pessoa;
· · se negar a prestar colaboração nas distintas
dependências da entidade para quem trabalhe;
· · prestar serviço de forma deficiente, demorar
injustamente sua execução ou abandonar sem motivo algum o trabalho que foi
solicitado;
· ·
fomentar a discórdia;
· · usar tráfico de influências como meio para
lograr ou favorecer a benevolência dos chefes;
· · rechaçar a colaboração na execução de
determinado trabalho, quando se fizer necessário;
· · não prestar ajuda aos companheiros;
· · ter conduta egoísta na transmissão de
experiências e conhecimentos;
· · fazer publicações indecorosas e inexatas.
·
Um profissional deve
saber diferenciar a Ética da moral e do direito. A moral estabelece regras para
garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. O direito
estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As
leis têm uma base territorial, valendo apenas para aquele lugar. Pessoas
afirmam que em alguns pontos elas podem gerar conflitos. O desacato civil
ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate certas leis. Às
vezes as propostas da ética podem parecer justas ou injustas. Ética
é diferente da moral e do direito porque não estabelece regras concretas.
A
Ética profissional se inicia com a reflexão. Quando escolhemos a nossa
profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. Os jovens quando
escolhem sua carreira, escolhem pelo dinheiro e não pelos deveres e valores. Ao
completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que
significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da
ética profissional. Mesmo quando você exerce uma carreira remunerada, não está
isento das obrigações daquela carreira.
Ética
profissional é refletir sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão
e deve ser iniciada antes da prática profissional - se você já iniciou a sua
atividade profissional fora da área que você gosta não quer dizer que você não
tenha deveres e obrigações a cumprir como profissional.
SENDO UM PROFISSIONAL ÉTICO
Ser
um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos
mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de
valores - ser ético é proceder sem prejudicar os outros. Algumas das
características básicas de como ser um profissional ético é ser bom, correto,
justo e adequado.
Além
de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais.
Eis algumas das principais:
·
Ser honesto em qualquer situação - é a
virtude dos negócios.
·
Ter coragem para assumir as decisões - mesmo
que seja contra a opinião alheia.
·
Ser tolerante e flexível - deve-se conhecer
para depois julgar as pessoas.
·
Ser íntegro - agir de acordo com seus
princípios
·
Ser humilde - só assim conseguimos reconhecer
o sucesso individual.
AS VIRTUDES PROFISSIONAIS
A Responsabilidade é o
elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade a pessoa não pode
demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa [...]. Uma pessoa que se sinta
responsável pelos resultados da equipe terá maior probabilidade de agir de maneira
mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da
organização [...]. A consciência de que se possui uma influência real constitui
uma experiência pessoal muito importante.
É
algo que fortalece a autoestima de cada pessoa. Só pessoas que tenham autoestima
e um sentimento de poder próprio são capazes de assumir responsabilidade. Elas
sentem um sentido na vida, alcançando metas sobre as quais concordam
previamente e pelas quais assumiram responsabilidade real, de maneira consciente.
A lealdade é o
segundo dos três principais elementos que compõe a empregabilidade. Um
funcionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bem
sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é
ameaçada, tem orgulho de fazer parte da organização, fala positivamente sobre ela
e a defende contra críticas - lealdade não quer dizer necessariamente fazer o
que a pessoa ou organização à qual você quer ser fiel quer que você faça.
Lealdade não é sinônimo de obediência cega. Lealdade significa fazer críticas
construtivas, mas as manter dentro do âmbito da organização. Significa agir com
a convicção de que seu comportamento vai promover os legítimos interesses da
organização. Assim, ser leal às vezes pode significar a recusa em fazer algo
que você acha que poderá prejudicar a organização, a equipe de funcionários.
Tomar a iniciativa de
fazer algo no interesse da organização significa ao mesmo tempo, demonstrar
lealdade pela organização. Em um contexto de empregabilidade, tomar iniciativas
não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da
equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e
implementação
RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
As seis palavras mais
importantes: “ADMITO QUE O ERRO FOI MEU”
As cinco palavras mais
importantes: “VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO”
As quatro palavras mais
importantes: “QUAL A SUA OPINIÃO”
As três palavras mais
importantes: “FAÇA O FAVOR”
As duas palavras mais
importantes: "MUITO OBRIGADO"
A palavra mais importante:
"NÓS"
Relações humanas e
qualidade de vida no trabalho
Acredito
que a administração de Recursos Humanos seja uma das mais difíceis missões
existentes dentro das empresas - atrair pessoas e ter compromisso com a satisfação
e a motivação do elemento HUMANO das empresas.
Existem vários aspectos que interferem nos
estados motivacionais:
·
o conjunto de fatores relativos à própria
percepção individual;
·
o clima organizacional;
·
o nível de envolvimento com os problemas
emocionais;
·
a possibilidade de dar vazão ao ímpeto
criativo;
· o reconhecimento dos resultados do trabalho e
o empenho do empregado para executar as tarefas.
Podemos
afirmar que a "motivação humana" é a chave para a ação eficaz!
Eis
alguns fatores que resultam em reflexos diretos na produção dos colaboradores:
· os empregados desenvolvem melhor suas
capacidades, quando se sentem seguros e confiantes em relação aos seus
superiores;
· quando têm liberdade de expressão e de
decisão;
· quando ganham razoavelmente para satisfazer
suas necessidades e;
· quando o ambiente social é saudável.
Para que haja
satisfação entre empregado e empregador é necessário lembrar que hábitos
simples podem "fazer a diferença" no ambiente de trabalho. Podemos
citar como exemplo:
·
cumprimentar a todos;
·
tratar as pessoas pelo nome;
·
utilizar expressões, como ,”por favor,"
e "muito obrigado";
·
elogiar as realizações de seus colaboradores;
·
falar sobre os assuntos que as pessoas gostam
de ouvir (futebol, carro, música, Internet etc.);
·
ser calmo;
·
não esperar do outro o que não lhe foi dado;
· ter cuidado com gestos e expressões, porque
muitas vezes, mesmo sem palavras, podemos magoar as pessoas.
EVITE SEMPRE:
·
agir com nervosismo;
·
ser precipitado nas conclusões e decisões;
·
utilizar o sarcasmo e a gozação;
·
explodir em manifestações de ira;
·
dar aos outros a impressão de que eles são
meramente cumpridores de ordens;
·
criticar os atos e as ideias dos outros;
·
agir com falsidade;
·
praticar assédio moral.
Se
conseguirmos melhorar esses aspectos dentro das empresas, poderemos, com
certeza, criar um bom relacionamento e uma boa qualidade de vida que resultarão
um melhor ambiente de trabalho e, consequentemente, numa maior produtividade.
A
qualidade de vida não é mais um diferencial, mas sim uma exigência de mercado,
pois a empresa que não estiver com PESSOAS em primeiro plano,
dificilmente tornar-se-á competitiva no mercado. Isso quer dizer que as
empresas não devem somente se preocupar com a compra de tecnologia e de
equipamentos de última geração, mas também dedicar atenção às pessoas motivadas
e comprometidas com as metas da empresa. E como podemos conseguir isso?
Não
existe fórmula e nem receita pronta. O que se pode afirmar é que os líderes dão
sua grande contribuição para que o resultado seja positivo. Vamos citar alguns
fatores que influenciam nesse comportamento:
·
diálogo - é
preciso manter um diálogo franco e honesto diante das necessidades, das metas e
dos objetivos a serem atingidos;
·
treinamento -
manter o pessoal atualizado e competitivo;
benefícios - principalmente no que pauta
ascensão profissional, ocasiona muitas vezes um certo desconforto por causa de
injustiças compactuadas por interesses de alguns. É imprescindível uma forma de
avaliação justa e honesta;
trabalho e equipe - é fundamental que a
empresa seja capaz de promover um ambiente de trabalho, onde o colaborador seja
valorizado pelo verdadeiro significado de se "trabalhar juntos",
desenvolvendo assim uma "química" positiva entre seus membros;
liderança - é o líder que envolve,
motiva e estimula o trabalho em equipe. Ele não se impõe, mas conquista a
confiança de sua equipe, desenvolvendo um trabalho regado de lealdade,
honestidade e comprometimento. É a capacidade que o líder tem em confiar
plenamente em seus colaboradores e vice-versa;
ambiente - para que o ambiente se torne
favorável é necessário que o colaborador trabalhe com equipamentos que
facilitem o desempenho de suas funções e que sejam ergonomicamente corretos;
trabalho voluntário - esse tem contribuído
muito para o desenvolvimento de trabalho em equipes, pois fortifica o
sentimento de "colaboração" para com o próximo, trazendo assim um
benefício para a sociedade e gerando uma satisfação pessoal em poder contribuir
para determinado projeto.
Quando
existe o comprometimento de todos em busca do mesmo objetivo é muito mais fácil
alcançar a qualidade de vida tão almejada nas empresas.
TRABALHAR EM EQUIPE
Trabalho em equipe uma vantagem competitiva
A ideia de se trabalhar em equipe surgiu no momento que o homem
percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o
atingir dos objetivos. A mudança constante das informações e a necessidade de
um maior conhecimento motivaram cada vez mais essa forma de trabalho, ou seja,
fazer com que um grupo, formado por pessoas diferentes, tenha objetivos comuns.
A verdade é que nem todas as empresas conseguem isso:
A verdade é que nem todas as empresas conseguem isso:
Transformar grupos de trabalho em equipes vencedoras, pois, quando
falamos em equipes de trabalho, estamos nos referindo ao somatório de forças
que vem do conhecimento e experiência, contudo, ao falarmos na formação dessa
equipe, começamos a mencionar pessoas.
Essa então é a grande sacada, porque pessoas são dotadas de
sentimentos individuais, expectativas únicas, sem falar nas crenças, valores e
identidade que cada um vai formando no decorrer da vida - é fato que toda
equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e
gerar grandes resultados. Ele deverá ser dotado de características, não somente
técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma,
humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É dele a missão de
inspirar, em seus colaboradores, a motivação para a conquista. O líder,
portanto, é um modelo. Dessa forma, consegue envolver e comprometer as pessoas,
transmitindo-lhes sinergia, amizade, companheirismo e satisfação. É, dessa
forma, que nasce um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de
todos.
Cabe ressaltar também que as pessoas envolvidas necessitam
resgatar valores como união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e
comprometimento. Esse resgate é fundamental, pois a sociedade como um todo está
num processo quase cruel de individualismo.
JUNTOS SOMOS FORTES, nada mais verdadeiro do que esta frase. A sobrevivência de uma empresa está relacionada com o conceito que ela tem de união e como ela vai passar isso aos seus colaboradores. Com o trabalho em conjunto, as pessoas desenvolvem seu espírito de cooperação e é dele que nasce o mais nobre dos sentimentos, o afeto. A troca é matéria-prima em uma equipe e, nesse processo, todos, inconscientemente, se alimentam - a verdadeira equipe equilibra egos, ensaia com afinco a humildade de cada colaborador, treina intensivamente o reconhecimento, incentiva, com firmeza, a satisfação de todos, zela pela paz e, finalmente, aposta no respeito e na transparência.
Equipes vencedoras são formadas por pessoas que não pensam somente
em sua vitória pessoal, mas sim, no todo. Vibram pelas conquistas dos colegas e
entendem que o sucesso deles é também seu. São pessoas capazes de perceber que
aquilo que se obtém, não vem por acaso, mas sim pelo resultado do trabalho de
todos. Assim, se desencadeia o autodesenvolvimento de uma organização. Procuram
sempre evoluir, em busca das novidades e da participação com ideias criativas
para serem implantadas, esforçam-se ao máximo para que toda a equipe cresça.
Sabem que cada tarefa realizada é para o crescimento do todo, por isso,
comprometem-se em todos os aspectos do trabalho. Têm consciência de que
necessitam de constante atualização, para ampliar o seu conhecimento com
cursos, treinamentos, independentes da empresa, e que o resultado disso será a
melhoria individual e, principalmente, do time. Sentem-se gratificados por
compartilhar o conhecimento adquirido com os demais. São dedicados, informados,
sugerem abordagens que possam gerar lucros, visando à sustentação da equipe que
passa a ter um crescimento constante.
Portanto, alimentar o trabalho em equipe, acima de tudo é uma
questão de sobrevivência e exige dedicação e persistência. O resultado geral
conquistado no conjunto de atitudes acentua o progresso de cada um. Prover o
crescimento contínuo é sem dúvida prazeroso e altamente motivador, por isso é
bom fazermos parte de algo maior. Algo maior que nosso vaidoso ego.
Em um grande time de vencedores encontramos o alimento para as
nossas vitórias individuais.
10 erros que você deve evitar no
trabalho em equipe
1)
Fazer fofoca de colegas ausentes - Falar
dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu
colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal
interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica
diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue
distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar
pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista.
2)
Rejeitar o trabalho em equipe - Hoje,
independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em equipe, já que
bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No ambiente
corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a
colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com isso, o
grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em
equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador
conseguirá obter sucesso.
3)
Ser antipático - A empatia é muito
útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde.
Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação e
respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir concentração do colaborador
não significa que ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para
ajudar os companheiros de equipe.
4)
Deixar conflitos pendentes - Conflitos
acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho,
dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém
que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de
desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O
funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá
gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a
equipe.
5)
Ficar de cara fechada - Ter
um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto
que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do
expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar
toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas
mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente
são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom
humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos.
6)
Deixar de cultivar relacionamentos - Os
melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A partir do
seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede
de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às
melhores oportunidades. É importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no
trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar.
7)
Não ouvir os colegas - É
importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso
estimula a participação e a receptividade de novas ideias e soluções.
Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só
intimida quem está expondo a ideia, como passa uma imagem de que você é hostil.
É necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir e descartar
a ideia de antemão por considerá-la inútil.
8)
Não respeitar a diversidade - Todas
as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não é
aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro indivíduo
apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário aceita a diversidade,
ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um novo
cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo
globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador
atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza
do outro.
9)
Apontar o erro do outro - A
perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-se
analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um
trabalho ou projeto. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar
outro maior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o
julgamento não cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode
ser o seu.
10 ) Ficar nervoso (a) com a equipe - atritos
são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em
prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o problema chegue
ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo
de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior
que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que
o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto
para a empresa como para o profissional.
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