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14 de fevereiro de 2019

Trabalhar em Equipe, veja como







ÉTICA PROFISSIONAL


ÉTICA - A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios  ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de origem  grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de caráter.


SOBRE SER ÉTICO - Ser Ético nada mais é do que agir direito,  proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo  com a consciência pessoal. "É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc."

        A ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde - todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência “limpa".


É o que se chama de ética profissional, existente em praticamente todas as profissões e resultado dos usos e costumes que prevalecem na sociedade. Dessa forma, surgiram os Códigos de Ética; eles oferecem orientações, estabelecem diretrizes para um nível digno de conduta profissional. A ética profissional é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma profissão - entende-se por princípios éticos as ideias básicas que devem nortear o comportamento das pessoas na sociedade.

· Todos os Códigos de Ética Profissional trazem em seu texto a maioria dos seguintes princípios, e o código de ética do auxiliar administrativo se insere no seguinte contexto: honestidade no trabalho;

·        lealdade para com a empresa;

·        formação de uma consciência profissional;

·        execução do trabalho no mais alto nível de rendimento;

·        respeito à dignidade da pessoa humana;

·        segredo profissional;

·        discrição no exercício da profissão;

·        prestação de contas ao chefe hierárquico;

·        observação das normas administrativas da empresa;

· tratamento respeitoso aos superiores, colegas e subordinados hierárquicos.




Consideram-se faltas contra a dignidade do trabalho:


·        · utilizar informações e influências obtidas na posição para conseguir vantagens pessoais;

·                       · fazer declaração que constitua perigo de divulgação;

·       · oferecer serviços ou prestá-los a preço menor para impedir que se encarregue dele outra pessoa;

·              · se negar a prestar colaboração nas distintas dependências da entidade para quem trabalhe;

·                  ·  prestar serviço de forma deficiente, demorar injustamente sua execução ou abandonar sem motivo algum o trabalho que foi solicitado;

·                ·        fomentar a discórdia;

·         · usar tráfico de influências como meio para lograr ou favorecer a benevolência dos chefes;

·        · rechaçar a colaboração na execução de determinado trabalho, quando se fizer necessário;

·        ·   não prestar ajuda aos companheiros;

·        ·  ter conduta egoísta na transmissão de experiências e conhecimentos;

·        ·  fazer publicações indecorosas e inexatas.


·        



Um profissional deve saber diferenciar a Ética da moral e do direito. A moral estabelece regras para garantir a ordem  independente de fronteiras geográficas. O direito estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, valendo apenas para aquele lugar. Pessoas afirmam que em alguns pontos elas podem gerar conflitos. O desacato civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate certas leis. Às vezes as propostas da  ética  podem parecer justas ou injustas. Ética é diferente da moral e do direito porque não estabelece regras concretas.


A Ética profissional se inicia com a reflexão. Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. Os jovens quando escolhem sua carreira, escolhem pelo dinheiro e não pelos deveres e valores. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz  um juramento, que significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da ética profissional. Mesmo quando você exerce uma carreira remunerada, não está isento das obrigações daquela carreira.


Ética profissional é refletir sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão e deve ser iniciada antes da prática profissional - se você já iniciou a sua atividade profissional fora da área que você gosta não quer dizer que você não tenha deveres e obrigações a cumprir como profissional.





Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de valores - ser ético é proceder sem prejudicar  os outros. Algumas das características básicas de como ser um profissional ético é ser bom, correto, justo e adequado.


Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais. Eis algumas das principais:

·        Ser honesto em qualquer situação - é a virtude dos negócios.

·        Ter coragem para assumir as decisões - mesmo que seja contra a opinião alheia.

·        Ser tolerante e flexível - deve-se conhecer para depois julgar as pessoas.

·        Ser íntegro - agir de acordo com seus princípios

·        Ser humilde - só assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.



AS VIRTUDES PROFISSIONAIS

A Responsabilidade é o elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade a pessoa não pode demonstrar lealdade, nem espírito de iniciativa [...]. Uma pessoa que se sinta responsável pelos resultados da equipe terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da equipe e de seus clientes, dentro e fora da organização [...]. A consciência de que se possui uma influência real constitui uma experiência pessoal muito importante.

É algo que fortalece a autoestima de cada pessoa. Só pessoas que tenham autoestima e um sentimento de poder próprio são capazes de assumir responsabilidade. Elas sentem um sentido na vida, alcançando metas sobre as quais concordam previamente e pelas quais assumiram responsabilidade real, de maneira consciente.

A lealdade é o segundo dos três principais elementos que compõe a empregabilidade. Um funcionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte da organização, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas - lealdade não quer dizer necessariamente fazer o que a pessoa ou organização à qual você quer ser fiel quer que você faça. Lealdade não é sinônimo de obediência cega. Lealdade significa fazer críticas construtivas, mas as manter dentro do âmbito da organização. Significa agir com a convicção de que seu comportamento vai promover os legítimos interesses da organização. Assim, ser leal às vezes pode significar a recusa em fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização, a equipe de funcionários.

Tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da organização significa ao mesmo tempo, demonstrar lealdade pela organização. Em um contexto de empregabilidade, tomar iniciativas não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e implementação



RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
As seis palavras mais importantes: “ADMITO QUE O ERRO FOI MEU”  
As cinco palavras mais importantes: “VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO”  
As quatro palavras mais importantes: “QUAL A SUA OPINIÃO”  
As três palavras mais importantes: “FAÇA O FAVOR”
As duas palavras mais importantes: "MUITO OBRIGADO"
A palavra mais importante: "NÓS"

Relações humanas e qualidade de vida no trabalho

Sílvia Helena Covais Townsend
Administradora de Empresas, Especialista em Administração de Recursos Humanos, Gestora de Qualidade de Vida Empresarial. Pós Graduanda em Psicopedagogia. Atua há 20 anos na Seção de Recursos Humanos do Cotil ? UNICAMP, e atualmente é responsável pelo Setor de Treinamento e Desenvolvimento. Atua como docente na Escola SENAC em Limeira e é parceira da Crê Ser Consultoria Empresarial, desenvolvendo cursos e palestras.
Acredito que a administração de Recursos Humanos seja uma das mais difíceis missões existentes dentro das empresas - atrair pessoas e ter compromisso com a satisfação e a motivação do elemento HUMANO das empresas.



    Existem vários aspectos que interferem nos estados motivacionais:

·        o conjunto de fatores relativos à própria percepção individual;

·        o clima organizacional;

·        o nível de envolvimento com os problemas emocionais;

·        a possibilidade de dar vazão ao ímpeto criativo;

·  o reconhecimento dos resultados do trabalho e o empenho do empregado para executar as tarefas.



Podemos afirmar que a "motivação humana" é a chave para a ação eficaz!

Eis alguns fatores que resultam em reflexos diretos na produção dos colaboradores:

· os empregados desenvolvem melhor suas capacidades, quando se sentem seguros e confiantes em relação aos seus superiores;

·     quando têm liberdade de expressão e de decisão;

·     quando ganham razoavelmente para satisfazer suas necessidades e;

· quando o ambiente social é saudável.

      
           Para que haja satisfação entre empregado e empregador é necessário lembrar que hábitos simples podem "fazer a diferença" no ambiente de trabalho. Podemos citar como exemplo:

·        cumprimentar a todos;

·        tratar as pessoas pelo nome;

·        utilizar expressões, como ,”por favor," e "muito obrigado";

·        elogiar as realizações de seus colaboradores;

·        falar sobre os assuntos que as pessoas gostam de ouvir (futebol, carro, música, Internet etc.);

·        ser calmo;

·        não esperar do outro o que não lhe foi dado;

·       ter cuidado com gestos e expressões, porque muitas vezes, mesmo sem palavras, podemos magoar as pessoas.



EVITE SEMPRE:

·        agir com nervosismo;
·        ser precipitado nas conclusões e decisões;
·        utilizar o sarcasmo e a gozação;
·        explodir em manifestações de ira;
·        dar aos outros a impressão de que eles são meramente cumpridores de ordens;
·        criticar os atos e as ideias dos outros;
·        agir com falsidade;
·        praticar assédio moral.

Se conseguirmos melhorar esses aspectos dentro das empresas, poderemos, com certeza, criar um bom relacionamento e uma boa qualidade de vida que resultarão um melhor ambiente de trabalho e, consequentemente, numa maior produtividade.

A qualidade de vida não é mais um diferencial, mas sim uma exigência de mercado, pois a empresa que não estiver com PESSOAS em primeiro plano, dificilmente tornar-se-á competitiva no mercado. Isso quer dizer que as empresas não devem somente se preocupar com a compra de tecnologia e de equipamentos de última geração, mas também dedicar atenção às pessoas motivadas e comprometidas com as metas da empresa. E como podemos conseguir isso?

Não existe fórmula e nem receita pronta. O que se pode afirmar é que os líderes dão sua grande contribuição para que o resultado seja positivo. Vamos citar alguns fatores que influenciam nesse comportamento:

·        diálogo - é preciso manter um diálogo franco e honesto diante das necessidades, das metas e dos objetivos a serem atingidos;

·        treinamento - manter o pessoal atualizado e competitivo;

benefícios - principalmente no que pauta ascensão profissional, ocasiona muitas vezes um certo desconforto por causa de injustiças compactuadas por interesses de alguns. É imprescindível uma forma de avaliação justa e honesta;

trabalho e equipe - é fundamental que a empresa seja capaz de promover um ambiente de trabalho, onde o colaborador seja valorizado pelo verdadeiro significado de se "trabalhar juntos", desenvolvendo assim uma "química" positiva entre seus membros;

liderança - é o líder que envolve, motiva e estimula o trabalho em equipe. Ele não se impõe, mas conquista a confiança de sua equipe, desenvolvendo um trabalho regado de lealdade, honestidade e comprometimento. É a capacidade que o líder tem em confiar plenamente em seus colaboradores e vice-versa;

ambiente - para que o ambiente se torne favorável é necessário que o colaborador trabalhe com equipamentos que facilitem o desempenho de suas funções e que sejam ergonomicamente corretos;

trabalho voluntário - esse tem contribuído muito para o desenvolvimento de trabalho em equipes, pois fortifica o sentimento de "colaboração" para com o próximo, trazendo assim um benefício para a sociedade e gerando uma satisfação pessoal em poder contribuir para determinado projeto.


Quando existe o comprometimento de todos em busca do mesmo objetivo é muito mais fácil alcançar a qualidade de vida tão almejada nas empresas.




TRABALHAR   EM   EQUIPE


Trabalho em equipe uma vantagem competitiva

A ideia de se trabalhar em equipe surgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos. A mudança constante das informações e a necessidade de um maior conhecimento motivaram cada vez mais essa forma de trabalho, ou seja, fazer com que um grupo, formado por pessoas diferentes, tenha objetivos comuns.
A verdade é que nem todas as empresas conseguem isso:

Transformar grupos de trabalho em equipes vencedoras, pois, quando falamos em equipes de trabalho, estamos nos referindo ao somatório de forças que vem do conhecimento e experiência, contudo, ao falarmos na formação dessa equipe, começamos a mencionar pessoas.


Essa então é a grande sacada, porque pessoas são dotadas de sentimentos individuais, expectativas únicas, sem falar nas crenças, valores e identidade que cada um vai formando no decorrer da vida - é fato que toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Ele deverá ser dotado de características, não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É dele a missão de inspirar, em seus colaboradores, a motivação para a conquista. O líder, portanto, é um modelo. Dessa forma, consegue envolver e comprometer as pessoas, transmitindo-lhes sinergia, amizade, companheirismo e satisfação. É, dessa forma, que nasce um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de todos.


Cabe ressaltar também que as pessoas envolvidas necessitam resgatar valores como união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento. Esse resgate é fundamental, pois a sociedade como um todo está num processo quase cruel de individualismo.

JUNTOS SOMOS FORTES, nada mais verdadeiro do que esta frase. A sobrevivência de uma empresa está relacionada com o conceito que ela tem de união e como ela vai passar isso aos seus colaboradores. Com o trabalho em conjunto, as pessoas desenvolvem seu espírito de cooperação e é dele que nasce o mais nobre dos sentimentos, o afeto. A troca é matéria-prima em uma equipe e, nesse processo, todos, inconscientemente, se alimentam - a verdadeira equipe equilibra egos, ensaia com afinco a humildade de cada colaborador, treina intensivamente o reconhecimento, incentiva, com firmeza, a satisfação de todos, zela pela paz e, finalmente, aposta no respeito e na transparência.

Equipes vencedoras são formadas por pessoas que não pensam somente em sua vitória pessoal, mas sim, no todo. Vibram pelas conquistas dos colegas e entendem que o sucesso deles é também seu. São pessoas capazes de perceber que aquilo que se obtém, não vem por acaso, mas sim pelo resultado do trabalho de todos. Assim, se desencadeia o autodesenvolvimento de uma organização. Procuram sempre evoluir, em busca das novidades e da participação com ideias criativas para serem implantadas, esforçam-se ao máximo para que toda a equipe cresça. Sabem que cada tarefa realizada é para o crescimento do todo, por isso, comprometem-se em todos os aspectos do trabalho. Têm consciência de que necessitam de constante atualização, para ampliar o seu conhecimento com cursos, treinamentos, independentes da empresa, e que o resultado disso será a melhoria individual e, principalmente, do time. Sentem-se gratificados por compartilhar o conhecimento adquirido com os demais. São dedicados, informados, sugerem abordagens que possam gerar lucros, visando à sustentação da equipe que passa a ter um crescimento constante.

Portanto, alimentar o trabalho em equipe, acima de tudo é uma questão de sobrevivência e exige dedicação e persistência. O resultado geral conquistado no conjunto de atitudes acentua o progresso de cada um. Prover o crescimento contínuo é sem dúvida prazeroso e altamente motivador, por isso é bom fazermos parte de algo maior. Algo maior que nosso vaidoso ego.


Em um grande time de vencedores encontramos o alimento para as nossas vitórias individuais.

10 erros que você deve evitar no trabalho em equipe


1)   Fazer fofoca de colegas ausentes - Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista.


2)   Rejeitar o trabalho em equipe - Hoje, independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em equipe, já que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador conseguirá obter sucesso.



3)   Ser antipático - A empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir concentração do colaborador não significa que ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os companheiros de equipe.


4)   Deixar conflitos pendentes - Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe.


5)   Ficar de cara fechada - Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos.


6)   Deixar de cultivar relacionamentos - Os melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. É importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar.


7)   Não ouvir os colegas - É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso estimula a participação e a receptividade de novas ideias e soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a ideia, como passa uma imagem de que você é hostil. É necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir e descartar a ideia de antemão por considerá-la inútil.


8)   Não respeitar a diversidade - Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não é aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro.


9)   Apontar o erro do outro - A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu.


    10 ) Ficar nervoso (a) com a equipe - atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional.





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