Introdução à
Administração
A administração tem o objetivo de tornar uma empresa
eficiente na execução de seus objetivos e metas. Toda administração envolve
três elementos básicos que são denominados objetos da administração.
Elementos fundamentais da
Administração:
Ø Planejar - quantos mais nem definidos forem os
objetivos de uma empresa, maior será a sua eficiência administrava.
Ø Organizar - organizar consiste em dispor uma
empresa às partes que a ele pertencem, para se atingir os objetivos visados.
Ø Controlar - controlar é assegurar que os
resultados das operações se ajuntem aos objetivos estabelecidos pela empresa.
Verificar se as metas estão de acordo com o previsto e tomar ações corretivas
quando necessário.
Necessidade de Conhecimento de
Administração
Saber administrar é uma necessidade
não só dos executivos especializados, mas de todo e qualquer funcionário. Cada
profissional tem a sua participação na administração geral da empresa, desde
que ele realize o seu trabalho de forma eficiente.
Organizações - o homem sempre criou organizações:
primeiro através do acasalamento, embrião da organização familiar. Depois, os
grupos sociais, para melhorar as condições de sobrevivência, proteção e
manutenção das comunidades primitivas, industriais e agrárias, etc.
Ø A necessidade do ser humano se
relacionar com outros seres humanos;
Ø A necessidade do ser humano aumentar
as suas habilidades, trocar experiências e melhor utilizar o tempo.
Na sociedade moderna, a maioria das
organizações com objetivo de lucro transformou-se em empresas.
Ø Bem – qualquer objeto matéria que
pode satisfazer uma necessidade humana
Ø Serviço – qualquer trabalho que não
resulte numa mercadoria e que posa satisfazer uma necessidade humana: concerto
elétrico lavanderia, advogado etc.
O QUE É EMPRESA?
É uma organização econômica em
que são reunidos e combinados fatores de produção, desenvolvendo uma
determinada atividade com objetivo de lucro.
Elementos ou recursos de uma
empresa - para que uma empresa consiga atingir seu
objetivo, é necessária a união de quatro elementos ou recursos, a saber:
1- Humanos: são os funcionários organizados em uma hierarquia. É o elemento
mais importante para que a empresa alcance seus objetivos.
2- Materiais: são as máquinas que se destinam a produzir bens: ferramentas,
veículos, computadores, maquinário e etc.
3- Técnicos: as habilidades para desenvolver o objeto social da empresa, ou
seja, saber lidar com o que se propõe a fazer.
4- Financeiros: de fundamental importância, é o capital empregado na produção dos
bens, na atividade comercial e / ou serviços.
Missão da empresa
A missão deve responder o que a
empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão
é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa
perante os seus clientes:
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
O propósito é algo com muito mais
significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão
retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das
partes do que é feito.
Visão da empresa
O enunciado da visão é a
descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a
ser procurado:
- pelos esforços individuais;
- pelos esforços das equipes e
- pela alocação dos recursos.
A visão deve conter tanto a
aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se
"algo", e a inspiração porque esse "algo" deve
merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar
da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração)
para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração, como diz o
meu guru Alan Weiss.
A visão precisa ser prática,
realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não
passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados
inatingíveis.
Visão, também não tem nada a ver
com projetos ou sistemas, que devem, ou que se sonha ver implantada, a visão
não deve apontar quaisquer "comos", ou declarações de intenções ou
ainda de boa vontade; mas sim, o perfil que a empresa deve se tornar quando
toda a boa vontade, intenções e projetos, que se tem na cabeça e no coração,
passarem pelas mãos para se tornarem realidade.
O enunciado da visão, além dos
aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível deve
facilitar a resposta às seguintes perguntas:
- No que a empresa quer se
tornar?
- Qual a direção é apontada?
- Onde nós estaremos?
- O que a empresa será?
- Em que direção eu devo apontar
meus esforços?
- Eu estou ajudando a construir o
que?
- Os recursos investidos estão
levando a empresa para onde?
Valores da empresa
Valores são princípios, ou
crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e
decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas
responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão,
na direção da Visão.
Os valores também podem ser
vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:
·
Definem e facilitam a
participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos
·
Próprios Valores;
·
Definem e facilitam a
articulação da Missão, Visão e Valores;
·
Facilitam no comprometimento
entre os empregados;
·
Facilitam o comprometimento
dos empregados com o mercado, e
· Facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a
sociedade.
O enunciado de cada valor deve
ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.
O conjunto de valores deve
definir a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter
um subconjunto das respostas às perguntas abaixo:
- Como os empregados devem se
portar, individualmente?
- Como os empregados se
relacionam entre si?
- Como os empregados se
relacionam com os clientes?
- Como a empresa trata seus
clientes?
- Como a empresa faz negócios?
- Como nos relacionamos com a
comunidade?
- Qual a nossa responsabilidade
frente à sociedade?
- Que valores, crenças ou
princípios são importantes para a empresa?
Resumidamente, os valores:
· Definem as regras básicas
que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados.
· São as regras do jogo para
que, executando a Missão, alcancemos a Visão.
· São o suporte, o estofo
moral e ético da empresa.
E finalmente, mas não
finalizando: a construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil
se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser
esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa.
Caso contrário, é pura perda de
tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se faz; a
Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras, caindo no
vazio da rotina.
Por fim, o conjunto Missão, Visão e Valores servem também para facilitar e
promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros.
A Missão,
Visão e Valores é a forma de você estar lá, presente em cada Hora da Verdade da sua
empresa, sem precisar ir para lá.
Classificação das Empresas
Esta classificação obedece a
vários critérios, tais como: ramo de atividade, numero de empregados,
faturamento, capital, etc. o critério mais utilizado é classificar as empresas
de acordo com o número de empregados, como vemos:
Microempresas: de 0 a 9 empregados;
Pequena: de 10 a 99 empregados;
Média: de 100 a 500 empregados;
Grande: acima de 500 empregados.
Tipo de
Empresas
Os principais tipos de empresa são: empresas
comerciais, empresas indústrias, empresas prestadoras de serviços e
empresas mistas.
Empresas Comerciais
São aquelas voltadas para o comércio,
venda e compra de mercadorias (bens utilizados no comércio recebem o nome de
mercadorias).
Uma empresa comercial caracteriza-se
por:
Ø Praticar o comércio – compra e venda
de bens (mercadorias) com frequências;
Ø Ter como objetivo o lucro.
Empresas Industriais
São aqueles que praticam a
industrialização: modificam a aparência, a natureza, a finalidade ou a
qualidade de um produto de forma que fique adequado ao consumo.
Por exemplo, uma empresa
transformadora de barras de metal em tesouras é uma industrial, pois estará
modificando a natureza do produto (barra de metal), tornando-o apropriado ao
consumo (tesoura)
Empresas
prestadoras de serviços - são aquelas que produzem bens que
não tem existência física (bens incorpóreos). Exemplos: uma escola que fornece
ensino (bem incorpóreo), um hospital que fornece tratamento de saúde, uma
empresa de aviação que fornece transporte de pessoas, etc.
Empresas
mistas - São aquelas
que desenvolvem mais de uma atividade no objeto de seu contrato. Exemplo 1: uma
empresa que vende computadores e também presta serviços de manutenção de
computadores, será uma empresa mista (comercial e prestadora de serviços.) Exemplo
2: uma fabrica de camisas que possua uma loja de fabrica será mista (Industrial
e comercial).
As empresas e a organização Jurídica
Razão
social - Razão Social
é o nome oficial e legal de uma empresa. Da mesma forma que as pessoas físicas
devem fazer ‘os seus’ Registro de Nascimento para existirem legalmente (perante
a lei), também as empresas, que são pessoas jurídicas, têm que fazer o seu
Registro.
Nome
Fantasia - O nome fantasia é um tipo de
“apelido” que facilita a fixação da marca, sendo muito usado em publicidade. É
comum conhecemos o nome fantasia de uma empresa, mas ela sempre tem a sua razão
social.
Firma Individual - O nome da firma será o do titula (dono) e só se
aplica a atividades de indústria e ou comércio. A Firma Individual não pode ser
vendida nem admitir sócios. Não há prestação de serviços por Firma Individual,
neste caso o serviço deve ser prestado como autônomo. Autônomo é a pessoa
física que trabalha por conta própria, sem ter uma empresa.
Sociedades
Civis - É uma das formas jurídicas de
criar uma empresa de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. A empresa prestadoras de serviços
também ‘podem’ optar pela forma de sociedade comercial. As SOCIEDADES CIVIS
devem ser registradas no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. A sua
razão social deve ter no final o termo S/C (abreviação de Sociedade Civil).
Sociedades
Comerciais - É a forma
jurídica de empresas que desenvolvem atividades comerciais e/ou industriais. As
SOCIEDADES COMERCIAIS devem ser registradas na Junta Comercial Estadual.
Sociedades Limitadas - Denominam-se limitadas, as empresas em que a responsabilidade dos
sócios, quanto às dívidas da empresa, é limitada ao valor do Capital Social
(investimento inicial que ele fez na empresa). Toda SOCIEDADE LIMITADA tem de
ter claro na sua razão social o termo LTDA ou LIMITADA.
Sociedades Anônimas - As sociedades anônimas são sempre comerciais
(registradas na Junta Comercial) e de responsabilidade limitada ao valor pago
pela ação adquirida. As atividades desenvolvidas podem ser indústria, comercio
ou prestação de serviços. O Capital Social, portanto, são formadas por um
conjunto de parcelas, denominadas “AÇÕES”.
Responsabilidade dos Sócios - Os bens da empresa respondem pelas
dívidas da empresa (pessoa jurídica) e os bens dos sócios respondem pelas
dívidas dos sócios (pessoas físicas). Existem, porém, alguns tipos de empresas
em que os bens dos sócios respondem pelo pagamento das dívidas da empresa – são
as firmas individuais e as sociedades ilimitadas. Por causa dessa
responsabilidade ilimitada, estes dois tipos de empresas são poucos utilizados.
Conteúdo (retirado da Internet) de apostilas de Cursos de Administração
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