Esse tema é muito importante para todos os interessados em
empreender, o Plano de negócios – é
necessário salientar a necessidade desse instrumento, afinal, você já imaginou realizar uma viagem
sem planejamento? Ou até mesmo construir uma casa sem levar em conta o
orçamento necessário para tal? Tudo isso implica na construção de um
planejamento prévio das etapas e itens necessários para realizar tal ação.
É fundamental que se saiba que ele é utilizado como uma ferramenta de orientação na busca de
informações detalhadas sobre o ramo, produtos e serviços que o empreendimento
irá oferecer, bem como clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e
fracos do negócio, contribuindo para
a identificação da viabilidade da ideia e gestão da empresa.
Também é bom que fique bem claro que não existe um modelo único de Plano de
Negócio, e isso acontece pelo fato de que o plano de
negócios foi criado para organizar as ideias e ajudar a traçar um planejamento
de ações que devem ser seguidas para se alcançar determinado objetivo – ou
seja, o Plano de Negócio um documento que descreve por escrito os objetivos
de um negócio e quais são os passos devem ser dados para que esses objetivos
sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócios
permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no
mercado.
Para ajudar nesse entendimento vamos a um modelo de Plano de
Negócio:
MODELO
DE PLANO DE NEGÓCIO
1
Informações
sobre o responsável pela proposta.
Nome:
|
|||||
Identidade:
|
Órgão
Emissor:
|
CPF:
|
|||
Endereço:
|
|||||
Bairro:
|
Cidade:
|
Estado:
|
CEP:
|
||
Telefone:
|
FAX:
|
E-mail
|
|||
Formação
Profissional:
|
|||||
|
|||||
Atribuições
no Empreendimento:
|
|||||
|
|||||
2
Natureza/Descrição
do empreendimento:
Individual
|
|
|
Limitada
|
|
|
Sociedade
Anônima
|
|
Razão
Social:
|
||
Nome
Fantasia:
|
||
CGC
-
|
Insc.
Estadual
|
Insc.
Municipal
|
2.1. Nome dos sócios e
respectivas participações na empresa
Nome
|
Participação
|
|
|
|
|
2.2. Áreas de competência
tecnológica (áreas de conhecimento técnico que são dominadas)
Nome
|
Área
|
|
|
|
|
|
|
2.3 Responsáveis pela gestão do
empreendimento (por área).
Área
|
Responsável
|
Administração
|
|
Financeira
|
|
Produção
|
|
Tecnológica
|
|
Comercial
|
|
Outras (especificar)
|
|
3
Plano
estratégico
3.1 – Missão e objetivos estratégicos:
|
|
|
3.2 – Ameaças e oportunidades:
|
|
|
3.3 – Pontos fortes:
|
|
3.4
– Pontos fracos:
|
|
|
|
4
Produtos e
serviços.
4.1 – Descrição do produto/serviço.
|
|
|
4.2 – Foco do Negócio. (Mercado
potencial e concorrência)
|
|
|
4.3 - Diferenciais dos produtos/serviços (em relação aos disponíveis no
mercado)
|
|
|
|
4.4 – Estágio atual do desenvolvimento do produto/serviço*
FASE
|
ESTÁGIO
|
Estágio
atual
|
Cronograma por semestre
|
|||||
1º Sem
|
2º Sem
|
3º Sem
|
4º Sem
|
5º Sem
|
6º Sem
|
|||
01
|
Maturação da ideia
|
|
|
|
|
|
|
|
02
|
Em especificação
|
|
|
|
|
|
|
|
03
|
Em desenvolvimento
|
|
|
|
|
|
|
|
04
|
Em teste
|
|
|
|
|
|
|
|
05
|
Protótipo
|
|
|
|
|
|
|
|
06
|
Demonstração em cliente
|
|
|
|
|
|
|
|
07
|
Em comercialização
|
|
|
|
|
|
|
|
* Quando o projeto se referir a mais de um produto/serviço, fazer um
cronograma para cada produto,
separadamente.
5) Comercialização
5.1 – Estratégias de venda e assistência técnica.
|
|
|
6) Plano de investimentos
6.1 – Investimentos iniciais
Descrição
|
Valor
|
1. Estudo de mercado
|
|
2. Registro de marcas e patentes
|
|
3. Honorários
|
|
4. Registro da Empresa
|
|
5. Máquinas e Equipamentos
|
|
6. Móveis / Utensílios
|
|
7. Capital de giro
|
|
8.
Outros (especificar)
|
|
9. Total
|
|
6.2 – Origem dos recursos (investimentos iniciais)
Valor Total
|
Recursos próprios (%)
|
Recursos de terceiros (%)
|
Reinvesti mento (%)
|
R$
|
|
|
|
7) – Receita e custos
7.1 – Receitas operacionais
Ano
|
1º Trimestre
|
2º Trimestre
|
3º Trimestre
|
4º Trimestre
|
Total
|
1º Ano
|
|
|
|
|
|
2º Ano
|
|
|
|||
3º Ano
|
|
|
7.2 – Custo fixo anual (1º ano)
Descrição
|
Valor Anual
|
1. Salários e encargos
|
|
2. Pró-labore
|
|
3. Taxa de Incubação
|
|
4. Taxas Diversas (Telefone,
aluguel de Equipamentos, etc.)
|
|
5. Materiais Diversos
|
|
6. Manutenção e Conservação
|
|
7. Seguros
|
|
8. Depreciação
|
|
9. Outros
|
|
10. Total
|
|
7.3 – Custo variável (1º ano)
Descrição
|
Valor Anual
|
1. Matéria Prima
|
|
2. Embalagem
|
|
3. Outros insumos
|
|
4. Frete
|
|
5. Outros ( comissões, impostos,
etc)
|
|
6. Total
|
|
8) Demonstrativos simplificados de resultados (1º ano)
Item
|
Descrição
|
Valores
|
1
|
Receita bruta (Quadro 7.1)
|
|
2
|
(-) Custos Fixos ( Quadro 7.2)
|
|
3
|
(-) Custos variáveis (Quadro
7.3)
|
|
4
|
Resultado Operacional (1 – 2 –
3)
|
|
5
|
(+) Receitas não operacional
|
|
6
|
(-) Despesas não operacionais
|
|
7
|
Lucro Bruto (4 + 5 – 6)
|
|
9
– Projeção do fluxo de caixa.
Mês
Descrição
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
Total
|
1. Receita Operacional
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. Receita não operacional
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(A) Total de
Entrada
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. Despesa Operacional
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4. Despesa não operacional
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4. Investimento
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(B) Total de Saída
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(C) Saldo no mês
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A = (1 + 2); B = (2 + 3 + 4); C = (A – B);
Total = Soma (Mês 1 à 12)
10) Indicadores
10.1 – Ponto de equilíbrio anual: Primeiro ano (se não houver
previsão de receita para o primeiro ano, não considere este item)
P.E =
|
Custo Fixo Anual
|
x 100
|
Receita Prevista Anual – Custo Variável
|
10.2
– Tempo de retorno do investimento (TR) : Número
de meses necessário para recuperar o dinheiro aplicado no investimento inicial.
TR =
|
Investimento Inicial
|
x 12
|
Resultado
operacional
|
11) Utilização da infraestrutura da incubadora
11.1 – Área física necessária:
11.2 – Necessidades quanto a serviços administrativos, treinamento,
consultoria, laboratórios,
oficinas, etc.:
|
12
– Considerações finais. (Texto Livre)
|
|
|
|
|
|
|
Instruções para elaboração do Plano de Negócio
Introdução
Este é um
plano de negócio simplificado com o objetivo exclusivo de permitir a avaliação de projetos para
incubação. Procure ser objetivo e coerente no preenchimento dos quadros, pois
alguns estão relacionados entre eles. Após a aprovação e admissão a empresa
deverá preparar um plano de negocio mais
elaborado e detalhado.
O planejamento
e demonstrativo financeiro devem ser projetados prevendo-se o funcionamento da
empresa após a comercialização dos produtos e serviços propostos.
Os custos
apropriados no período de desenvolvimento dos produtos e/ou serviços propostos
deverão ser considerados como investimento próprio ou reinvestimento,
apurando-se as receitas com prestação de serviços e/ou comercialização de
produtos que não sejam do projeto a ser desenvolvido.
1. Informações
sobre o responsável pela proposta.
Destina-se ao fornecimento de
dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto.
2. Natureza /
Descrição do empreendimento.
Destina-se ao fornecimento de dados da empresa
responsável pelo desenvolvimento do projeto. Se a empresa já existe
formalmente, preencher os campos solicitados. Caso não haja empresa
constituída, informar apenas a forma jurídica da futura empresa e assinalar no
campo “Razão Social” – Empresa a ser constituída.
2.1
– Nome dos sócios e respectiva participação na Empresa.
Objetiva identificar a
composição societária da empresa, quando existente, quanto a participação (%)
de cada sócio no capital social.
2.2
– Áreas de competência tecnológica.
Neste item deseja-se
identificar as áreas de conhecimento técnico que são dominadas pelo proponente
e outras pessoas envolvidas com o projeto (não é necessário que essas pessoas
detenham ou venham a deter cotas de capital da empresa existente ou a ser
constituída).
2.3 – Responsáveis pela gestão do empreendimento.
Destina-se a explicitação das pessoas
que serão responsáveis pelas diversas funções da empresa existente ou a ser
criada. No caso em que, para determinadas áreas, o responsável não esteja
identificado, informar no campo apropriado a expressão “a identificar”. Observar
que não é obrigatório que os
responsáveis pelas diversas áreas, tenham participação no capital da empresa
existente ou a ser constituída.
3. Plano
estratégico
3.1 – Missão e objetivos estratégicos.
Destina-se a definição da missão - a razão de
ser – da empresa, existente ou a ser constituída.
Os objetivos estratégicos
representam um conjunto de objetivos de médio e longo prazos que devem ser
perseguidos e estar em sintonia com a missão definida.
3.2 – Ameaças e oportunidades.
O proponente deve indicar nesse
campo os fatores externos à empresa (existente ou a ser constituída ) que
possam afetar positivamente ( oportunidade ) ou negativamente ( ameaças) o
desempenho da empresa.
3.3 – Pontos fortes.
Destina-se a identificação de
fatores internos ao empreendimento que representam vantagens comparativas da
empresa
3.4 – Pontos Fracos.
Destina-se a identificação de
fatores internos ao empreendimento que representam desvantagem ou carências da
empresa.
4. Produtos e
serviços.
4.1 – Descrição do produto / serviço.
Neste campo devem ser
adequadamente detalhados os produtos e/ou serviços que resultarão do projeto
proposto. Observar ser importante que cada um dos produtos e/ou serviços,
resultante do projeto proposto, sejam identificados e descritos com toda
clareza, destacando-se suas definições de utilidade e funcionalidade.
4.2 – Foco do negócio.
Este campo está destinado à
explicitação dos mercados a serem explorados pela empresa existente ou a ser
constituída , agregado às informações relativas aos principais clientes potenciais
e ao nível de concorrência existente nos mercados mencionados.
É
desejável que, quando possível, o tamanho dos mercados sejam quantificados,
mesmo que de forma aproximada e, os principais concorrentes sejam
identificados.
4.3 – Diferenciais dos produtos / serviços.
Destina-se a informações
referentes às características dos produtos e/ou serviços que serão
comercializados e que conferem vantagens comparativas em relação àqueles
existentes no mercado.
4.4
– Estágio atual de desenvolvimento dos produtos e/ou serviços.
O quadro apresentado deve
ser elaborado para cada produto e/ou serviços que resulte do projeto proposto,
mencionando o seu estágio atual (marque um “X” na coluna “estágio atual”) e sua evolução nos períodos de desenvolvimento (marque com um “X” no
período correspondente a evolução de cada etapa).
5. Comercialização.
5.1 – Estratégia de venda e assistência técnica.
Neste campo deve ser mencionada a
estratégia de vendas a ser adotada pela empresa
(existente ou a ser criada), destacando-se as formas de comercialização
( Exemplo: vendedores próprios, telemarketing, vendas a varejo ou atacado,
e-commerce, etc.), e as formas de assistência pós venda.
6. Plano de
investimentos.
6.1: Investimento inicial.
Neste quadro devem ser mencionados os
investimentos a serem realizados nos primeiros doze meses que sucederem a
incubação do projeto. Assim, gastos com estudos de mercado, proteção
intelectual (registro de marcas e patentes ou direitos de autor), honorários de
advogados, contadores, despachantes, etc., e outros desembolsos necessários à
constituição da empresa, devem ser aqui considerados. Dispêndios efetuados com
a aquisição de máquinas, equipamentos, software, móveis e utensílios, devem
também ser indicados neste quadro, nos campos correspondentes. Os desembolsos
necessários para fazer frente aos custos que alavancam a operação da empresa,
são investimentos circulantes que devem ser classificados como capital de giro.
6.2 – Origem dos recursos.
Neste quadro, o valor total (1ª
coluna), refere-se ao total dos investimentos iniciais, extraído da linha 9 do
quadro 6.1. Nas colunas seguintes devem ser indicados (em termos percentuais)
as frações de recursos provenientes dos próprios cotistas (recursos dos sócios,
família, amigos), de terceiros (empréstimos bancários, financeiras e outros) e
aqueles decorrentes de reinvestimentos feitos a partir de recursos gerados no
próprio empreendimento, quando for o caso.
7. Receitas e
custos
7.1- Receitas operacionais
Destina-se a previsão de
receitas decorrentes da comercialização dos produtos/serviços gerados com a
implementação do projeto proposto, ou seja, após sua incubação. As receitas
relativas ao primeiro ano devem ser estimadas para cada um dos seus quatro
trimestres e, as do segundo e terceiro anos, apenas em termos anuais.
7.2
Custos fixos anuais
Este quadro destina-se a
identificação dos custos fixos previstos para os doze meses subseqüentes ao da
incubação do projeto.
Deve-se considerar valores a
serem despendidos com salários e encargos de pessoal contratado, pró-labore dos
sócios, taxa de incubação ( a ser informada ao proponente pela
incubadora), pagamento de contas
diversas ( telefone, aluguel de equipamentos etc..), aquisição de materiais de
consumo, manutenção e conservação de máquinas e equipamentos, prêmios de seguro
e depreciação de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros
investimentos em bens duráveis.
7.3
Custos variáveis
Destina-se ao registro dos
custos que são afetados pelo volume de produção ( produtos e/ou serviços) e
vendas tais como aqueles relativos a aquisição de matérias primas e outros
insumos de produção, materiais de embalagem, transporte ( fretes), bem como, de
outras despesas que estejam diretamente relacionadas ao volume de produção e/ou
vendas.
8- Demonstrativo de
resultados ( Primeiro ano)
No quadro apresentado devem
ser explicitados os valores relativos aos resultados operacionais previstos
para os doze meses que se seguirem ao da incubação do projeto, ou seja:
·
Receita bruta total no primeiro ano ( extraída
do quadro 7.1 )
·
Custos fixos anuais ( extraído da linha 10 do
quadro 7.2 )
·
Custos variáveis anuais ( extraído da linha 6
do quadro 7.3 )
Devem também ser mencionados
resultados não operacionais que possam ser previstos tais como rendimentos de
aplicações financeiras, venda de ativos e outras receitas não diretamente
ligadas a operação da empresa existente ou a ser criada.
9- Projeção do fluxo de
caixa
Este quadro tem por objetivo
o fornecimento de informações relativas ao fluxo de caixa estimado nos doze
primeiros meses subseqüentes ao mês de incubação do projeto. O proponente deve,
portanto, indicar por estimativa, a cada mês, os valores das receitas e
despesas operacionais e dos investimentos a serem realizados neste período.
Observar que os valores mencionados na coluna “Total” devem ser compatíveis com aqueles indicados nos quadro 7.1 (
Receita do primeiro ano ); 7.2 e 7.3 ( total dos custos fixos e variáveis)
e 6.1
(investimentos).
10- Indicadores
Neste item calculam-se indicadores de avaliação quanto ao
faturamento mínimo e o tempo de retorno do investimento.
10.1
– Ponto de equilíbrio: Primeiro ano
Corresponde ao valor do faturamento, para que a empresa
possa cobrir, exatamente, os seus custos (custo fixo + custo variável), ou
seja, atingir um lucro operacional igual a zero.
Ponto de Equilíbrio =
|
Custo Fixo (linha 10 do quadro 7.2)
|
X 100
|
Receita (Total 1º ano do quadro 7.1) – Custo Variável (linha
6 do quadro 7.3)
|
O Ponto de equilíbrio é um
percentual sobre a Receita Prevista.
Obs.: Se não houver previsão de
receita para o primeiro ano, não considere este item.
Exemplo: Para Receita Prevista =
R$ 5.000,00; CF = R$ 1.000,00; CV = R$ 2.500,00.
Ponto de Equilíbrio =
|
1.000,00
|
X 100 =
|
40%
|
5.000,00 – 2.500,00
|
Assim, o ponto de equilíbrio para
esta empresa é de 40% sobre a receita prevista, o que corresponde ao
faturamento mínimo de R$ 2.000,00.
10.2 – Tempo de retorno (Payback)
É o tempo necessário para se
recuperar o dinheiro aplicado no investimento inicial. O tempo calculado em
número de meses deve-se arredondar para cima o resultado encontrado.
TR =(meses)
|
Investimento Inicial (linha
9 do quadro 6.1)
|
x 12
|
Resultado operacional (linha
4 do quadro 8)
|
Ex. Investimento = R$ 12.000,00;
Lucro no ano = R$ 10.000,00.
Tempo de retorno será
12.000,00/10.000,00 = 1,2 x 12 = 14,4 –
arredondar para 15 meses.
11-
Utilização da infraestrutura da Incubadora.
Neste item
indique a área física e os serviços de apoio necessários para o desenvolvimento
do projeto apresentado.
12- Considerações
finais.
Comentários,
considerações e justificativas que sejam relevantes para o desenvolvimento do
projeto e sobre as expectativas de apoio da Incubadora. Se necessário, reforce
alguns conceitos que considere importante e/ou que não tenham sido abordados no
plano.
ANEXOS
6.1 – Custos pré – operacionais
1. Pesquisa de Mercado
|
|
2. Registro de Marcas
|
|
3. Honorários (Advogado,
desenvolvimento marcas, consultores)
|
|
4. Registro da Empresa
|
|
5. Outras despesas (Transportes,
cópias, diversos)
|
|
6.2 – Investimento fixo
1. Máquinas e equipamentos
|
|
2. Móveis e utensílios
|
|
3. Veículos
|
|
4. Imóveis
|
|
6.3 – Custos
6.3.1 – Custos Fixo Mensal
Descrição
|
Valor Mensal
|
1. Salários e encargos
|
|
2. Pró-labore
|
|
3. Taxa de Incubação
|
|
4. Taxas Diversas
(luz/telefone/água)
|
|
5. Materiais Diversos ( Material
escritório, limpeza, propaganda)
|
|
6. Manutenção e Conservação
|
|
7. Seguros
|
|
8. Depreciação
|
|
9. Outros (% sobre subtotal) 5%
|
|
Total
|
|
6.3.2 – Custo direto de produção
Mensal (Custos variáveis)
Descrição
|
Valor Anual
|
1. Matéria Prima
|
|
2. Embalagem
|
|
3. Outros insumos
|
|
4. Frete
|
|
5. Outros (comissões, impostos,
etc.)
|
|
Total
|
|
Resumo Investimento Inicial
Descrição
|
Valor
|
1. Despesas pré – operacionais
|
|
2. Investimento fixo
|
|
3. Capital de giro
|
3a + 3b + 3c
|
3.a. – Custos diretos
3.b. – Custos fixos
3.c. – Fundo de caixa (Reserva de
capital)
|
|
Total
|
|
8. Demonstrativo
simplificado de resultados (1º ano)
Item
|
Descrição
|
Valores
|
|
1
|
Receita bruta
|
Valor previsto (1)
|
|
2
|
(-) Deduções
|
Comissão + impostos (2)
|
|
3
|
Receita líquida
|
(1 – 2 ) = (3)
|
|
4
|
(-) Custo do produto vendido
|
M.D.O + Material direto (4)
|
|
5
|
Margem de contribuição
|
(3 – 4) = 5
|
|
6
|
(-) Despesa operacional
|
Soma (
|
|
|
6.1 – Despesa administrativa
|
6.1
|
|
6.2 – Despesas gerais
|
6.2
|
||
6.3 – Depreciação
|
6.3
|
||
7
|
Resultado Operacional
|
(5 – 6) = 7
|
|
8
|
Receitas Financeiras
|
8
|
|
9
|
(-) Despesas Financeiras
|
9
|
|
10
|
Resultado antes do I.Renda
|
7 + 8 – 9 = 10
|
|
11
|
(-) Imposto de Renda = x%
|
(x% * (10) = 11
|
|
12
|
Lucro Líquido
|
= 10 - 11
|
|
9. Fluxo de
caixa - (Controle financeiro de curto
prazo)
São
previsões de entradas e saídas dos recursos financeiros no caixa da empresa.
Pode ser diário, semanal, mensal e anual.
Exemplo:
Descrição
|
Período
I
|
Período
II
|
Período
III
|
Período
IX
|
1. Saldo caixa inicial
|
X0
|
C0
|
C1
|
C2
|
2. Total de entradas
|
A0
|
A1
|
A2
|
A3
|
3. Total de saídas
|
B0
|
B1
|
B2
|
B3
|
4. Saldo atual
|
C0
= X0 + A0 – B0
|
C1
|
C2
|
C3
|
Impostos
incidentes sobre as operações
Tipo de
Empresa
|
ICMS
|
ISS
|
IPI
|
PIS
|
COFINS
|
Prestadora
de serviços
|
NÃO
|
SIM
|
NÃO
|
SIM
|
SIM
|
Comércio
|
SIM
|
NÃO
|
NÃO
|
SIM
|
SIM
|
Indústria
|
NÃO
|
NÃO
|
SIM
|
SIM
|
SIM
|
Comércio
e Industria
|
SIM
|
NÃO
|
SIM
|
SIM
|
SIM
|
Depreciação
Recursos
|
Vida útil
|
% / ano
|
Obras civis
|
|
3.50
|
Instalações
|
10 anos
|
10.00
|
Software
|
4 anos
|
25.00
|
Equipamentos
|
5 anos
|
20.00
|
Máquinas
|
10 anos
|
10.00
|
Móveis e utensílios
|
10 anos
|
10.00
|
Veículos
|
5 anos
|
20.00
|
Investimentos Inicial
6.1 - Despesas
Operacionais: Gastos que antecedem o Funcionamento da Empresa.
6.1.1 –
Estudo de Mercado
6.1.2 –
Registro de Marcas
6.1.3 -
Honorários
6.1.4 –
Registro da Empresa.
6.2 –
Investimento Fixo: Gastos com aquisição e instalação de máquinas e
equipamentos, imóveis, obras e reformas, veículos, etc. Constituem o Patrimônio
da Empresa.
6.2.1 -
Imóveis
6.2.2 -
Veículos
6.2.3 –
Máquinas e Equipamentos
6.2.4 –
Móveis / Utensílios
6.2.5 –
Capital de Giro Inicial: Gastos operacionais necessários para início da
atividade da empresa. São despesas com aluguel, pró-labore, salários e
encargos, telefone, luz, materiais diversos, etc. que são bancados pelo
empreendedor, até o início do recebimento das vendas efetuadas.
6.2.5.1 –
Estoque de matéria prima.
6.2.5.2 –
Custo Fixo
6.2.5.3 –
Reserva (Fundo de caixa)
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