Muitos ainda têm dúvidas sobre as diferenças
entre os modelos de administração Pública e Privada, ainda que usem estratégias semelhantes, elas têm
características e legislações próprias – mas existem semelhanças na medida em
que é preciso se aplicar alguns dos processos administrativos já vistos, ou
seja, Planejamento, Organização, Direção
e Controle. Além disso, também é
possível encontrar nas organizações públicas algumas questões relativas a
campos tradicionais de estudo da Administração, tais como Recursos Humanos,
Finanças, Administração de Materiais, Contabilidade, Orçamento, Prestação de
Serviços, Atendimento ao Público, Tecnologia de Informação, etc.
Vamos às diferenças:
Administração
Pública é o modelo usado na gestão de empresas e
instituições públicas e governamentais, tendo assim uma relação íntima com o Estado. A administração pública tem
como finalidade principal o
bem comum, descrito na Constituição Federal e para isso ela precisa se ajustar
aos projetos e às políticas governamentais. Assim, seu orçamento e a destinação
de suas verbas seguem os objetivos do Estado, passando, portanto, pela mão do gestor
público. A lei divide a administração pública em direta e indireta, sendo que
a direta é formada por União, Estados, Distrito Federal e municípios, enquanto
a indireta engloba as autarquias (INSS,
Inmetro, USP e outros), as sociedades de economia mista (Banco do Brasil, Petrobrás e outras), as
fundações públicas (biblioteca nacional e
FUNAI são exemplos disso) e as empresas públicas (Correios e a Caixa Econômica Federal).
Administração
Privada se relaciona com a gestão de empresas privadas – onde
as suas finalidades são particulares, visando o desenvolvimento da organização
e o benefício de pessoas específicas, como os proprietários ou gestores e os
funcionários. Alguns dos principais objetivos da administração privada são a
rentabilidade a competitividade e a integração. Esse modelo se relaciona com o
Estado através da legislação específica. A gestão privada requer a atuação de
profissionais devidamente preparados para lidar com as dificuldades e
exigências do mundo dos negócios — que envolvem, por exemplo, comércio e
publicidade. Nesse caso, o cliente surge como elemento essencial ao alcance de
seus objetivos.
São
conceitos ligados especialmente à administração privada:
- Planejamento estratégico;
- Marketing de vendas;
- Gestão do relacionamento com o cliente;
- Logística;
- Consumidor.
Cabe destacar algumas características que tornam a administração pública diferente da administração privada, o que, por consequência, faz com que as formas de gestão apresentem certas especificidades particulares. Acompanhe abaixo algumas características que diferenciam as Administrações:
Forma de obtenção de recursos para o funcionamento da Organização:
Administração Pública:
Receitas derivadas dos cofres
públicos (impostos,
taxas e contribuições); caráter compulsório, sem uma necessária
contrapartida em termos de prestação direta de serviços.
|
Administração Privada:
Receitas advindas de pagamentos
feitos por livre e espontânea vontade por parte dos clientes (consumidores dos produtos e serviços).
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Destinatário das ações empreendidas pela organização (Público Alvo):
Administração Pública:
É o cidadão, os membros da
sociedade que possuem direitos e deveres - interesses coletivos, sociais,
difusos.
|
Administração Privada:
É o cliente, indivíduo que manifesta
suas escolhas no mercado - interesses particulares, privados,
individualizados.
|
Mecanismo de controle do desempenho dos dirigentes:
Administração Pública:
Controle político, por meio de
eleições periódicas dos governantes.
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Administração Privada:
Controle do Mercado, através da
concorrência com outras organizações.
|
Subordinação ao ordenamento jurídico existente:
Administração Pública:
Tudo o que não está
juridicamente determinado está juridicamente proibido; Princípio da Legalidade;
preponderância de normas de direito público (direito constitucional e administrativo).
|
Administração Privada:
Tudo o que não está
juridicamente proibido está juridicamente facultado; preponderância de normas
de direito privado (contratual; direito
civil e direito comercial).
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Garantia da sobrevivência das organizações:
Administração Pública:
Tempo de existência
indeterminado: o Estado não vai à falência.
|
Administração Privada:
Sobrevivência depende da
eficiência organizacional; competitividade acirrada no mercado.
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Características do Processo de Tomada de decisão:
Administração Pública:
Decisões mais lentas, influenciadas por
variáveis de ordem política - políticas Públicas de acordo com os programas
de Governo.
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Administração Privada:
Decisões mais rápidas, buscando
a racionalidade – baseadas em políticas empresariais voltadas para o mercado.
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Modo de criação, alteração ou extinção da pessoa jurídica:
Administração Pública:
Instituições
criadas ou autorizadas por lei.
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Administração Privada:
Através de instrumento contratual
ou societário.
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Todas as formas de administração atuam para o bom funcionamento da sociedade de um 'modo geral', visto que os indivíduos utilizam o setor Público e também o setor Privado no seu 'dia a dia' - e neste caso é importante que os Gestores estejam preparados com os conhecimentos necessários para exercer uma gestão eficiente,
independente do modelo utilizado.
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