A Teoria Clássica da Administração foi idealizada
por Henri Fayol com ênfase na
estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima
eficiência. O enfoque estava concentrado na organização formal, princípios
gerais da administração, funções da administração – isso levou a sofrer
críticas, como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais
e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol atuava na defesa de
princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta
administração - enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos
Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a
obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. Sabe-se que o
atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes
contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios – a ênfase na estrutura que a organização
deveria ter para ser eficiente.
Não existe
nada rígido nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela é uma questão de
medida. Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duas vezes em condições
idênticas.
·
Abordagem
sintética, global e universal da empresa.
·
Abordagem
anatômica e estrutural.
·
Proporcionalidade das funções administrativas.
·
Ao operário
interessa excelente capacidade técnica.
·
Ao alto
executivo interessa a grande capacidade administrativa.
Administração
e organização:
a) administração
é um todo do qual a organização é uma das partes, organização como função
administrativa onde organizar significa constituir uma dupla estrutura:
material e humana, no empreendimento.
b) organização
como unidade ou entidade social e o ensino da administração - todos têm
necessidade, em maior ou menor grau, de noções de administração.
Elementos
da administração:
o Investigação;
o Previsão;
o Orçamento (budgeting)
o Direção(directing);
o Planejamento (planning);
o Organização (organizing);
o Coordenação (coordinating);
o Comando.
o Informação (reporting);
Princípios
gerais de administração para Fayol
1º Divisão do trabalho especialização das tarefas e
das pessoas visando aumentar o rendimento. Produzir mais e melhor, com o menor
esforço.
2º Autoridade e responsabilidade direito de mandar
e ter o poder de ser obedecido. A responsabilidade é uma consequência da
autoridade.
3º Disciplina obediência, assiduidade,
comportamento e respeito às convenções estabelecidas entre a empresa e seus
agentes.
4º
Unidade de comando o empregado deve receber
ordens de somente um chefe.
5º Unidade de direção um só chefe e um
só programa para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.
6º
Subordinação do interesse particular ao interesse
geral os interesses de uma pessoa ou de um grupo de pessoas não devem
prevalecer sobre os da empresa.
7º Remuneração do pessoal prêmio sobre
o serviço prestado; deve ser justa, satisfazendo simultaneamente empregador e
empregado.
8º
Centralização convergência da autoridade na
direção da empresa.
9º Hierarquia (ou cadeia escalar) linha de autoridade
do escalão mais alto ao mais baixo, dos chefes aos subordinados.
10º Ordem um lugar para cada coisa e cada coisa em
seu lugar. Ordem material e humana.
11º Equidade resultante da combinação da
benevolência com a justiça, para obter a boa vontade e dedicação do pessoal.
12º Estabilidade a permanência no cargo favorece o
bom desempenho, a rotação de pessoal é prejudicial para a eficiência da
organização.
13º Iniciativa a liberdade de conceber e assegurar o
sucesso de um plano gera satisfação e deve ser estimulada.
14º União do pessoal o espírito de equipe, a
harmonia e união do pessoal são essenciais para o bom funcionamento da empresa.
Elementos
de administração para Fayol
FUNÇÕES
ADMINISTRATIVAS
Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e
controlar;
Prever é visualizar o futuro e traçar o programa de
ação;
Organizar é constituir o duplo organismo material e social
da empresa;
Comandar é dirigir e orientar o pessoal;
Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e
esforços coletivos;
Controlar é verificar que tudo corra de acordo com o
estabelecido.
A administração não é um privilégio exclusivo,
nem encargo pessoal do chefe ou dos dirigentes da empresa; é uma função que se
reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do
corpo social.
As qualidades de um administrador devem ser
muitas - mesmo sabendo que cada grupo de operações ou função essencial pode
corresponder com uma capacidade especial. Vejamos as capacidades necessárias:
·
Técnica,
·
Comercial,
·
Financeira,
· Administrativa em
conjunto das qualidades intelectuais; morais; cultura geral; conhecimentos
especiais e experiência.
A Teoria Clássica Fayol recebeu inúmeras
críticas, como:
· Uma abordagem
simplificada da organização formal;
· Ausência de
trabalhos experimentais;
· Extremo
racionalismo na concepção da administração teoria da máquina;
· Abordagem
incompleta e Abordagem incompleta da organização.
Sabemos que para FAYOL o problema da
administração se concentrava nas ‘indústrias e usinas’ com a preocupação pela
produtividade. Foi ele quem levou a administração do nível da oficina para o da
direção geral da empresa, considerada na sua totalidade – a principal
contribuição de FAYOL ao pensamento administrativo foi mostrar como um processo
administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de
responsabilidades ou de funções.
De acordo com FAYOL, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar foi à base da Teoria Clássica - uma obsessão pelo comando e controle. Sabendo que sob a sua ótica,
a visão da empresa era a partir da gerência administrativa – já que Fayol focou
seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função
disso, é visto como obcecado pelo
comando.
A
empresa como sistema fechado
- a partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra
angular da gestão empresarial, fica difícil imaginar que a organização seja
vista como uma parte isolada do ambiente.
Manipulação
dos trabalhadores - bem como a
Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios
que buscavam explorar os trabalhadores.
Funções
Gerenciais X Princípios Científicos
- a Teoria da Administração Científica estudava a empresa privilegiando as
tarefas de produção enquanto a Teoria
Clássica da Administração a estudava privilegiando a estrutura da
organização. Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca
da eficiência nas organizações. Se a Administração Científica se
caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica
se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir
para ser eficiente. A consequência destas Teorias foi uma redução no custo dos
bens manufaturados. Aquilo que fora um luxo acessível apenas aos ricos, como
automóveis ou aparelhos domésticos, tornou-se disponível para as massas.
Mas, o mais importante foi que essa teoria tornou
possível o aumento dos salários, ao mesmo tempo em que reduzia o custo total
dos produtos. Vale lembrar que nesta teoria a motivação se dá na busca pelo dinheiro
e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda abordagem Clássica
da Administração alicerçava-se nessa teoria da motivação. É uma abordagem
puramente tecnicista e mecanicista.
Fonte e Sítios Consultados
http://docplayer.com.br/11433816-Tga-teorias-das-organizacoes-fupac-fundacao-presidente-antonio-carlos-profo-claudio-de-almeida-fernandes-d-sc.html
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