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24 de abril de 2017

TEORIA CLÁSSICA de Henri Fayol



A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol com ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. O enfoque estava concentrado na organização formal, princípios gerais da administração, funções da administração – isso levou a sofrer críticas, como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol atuava na defesa de princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração - enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. Sabe-se que o atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios – a ênfase na estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente.


Não existe nada rígido nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela é uma questão de medida. Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duas vezes em condições idênticas.


·        Abordagem sintética, global e universal da empresa.
·        Abordagem anatômica e estrutural.
·         Proporcionalidade das funções administrativas.
·        Ao operário interessa excelente capacidade técnica.
·        Ao alto executivo interessa a grande capacidade administrativa.


Administração e organização:

a) administração é um todo do qual a organização é uma das partes, organização como função administrativa onde organizar significa constituir uma dupla estrutura: material e humana, no empreendimento.

b) organização como unidade ou entidade social e o ensino da administração - todos têm necessidade, em maior ou menor grau, de noções de administração.


Elementos da administração:

o       Investigação;
o       Previsão;
o       Orçamento (budgeting)
o       Direção(directing);
o       Planejamento (planning);  
o       Organização (organizing);
o       Coordenação (coordinating);  
o       Comando.
o       Informação (reporting);


Princípios gerais de administração para Fayol

Divisão do trabalho especialização das tarefas e das pessoas visando aumentar o rendimento. Produzir mais e melhor, com o menor esforço.

Autoridade e responsabilidade direito de mandar e ter o poder de ser obedecido. A responsabilidade é uma consequência da autoridade.

Disciplina obediência, assiduidade, comportamento e respeito às convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes.

Unidade de comando o empregado deve receber ordens de somente um chefe.

  Unidade de direção um só chefe e um só programa para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

Subordinação do interesse particular ao interesse geral os interesses de uma pessoa ou de um grupo de pessoas não devem prevalecer sobre os da empresa.

  Remuneração do pessoal prêmio sobre o serviço prestado; deve ser justa, satisfazendo simultaneamente empregador e empregado.

Centralização convergência da autoridade na direção da empresa.

Hierarquia (ou cadeia escalar) linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo, dos chefes aos subordinados.

10º Ordem um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Ordem material e humana.

11º Equidade resultante da combinação da benevolência com a justiça, para obter a boa vontade e dedicação do pessoal.

12º Estabilidade a permanência no cargo favorece o bom desempenho, a rotação de pessoal é prejudicial para a eficiência da organização.

13º Iniciativa a liberdade de conceber e assegurar o sucesso de um plano gera satisfação e deve ser estimulada.

14º União do pessoal o espírito de equipe, a harmonia e união do pessoal são essenciais para o bom funcionamento da empresa.



Elementos de administração para Fayol


FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar;

Prever é visualizar o futuro e traçar o programa de ação;

Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa;

Comandar é dirigir e orientar o pessoal;

Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;

Controlar é verificar que tudo corra de acordo com o estabelecido.


A administração não é um privilégio exclusivo, nem encargo pessoal do chefe ou dos dirigentes da empresa; é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social. 

As qualidades de um administrador devem ser muitas - mesmo sabendo que cada grupo de operações ou função essencial pode corresponder com uma capacidade especial. Vejamos as capacidades necessárias:

·        Técnica,
·        Comercial,
·        Financeira,
·   Administrativa em conjunto das qualidades intelectuais; morais; cultura geral; conhecimentos especiais e experiência.


         A Teoria Clássica Fayol recebeu inúmeras críticas, como:

·            Uma abordagem simplificada da organização formal;
  
·             Ausência de trabalhos experimentais;

·              Extremo racionalismo na concepção da administração teoria da máquina;

·               Abordagem incompleta e Abordagem incompleta da organização.

Sabemos que para FAYOL o problema da administração se concentrava nas ‘indústrias e usinas’ com a preocupação pela produtividade. Foi ele quem levou a administração do nível da oficina para o da direção geral da empresa, considerada na sua totalidade – a principal contribuição de FAYOL ao pensamento administrativo foi mostrar como um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidades ou de funções. 





De acordo com FAYOL, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar foi à base da Teoria Clássica - uma obsessão pelo comando e controle. Sabendo que sob a sua ótica, a visão da empresa era a partir da gerência administrativa – já que Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.

A empresa como sistema fechado - a partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, fica difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.

Manipulação dos trabalhadores - bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.

Funções Gerenciais X Princípios Científicos - a Teoria da Administração Científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção enquanto a Teoria Clássica da Administração a estudava privilegiando a estrutura da organização. Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A consequência destas Teorias foi uma redução no custo dos bens manufaturados. Aquilo que fora um luxo acessível apenas aos ricos, como automóveis ou aparelhos domésticos, tornou-se disponível para as massas.

Mas, o mais importante foi que essa teoria tornou possível o aumento dos salários, ao mesmo tempo em que reduzia o custo total dos produtos. Vale lembrar que nesta teoria a motivação se dá na busca pelo dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda abordagem Clássica da Administração alicerçava-se nessa teoria da motivação. É uma abordagem puramente tecnicista e mecanicista.













Fonte e Sítios Consultados


http://docplayer.com.br/11433816-Tga-teorias-das-organizacoes-fupac-fundacao-presidente-antonio-carlos-profo-claudio-de-almeida-fernandes-d-sc.html



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